Os X-Men são uma das equipes mais conhecidas do universo Marvel! Ao longo dos anos a equipe enfrentou incontáveis vilões. Confira os 10 maiores vilões dos X-Men!

Os 10 maiores vilões dos X-Men

1 – Magneto

5 maiores vilões dos X-Men

O primeiro e certamente mais famoso, Magneto não poderia ficar de fora da lista de maiores vilões dos X-Men

Max Eisenhardt, Erik Magnus Lensherr ou simplesmente Magneto viu o que há de pior na humanidade. Nascido um judeu ele conheceu os terrores do medo e do preconceito na própria pele e quando descobriu que era um mutante e viu o Homo sapiens despejar contra sua espécie o mesmo ódio que ele já conhecia, custando até mesmo a vida de sua primeira filha e esposa (cena reproduzida no filme Era de Apocalipse).

Defensor da superioridade mutante, Magneto se colocou contra os planos de coexistência pacifica de seu antigo amigo Charles Xavier, entrando em conflito com os X-Men ao longo dos anos, liderando diversas encarnações de diferentes equipes como a Irmandade de Mutantes e os Acólitos.

Mesmo estando do lado dos mocinhos há algum tempo, não há como negar seu passado, e ações como a vez em que ele arrancou todo o adamantium do corpo do Wolverine (X-Men #25, 1993).

Impossível falar de uma lista dos 5 maiores vilões do X-Men e não falar de Magnus!

.

2 – Massacre

5 maiores vilões dos X-Men

Ao unir suas piores qualidades com a mente de Magneto, o professor Xavier acabou criando um dos maiores vilões dos X-Men

Consequência direta do ataque a Wolverine, Xavier teve uma das piores ideias de sua carreira (e são várias): ao arrancar uma parte da mente de Magneto como retaliação, Xavier acabou reunindo em um único lugar todas as qualidades ruins de Erik e suas próprias emoções negativas, criando a personalidade que seria conhecida como Massacre. Surgindo nas páginas de X-Man #15 (1996).

A ameaça apresentada por Massacre eventualmente superou os X-Men quando os planos da entidade envolveram o mutante mais poderoso do Universo Marvel: Franklin Richards, filho de Reed e Sue do Quarteto Fantástico. Massacre foi apenas derrotado através do sacrifício heroico de diversos heróis, resultando na fase Heróis Renascem.

.

3 – Bolívar Trask e os Sentinelas

5 maiores vilões dos X-Men

Tanto na versão original quanto suas evoluções, os Sentinelas são uma dor de cabeça, colocando seu criador na lista de maiores vilões dos X-Men

Não podemos falar da criatura sem falar de seu criador. Bolívar Trask foi responsável por dar aos X-Men um de seus piores pesadelos, os robôs Sentinelas. Assumindo diversas formas e poderes ao longo dos anos, os robôs surgiram da mente de Trask em X-Men #14 (1965).

O preconceito de Trask com a raça mutante é ainda mais triste considerando que seus próprios filhos nasceram mutantes. Mesmo que o personagem tenha morrido pouco depois, sua contribuição para a criação dos Sentinelas o tornam um dos mais perigosos inimigos dos X-Men, com suas criaturas sendo um imenso risco aos X-Men mesmo no dia de hoje.

.

4 – Cassandra Nova

5 maiores vilões dos X-Men

Cassandra Nova Xavier: criatura mística e irmã gêmea de Xavier fez por merecer seu lugar entre os maiores vilões dos X-Men

Cassandra Nova tem uma origem um tanto curiosa. Criada por Grant Morrison e Frank Quitely, Cassandra é uma “mummudrai”, um espirito maligno, e essencialmente, a irmã gêmea de Charles Xavier.

Xavier tentou matar sua irmã maligna ainda no útero, mas ela sobreviveu e retornou anos depois, especificamente em X-Men #114 (2001). Entre seus feitos, Cassandra em seu plano de vingança pode ser considerada a mais fria das vilãs dos X-Men, uma vez que ela é a responsável pelo ataque a ilha de Genosha, onde cerca de 16 milhões de mutantes viviam em paz, sendo brutalmente massacrados por uma horda de sentinelas.

Mais recentemente ela foi a força maligna que atormentou a recém renascida Jean Grey e sua Equipe Vermelha.

.

5 – Apocalipse

5 maiores vilões dos X-Men

Com sua ideologia de sobrevivência dos mais fortes, Apocalipse e seus cavaleiros não poderiam faltar entre os maiores vilões dos X-Men

Nascido no antigo Egito há mais de 5000 anos, Apocalipse apareceu pela primeira vez em Marvel Graphic Novels #17 (1985) mas sua revelação completa veio em X-Factor #5 (1986).

Com uma história de mais de 5 séculos, os caminhos de En Sabah Nur já se cruzaram com diversos heróis e vilões da Marvel, entre eles sua relação com Kang e sua persona de Faraó Rama-Tut. Entre seus feitos, Apocalipse é responsável pela criação de vilões como Senhor Sinistro e por transformar heróis em vilões ao escolhe-los para serem um de seus quatro cavaleiros, entre os quais, Warren Worthington III, o anjo, transformado no terrível arcanjo.

Sua crença na sobrevivência do mais forte, fazem com que ele constantemente tente eliminar a raça humana e os mutantes indignos.

6 – Sinistro e os Carniceiros

Os 10 maiores vilões dos X-Men 1

Manipulando a tudo e todos para seu ganho, Senhor Sinistro merece um lugar na lista de maiores vilões dos X-Men

Nathaniel Essex é um geneticista nascido no século 19 e mutado através de experiências do próprio Apocalipse. As buscas de Sinistro pela perfeição genética eventualmente colocaram diversos mutantes em sua lista de experimentos, como por exemplo o jovem Scott Summers e a criação do clone de Jean Grey com quem o herói viria a se casar: Madelyne Pryor.

Entre os feitos mais sombrios (além das experiências) o Senhor Sinistro foi responsável por ordenar a seus Carniceiros que eliminassem os Morlocks, no infame Massacre Mutante, um crossover entre os títulos Fabulosos X-Men #210-213, X-Factor #9-11, Novos Mutantes #46, Thor #373-374 e Power Pack #27. Sua perícia em genética e clonagem garantiram a Sinistro que ele sempre tivesse seus Carniceiros a seu dispor, independentemente de suas mortes.

 

7 – Amahl Farouk, o Rei das Sombras

Os 10 maiores vilões dos X-Men 2

Xavier se lembra do momento em que confrontou Farouk pela primeira vez, um dos maiores vilões dos X-Men

Efetivamente um dos primeiros vilões enfrentados por Charles Xavier, os poderes mentais de Farouk não são brincadeira. Uma vez que sua mente foi separada de seu corpo, Farouk se tornou o poderoso Rei das Sombras no plano astral, de onde tem manipulado diversos mutantes para realizar seus feitos. A primeira história do vilão foi em X-Men #117.

Mais recente em sua lista de maldades, durante o volume mais recente de Surpreendentes X-Men foi revelado que após a morte de Xavier pelas mãos da Fênix Negra, ele prendeu a mente do mentor dos X-Men no plano astral e o manteve travado por anos em uma batalha sem fim.

 

8 – A Fênix Negra

Os 10 maiores vilões dos X-Men 3

A personalidade de Jean Grey dá lugar a Fênix Negra, a entidade é um dos maiores vilões dos X-Men

Ainda que mais comumente associada com a Jean Grey, a entidade da destruição chamada de Fênix Negra também já se manifestou através do Ciclope e diversos outros personagens envolvidos com os X-Men. A Fênix apareceu pela primeira vez na edição X-Men #101, se tornando a Fênix Negra pela primeira vez em X-Men #134.

Depois de sua morte na Saga da Fênix Negra de Claremont e Byrne, a força Fênix retornou diversas vezes procurando um novo avatar, como nos arcos Canção Derradeira e Canção de Guerra da Fênix. Além disso com já mencionado, ela recentemente foi a força motriz por trás da guerra entre Vingadores e X-Men, onde um Ciclope possuído acabou matando o Professor Xavier.

 

9 – O Clube do Inferno

Os 10 maiores vilões dos X-Men 4

Wyngarde apresenta seus planos diante do Clube do Inferno, formado pelos maiores vilões dos X-Men

Desde a sua criação, o Clube do Inferno e seu círculo interior tiveram diversas formações, mas várias delas de uma forma ou de outra acabaram sendo uma dor de cabeça para os X-Men.

Entre as mais famosas, podemos citar a formação responsável por libertar a persona sombria da Fênix, composta por Sebastian Shaw, Emma Frost, Harry Leland, Donald Pierce e Jason Wyngarde, surgida em X-Men #129.

Entre as formações mais peculiares, tivemos as crianças psicóticas sob o comando de Kade Kilgore, que agora dão dor de cabeça aos X-Men sob o manto da misteriosa Homines Verendi.

 

10 – Wanda Maximoff

Os 10 maiores vilões dos X-Men 5

A frase que mudou o rumo dos mutantes e deu lugar de destaque para Wanda na lista dos maiores vilões dos X-Men

A Feiticeira Escarlate já foi uma orgulhosa filha da Dinastia M, surgida em X-Men #4, mas desde então seu status decaiu grandemente. Uma vez acreditando ser filha de Magneto, e com seus poderes fora de controle, Wanda foi responsável por alterar a realidade e eventualmente tirar os poderes de milhões de mutantes, tornando-a uma pária na comunidade.

Mais recentemente, quando um retcon revelou que ela e Pietro não são filhos de Magneto, seu status mutante foi removido, colocando ainda mais sal na ferida. Como Hickman demonstrou em suas histórias, o quase culto mutante de Krakoa vê a Feiticeira Escarlate quase como próprio demônio, por ter dizimado os poderes da população e por ter “fingido” ser um deles por tantos anos.

E aí, curtiu nossa lista com os 10 maiores vilões dos X-Men? Aproveite pra ler nossa crítica sobre o início da fase de Hickman!

Não deixe de conferir nossa lista com As Melhores Hqs da Marvel Comics clicando aqui!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!! 

 


Créditos:
Texto: João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Matéria publicada originalmente em 07 de agosto de 2020. Atualizada em 15 de dezembro de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: