Nada de torres no espaço dessa vez, para parar a ameaça do Evento Leviatã, os heróis da DC precisarão mais do que nunca estar com os pés no chão.

 

Quando Bendis foi anunciado como um exclusivo da DC, muita gente se animou e outros tantos torceram o nariz. Afinal, mesmo entre os marvetes “doentes” algumas de suas últimas sagas foram questionáveis.

Apesar de seu run excelente nos Vingadores, foi com os heróis de rua como o Demolidor que o autor se destacou, escrevendo uma das melhores fases do personagem. Esse é o tipo de sentimento que o autor busca trazer para a DC com Evento Leviatã (Event Leviathan, 2020).

.

Evento Leviatã

.

Começando nas páginas de Action Comics, o Superman começa a se deparar com uma ameaça um tanto quanto diferente. Para quem está acostumado a lidar com ameaças intergalácticas, enfrentar uma misteriosa agencia de espionagem está um pouco além do escopo.

O universo DC não é estranho a agências de espionagem: a Força Tarefa X de Amanda Waller, o ARGUS onde trabalha Steve Trevor e Spyral onde Dick Grayson foi espião por um tempo. Mesmo a organização Leviatã é até que uma velha conhecida. Mas dessa vez o Evento Leviatã traz uma nova liderança para a antiga organização de Talia Al Ghul.

.

 

Qual é a trama de Evento Leviatã

.

Uma nova força dominou o Leviatã e está sistematicamente eliminando organizações de inteligência, sendo capaz de colocar até mesmo Amanda Waller nas cordas. Sim, Amanda Waller. Isso coloca os heróis completamente na defensiva, uma vez que eles foram capazes de destruir de maneira efetiva todas as organizações de inteligência.

Na revista do Super, tivemos até a oportunidade de ver como ele e a Lois se disfarçavam e se infiltravam para tentar descobrir alguma coisa. Uma coisa que não vemos todo dia e que nos ajuda a lembrar que o azulão não é só um monte de músculos destruidor, sendo também incrivelmente inteligente.

 

Evento Leviatã - O Ultimato 1

 

Mas quando chegamos ao Evento Leviatã, o mundo já está no caos e o líder da organização está prestes a dar seu golpe final. E para impedi-lo os heróis precisam responder uma importante questão: quem afinal de contas é o Leviatã?

Numa saga onde todos estão sob suspeita, os heróis precisam desmascarar o vilão em seu meio. Os ataques cirúrgicos e precisos mostram um planejamento do nível de intelecto do Batman. Steve Trevor misteriosamente sobreviveu a destruição da ARGUS. Lois Lane, uma civil para todos os efeitos está próxima demais de tudo isso. Ou será que Talia apenas fingiu ter perdido o controle da organização?

 

Evento Leviatã - O Ultimato 2

 

Parece uma questão simples, mas a onda de incerteza toma conta dos heróis enquanto eles tentam se unir para investigar ao mesmo tempo que lidam com a constante mudança de suspeita para si próprios. É um ponto muito interessante da saga termos a chance der ver tantos personagens diferentes trabalhando juntos.

Batman, Homem Borracha, Arqueiro Verde, Questão, Robin, Caçador de Marte, Lois Lane. Poderia até ser uma missão da Liga, mas como eu disse, a ameaça não é cósmica apesar de ser Global. Antes de convocar o poder da Liga para responder em força, esses heróis precisam estar em terra para só então desvendar todos os segredos da misteriosa organização que foi capaz de colocar o próprio Superman “no bolso”.

.

Vale a pena ler Evento Leviatã

Bendis pode não estar agradando todos com sua run no Superman e em Action Comics, mas seus outros trabalhos (leia nossa matéria sobre Naomi) estão à altura de sua lenda. E como eu mencionei no começo, heróis urbanos são a sua praia.

 

Evento Leviatã - O Ultimato 3

 

Não obstante, ele traz seu antigo parceiro Alex Maleev para colocar seu roteiro nas páginas. A arte de Maleev também não é uma unanimidade, mas seus traços casam incrivelmente bem com o tipo de história que está sendo contado.

No fim, Evento Leviatã é apenas a porta de entrada para algo muito maior que Bendis está planejando, mas serve muito bem para mostrar seu poder de contar histórias e além de dar algumas indicações de que ele não aceitou simplesmente um emprego na DC comics sem conhecer a história da editora. Aguardem surpresas.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Evento Leviatã - O Ultimato 4

 


Créditos:
Texto: João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!