O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo é mais uma HQ Brasileira que brinca com as regionalizações e com a realidade do nosso próprio país para entregar uma história de mistérios e folclore muito interessante.

A HQ foi lançada pela editora Jupati Books em 2018 e é uma história completa e independente que não demanda nenhuma leitura prévia para que possamos mergulhar no universo que a dupla criou. Naquele mesmo ano, Laudo Ferreira venceu o HQ Mix de Melhor Roteirista com O Santo Sangue.

.

O Santo Sangue - HQs Brasileiras 1

A sujeira da cidade mostra no começo de O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo vai contrastar com as paisagens do campo

.

O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo – A Premissa e o Folclore

A trama pensada por Laudo Ferreira – autor de outros títulos como Questão de Karma, Yeshua Absoluto, Tianinha e muitos outros – já começa mostrando que sua aparente simplicidade vai trabalhar com recursos temporais para mostrar os dois encontros entre o cruel matador Vernio e a Santa Lucem. Os dois são reunidos em trágicas circunstâncias – tanto no passado quanto no presente.

O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo começa mostrando Vernio chegando ao velório da Santa Lucem e tendo atitudes pouco usuais para um velório. Esse susto inicial é ótimo para ganhar nossa atenção. Logo descobrimos que no passado o matador foi contratado pelo Senhor Contreiro para matar um estranho forasteiro que se escondeu na mata e roubou a honra da menina que agora tinha toda a atenção da cidade.

.

O Santo Sangue - HQs Brasileiras 2

O Santo Sangue mostra lindas paisagens desenhadas por Marcel Bartholo para os roteiros de Laudo Ferreira

.

A história se divide, em suas 80 páginas, entre mostrar o passado e o presente dos envolvidos na história de Santa Lucem.

A arte de Marcel Bartholo – que pode ser conferida também em Carniça, Lama e Canil -, aliada aos roteiros cheios de personagens regionais de Laudo Ferreira, nos dá a sensação de estar lendo uma história folclórica brasileira – tudo encaixa perfeitamente!

A trama ainda é recheada de personagens secundários cativantes, como a “velha bruxa da floresta” que alterna momentos de sabedoria com deboche seguidos de loucura!

Se O Santo Sangue tem alguma falha enquanto história é a de não ter mais páginas para construir o background de seus personagens.

Não me entenda mal: todos tem suas motivações definidas e subentendidas mas seria interessante entender o passado que atormenta o matador Vernio ou mesmo conhecer mais sobre a “bruxa da floresta”. Isso não é um demérito à obra e sim o contrário! Quer dizer que Laudo e Bartholo foram tão hábeis em construir um universo interessante que gostaríamos de explorá-lo um pouco mais.

E essa é uma opinião que outros colegas aqui do UB compartilham… Confira! (Nota do editor)

.

Capa de O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo

Santa Lucem é o fio condutor da trama de O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo

.

O Santo Sangue de Laudo Ferreira – conclusão

O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo é um excelente conto que mostra mais uma vez que o nosso país é extremamente rico em termos de folclore e possui um terreno fértil para histórias de diversos tipos. Laudo Ferreira e Marcel Bartholo tem uma sinergia perfeita e os desenhos mais estilizados de Bartholo deram o ar de conto que o roteiro pedia. Um grande acerto que vale e muito a leitura!

Adquira seu exemplar no site Quadrinhosbrasileiros.com.br!

Quer conhecer outras HQs Brasileiras incríveis?

Confira nossas matérias sobre Luzes de Niterói, Bizarra e Gatilho!

.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Edição: Alexandre Baptista
Sobrecapa Logo
Imagens: Reprodução

O Santo Sangue – HQs Brasileiras – Matéria publicada originalmente em 30 de setembro de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


.

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!