Sobre o Tempo em Que Estive Morta é um dos mais novos trabalhos do prolífico roteirista  paulistano Daniel Esteves.

Sabe aquele tipo de história que torna impossível interromper a leitura antes do fim? É exatamente essa a característica principal do Quadrinho Brasileiro Sobre o Tempo em que estive Morta de Daniel Esteves.

Sobre o Tempo em que estive Morta tem roteiro de Esteves e conta com a arte de Sueli Mendes, Pedro Okuyama e Wanderson de Souza. A HQ é um volume único que foi lançado em 2019 em capa cartão com 111 páginas.

.

Sobre o Tempo em Que Estive Morta

O Quadrinho Brasileiro Sobre o Tempo em que estive Morta de Daniel Esteves conta a história da escritora Cris

.

O mistério de Sobre o Tempo em que estive Morta de Daniel Esteves

.

Daniel Esteves consegue criar em sua obra uma trama interessante e magnética – aquele tipo de mistério que não tem resposta fácil e pode – ou não – envolver o sobrenatural. O tom de mistério da narrativa fica claro desde as suas primeiras páginas e acho que nós leitores percebemos muito antes de Cris, a personagem principal da HQ, o que está acontecendo. A HQ Sobre o Tempo em que estive Morta poderia facilmente ser um bom episódio da famosa série Twilight zone – que recentemente teve seu reboot pela mãos de Jordan Peele.

A trama da HQ estabelece sua personagem principal e dá um gostinho de seu mistério logo nas primeiras páginas. Somos apresentados a escritora Cris que – depois de muitos anos afastada – decide retornar para a ilha onde cresceu. O pesadelo da personagem, mostrado logo na primeira página, mostra que tem alguma coisa errada: ela se lembra de um acidente mas logo afasta a memória por ela não ser “real”. Ao chegar em sua cidade natal Cris logo descobre que algumas pessoas não lembram dela. E é aqui que o mistério começa de verdade…

.

Sobre o Tempo em Que Estive Morta - O Ultimato 1

Cris recebe a ajuda de Lívia em Sobre o Tempo em que estive Morta de Daniel Esteves

.

Cris logo se vê tendo problemas ainda piores: seus cartões de crédito, seu telefone suas redes sociais simplesmente não funcionam – é como se a personagem tivesse se tornado um fantasma. Com a ajuda da recém conhecida Lívia, que divide o quarto da pousada com a escritora, Cris começa a mergulhar nesse mistério ao mesmo tempo em que os leitores ficam sabendo mais sobre o passado da artista que não voltava para casa há muito tempo. 

O ritmo da HQ é frenético e as peças que desvendam a bizarra situação vão sendo apresentadas de maneira inteligente. Cada virada de página traz uma nova revelação que pode ajudar Cris a entender o mistério da HQ Sobre o Tempo em que estive Morta de Daniel Esteves. Se HQ tem um defeito é que seu final deixa pontas em aberto. Isso não é necessariamente ruim mas temos leitores que preferem um final mais tradicional e fechado – não é que o autor não dê um final a HQ e nem que o mistério não seja explicado, mas o fim deixa a vida da personagem principal em aberto. 

Particularmente, gostei da solução proposta para o final e acredito que ela tenha conseguido atender as expectativas que são criadas durante a leitura.

.

Sobre o Tempo em Que Estive Morta - O Ultimato 2

Cris se vê envolvida em uma situação estranha na HQ brasileira Sobre o Tempo em que estive Morta

.

Sobre o Tempo em que estive Morta de Daniel Esteves é uma ótima HQ que nos apresenta um mistério relevante desde a sua primeira página. A arte de Sueli Mendes, Pedro Okuyama e Wanderson de Souza encaixam perfeitamente no roteiro e ajudam a ditar o tom da obra.

A HQ também não dá espaço para enrolação e o ritmo é frenético do começo ao fim – uma leitura difícil de ser interrompida! Vale a pena para os fãs de HQs que não dispensam uma boa história de suspense com “pitadas” de sobrenatural!

.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Curtiu nossa review?

Confira o Ultimato para a última palavra na avaliação de HQs, filmes, séries, livros e muito mais!

Quer conhecer outros Quadrinhos Brasileiros? Confira nossas matérias!

.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Edição: Alexandre Baptista
Imagens: Reprodução

Matéria originalmente publicada em 22 de julho de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


.