Lista de 20 artistas imperdíveis na CCXP Worlds busca ajudar o visitante

Pela primeira vez 100% digital em decorrência da pandemia do coronavírus, a CCXP Worlds transformou o Artists’ Alley em Artists’ Valley.

Nesta edição, as tradicionais mesas que tomam conta do centro da convenção, serão virtuais e individuais, onde o artista poderá apresentar seus prints, ilustrações e HQs originais. O público, além de adquirir os produtos, poderá trocar mensagens via chat com os artistas, achar conteúdos de interesse por meio de tags e filtros, além de acessar lives dos artistas em cada mesa.

Pensando na grande variedade de estilos e trabalhos, o Ultimato do Bacon pensou em 20 artistas imperdíveis, dentre os 536 selecionados, que merecem sua atenção na CCXP Worlds:

.

20 artistas imperdíveis na CCXP Worlds

Rod Reis

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 1

Após trabalhar durante 15 anos como colorista na DC Comics, Rod Reis atualmente faz arte interna na Marvel. Depois de passar em títulos como Exilados, Império Secreto, Dr. Estranho, Guardiões da Galáxia e Soldado Invernal, Rod Reis atualmente é o responsável pela arte do título dos Novos Mutantes, que faz parte da badalada fase de Jonathan Hickman. Seu traço lembra Bill Sienkiewicz e Mike Del Mundo, e no decorrer do tempo vem evoluindo e mudando cada vez pra melhor.

.

Orlandeli

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 2

Orlandeli é quadrinista e ilustrador. Ganhou vários prêmios de humor gráfico, nacionais e internacionais. Entre seus principais trabalhos de quadrinhos, destacam-se (SIC) – sua primeira publicação impressa, de 2010; Eu matei o Libório e O mundo de Yang.

Além deles, Chico Bento – Arvorada, parte da série Graphic MSP de 2017 e O Sinal, ambos finalistas do Prêmio Jabuti de 2018 na categoria Histórias em quadrinhos. Arvorada ainda foi vencedor, no mesmo ano, do Troféu HQ Mix na categoria melhor publicação juvenil e consta em listas de melhores graphics MSP até hoje, feito enorme visto a qualidade do selo. Com histórias emocionantes, e um traço peculiar, Orlandeli atualmente figura entre os principais nomes do quadrinho nacional.

.

Laudo Ferreira

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 3

Outro “macaco velho” dos quadrinhos brasileiros, Laudo Ferreira é muito conhecido pela personagem Tianinha, que publicava na revista Sexy e pela magistral obra Yeshua.

Figurinha carimbada no Sobrecapa e aqui no Ultimato do Bacon, o mestre Laudo já foi laureado com diversos prêmios e surfa os gêneros de quadrinhos como quem caminha num parque.

Da aventura de David Escarlate ao terror das adaptações de Zé do Caixão; dos contos eróticos de Tianinha e Ménage ao auto-biográfico Cadernos de Viagem; da literatura clássica em quadrinhos às biografias em quadrinhos… certamente Laudo vai ter algo que te interesse!

Confira especialmente a nova HQ de Tianinha e o volume #2 de Ménage, quer serão destaques do artista nesta CCXP Worlds.

.

Germana Viana

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 4

A gente sabe que não é fácil ser mulher no mundo nerd e nos quadrinhos. Na real, não é fácil ser mulher, ponto. Mas no mundo das HQs, tem sempre aquela coisa de “quero ler quadrinhos bons, não importa o gênero”. E, na real, importa sim. A representatividade faz diferença. O problema é que tem muito hipócrita na área, usando dos temas importantes pra ganhar dinheiro, mesmo sendo e fazendo exatamente o oposto na vida.

A diferença dos quadrinhos de Germana Viana é que ela sabe o que tá fazendo. Sabe do que está falando. Vive o que escreve e escreve o que vive. É uma parada genuína e verdadeira. Sem frescura. É tão maneiro que você nem percebe que, na real, na real, na real, o conteúdo é 100% feminista, lacrativo e de esquerda. E necessário.

Duvida? Então confere o premiado projeto dela que é o de Gibi de Meninha – veja aqui nossa resenha. Ganhou mais um HQ Mix esse ano. E confere também nosso delicioso papo com a autora no Costelinha podcast.

Destaques para Só Mais Uma História de Uma Banda, Gibi de Menininha Apresenta: Patrícia e Ménage 2.

.

Francisco Marcatti

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 5

Francisco Marcatti, ou só Marcatti tem anos e anos e anos e anos… no cenário dos quadrinhos brasileiros, mais marcadamente a cena underground. Como ele mesmo anuncia, é autor de quadrinhos escatológicos – entenda o termo como preferir.

Em sua prancheta estão mais notadamente o personagem Frauzio, que chegou a ter um HQ com grande tiragem. Outra HQ muito comentada é sua perspicaz e escancarada adaptação em quadrinhos de A Relíquia de Eça de Queiroz.

Experiente também na parte de produção gráfica das HQs, tem sua própria editora independente, responsável pela tiragem de Ménage #1 e outros tantos quadrinhos.

.

Marcel Bartholo

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 6

Marcel Bartholo é, na humilde opinião do Alexandre, um dos grandes nomes dos quadrinhos atuais no Brasil. Dono de um feeling excepcional para adequar sua arte ao texto, Bartholo é versátil e brinca com as diversas técnicas que domina para entregar artes únicas a cada HQ. Confira nosso papo com o artista aqui.

Estão em seu currículo O Santo Sangue (com texto de Laudo Ferreira), Carniça, Canil e Lama, sendo estas três últimas obras que trafegam entre a crítica social, o terror e o tom aventuresco, todas com roteiro de Rodrigo Ramos.

A “mesa” de Bartholo é, sem dúvida, obrigatória.

.

Rodrigo Ramos

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 7

Como já citamos acima, Rodrigo Ramos é o grande roteirista por trás das contundentes obras Carniça, Canil e Lama, ilustradas por Marcel Bartholo. Em nosso papo com o autor, esclarecemos quais as influências e inspirações ele traz para suas HQs, bem como alguns easter eggs que, para os leitores mais atentos, indicam alguns caminhos da narrativa.

Sempre puxando para um contexto mais brasileiro, o texto de Rodrigo Ramos busca sempre surpreender o leitor e acerta em cheio no momento de revelar algumas surpresas, tornadas ainda mais fortes pela impressionante arte de Bartholo.

Para quem aprecia uma boa história pra se contar na beira da fogueira ou pra se refletir sobre nosso impacto no mundo ao nosso redor, indispensável uma passada pra ver a lojinha do autor.

.

Quad Comics

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 8

QUAD Comics é um selo formado pelos autores Aluísio C. Santos, Diego Sanches, Eduardo Ferigato e Eduardo Schaal. Juntos publicaram em 2013 o QUAD – HQ, ficção científica de excelente qualidade com histórias que se passam no mesmo universo pós apocalíptico.

O QUAD já possui cinco edições: do volume 1 ao 4 contendo quatro histórias fechadas cada, e QUAD Svalbard, uma história longa que interliga personagens que apareceram nos outros volumes. Além do QUAD, o selo já publicou outras obras dos mesmos autores como: Opala 76, Anna Saito – Journalist Fighter, Drop Dead e Gargantua.

.

Angeli

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 9

Angeli é um dos mais conhecidos chargistas brasileiros. Começou a trabalhar aos quatorze anos na revista Senhor, além de colaborar em fanzines. Em 1973 foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e por mais de 40 anos, trabalhou com exclusividade como chargista político daquele jornal.

Lançou pela Circo Editorial em 1983 a revista Chiclete com Banana, um sucesso editorial que é considerada até hoje como uma das mais importantes publicações de quadrinhos adultos já editadas no Brasil.

Por 16 anos consecutivos, de 1997 a 2012, foi eleito o melhor chargista brasileiro no festival de quadrinhos na premiação HQ Mix, categoria que trocou de nome para melhor desenhista de humor gráfico, da qual também foi vencedor em 2013. Em 2014, foi homenageado na categoria Grande Mestre, merecidamente.

.

Felipe Folgosi

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 10

Felipe Folgosi é mais conhecido por alguns como ator de novela da Globo. Mas a verdade é que Folgosi é um artista. Daqueles que apreciam o pensamento renascentista e querem estudar e se aprofundar nas artes. Conheça mais sobre a carreira dele em sua participação com a gente no Costelinha podcast.

Suas primeiras obras em quadrinhos – Um Outro Dia e Comunhãonasceram de roteiros de peças e filmes que foram transformados para a nona arte… e funcionaram muito bem. A série Aurora, com sua continuação Chaos e o terceiro volume a ser anunciado, são o melhor exemplo da qualidade e profissionalismo das HQs de Folgosi – confira mais sobre este universo aqui.

Destaque para Knock Me Out, o novo projeto do autor.

.

Michel Borges

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 11

Michel Borges é conhecido pela arte da série de quadrinhos Combo Rangers, criada por Fabio Yabu e com a qual Borges ganhou o Troféu HQ Mix de melhor publicação infantil em 2018.

Entre seus trabalhos individuais, estão a webcomic Elsword e a HQ Anarriê. Ainda ao lado de Yabu, Borges foi responsável pelas ilustrações do romance Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e, mais recentemente, da aguardada nova série em quadrinhos do personagem Jaspion.

.

Felipe Kroll

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 12

Felipe começou a trabalhar profissionalmente com arte em 2010, desde então tem produzido obras de ilustração, quadrinhos e concept art para empresas de todo o mundo, entre elas: Universal Music, Editora Rocco, Editora Positivo, Capstone Publishers, Killer Comics e Moonstone Books.

Seu novo projeto será uma série de histórias em quadrinhos com canções para cada um de seus capítulos. Suas ilustrações, com certeza, vão figurar entre as mais bonitas do Artists’ Valley.

.

Rafael Dantas

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 13

O artista Rafael Dantas é mais conhecido por seu recente trabalho em cima do roteiro de Luís Carlos Sousa em Lâmina Azulada, excelente HQ que trabalha com uma profusão de mitos e influências numa jornada de aventura e redenção pelo nordeste brasileiro. E, acreditem, a jornada ganha e muito com o traço “em cima” de Dantas.

Responsável por diversos títulos como Cavaleiro Avante – personagem criado por seu filho quando tinha 5 anos – e o maravilhos Mandacaru Vermelhoque terá continuação em breve – a evolução da arte de Dantas é perceptível, embora num primeiro momento muitos acreditem que ele esteja só variando o estilo em função do tema da HQ.

Vale, e muito, dar uma conferida nos novos e antigos trabalhos de Dantas. E uma dica… se liguem no Costelinha que em breve vai ao ar um papo especialíssimo com ele.

.

Luís Carlos Sousa

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 14

Como mencionamos acima, Luís Carlos Sousa é o grande autor de Lâmina Azulada, e obviamente, também recebemos ele num Costelinha sensacional que vai ao ar em breve.

Sousa é dono de um conhecimento e intelecto invejáveis, extremamente articulado e cearense arretado dos pés à cabeça. Sabe aquele cara que conhece de tudo e mais um pouco e isso transparece na obra? É assim o texto do Luís.

Sabe aquela história que, se você nunca leu nada de nada, você não tem dificuldade nenhuma de entender, porque a história “para em pé sozinha”? O texto do Luís também é assim. Uma leitura fácil, gostosa, fluída e prazerosa, mas que também tem camadas, easter eggs, citações e um significado mais profundo.

Deveria ser leitura obrigatória na minha opinião. Sério.

Ele também é autor da homenagem ao Capitão Radapura do Mino e diversos outros títulos. Não dá pra perder.

.

Gabriel Picolo

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 15

Ilustrador e quadrinista, Picolo ficou conhecido principalmente por suas séries Icarus and the Sun e Jovens Titãs Casuais que ele posta na Internet. A série dos Jovens Titãs, que viralizou nas redes sociais, lhe rendeu a oportunidade de trabalhar na graphic novel da Ravena, com roteiros da Kami Garcia, e que figurou na lista de best-sellers do New York Times em 2019.

Após o sucesso, a DC pediu por um novo quadrinho da série com foco no Mutano e, para próximo ano, já foi confirmado Beast Boy Loves Raven, que juntará os personagens dos dois primeiros álbuns. Picolo, que é dono de uma das maiores filas do Artist’ Alley nas edições presenciais da CCXP, terá ilustrações ainda mais cobiçadas esse ano.

.

Felipe Cagno

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 16

Felipe Cagno é um roteirista das mentes mais férteis. Além de diversas aventuras curtas na série – criada por ele – 321 Fast Comics, em que a única premissa é que a HQ tenha 3 páginas, 2 personagens e 1 final surpreendente e a excelente ficção científica de Adágio – que parece um episódio de Black Mirror, apesar do autor ter confessado nunca ter assistido no Costelinha em que participou – Cagno criou o universo distópico-velho-oeste de Os Poucos e Amaldiçoados ou The Few and Cursed.

Com 3 arcos completos nas HQs – Os Corvos de Mana’Olana, Crônicas e Nação Sombria -, a série já ganhou até mesmo um jogo de tabuleiro inspirado em seu cânone.

Destaque para a campanha da versão encadernada de Os Corvos de Mana’Olana, lançada originalmente em 6 edições avulsas.

.

Marcello Fontana

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 17

Marcello Fontana é um grande autor de HQs. Além disso, é um dos membros da Editora Trem Fantasma, com quem conversamos no Costelinha recentemente.

Como autor de HQs, Fontana é responsável por Trovões no Rio Negro, indicada ao Ângelo Agostini em 2019; São Jorge da Mata Escura, indicada ao HQ Mix em 2012; Never Die Club, HQ de suspense cheia de ação e intrigas, lançada em 2017 com uma continuação em 2018; e muitos outros títulos, todos extremamente interessantes e bem escritos.

Como empresário e sócio de editora, é um dos responsáveis por trazer títulos incríveis, ainda inéditos no Brasil, de grandes nomes dos quadrinhos mundiais. Vale a pena conferir duplamente!

.

Camilo Solano

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 18

Camilo se destacou na cena independente dos últimos anos. É autor de diversas belas obras como Inspiração – Deixa entrar sol nesse porão, com duas indicações ao Troféu HQMIX; Onde eu tavo? Captar, ao lado de Thobias Daneluz – também indicada ao HQMix; além das ótimas Desengano, Solzinho e Badida.

Em 2017, lançou Semilunar pela Balão Editorial, indicado ao prêmio Jabuti, e pela Veneta, lançou O Fio do Vento em 2019. Agora em 2020, lançou Cascão: Temporal, do selo Graphic MSP.

Com claras influências de Robert Crumb, Moebius, Will Eisner e Lourenço Mutarelli, Camilo se destaca como um dos melhores quadrinistas de sua geração.

.

Bräo

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 19

Bräo, no decorrer dos anos, desenvolveu um estilo visual próprio e único para suas ilustrações. Com isso começou a ganhar seguidores, além de se sentir mais confiante para fazer seus próprios trabalhos.

Ele lançou independentemente seis livros, os quadrinhos eróticos Vermilliön (2018), Diva Satänica (2017), Cornücopia (2015) e três volumes de seu artbook Bad Wömen (2014, 2016 e 2019).

O último trabalho, Vermilliön, foi nomeado para o troféu HQMIX em 3 categorias, o que consolidou o artista no meio dos quadrinhos.

.

Daniel Esteves

20 artistas imperdiveis na CCXP Worlds 20

Como eu já mencionei na matéria 05 grandes quadrinistas brasileiros, o Daniel:

“…não desenha nem “hominho de palito”. (…) Ele é roteirista. E dos bons. Eu diria que algumas de suas HQs são geniais. De verdade. Se fosse americano e escrevesse quadrinho de super-heróis… coitado do Geoff Johns.

Seu texto tem uma sutileza que é pra poucos. Tem um humor que também não pinga pra todo mundo. Mas, mais do isso, é de uma ferocidade e mordacidade que deixaria uma cobra coral amedrontada.”

Infelizmente, o autor de Pelota, Último Assalto, Sobre o Tempo em que Estive Morta, a icônica saga São Paulo dos Mortos e muitos outros títulos, foge de gravar um Costelinha com a gente faz tempo. Dizem as lendas que é porque o cara tá sempre correndo, ocupado produzindo HQs e que uma tal pandemia também atrapalhou os planos…

Seja como for, a gente vai continuar insistindo em gravar com ele. Mas se você tiver a chance de visitar a mesa do cara agora no CCXP Worlds, não perde. Vale a pena.

.

20 artistas imperdíveis na CCXP Worlds – conclusão

Essa foi a lista do Ultimato do Bacon para alguns dos artistas imperdíveis na CCXP Worlds de 2020. Se você acha que faltou alguém comente nas redes sociais do UB ou participe de nosso grupo no whatsapp e comente por lá!

A gente espera que a lista ajude vocês e que, em 2021, a CCXP possa voltar a ser presencial!

.


Créditos:
Texto: Breno Raphael e Alexandre Baptista
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 02 de dezembro de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


.

artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds artistas imperdiveis na CCXP Worlds

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: