A HQ Lois Lane de Greg Rucka foi uma série de 12 edições da DC Comics que ficou inteiramente focada na jornalista investigativa e esposa do Superman. O clima investigativo é o grande chamariz da série!

Contando com a arte Mike Perkins, a série Lois Lane foi originalmente lançada em 2019. No Brasil a série chegou em 2020 pelas mãos da Panini Comics em um formato capa dura reunindo todas as edições com o nome de “Lois Lane: Inimiga do Povo”. Vale fazer uma crítica a Panini aqui: o preço surreal da edição (R$104,00) fez com que muitos leitores simplesmente não adquirissem a publicação. Uma pena, porque a série de Rucka é facilmente uma das mais fascinantes da história recente da DC Comics

.

Lois Lane de Greg RuckaUm grande mistério envolvendo todo Universo DC é o motor da trama de “Lois Lane: Inimiga do Povo”

.

O que preciso ler para acompanhar a HQ Lois Lane de Greg Rucka?

.

Antes de falarmos da história, é importante salientar que a HQ possui muitas camadas. Os leitores mais novos da DC Comics podem se sentir perdidos com algumas referências que remetem a histórias anteriores aos Novos 52. É primordial dizer, contudo, que isso não invalida a experiência da leitura. Rucka faz questão de explicar tudo que está acontecendo.

Os leitores mais antigos vão ficar em êxtase ao perceber que o autor se aproveitou de uma “falha” na cronologia para criar uma história incrível. Dentre as HQ´s relembradas temos:

.

1- A Maxissérie “52”, lançada no Brasil em 13 edições pela Panini Comics em 2007

2- “Questão A Bíblia do Crime”, lançada no Brasil em edição única pela Panini Comics em  2009

3- “Evento Leviathan”, lançada em duas edições no Brasil pela Panini Comics em 2020

4- A reunificação do Universo que ocorre em “Renascimento”, lançado em 2017 no Brasil pela Panini Comics

.

Além dessas três edições, vale dizer que muitos elementos da série Batwoman, do próprio Rucka, estão presentes. Além disso, o autor se aproveita dos acontecimentos do Superman de Bendis para dar mais dinamismo à HQ. Vale relembrar que nenhuma dessas leituras é realmente obrigatória já que o autor resume os fatos no decorrer da história, só entendo que fica mais rico quando nós conhecemos a fundo os acontecimentos.

.

Lois Lane de Greg RuckaRenee Montoya, a Questão, é uma das personagens principais da HQ  “Lois Lane: Inimiga do Povo”

.

A trama da HQ “Lois Lane: Inimiga do Povo” de Greg Rucka

.

Greg Rucka cria uma história que é simplesmente perfeita. O ritmo da narrativa, o balanceamento entre mistério e ação, o crescendo dos fatos e um final de deixar qualquer leitor de cabelo em pé. Acho que poucas vezes vimos tanto o dia a dia do Planeta Diário e do jornalismo desse universo. É muito bom ver uma personagem forte como Lois Lane sair da sombra do Homem de Aço para protagonizar uma excelente trama.

A história começa com a repórter investigando o improvável suicídio de Mariska Voronova, uma repórter russa (desafeto de Lois Lane) que tinha o hábito de criticar o governo. Sem engolir o desfecho da colega de profissão, Lois recorre a Renee Montoya, a Questão, para investigar e recuperar documentos que poderiam provar que o suicídio é uma farsa.

Em paralelo a isso, vemos a vida de casada da repórter que está sofrendo um problema: ela foi flagrada aos beijos com Superman quando seu marido é, na verdade, Clark Kent. Esse fato faz com que a dinâmica do casal sofra muitas críticas e os inimigos de Lane usam isso para tentar descredibilizar a repórter. Ainda temos uma sequência incrível na qual ela pressiona tanto a secretária de imprensa em Washington que acaba sendo expulsa da coletiva e tendo suas credenciais revogadas.

.

Lois Lane de Greg RuckaA repórter mais famosa da DC Comics esconde muitos segredos na HQ Lois Lane de Greg Rucka

.

Os leitores de uma boa história de mistério e investigação sabem que manter o ritmo e surpreender o leitor são elementos primordiais para que tenhamos uma história marcante. O ritmo de Rucka é sempre interessante e as 296 páginas voam!

O que ele consegue fazer no decorrer da trama é que arrepia. As primeiras edições nos dão a sensação que essa é uma história investigativa muito “pé no chão” e que não teremos nada muito fora da curva. Os leitores atentos vão perceber que, aos poucos, o autor vai nos mostrando que temos mais uma trama paralela se desenvolvendo – e é essa trama que faz a história realmente marcante.

.

Lois Lane de Greg Rucka (2020) - O Ultimato 1

.

Outro ponto forte da HQ de Rucka são as interações humanas. Lois Lane, apesar de ser uma personagem feminina extremamente forte, é humana e comete erros. Seu relacionamento com Clark, com Renee Montoya, com seu pai e até com seu filho são muito bem explorados pelo autor.

A forma como ela lida com o ódio das pessoas, que a veem como uma adúltera que trai Clark Kent com o Superman, é marcante e as constantes conversas que ela tem com seu marido sobre “excesso de proteção” são muito inteligentes (e um ótimo recurso para não tornar a história “fácil” do ponto de vista da ação).

.

Lois Lane de Greg RuckaLois Lane busca pela verdade na HQ  “Lois Lane: Inimiga do Povo”

.

Se você é fã da Editora das Lendas e se desanimou com essa publicação por conta do preço, eu digo que vale muito a pena esperar uma promoção para adquirir essa obra que passa a figurar na nossa lista de melhores HQ´s da DC. A obra mergulha de cabeça no que há de melhor nos conceitos do multiverso ao mesmo tempo que explora uma trama de conspiração pé no chão e mostra o relacionamento de Lois com alguns dos principais personagens do universo do Superman

Honestamente? Há muito tempo não leio uma série tão criativa que consegue passar 12 edições sem deixar o ritmo cair e sem dar um deslize sequer. Simplesmente impecável!

.

Quer conhecer mais da DC? Confira nossa matéria sobre os principais inimigos da Liga da Justiça e as Melhores HQ´s da Liga da Justiça!

.

.

Lois Lane de Greg Rucka (2020) - O Ultimato 2

Avaliação: Excelente!

.

Compre Lois Lane Inimiga do Povo clicando na capa abaixo! 

.

Lois Lane de Greg Rucka

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto:
Imagens: Reprodução
Edição: 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: