Lâmina Azulada é a saga do cangaceiro Euclides, repleta de belíssimos cenários e um épico de referências à cultura nacional a cada nova página.

 

Numa reunião de conceitos diversos já sedimentados na cultura nacional, Luís Carlos Sousa (Capitão Rapadura 40 Anos, Projeto HQ Ceará) nos trouxe uma epopeia do cangaço, cheia de referências à mitos e folclores, chamada Lâmina Azulada.

HQ Nacional ganhadora do XI Edital das Artes da Secretaria de Cultura do Ceará, promovido em 2016, Lâmina Azulada tem 92 páginas em preto e branco, capa cartonada com verniz localizado e lombada quadrada. Com lançamento neste ano de 2020, a HQ conta com um acabamento de altíssimo nível.

 

Lâmina Azulada - O Ultimato 1

Severino, como se apresenta a morte para Euclides, o grande vilão da HQ.

 

Lâmina Azulada – trama

 

Pelos traços do talentosíssimo Rafael Dantas (Mandacaru Vermelho, Cavaleiro Avante), acompanhamos a saga de Euclides, um cangaceiro que enterra seu amigo fiel, o cão Curió, desejando para si próprio, o mesmo destino.

Nesse momento ele conhece Severino – uma das várias facetas da morte – e como decide não barganhar com ela, que lhe pedia para ser seu arauto, a ele é imposto um castigo: perder o direito de morrer.

A partir deste ponto Euclides parte em busca da Lâmina Azulada para reaver seu direito. Perdido e sem rumo, Euclides então conta com a ajuda de Iara, a Mãe d’Água, para encontrar o artefato místico forjado no aço de Avalon.

Enfim de posse da Lâmina Azulada, Euclides tem uma última questão: “É preciso se despir de medo ou censuras, pois somente assim a Lâmina julgará a favor da tua causa”.

 

Lâmina Azulada - O Ultimato 2

A relação de Euclides com Iara, a Mãe d’Água é bem complexa.

 

Mas a história também conta com flashbacks que trazem várias camadas ao Euclides, apresentando um universo imenso de ótimos personagens.

Um dos exemplos é a capitã Diadorim, uma mulher forte que não conhecia o medo, líder arretada que cai no braço com Lobisomem e mete chumbo em feras enormes. Outro exemplo de personagem que me deixou apaixonado é Curió, o amigo de quatro patas do nosso cangaceiro Euclides, que se mostra um herói destemido e valente.

 

Lâmina Azulada - O Ultimato 3

É com esse Lobisomem aí que a Capitã Diadorim cai no braço. Êta mulher arretada!

 

Lâmina Azulada – conclusão

Euclides, em punho da Lâmina Azulada, parte em sua vingança contra Bernardo e o Capitão Amarelo, responsáveis por diversas maldades no sertão onde a história se passa. Porém, toda vingança tem seu preço e Euclides vai precisar estar pronto para lidar com isso.

 

Lâmina Azulada - O Ultimato 4

Quem é Hércules e seus 12 trabalhos perto de Euclides, o detentor da Lâmina Azulada e sua saga?

 

No ato final, Euclides volta para o acerto de contas com Severino, mas poderia Euclides, enfim, morrer?

Ou será que seu destino é outro?

 

Lâmina Azulada - O Ultimato 5

Um dos belíssimos cenários da linda HQ, cheia de personagens interessantes, que está atualmente sendo vendida em .pdf em função das paralisações de impressão causadas pela pandemia de Covid-19.

 

A história trazida para nós pelos incríveis Luis Carlos Sousa e Rafael Dantas é de fato um conto cheio de ricas referencias mitológicas, folclóricas, históricas e geográficas que nos fazem viajar.

É quase possível sentir o calor do sertão nordestino ao ver as belíssimas paisagens desenhadas pelo Rafael Dantas.

Além disso, a HQ tem um panteão de personagens secundários bem construídos e importantes para a trama, que, embora gire em torno de Euclides, permite que todos cresçam e tenham seu destaque devido.

Lâmina Azulada é sem dúvida um grande exemplar de HQ Brasileira, que deve empolgar os fãs de narrativas de aventuras fantásticas, baseadas em cenários nacionais.

 

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo

 

Confira também nossa coluna Baú de HQs e nossas matérias exclusivas sobre HQs Brasileiras!

Fique ligado no Ultimado do Bacon para mais sobre Quadrinhos!

 


Créditos:

Texto: Daniel Miranda
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: