Ultimato do Bacon

Superman de Brian Michael Bendis – O Ultimato

Em 22 de Out de 2021 6 minutos de leitura
Superman de Brian Michael Bendis

O Renascimento da DC Comics fez bem a muitos heróis mas nenhum se beneficiou tanto dessa nova fase quanto o Azulão. A fase do Superman de Brian Michael Bendis chegou chacoalhando o mundo do Homem de Aço que parecia estar finalmente se ajustando após a icônica fase de Peter Tomasi!

Bendis chega mudando tudo, o que incomodou muitos fãs e podemos dizer que o autor cometeu ao menos 1 grande erro no seu run. Independente disso, vale salientar que a fase é incrível e consegue entregar momentos emocionantes, momentos de ação e uma grande quantidade de momentos investigativos! O Superman de Brian Michael Bendis tem de tudo um pouco e é possível que ao menos um arco vá agradar o leitor.

Superman de Brian Michael Bendis

Mongul é o antagonista de um dos arcos da HQ Superman de Brian Michael Bendis 

Índice

Como Ler a Fase do Superman de Brian Michael Bendis?

O Superman de Bendis até pode ser lido de maneira individual, mas a experiência fica muito mais completa quando lemos essa HQ e complementamos a leitura com outras edições que saíram no período. Algumas delas do autor e outras do universo do Azulão.

A fase de Bendis começou na minissérie “The Man of Steel” em 2018, seguiu nas revistas “Superman” e “Action Comics” e foi finalizada em “Superman” #28 e “Action Comics” #28 (2021). No Brasil a fase completa saiu em “Superman” (4ª Série – 2019) #1 – #31 da Panini Comics.

Como leitura complementar, são indicados:

1- Evento Leviathan: Mais um título de Bendis. Nessa trama temos um perigoso inimigo que consegue derrubar todas as agências de espionagem da DC de uma vez só. A trama tem relação direta com o Homem de Aço e sua esposa e é um dos motivos que fazem o herói tomar uma decisão drástica no arco “Verdade”. Vale ler as duas edições de Evento Leviathan após ler “Superman” #15 da Panini Comics.

2- Naomi: Criação de Bendis, a heroína ganhou um encadernado pela Panini Comics em 2020. A história da personagem tem pontos em comum com a história do Superman e seria interessante ler o encadernado “Naomi 1ª Temporada” antes de “Superman” #19 (Panini Comics) que traz um ótimo encontro entre os dois heróis.

3- Lois Lane Inimiga do Povo de Greg Rucka: A trama mostra Lois Lane em uma investigação gigantesca e que tem relação com o próprio Multiverso. A trama mostra um pouco mais sobre os motivos da decisão que o Azulão toma no arco “Verdade”. Vale a pena ler a história antes de “Superman” #21.

4- Justiça Jovem: Bendis traz de volta o Superboy Conner Kent neste título! São 3 edições encadernadas que mostram as aventuras da equipe que ainda conta com a própria Naomi em suas fileiras. É importante ler esse título antes de “Superman” #25 da Panini, já que nessa edição temos o reencontro dos heróis.

5- O Amigo do Superman Jimmy Olsen de Matt Fraction: A trama mostra a relação da família de Olsen com Metrópolis e com o próprio Lex Luthor. A HQ mostra um acontecimento que reverbera na última edição de Bendis no comando do Superman. Vale a pena lê-la antes de “Superman #31” da Panini Comics. 

Obs. temos alguns embates de Superman com a Legião do Mal. Por isso é ao menos importante saber o que está rolando na Liga da Justiça de Scott Snyder.

Superman de Brian Michael Bendis

Clark, Conner e Jon Kent interagem na HQ Superman de Brian Michael Bendis

As Escolhas Erradas em Superman de Brian Michael Bendis 

É sempre bom começarmos falando dos pontos fracos de uma fase. A fase de Bendis passa longe de ser perfeita, ainda que eu considere esse um dos melhores runs do Azulão. Existem 2 grandes incômodos que permeiam o título e 1 que é polêmico. Vamos lá?

1- Rogol Zaar: Esse aqui realmente é indefensável.. Bendis cria um novo vilão “pra lá de genérico” que teria sido o verdadeiro responsável pela destruição de Krypton. O Vilão é forte e até apresenta uma história interessante em alguns momentos mas de maneira geral o retcon que o autor faz não funciona.. Ainda bem que ele consegue resolver esse “problema” de maneira inteligente e de forma que ele se livra também do problema 2!

2- Mr. Oz e o retorno do pai biológico do Superman: Esse é um problema herdado de Bendis e eu realmente acredito que – na medida do possível – ele resolveu da melhor forma. Em HQ´s anteriores (começo do Renascimento) ficamos sabendo que o misterioso vilão Mr. Oz é Jor-El, o pai biológico do Superman. O personagem acabou parando na Terra por conta da interferência do Dr. Manhattan.

O autor usa o personagem para mudar a dinâmica familiar e dar um novo direcionamento a Jon Kent (que vai em uma viagem espacial com seu avô). O fim do personagem marca também o fim de Rogol Zaar e de uma trama de espionagem/mistério em Krypton que, infelizmente, não funciona muito bem.

Superman de Brian Michael Bendis

Lois Lane se surpreende com Jon Ken na HQ Superman de Brian Michael Bendis 

3- Jon Ken crescido: Esse é um tópico polêmico. Particularmente eu adorei o desenvolvimento de Jon (que cresce após a viagem espacial com seu avô) que vira o pilar da Legião de Super-Heróis com sua ideia de fundar os “Planetas Unidos” – o personagem é, inclusive, um dos protagonistas da série “Legião dos Super-Heróis” escrita pelo próprio Bendis. 

Para azar de Bendis, a fase anterior de Peter Tomasi foi muito aclamada e boa parte dos fãs queriam ver mais das histórias de Superman e de seu filho criança (inclusive da ótima série Super Filhos que era protagonizada ao lado do Robin).

Entendo perfeitamente os fãs que sentem falta do “pequeno” Jon mas confesso que gostei demais da nova dinâmica de filho adolescente e do papel do garoto na construção de um futuro melhor. E quem sabe daqui a pouco um raio mágico não deixa ele pequeno de novo? Tudo pode acontecer nas HQ´s 😉

Superman de Brian Michael Bendis

Bendis brinca com o público que não gostou de Jon crescer no seu run no Superman. Qual sua opinião, leitor?

Os acertos da HQ Superman de Brian Michael Bendis 

Falamos bastante sobre os erros e pontos polêmicos do run de Bendis e vale falarmos sobre os acertos dessa fase. Vamos lá?

1- O retorno do Planeta Diário: Faz muito tempo que não tínhamos boas histórias investigativas na HQ do Azulão. Bendis resgata todo clima investigativo do jornal e coloca mistérios que começam na criação de uma nova máfia super-poderosa em Metrópolis e culminam em grandes confrontos e revelações! É muito bom ver Perry White, Jimmy Olsen e outros no centro da vida do herói de novo.

2- Confrontos de identidade entre Superman e Clark Kent: Calma jovem leitor! O Superman não foi dividido em 2 de novo. O que acontece aqui é que uma foto de Superman beijando Lois Lane vaza. Logo Clark Kent é taxado de marido traído e Lois sofre com os julgamentos. Sobra até para o Superman que é julgado por “sair com mulheres casadas”. 

3- A identidade do Superman: Bendis promove uma das revelações mais bombásticas do Universo DC – Clark Kent conta que é o Superman! A revelação faz muito sentido no contexto da HQ (não deixe de ler os títulos que indicamos no começo da matéria) e é muito legal ver o herói tendo que lidar com as consequências disso no Planeta Diário e na sua vida pessoal com amigos e outros heróis.

Superman de Brian Michael Bendis

Clark Kent conta a verdade sobre sua identidade na HQ Superman de Brian Michael Bendis 

4-  Grandes encontros: Bendis promove encontros incríveis do Azulão com outros heróis como Sr. Destino, Liga da Justiça Dark, Legião dos Super-Heróis, Batman, Naomi, Adam Strange, Conner Kent e outros. A comunidade super-heróica parece mais unida do que nunca nas tramas!

5- Pancadaria: Bendis não abre mão de ter antagonistas que possam bater de frente com o herói e temos tramas que intercalam ameaças cósmicas e ameaças mais “pé no chão”. Prepare-se para ver o herói enfrentar vilões poderosos como Grodd, Brainiac e Mongul! Vale salientar que o último arco, “Mitológico”, ainda apresenta uma nova raça alienígena que tem um representante tão forte quanto o herói!

6- O espírito escoteiro permanece intacto: Apesar das muitas dificuldades que o herói enfrenta, o espírito aventureiro e escoteiro permanece intacto e vemos o Azulão – em muitas oportunidades – buscar a diplomacia e o diálogo antes de partir para a briga. Esse tipo de atitude acaba entregando momentos muito bons e emocionantes que nos relembram porque gostamos tanto do Homem de Aço – a leitura do novo livro de Lois Lane no fim da fase mostra que Bendis entendeu perfeitamente o personagem.

Superman de Brian Michael Bendis

Prepare o lenço: Conner Kent retorna para a fazendo dos Kent na HQ Superman de Brian Michael Bendis 

Vale a pena ler o Superman de Brian Michael Bendis?

Já falamos sobre isso outras vezes e não é uma tarefa fácil escrever o Superman. Bendis comete sua cota de erros e isso é inegável. Porém, o autor se mostra a todo momento disposto a arriscar e fazer diferente. Por mais que seja polêmico seu direcionamento para Jon Kent, ali fica claro (ao menos para mim) que ele estava disposto a sair da zona de conforto (a Zona Fantasma dos roteiristas) e se arriscar contando uma história totalmente diferente. 

O autor cria antagonistas que de maneira geral, tirando a tragédia Rogol Zaar, funcionam bem, como é o caso da Máfia invisível. Bendis ainda cria novos coadjuvantes que nos ajudam a entender mais da ligação do Superman com Metrópolis – é o caso da chefe dos Bombeiros Melody Moore. Vemos ainda outros grandes momentos como o reencontro com Conner Kent, o drama da identidade secreta, a criação dos Planetas Unidos na “Saga da Unidade” e muito mais.

Superman de Brian Michael Bendis é um run que entrega momentos memoráveis e acerta ao apostar no novo para deixar seu nome imortalizado nas páginas da mensal do Azulão. Uma ótima fase que possui muitas passagens que vão dialogar com os fãs do herói!

Quer conhecer outros grandes momentos do Homem de Aço? Confira nossa lista sobre As Melhores HQ´s do Superman!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade