As raças alienígenas mais importantes do universo DC Comics são aquelas que não estão ali só para fazer figuração, mas realmente participam do cânone da Editora das Lendas influenciando seus rumos e história multiversal.

Dentre a vasta mitologia da editora, separamos os planetas e raças que você precisa conhecer para entender mais sobre o universo cósmico da DC e suas relações.

Sejam raças aliadas dos maiores super-heróis do universo, sejam as raças de origem desses heróis, sejam as raças e planetas que originaram vilões ou raças vilanescas… a lista contempla clássicos, curiosidades e novidades.

Será que você consegue adivinhar quais são todas elas antes de conferir a lista? Então faça suas apostas e vamos lá!

.

As Raças Alienígenas Mais Importantes do Universo DC

.

Krypton

Aliens do Universo DC - Krypton

Krypton é um dos planetas mais importantes da DC e é o planeta natal do Homem de aço

Krypton é sem sombra de dúvidas o planeta mais importante do Universo DC. Lar do Superman e da Supergirl, o planeta explodiu quando Kal-El ainda era um bebê.

Sob o Sol amarelo da Terra, o personagem assume o manto de Superman e passa a ser um farol de esperança para o planeta. Junto a Kara Zor-El, a Supergirl, eles foram, por muito tempo, os últimos representantes de sua raça.

Com interpretações diferentes ao longo dos mais de 80 anos de sua existência editorial, uma coisa sempre foi fixa a respeito dos kryptonianos: são uma raça de extremo avanço tecnológico e, geralmente, emoções mais contidas e lógica mais aguçada.

.

Marte

Aliens do Universo DC - Marte

O Caçador de Marte é o grande representante de uma extinta e poderosa raça

J’onn J’onzz é um legítimo Marciano Verde que vive entre nós e atua como um herói, com um poder comparável ao do Superman.

Bem conhecido por sua associação com a Liga da Justiça (o herói é inclusive o líder da equipe na fase de Scott Snyder – saiba mais aqui), o Caçador de Marte vem de um planeta dizimado onde o herói perdeu sua mulher e filhas.

Donos de um poder telepático incrível, os Marcianos possuem fraqueza ao fogo e ainda tinham em seu planeta os temíveis Marcianos Brancos que já deram bastante trabalho para a Liga em diversas oportunidades.

.

Colu

Aliens do Universo DC - Colu

Colu é o planeta natal do temido Brainiac

Colu é a terra natal dos supercomputadores tiranos. Com uma inteligência muito acima da média, os coluanos têm um mundo tecnologicamente incrível.

O planeta natal do temido Brainiac, que tem uma obsessão em colecionar conhecimento e cidades engarrafadas, encontrou seu fim na série Sem Justiça de Scott Snyder (saiba mais aqui).

O planeta também é o lar de Brainiac 5 da Legião dos Super-Heróis do século 31.

.

Thanagar

Aliens do Universo DC - Thanagar

Thanagar é o planeta natal da Mulher-Gavião e do Gavião Negro

O lar dos thanagarianos do Universo DC é, no pós-Crise, o planeta lar do metal Enésimo – que permite que seus habitantes desafiem a gravidade.

O planeta é expansionista e vive em guerra, sendo Rann o planeta que normalmente entra em confronto com os thanagarianos.

Thanagar também foi um dos planetas que tentou invadir a terra na saga de 1989 Invasão! de Keith Giffen.

Um planeta agressivo que deve realmente ser temido! A Mulher-Gavião e o Gavião Negro tem suas origens relacionadas ao planeta em praticamente todas as suas versões.

.

Rann

Aliens do Universo DC - Rann

Rann tem na figura do terráqueo Adam Strange seu principal herói.

Rann surgiu nas HQs em 1958 e ficou famoso por seus raios zeta que transportam o terráqueo Adam Strange para o distante planeta.

Adam logo se apaixona por Alanna, filha de Sardath – o inventor do raio zeta. A sociedade ranniana é extremamente tecnológica e razoavelmente pacífica.

Sua desavença com os thanagarianos é lendária e um de seus maiores confrontos ocorreu durante a Crise Infinita quando o Superboy Primordial empurrou e colocou o planeta em rota de colisão com Thanagar.

Confira aqui a lista dos maiores vilões da Liga da Justiça.

.

Tamaran

Aliens do Universo DC - Tamaran

Tamaran é o planeta da princesa guerreira Koriander, a Estelar dos Titãs

O planeta Tamaran é a terra natal de Koriand’r (ou Koriander), mais conhecida como Estelar. A princesa é filha de Myand’r e Luand’r, que eram dois dos representantes de algumas famílias dominantes no planeta.

Após a guerra com a raça Citadel, os pais de Estelar foram regentes durante bastante tempo.

Komand’r, a irmã de Estelar, tem uma rixa de longa data com a irmã pelo fato de não poder voar.

Komand’r, a Estrela Negra, eventualmente domina os próprios pais e passa a ser a regente do sofrido e destruído planeta. O povo de Tamaran é um povo guerreiro e poderoso.

.

Daxam

Aliens do Universo DC - Daxam

Mon-El, da Legião dos Super-Heróis, é um dos principais Daxamitas do Universo DC

Os daxamitas são extremamente similares aos kryptonianos. Em algumas versões da história, Daxam foi colonizado por uma nave kryptoniana que quebrou e aterrissou no planeta.

Mon-El, que inclusive já foi apresentado na série de TV Supergirl, é um dos representantes do planeta e ganha poderes ao ser banhado no Sol amarelo – assim como seu amigo Kal-El.

Os daxamitas não possuem fraqueza contra a kryptonita mas sim contra o chumbo – o que ajudou muito os humanos a repelir essa poderosa raça de “super-homens” durante a Invasão!

Vale lembrar que Mon-El, apesar de daxamita, lutou ao lado da humanidade na saga e pagou um terrível preço com a ativação da bomba de chumbo na atmosfera terrestre.

Além de Mon-El, destaca-se Sodam Yat, um poderoso Lanterna Verde que chegou a ser o hospedeiro do poder de Íon após o terráqueo Kyle Rayner ser liberado da tarefa.

.

Saturno

Aliens do Universo DC - Saturno

Jemm, um personagem similar ao Caçador de Marte, é o regente e líder de Saturno

Saturno foi colonizado por Marte na continuidade do Universo DC.

Na realidade, a ideia original era que Jemm, o principal representante de Saturno, tivesse um parentesco com o Caçador de Marte.

A mudança de planos em 1984 gerou a história que conta que os Marcianos criaram a raça de saturnianos a partir de seu próprio DNA para colonizar as luas do planeta – daí a similaridade.

O personagem, que também já apareceu na série Supergirl, eventualmente é tratado como um antagonista pelo seu excesso de protecionismo com o próprio povo.

Sua última grande aparição foi durante a saga Novo Krypton (leia mais).

.

Korugar

Aliens do Universo DC - Korugar

Korugar é o planeta natal do perigoso Sinestro – líder da tropa amarela do medo

Thaal Sinestro é o membro mais notável do planeta Korugar.

Foi em seu planeta natal que Sinestro, antes um Lanterna Verde, iniciou seu reino de terror ao comandar o planeta de forma impiedosa e abusando dos poderes adquiridos com o anel.

Após a péssima experiência com Sinestro, o pacato porém corrupto planeta deixa de ver os Lanternas Verdes com bons olhos.

Outra notável Lanterna originalmente deste planeta é Soranik Natu, filha de Sinestro.

A heroína, no entanto, não compactua com a visão de mundo de seu pai, apesar de também ter trocado a luz verde pela amarela.

.

Bolovax Vik

Aliens do Universo DC - Killowog

Kilowog é um dos mais famosos Lanternas Verdes da DC Comics

Bolovax Vik é um dos grandes planetas do Universo DC por ter dado origem a um dos Lanternas Verdes mais famosos de todos os tempos: Kilowog.

Dizimado por Sinestro, que já foi um amigo de Kilowog, o planeta tem no Lanterna Verde seu último grande representante.

Kilowog é um dos treinadores de Lanternas da Tropa e grande amigo de Hal Jordan e dos Lanternas Terráqueos.

.

Czarnia

As Raças Alienígenas Mais Importantes do Universo DC 1

Czarnia é o pacífico planeta natal do mercenário Lobo

Os czarnianos tinham um verdadeiro paraíso em vida. O planeta desconhecia guerras e a vida era feita de paz – a morte tinha se tornado apenas uma opção para essa avançada e pacífica raça.

Um dia porém, tudo mudou. Lobo nasceu completamente diferente dos seus compatriotas e praticou todo tipo de atrocidade e vandalismo até seus 18 anos – quando tentou ultrapassar os seus próprios limites e criou um inseto mortal que devastou o planeta e fez dele o Último Czarniano.

.

Qward

As Raças Alienígenas Mais Importantes do Universo DC 2

Os armeiros de Qward são conhecidos e temidos em todo o universo

Qward fica no universo de anti-matéria que foi criado depois que Krona faz um experimento para tentar descobrir como o universo se originou.

Os Armeiros de Qward, seus habitantes, foram de grande importância na primeira grande saga cósmica da Editora das Lendas, a Crise nas Infinitas Terras.

Uma espécie versão distorcida dos Guardiões do Universo que fundaram os Lanternas Verdes, os Armeiros são, evidentemente, capazes de criar grandes armas – tendo como um de seus grandes feitos a criação do anel de Sinestro e o auxílio ao ex-Lanterna Verde em montar sua tropa amarela.

O planeta ainda serviu de QG para a Tropa Sinestro durante um bom tempo.

.

Apokolips

As Raças Alienígenas Mais Importantes do Universo DC 3

Apokolips é o lar do ditador Darkseid – ambos criados por Jack Kirby

Jack Kirby criou o planeta que é considerado o pior local do universo. Apokolips é o lar do tirânico novo deus Darkseid – que já tentou invadir e tomar a Terra diversas vezes.

Muitos são os notáveis habitantes do monstruoso planeta e podemos destacar Vovó Bondade, Desaad e Kalibak como nomes fortes que já deram muito trabalho para os heróis da Liga da Justiça.

.

Nova Gênese

As Raças Alienígenas Mais Importantes do Universo DC 4

Nova Gênese foi criada por Kirby para ser o paraíso dos Novos Deuses

Quando Kirby criou a saga dos Novos Deuses, ele imaginou dois planetas opostos: Apokolips e Nova Gênese. Ambos são habitados pelo mesmo povo, mas enquanto Apokolips é uma tirania governada por Darkseid, Nova Gênese é praticamente um paraíso que funciona tendo o Pai Celestial como regente.

Os planetas viviam em constante guerra até que Darkseid e o Pai Celestial aceitaram trocar seus filhos, Órion e Scott Free, como forma de selar a frágil paz entre os dois mundos – paz essa que é constantemente ameaçada pelas maquinações e desejos de domínio do regente de Apokolips.

.

Dominion

As Raças Alienígenas Mais Importantes do Universo DC 5

Os dominadores são uma das raças mais perigosas do Universo DC

Os dominadores são a raça dominante deste perigoso planeta. Extremamente avançados, sua sociedade funciona por um sistema de castas que é determinado pelo tamanho do círculo vermelho em sua testa.

A raça foi a grande protagonista da saga Invasão! que teve também uma adaptação – razoavelmente fiel – na série da Supergirl da CW. Nela, os dominadores tentam destruir o planeta Terra com auxílio dos daxamitas, por conta da grande propensão a mutações que os terráqueos possuem.

.

Maltus

As Raças Alienígenas Mais Importantes do Universo DC 6

Psions são os habitantes dominantes do Planeta Maltus

O planeta Maltus é lar de duas raças importantes do Universo DC. Vamos focar na última, que foi dominante no planeta.

Os Psions são uma raça evoluída dos répteis que sofreram mutações induzidas pelos Imortais Maltusianos. Após os experimentos, em que se descobriu que a capacidade intelectual dos animais poderia evoluir muito, os espécimes foram devolvidos ao seu habitat natural.

Os Maltusianos, anos depois, deixaram o planeta em um grande êxodo e os animais que sofreram os experimentos acabaram dando origem a raça Psion. Depois de milênios, a nova raça conseguiu deixar o planeta Maltus e ir atrás de seus criadores utilizando todo o equipamento que foi deixado para trás.

Infelizmente a raça de Imortais Maltusianos não acolheu os Psions e deixou claro que deveria ter destruído o equipamento esquecido. Os Psions participaram da saga Invasão! ao lado dos Dominadores e também são responsáveis por criar a vida no sistema Vega – onde acabam replicando os experimentos que deram origem a sua própria raça.

.

OA

As Raças Alienígenas Mais Importantes do Universo DC 7

Os Guardiões do Universo são uma das raças mais poderosas da DC

Lembra dos Imortais Maltusianos que falamos acima?

Eles deixaram seu antigo planeta para se tornarem os Guardiões do Universo e são extremamente importantes para o todo o seu funcionamento. Seus soldados, os Lanternas Verdes, empunham a luz da força de vontade.

Os Imortais Maltusianos se dividiram em duas raças que se sentiram culpadas após os experimentos de Krona, que criou o Universo de Anti-Matéria. Uma dessas raças, dos oanos, criou os Lanternas Verdes – depois de errar ao criar os Caçadores Cósmicos – e a outra, dos Controladores, criou os Darkstars (confira o que achamos da saga Lanternas Verdes x Darkstars clicando aqui).

.

Durla

As Raças Alienígenas Mais Importantes do Universo DC 8

Camaleão da Legião dos Super-Heróis é um dos durlanianos mais famosos da DC

Durla é o único planeta habitado de seu sistema solar. Ele já abrigou uma sociedade avançada que tinha tendências a expansão através da guerra e acabou desaparecendo após a “Guerra dos Seis Minutos”.

Com essa guerra nuclear, os habitantes de Durla sofreram mutações e acabaram ganhando sua famosa habilidade de modificar o corpo e o planeta é constantemente apontado como “o planeta camaleão”.

O maior representante da raça transmorfa de Durla é o integrante da Legião dos Super-Heróis do século 30-31 conhecido como Camaleão.

.

Kalanor

As Raças Alienígenas Mais Importantes do Universo DC 9

O vilão Despero é um nativo extremamente poderoso de Kalanor

O planeta Kalanor é um grande refém de seu mais terrível habitante: Despero. O vilão, que nasceu com um terceiro olho devido a uma mutação, é capaz de hipnotizar seus oponentes, além de ser extremamente poderoso e um habilidoso guerreiro.

Após um cientista de seu mundo chamar a Liga da Justiça para ajudar a destronar Despero, o vilão ficou ainda mais poderoso e ardiloso ao aumentar sua força, agilidade e velocidade através de um ritual pertencente a Chama de Py’tar.

Infelizmente para os habitantes de Kalanor, o tirano Despero sempre volta!

.

Exxor

As Raças Alienígenas mais Importantes do Universo DC Exxor

Zan e Jayna, dois dos mais famosos Exxorianos do Universo DC… e da Hanna-Barbera.

Lar dos Super Gêmeos, Exxor surgiu nos quadrinhos derivados da série dos Superamigos, especificamente em Super Friends #14 de 1978. Nessa continuidade, o planeta foi dominado por uma espécie invasora, transformando Zan e Jayna em refugiados.

Já em 2019, como parte do selo Wonder Comics – que trouxe a dupla mais idolatrada dos Superamigos para o cânone regular da DC -, Mark Russel estabeleceu uma nova versão de Exxor.

Descrita já na primeira edição de Wonder Twins #1 por Zan como basicamente uma utopia, onde o crime é apenas cometido em caso de “tédio”, Exxor é um dos planetas menos explorados desta lista. Até agora.

.

Qual sua raça favorita do Universo DC? Sentiu falta de algum planeta e raça importante para o Universo DC que não está na nossa lista?

Conte para a gente nas rede sociais.

Acertou todos os 20 planetas e raças alienígenas? Divide também nas redes sociais.

Ou então, venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui e participe de excelentes discussões sobre quadrinhos.

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais matérias, notícias e reviews sobre HQs.

Confira também nossa lista com as melhores revistas da DC.


Créditos:
Texto: Lucas Souza com Alexandre Baptista e JP Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Matéria publicada originalmente em duas partes em 26 de maio de 2019 e 02 de junho de 2019. Atualizada em 17 de dezembro de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas

Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas Raças Alienígenas

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: