Ultimato do Bacon

Graphic MSP: Astronauta Magnetar (2012) – O Ultimato

Em 10 de Mar de 2021 3 minutos de leitura
Astronauta Magnetar

Astronauta Magnetar do Danilo Beyruth (@Necronauta), publicado em 2012, foi o ponta pé da maravilhosa (e por que não, revolucionária) empreitada de trazer os maiores personagens dos quadrinhos nacionais, já consolidados na cultura e gosto popular, desta vez, pelas talentosas mãos dos artistas mais proeminentes do cenário atual, sem ficarem “presos” ao padrão “mauriciano” de desenhos e narrativas.

 

Astronauta Magnetar de Danilo Beyruth – a Primeira MSP. O ponta-pé inicial.

Magnetar é a coroação de um personagem rico nos leva a aventuras no espaço desde a década de 60, trazendo sempre consigo, além de grandes aventuras, umas histórias mais contemplativas e existencialistas.

Em Magnetar, temos o Astronauta em uma pegada de ficção científica que poucas vezes eu li nos quadrinhos nacionais. Impressiona pelo cuidado nas referências astrofísicas como quando explica o magnetar – “Magnetares ocorrem após a formação de estrelas de nêutrons, um dos possíveis estágios finais da vida de uma estrela supermassiva” e tantas outras referências – Supernovas, Raios Gama, Buracos Negros…

Astronauta Magnetar Astronauta indo estudar o magnetar em Astronauta Magnetar

Reinventado aqui pelo Danilo, acompanhamos a história do Astronauta Pereira, o integrante da BRASA (Brasileiros Astronautas), num Naufrágio espacial. E lidando com os efeitos impostos a ele neste naufrágio, como a solidão, o racionamento de recursos como comida e água, o trabalho em cima de uma esperança de resgate. Até que em algum momento, tudo acaba: a esperança, o trabalho, os recursos e por fim, a solidão.

Logo no início da HQ, vemos Astro, em sua juventude, passando férias na pequena fazenda de seu avô, um homem simples, da roça, que pouco conhecia do mundo além dos seus pastos. “às vezes é preciso abrir mão do que é mais seguro e se arriscar. Dar um salto no escuro.”

Certamente esta conversa mostra que, em algum momento de sua vida, Astro decidiu dar este salto e se arriscar.

Em seguida já pulamos para nosso herói da BRASA em meio a uma missão de análise de um Magnetar. Tudo indo bem, até que o magnetar se comporta de uma forma inesperada e numa série de eventos rápidos, sua nave acaba sendo danificada.

Astronauta Magnetar Um incidente acaba isolando o Astronauta no meio de um Asteróide, sem possibilidade de comunicação em Astronauta Magnetar.

Sozinho, ilhado em um asteroide, com sua nave sem possibilidades de vôo, Astronauta Pereira precisa sobreviver e escapar.

Durante um tempo, o astronauta passa dias e mais dias tentando reparar a nave, até que percebe, que não será possível. Entretanto, o tempo de isolamento no espaço já causou seus danos. Neste ponto da história, Astro já está delirante, com mania de perseguição e com recursos contados.

Num ato de desespero, o Astronauta tenta uma última cartada pra conseguir escapar de seu isolamento. Mas… será que ele consegue?

Astronauta Magnetar Teaser da HQ Astronauta Magnetar, utilizada para o anuncio da publicação.

Além de uma história incrível, Astronauta: Magnetar, também chama atenção pelos belíssimos quadros, como por exemplo, quando Astro salta em direção ao espaço – “Céu por todos os lados”, ou quando ele está próximo ao magnetar, observando o cinturão formado por metais e gelo.

Astronauta Magnetar Estatueta do Astronauta baseada no teaser feito pelo Danilo Beyruth.

Fato é que Astronauta foi um belíssimo começo para o Selo MSP. E se histórias como Chico Bento: Arvorada e Jeremias: Pele me comovem, Astronauta: Magnetar, me fez pensar, ainda mais em tempos de isolamento social, em como o universo é grande e a vida é bela!

Vale ressaltar, que além de ter sido a primeira MSP, o Astronauta ainda é o personagem que teve mais edições, completando em 2020 a sua quinta edição (uma edição nova a cada dois anos). Será que iremos fechar a segunda trilogia? Espero que sim!

Não deixe de conferir as reviews de Louco Fuga, Turma da Mata e Horácio Mãe

Não deixe de conferir nossas matérias com os Maiores Vilões do Quarteto Fantástico, os Maiores Vilões dos X-Men e os Maiores Vilões do Homem Aranha e nossa lista com As Melhores Hqs da Marvel Comics!

Avaliação: Excelente!

Compre Astronauta Magnetar clicando na capa abaixo! 

Astronauta Magnetar

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Daniel Miranda – @negrogeek
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Astronauta Magnetar Astronauta Magnetar Astronauta Magnetar Astronauta Magnetar Astronauta Magnetar

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade