Ultimato do Bacon

Lois Lane de Greg Rucka (2020) – O Ultimato

Em 25 de Fev de 2021 4 minutos de leitura
Lois Lane de Greg Rucka

A HQ Lois Lane de Greg Rucka foi uma série de 12 edições da DC Comics que ficou inteiramente focada na jornalista investigativa e esposa do Superman. O clima investigativo é o grande chamariz da série!

Contando com a arte Mike Perkins, a série Lois Lane foi originalmente lançada em 2019. No Brasil a série chegou em 2020 pelas mãos da Panini Comics em um formato capa dura reunindo todas as edições com o nome de “Lois Lane: Inimiga do Povo”. Vale fazer uma crítica a Panini aqui: o preço surreal da edição (R$104,00) fez com que muitos leitores simplesmente não adquirissem a publicação. Uma pena, porque a série de Rucka é facilmente uma das mais fascinantes da história recente da DC Comics

Lois Lane de Greg RuckaUm grande mistério envolvendo todo Universo DC é o motor da trama de “Lois Lane: Inimiga do Povo”

.

O que preciso ler para acompanhar a HQ Lois Lane de Greg Rucka?

Antes de falarmos da história, é importante salientar que a HQ possui muitas camadas. Os leitores mais novos da DC Comics podem se sentir perdidos com algumas referências que remetem a histórias anteriores aos Novos 52. É primordial dizer, contudo, que isso não invalida a experiência da leitura. Rucka faz questão de explicar tudo que está acontecendo.

Os leitores mais antigos vão ficar em êxtase ao perceber que o autor se aproveitou de uma “falha” na cronologia para criar uma história incrível. Dentre as HQ´s relembradas temos:

1- A Maxissérie “52”, lançada no Brasil em 13 edições pela Panini Comics em 2007

2- “Questão A Bíblia do Crime”, lançada no Brasil em edição única pela Panini Comics em  2009

3- “Evento Leviathan”, lançada em duas edições no Brasil pela Panini Comics em 2020

4- A reunificação do Universo que ocorre em “Renascimento”, lançado em 2017 no Brasil pela Panini Comics

Além dessas três edições, vale dizer que muitos elementos da série Batwoman, do próprio Rucka, estão presentes. Além disso, o autor se aproveita dos acontecimentos do Superman de Bendis para dar mais dinamismo à HQ. Vale relembrar que nenhuma dessas leituras é realmente obrigatória já que o autor resume os fatos no decorrer da história, só entendo que fica mais rico quando nós conhecemos a fundo os acontecimentos.

Lois Lane de Greg RuckaRenee Montoya, a Questão, é uma das personagens principais da HQ  “Lois Lane: Inimiga do Povo”

A trama da HQ “Lois Lane: Inimiga do Povo” de Greg Rucka

Greg Rucka cria uma história que é simplesmente perfeita. O ritmo da narrativa, o balanceamento entre mistério e ação, o crescendo dos fatos e um final de deixar qualquer leitor de cabelo em pé. Acho que poucas vezes vimos tanto o dia a dia do Planeta Diário e do jornalismo desse universo. É muito bom ver uma personagem forte como Lois Lane sair da sombra do Homem de Aço para protagonizar uma excelente trama.

A história começa com a repórter investigando o improvável suicídio de Mariska Voronova, uma repórter russa (desafeto de Lois Lane) que tinha o hábito de criticar o governo. Sem engolir o desfecho da colega de profissão, Lois recorre a Renee Montoya, a Questão, para investigar e recuperar documentos que poderiam provar que o suicídio é uma farsa.

Em paralelo a isso, vemos a vida de casada da repórter que está sofrendo um problema: ela foi flagrada aos beijos com Superman quando seu marido é, na verdade, Clark Kent. Esse fato faz com que a dinâmica do casal sofra muitas críticas e os inimigos de Lane usam isso para tentar descredibilizar a repórter. Ainda temos uma sequência incrível na qual ela pressiona tanto a secretária de imprensa em Washington que acaba sendo expulsa da coletiva e tendo suas credenciais revogadas.

Lois Lane de Greg RuckaA repórter mais famosa da DC Comics esconde muitos segredos na HQ Lois Lane de Greg Rucka

Os leitores de uma boa história de mistério e investigação sabem que manter o ritmo e surpreender o leitor são elementos primordiais para que tenhamos uma história marcante. O ritmo de Rucka é sempre interessante e as 296 páginas voam!

O que ele consegue fazer no decorrer da trama é que arrepia. As primeiras edições nos dão a sensação que essa é uma história investigativa muito “pé no chão” e que não teremos nada muito fora da curva. Os leitores atentos vão perceber que, aos poucos, o autor vai nos mostrando que temos mais uma trama paralela se desenvolvendo – e é essa trama que faz a história realmente marcante.

Outro ponto forte da HQ de Rucka são as interações humanas. Lois Lane, apesar de ser uma personagem feminina extremamente forte, é humana e comete erros. Seu relacionamento com Clark, com Renee Montoya, com seu pai e até com seu filho são muito bem explorados pelo autor.

A forma como ela lida com o ódio das pessoas, que a veem como uma adúltera que trai Clark Kent com o Superman, é marcante e as constantes conversas que ela tem com seu marido sobre “excesso de proteção” são muito inteligentes (e um ótimo recurso para não tornar a história “fácil” do ponto de vista da ação).

Lois Lane de Greg RuckaLois Lane busca pela verdade na HQ  “Lois Lane: Inimiga do Povo”

.

Se você é fã da Editora das Lendas e se desanimou com essa publicação por conta do preço, eu digo que vale muito a pena esperar uma promoção para adquirir essa obra que passa a figurar na nossa lista de melhores HQ´s da DC. A obra mergulha de cabeça no que há de melhor nos conceitos do multiverso ao mesmo tempo que explora uma trama de conspiração pé no chão e mostra o relacionamento de Lois com alguns dos principais personagens do universo do Superman

Honestamente? Há muito tempo não leio uma série tão criativa que consegue passar 12 edições sem deixar o ritmo cair e sem dar um deslize sequer. Simplesmente impecável!

Quer conhecer mais da DC? Confira nossa matéria sobre os principais inimigos da Liga da Justiça e as Melhores HQ´s da Liga da Justiça!

Avaliação: Excelente!

Compre Lois Lane Inimiga do Povo clicando na capa abaixo! 

Lois Lane de Greg Rucka

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade