Ultimato do Bacon

Os Maiores Vilões da Liga da Justiça

Em 17 de Dez de 2020 10 minutos de leitura
vilões da Liga da Justiça - Parallax voa no horizonte

Os vilões da Liga da Justiça sempre foram muito importantes para a equipe, que fez sua primeira aparição em The Brave and the Bold #28 e foi criada por Gardner Fox em 1960.

A equipe se tornou uma das maiores dos quadrinhos reunindo heróis icônicos como Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman, Lanterna Verde e outros.

Entre todos os vilões da Liga da Justiça, alguns se destacam por terem conseguido fazer com que a equipe enfrentasse sérios problemas por seus planos mirabolantes ou pela demonstração de força, embora diversas ameaças apareçam nas páginas de suas HQs.

Índice

Quem são os principais vilões da Liga da Justiça

Darkseid

O regente de Apokolips é um dos mais temidos adversários da Liga da Justiça

Criado por Jack Kirby em 1970, Darkseid é parte da saga do 4º Mundo imaginada pelo brilhante artista. O supervilão, que é o ditador do aterrador planeta Apokolips, já tentou invadir a Terra diversas vezes e – com muita dificuldade – foi rechaçado pela Liga da Justiça em grande parte de suas tentativas.

Ele é um “Novo Deus” e vive em constante tensão com o planeta Nova Gênese. Darkseid já protagonizou inúmeras boas histórias com a Liga da Justiça e destacam-se: Liga da Justiça: Guerra, Odisséia Cósmica e A Guerra de Darkseid. Temos muitas boas histórias do personagem (mesmo) e é relativamente fácil encontrar grandes confrontos contra o regente de Apokolips.

Starro

Starro é um clássico e recorrente inimigo da Liga da Justiça nas histórias da DC

Starro é o primeiro vilão que a Liga da Justiça enfrentou nas páginas de Gardner Fox. O vilão possui uma poderosa telepatia e espalha suas pequenas estrelas que grudam no hospedeiro e dominam sua mente. O invasor alienígena tem como objetivo apenas a dominação dos mundos por onde passa.

Starro, O Conquistador já deu muito trabalho para a equipe de heróis e já mostrou ter ressentimento ao se aliar a Alexander Luthor durante a Crise Infinita e a Sociedade Secreta de Super Vilões de Lex Luthor. Em Liga da Justiça: Sem Justiça de Scott Snyder o vilão acaba ajudando os heróis a salvarem o Universo das novas ameaças liberadas após Noite de Trevas: Metal.

Amazo

O andróide Amazo sempre representa um grande desafio para a Liga da Justiça

O andróide Amazo é outro dos clássicos vilões da Liga da Justiça e foi criado por Gardner Fox em The Brave and the Bold #30. Nas HQs, Amazo é uma criação do Dr. Ivo que queria mostrar sua genialidade ao criar um andróide que tivesse todos os poderes dos integrantes da Liga da Justiça.

O andróide é normalmente derrotado após a Liga conseguir incapacitar um de seus poderes – em um confronto com Batman e Asa Noturna, o Homem Morcego diz que incapacitar os pés é o mais importante pois impede o andróide de usar os poderes do Flash. Fique atento pois sempre que o Andróide aparece, a Liga fica em apuros.

Despero

Despero é um Alien extremamente poderoso que já deu muito trabalho para a Liga da Justiça

Despero é outro dos vilões clássicos da Liga da Justiça que também foi criado por Gardner Fox. O vilão é o poderoso ditador de seu planeta e nasceu com uma mutação que lhe deu um terceiro olho capaz de hipnotizar.

A Liga já tentou de tudo para deter o insano vilão: hipnose, reversão ao estado fetal, desintegração do corpo… Despero sempre volta. O vilão tem em Liga da Justiça & Sociedade da Justiça: Vícios e Virtudes uma de suas mais recentes e impressionantes atuações como vilão. O vilão também deu as caras nos Novos 52.

Sindicato do Crime

Sindicato do Crime é uma Liga da Justiça Maligna de outra dimensão

O Sindicato do Crime, mais uma criação de Gardner Fox, é uma versão distorcida da Liga. Os vilões são contra-partes dos heróis da DC e vem de uma outra Terra (o número pode variar de acordo com a versão) onde eles governam pela força.

A equipe de vilões é composta por Ultraman, Coruja, Super-Mulher, Johnny Quick e Anel Energético – a formação pode variar de acordo com a formação da Liga. Os vilões normalmente aparecem pretendendo dominar a Terra e eles chegam próximos do sucesso na saga Vilania Eterna dos Novos 52. Outro ótimo confronto da equipe com a Liga é Terra-2 de Grant Morrison.

Prometheus

Prometheus é um dos vilões mais implacáveis da Liga da Justiça

Falando do autor escocês, a fase de Grant Morrison na Liga da Justiça durante os anos 90 é lendária! Foi ali que Morrison criou o vilão Prometheus – um conceito reciclado e adaptado de uma criação de Marv Wolfman.

O vilão é implacável e possui uma origem inversa a do Homem-Morcego: seus pais assaltantes foram mortos pela polícia quando ele era ainda pequeno. Após isso, o vilão decide aprimorar suas habilidades físicas e mentais usando o dinheiro dos roubos efetuados pelos pais – eventualmente  ele encontra o Reino de Shamballa – versão malévola de Shangri-la – onde se apossa da “Chave do Vácuo” – que permite que o vilão crie seu QG no limbo.

Prometheus deu muito trabalho para a Liga na fase de Morrison, querendo provar que podia derrotar os heróis, mas foi pouco antes dos Novos 52 que ele arrancou o braço do Arqueiro Vermelho (Roy Harper) e destruiu a cidade onde o herói vivia – causando a morte de sua filha.

Nesse ponto da cronologia ele foi morto pelo Arqueiro Verde. O vilão ainda retorna no Renascimento (vivo e bem) atacando a Liga da Justiça da América comandada pelo Batman.

Parallax Original

Hal Jordan Enlouquece após “O Retorno do Superman” e se torna Parallax

Ron Marz e Darryl Banks criaram em 1994 o vilão Parallax. O que torna esse poderoso vilão tão memorável é o fato de que ele é o antigo Lanterna Verde – e fundador da Liga da Justiça – Hal Jordan.

Na história original, Jordan enlouquece quando os Guardiões do Universo o obrigam a devolver seu anel (saiba mais clicando aqui e confira o comparativo das edições aqui) porque o herói estava tentando reconstruir Coast City, devastada após a invasão de Mongul e do Superciborgue.

Com isso, o herói destrói a tropa e se torna um verdadeiro vilão – mostrando que é capaz de derrotar Superman & cia. Parallax tinha a intenção de reescrever o Universo para que ele fosse da forma que acreditava ser o jeito certo – e isso culmina na saga Zero Hora.

O antigo herói tem sua redenção, depois de mais algumas vilanias, ao salvar a Terra no evento conhecido como Noite Final – onde vem a falecer.

Ao assumir os Lanternas Verdes nos anos 2000, Geoff Johns (leia mais sobre sua fase no Lanterna Verde aqui e o guia completo aqui) promove um retcon que diz que Jordan foi possuído pela entidade do medo – Parallax, e que não era responsável pelos seus atos. Seja qual for a sua versã favorita da história, o fato é que o vilão é marcante e ver um herói como Jordan pender para o mal e enfrentar seus antigos amigos foi impressionante.

Mongul

O Super Poderoso Alienígena Mongul é uma das grandes ameaças do Universo DC

Len Wein e Jim Starlin criaram Mongul em 1980 como um vilão do Superman. O personagem, após o seu primeiro encontro com o Azulão, viria a enfrentar a Liga da Justiça em sua mais emblemática história: Para o Homem que Tem Tudo de Alan Moore – onde o ditador tenta derrotar o Homem de Aço usando uma planta maligna que prende o usuário nos seus próprios sonhos – confira as melhores HQs da DC Comics e as melhores HQs do Superman.

Mongul era o líder de sua raça, mas foi destronado após uma rebelião e detido pelo Superman quando tentava reconquistar o planeta – daí o ódio pelo herói.

O vilão já fez de tudo: trouxe um devorador de Sóis para destruir o Sol da Terra, sendo derrotado pela Liga da Justiça e pela Legião dos Super-Heróis; promoveu lutas de gladiadores em seu planeta; ajudou o Superciborgue a destruir Coast City em O Retorno do Superman; e teve até um filho, Mongul Jr., que é mais forte que ele mesmo e chegou a desafiar e liderar a Tropa Sinestro durante um tempo (apesar de que, quando Sinestro retorna, Júnior toma uma surra homérica).

O vilão apareceu recentemente em Noite de Trevas: Metal, obrigando a Liga da Justiça a participar de seus jogos de gladiadores.

Legião do Mal

Legião do Mal de Lex Luthor finalmente chega as HQ´s da Liga da Justiça

A Legião do Mal foi criada no extinto desenho dos Superamigos e só chegou ao universo regular da DC na fase da Liga da Justiça de Scott Snyder – os vilões já haviam desafiado a equipe de heróis no famoso Justiça de Alex Ross em 2007, que não se passa na continuidade regular (saiba mais sobre essa HQ aqui e aqui).

A Legião do Mal é formada pelos piores vilões da DC sob o comando de Lex Luthor e normalmente apresenta Coringa, Arraia Negra, Grodd, Mulher-Leopardo, Brainiac, Sinestro e outros.

Marcianos Brancos

Marcianos Brancos são uma mortal raça que habitava Marte no Universo DC

Imagine inimigos tão poderosos quanto J’onn J’onzz da Liga da Justiça. Porém, mais frios e brutais que o famoso Caçador de Marte.

Esses são os Marcianos Brancos. A raça de marcianos da cor branca se difere dos marcianos verdes por conta da sua ferocidade e disposição para o combate. Temendo o poder dos Marcianos Brancos, os Guardiões do Universo colocaram uma trava de segurança que fazia com que as duas raças, branca e verde, tivessem medo do fogo – assim nenhuma delas poderia atingir seu potencial completo.

Uma das principais histórias dessa perigosa raça se dá na fase de Grant Morrison na Liga da Justiça, quando eles se disfarçam de um grupo de heróis chamado Hiperclã e prometem a paz mundial – o plano de dominação mundial funciona, destruindo o satélite da Liga e matando Metamorfo no processo. Por sorte, os vilões são detidos no final.

Neron

Neron é um poderoso demônio do Universo DC que já criou problemas para a Liga da Justiça

O demônio Neron é uma criação de Mark Waid e Howard Porter que surgiu em 1995. O vilão é um dos poderosos Lordes do Inferno do Universo DC e oferece desejos em troca de almas.

Sua história mais icônica e primeira aparição, foi A Vingança do Submundo onde ele oferece desejos para os maiores vilões da Editora das Lendas e tenta roubar a alma de diversos outros heróis.

O caos criado pelos desejos de Neron é gigantesco e acho que poucas vezes vimos um vilão conseguir criar problemas em Apokolips e na Terra ao mesmo tempo.

Ele também é o vilão de uma da melhores HQs de Natal, confira!

Doutor Luz

Dr. Luz é outro clássico vilão da Liga da Justiça da DC Comics

Dr. Luz, ou Arthur Light, foi criado em 1962 por Gardner Fox como um vilão para a Liga da Justiça. Sua história original conta que ele era um cientista que mata seu companheiro de pesquisas para se apoderar do traje super-poderoso que eles criaram.

Em sua primeira aparição, ele tenta derrotar a Liga ao prendê-los com feixes de luz e enviá-los a planetas que exploravam suas fraquezas – como um planeta de Sol Vermelho para o Superman e um sem água para Aquaman.

O Dr. Luz teve seu grande momento em Crise de Identidade – confira vídeos da HQ aqui e aqui – quando foi revelado que o vilão havia estuprado a esposa de Ralph Dibny e teve sua mente lobotomizada para ficar mais manso – por isso ele foi durante anos um pífio inimigo dos Titãs.

Arthur Light ainda tenta se vingar dos heróis em outras oportunidades mas sem muito sucesso.

Kanjar Ro

Kanjar Ro e a Liga da Justiça tem um belo histórico de confrontos na Era de Prata

Kanjar Ro é mais um dos clássicos vilões da Liga da Justiça criado por Gardner Fox.  O vilão era o ditador do planeta Dhor e vivia em constante conflito com seus planetas vizinhos. Seu primeiro contato com a equipe de heróis da Terra foi ao tentar sequestrá-los para que eles lutassem pela sua vitória.

O vilão ainda tentou conquistar Rann em uma história que fez a Liga da Justiça se aliar a Adam Strange.

Kanjar Ro não possui grandes poderes e seu grande trunfo é um cetro poderoso que suga energia do próprio espaço-tempo.

Antimonitor

Um dos vilões mais terríveis do Universo DC: o Antimonitor!

Criado por George Pérez, Marv Wolfman e Jerry Ordway, o Antimonitor é o vilão mais terrível da DC Comics. Extremamente poderoso, ele é capaz de destruir realidades inteiras e mostra isso de forma clara na clássica Crise nas Infinitas Terras – um desafio que a Liga da Justiça e os outros heróis devem enfrentar mesmo sabendo que possuem pouquíssimas chances de sucesso.

Vale lembrar que o vilão deixou a Super-Moça (nome nacional da Supergirl por volta de 1986) mortalmente ferida com uma única rajada e ainda demonstrou força para encarar o Espectro de frente. O vilão foi visto novamente em A Guerra de Darkseid dos Novos 52.

Superboy Prime

O antigo herói é agora um birrento e super-poderoso vilão

Superboy Prime já foi um dos grandes heróis do Multiverso DC. Ele vivia em um mundo onde ele era o único Super – numa Terra em que os heróis existiam apenas nas HQs.

Após a Crise nas Infinitas Terras, o herói viu seu mundo perecer. Acompanhando o desenvolvimento da nova Terra ele foi sendo, pouco a pouco, manipulado por Alexander Luthor da Terra-3 que o convenceu de que a realidade atual não era boa o bastante que os heróis da Era Moderna não mereciam o que tinham.

Superboy Prime então abraçou seu lado maligno com a crença de que ele era o grande Superman do Multiverso.

A partir daí, as mais absurdas atrocidades foram cometidas pelo vilão: matou e aleijou diversos Titãs, tirou a vida de Conner Kent, empurrou o planeta Rann para perto de Thanagar causando uma guerra e muitas coisas mais.

O herói-tornado-vilão ainda causou muitos problemas para Os Novos Titãs e a Legião dos Super-Heróis.

O Batman-Que-Ri

um dos vilões da liga da justiça chamado Batman que Ri

O Batman-Que-Ri é um cruel vilão criado por Greg Capullo e Scott Snyder na famosa Batman: Noite de Trevas Metal.

O personagem, que é oriundo do Multiverso Sombrio, é uma mistura do Batman com o Coringa – que no momento da sua morte passa toda a sua loucura para o Homem Morcego.

Além de ser um dos principais antagonistas da saga de Snyder e Capullo, o personagem já ganhou sua própria minissérie e agora está tentando realizar seus planos na revista Superman/Batman.

O vilão possui um visual assustador e – apesar de não possuir poderes – é capaz de infernizar a Liga da Justiça com seus planos bem pensados e suas contra-partes do Universo Sombrio.

Um dos vilões mais interessantes criados nos últimos anos.

Gostou da nossa lista de vilões da Liga da Justiça?

Saiba mais sobre As Raças Alienigenas mais Importantes da DC nesta matéria especial

Confira também nossa lista com as melhores HQs da DC Comics.

E fique ligado no Ultimato do Bacon para mais notícias e reviews sobre quadrinhos.


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 05 de junho de 2019. Atualizado em 17 de dezembro de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça

Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça Vilões da Liga da Justiça

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Venom Origens Sombrias (2022) – O Ultimato

Venom Origens Sombrias (2021) – O Ultimato

1 de Dez de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade