Ultimato do Bacon

Graphic MSP: Cebolinha Recuperação (2018) – O Ultimato

Em 16 de Mar de 2021 4 minutos de leitura

Há alguns anos conheci pessoalmente o Gustavo Borges em um dos eventos Geek que, infelizmente, estão cancelados em função da pandemia. Não me recordo se foi o Geek & Game Rio Festival ou a GameXP (foi nesta, segundo meu filho), mas recordo a forma atenciosa com que ele atendeu minha filha (com sete anos à época) e também de suas explicações sobre algumas das obras dele.

Assim, minha filha comprou a graphic novel Cebolinha Recuperação (ela é fã da Turma da Mônica) e eu comprei a trilogia de Morte Crens.

Mas o tempo corrido e outros entraves me afastaram da meta da época: fazer a resenha das HQs adquiridas. Hoje, esse erro será corrigido.

Índice

Cebolinha Recuperação (2018) – O Ultimato

Recuperação é uma HQ que reflete a maturidade de um autor e ilustrador que sabe lidar com temas complexos e inseri-los de forma poética e bem humorada em suas obras. Creio que foi isso o fator preponderante para o Staff da Mauricio de Sousa Produções (MSP) e até mesmo do próprio Sidney Gusman o escolhessem para contar uma história do e sobre o Cebolinha.

O ponto alto das HQs publicadas através do selo Graphic MSP é a liberdade criativa concedida aos artistas inseridos nessa “visão” não convencional das personagens do Mauricio de Sousa.

E os resultados são impressionantes.

Com “Cebolinha: Recuperação”, Gustavo Borges insere o leitor em uma aventura épica (ainda que aparentemente simples) do Cebolinha. Ao pô-lo em uma situação vivida por muitas crianças, ele dá ao leitor um vislumbre da “vida real” do Cebolinha, um menino com imaginação fértil, uma criança que ama seus amigos e família, cuja meta é superar um momento difícil.

Aliás, apesar da história ser do ano de 2018, parte da trama mostra uma maturidade que reflete algo vivido atualmente por milhões de brasileiros, o desemprego. Claro, o título “Recuperação” não está nessa trama à toa.

Nuances

Acho que já citei, mas não custa repetir: ainda que bem novo, Gustavo Borges mostra uma maturidade surpreendente em suas obras. A qualidade dos roteiros em suas tramas (acho que li todas) é um presente ao leitor.

“Recuperação”, claro, não foge à regra. As nuances presentes desde o primeiro quadrinho até a segunda guarda são impressionantes. Eu também escrevo e sei o quão árdua é a tarefa de não deixar pontas soltas em uma história.

Outro ponto muito bacana é o entrelaçamento das micro histórias que se fundem na macro. A fluidez disso é a comprovação de que a escolha do Sidney Gusman e a equipe editorial da Graphic MSP foi a mais acertada.

Simplicidade

O traço em Recuperação não é complexo. Na verdade, a minha primeira impressão foi a de surpresa, já que tempos antes eu havia lido a linda história Pétalas inserir o link http://noset.com.br/livros-hqs/social-comics-petalas-poesia-e-fabula-em-uma-obra-prima/ que tem um apuro visual maior.

Entretanto, a simplicidade é apenas um recurso para aproximar o leitor da “visão” do próprio Cebolinha.

Conselho: esqueçam os desenhos mais realistas e mergulhem fundo nesta que é uma das melhores HQs do selo Graphic MSP.

Família

Recuperação é muito profunda em algo abordado com menos frequência nas tramas do Mauricio de Sousa nas aventuras da Turma da Mônica: a família.

Gustavo coloca o leitor em meio a uma turbilhão de situações que envolvem a família do Cebolinha, apresenta parentes que eu não havia visto nas revistinhas e “descasca” uma camada dos Cebola desconhecida por todos.

Ao trazer para nossa realidade a família do Cebolinha, nós passamos a gostar ainda mais dela, passamos a vê-los como os vizinhos e amigos que gostaríamos de ter… e ajudar.

Vilão?

A presença de Roberto, um garoto da turma escolar do Cebolinha, é outro acerto do roteiro.

Ainda que rivais, os dois têm mais em comum do que imaginam. Entre trancos e barrancos, novamente Gustavo comprova que somos seres guiados por conceitos e preconceitos, cujas impressões e desconhecimento sobre o próximo podem levar até mesmo a equívocos e erros.

É pela observação e os pequenos detalhes que a desconfiança e o medo são quebrados. Como autor, o jovem Gustavo Borges deixa claro que a conversa e o conhecimento são as chaves para evitar a discórdia.

Vilão? Sim, em algum momento de nossas vidas nós somos o vilão para alguém. Porém nunca é tarde para reparar isso.

Participações

Claro que o restante do quarteto mais famoso do bairro do Limoeiro aparece, ainda que de modo discreto. Também há outros elementos do universo da Turma da Mônica, mas o que nítido é que essa é uma trama destinada a conhecermos melhor o menino dono dos mais mirabolantes planos infalíveis.

Planos infalíveis

A partir da capa até a segunda guarda, acompanhamos os planos infalíveis do Cebolinha que, desta vez, não são destinados a torna-lo o dono da “lua”. Contudo, em uma lição séria sobre amadurecimento, o autor conduz nosso protagonista pro caminhos tortuosos e preocupantes, onde a realidade se choca com a inocência de uma criança.

A vida traz lições duras, e estas nos ajudam no processo de tornarmo-nos melhores.

Enfim, este texto não entregará mais detalhes para que sua experiência como leitor não seja atrapalhada. Há muito a ser descoberto nesta aventura que mistura drama, esperança e superação. Todos temos o dever de recuperarmos o caminho, ainda que aparentemos estar perdidos.

Confira outros textos e reviews de Franz Lima em seu blog Apogeu do Abismo clicando aqui!

Não deixe de conferir as reviews de Astronauta Magnetar, Louco Fuga, Turma da Mata e Horácio Mãe

Não deixe de conferir nossas matérias com os Maiores Vilões do Quarteto Fantástico, os Maiores Vilões dos X-Men e os Maiores Vilões do Homem Aranha e nossa lista com As Melhores Hqs da Marvel Comics!

Avaliação: Excelente!

Compre Cebolinha Recuperação clicando na capa abaixo! 

Cebolinha Recuperação

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Franz Lima (Apogeu do Abismo)
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Poderoso Thor de Walt Simonson 1

O Poderoso Thor de Walt Simonson – O Ultimato

1 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade