Ultimato do Bacon

Os 30 Maiores Vilões do Homem Aranha

Em 27 de Jan de 2021 13 minutos de leitura

Continuando a nossa trend de listar os principais rivais dos heróis, não poderíamos deixar de falar sobre os Maiores Vilões do Homem Aranha. E preparem-se para uma lista longa, afinal o pobre teioso em seus 60 anos de história enfrentou todo tipo de dor de cabeça. Fica aqui o aviso que num primeiro momento a lista está em ordem cronológica, então não se irritem se o seu vilão favorito ainda não estiver na lista, e aguardem nossas atualizações.

Índice

Quem são os Maiores Vilões do Homem Aranha

Camaleão

Primeiro supervilão do Cabeça de Teia, o Camaleão estreou em Amazing Spider-man #1, de 1963. Dmitri Anatoly Nikolayevich Smerdyakov é um antigo espião russo com habilidades de se disfarçar de qualquer pessoa. Meio-Irmão de Kraven, o Caçador, o Camaleão também é um grande combatente, além de ter força e resistências ampliadas.

Originalmente, ele usava maquiagens e figurinos para seus disfarces, depois começou a utilizar tecnologia holográfica e por fim, com aprimoramentos cirúrgicos e mutagênicos, o Camaleão passou a ser apto a se disfarçar com uma facilidade ainda mais impressionante. Sua capacidade de enganar o teioso certamente o coloca entra os Maiores Vilões do Homem Aranha.

Abutre

Adrian Toomes era um brilhante engenheiro eletrônico. Quando criou seu traje de voo, descobriu que além de voar, o traje lhe concedia uma força sobre-humana. Então Adrian adotou o nome de Abutre para praticar roubos.

Sendo um dos primeiros vilões do Homem-Aranha, o Abutre esteve em todas as principais animações do cabeça-de-teia. Originalmente planejado para dar as caras no terceiro Filme de Sam Raimi, o Abutre acabou sendo substituído por Venom, ficando para um quarto filme da franquia, que acabou não acontecendo. Somente veio dar as caras no cinema em 2017, interpretado pelo antigo Batman, o ator Michael Keaton.

O Consertador

Outro dos vilões mais antigos da galeria do Cabeça de Teia, Phineas Mason era um brilhante projetista que empregava suas habilidades para prover equipamentos ultra tecnológicos e armas para supervilões de segunda grandeza, como o Besouro, por exemplo. Sua primeira aparição, em Amazing Spider-Man #2 (mesma edição em que estreou o Abutre), o Consertador estava disfarçado de invasor alienígena, com esta passagem sendo, anos mais tarde, revelada como um plano do vilão Mistério.

Dr Octopus

Dr. Otto Gunther Octavius, ou simplesmente, Dr. Octopus, era um incrível físico nuclear, que por um infeliz acidente durante uma experiência de demonstração, teve braços mecânicos fundidos ao seu corpo. Agora portando 8 membros, o Dr. Octopus adotou a vida do crime e passou a infernizar a vida do nosso herói escalador desde a edição 3 da sua revista principal.

Considerado por muitos como o maior vilão do Homem-Aranha, o Dr. Octopus já assumiu a identidade do Herói e por um tempo foi conhecido como “Homem-Aranha Superior”.

Nos Cinemas, Alfred Molina interpretou o vilão de forma brilhante e está cogitado para retornar no terceiro filme do Cabeça de Teia no MCU.

Homem-Areia

William Baker se transformou em Homem-Areia em 1963, na quarta edição do cabeça de teia. Nesta época ele já usava o nome “Flint Marko” que nada tem a ver com Cain Marko (o Fanático, do X-Men). Quando fugiu de uma prisão e foi parar numa ilha, não imaginava que nesta ilha estavam-se realizando testes nucleares. Com a radiação na mesma equação que muita areia de praia, Flint acabou ganhando poderes de moldar seu corpo e transforma-lo em areia. Com isso, ele consegue ficar gigantesco, se espalhar pelo chão, fugir por frestas entre outras muitas artimanhas que o colocam entre os maiores vilões do Homem Aranha.

Tendo já aparecido no terceiro filme da franquia do Sam Raimi, o que pouca gente sabe é que nos quadrinhos, o personagem é primo do Norman Osborn (o Duende Verde), o que explicaria o cabelinho parecidíssimo.

Lagarto

Depois de perder o braço durante a guerra do Vietnã, o Dr. Curt Connors passou a estudar a capacidade regenerativa dos repteis. Quando criou um soro que acreditou que lhe concederia de volta seu braço perdido, Curt ganhou uma aparência reptiliana e adotou o nome de Lagarto.

Na verdade, duas personas diferentes, ao melhor estilo o médico e o monstro, o Lagarto, quando volta à forma de Curt Connors, não se lembra de nada que fez, tanto que em um momento icônico da trajetória do Lagarto, o vilão devora o próprio filho, Billy Connors. Essa dualidade do personagem, sem deixar claro a influencia de uma sobre o outro e a carnificina que ele já causou colocam ele em uma alta posição entre os maiores vilões do Homem Aranha.

Electro

Maxwell Dillon ganhou poderes após um acidente na companhia de luz, em que trabalhava, e desde então tem dado trabalho ao cabeça de teia como o vilão Electro. Teve sua estreia na nona edição da revista principal do Homem-Aranha, em fevereiro de 64, quando, após utilizar seus poderes para escalar uma parede, foi confundido pelo Clarim com o nosso herói aracnídeo.

Em 2014 foi o vilão do segundo filme do Homem-Aranha do Diretor Marc Webb e já está confirmado para retornar na terceira aventura do teioso no UCM. O único vilão a levar seu nome no título de um filme do Homem-Aranha, se destacando entre os maiores vilões do Homem Aranha.

Mistério (Quentin Beck)

Na edição número 13 da revista Amazing Spider-Man, surgiu o vilão Mistério. Mas a primeira vez que sua história cruzou com a do Homem-Aranha, foi ainda na segunda edição de sua revista mensal. Quentin Beck era especialista em efeitos especiais que resolveu usar seus conhecimentos para a vida do crime e imaginando que se derrotasse um super-herói, sua popularidade seria alta, ele começou a atacar o Homem-Aranha.

Mistério foi interpretado nos cinemas por Jake Gyllenhaal, no último filme do Homem-Aranha para os cinemas e acabou ao final, expondo para o mundo a verdadeira identidade do herói. Vamos descobrir no próximo filme, como isso impactou a vida do Cabeça de Teia.

Duende Verde (Norman)

norman osborn o duende verde lidera a lista dos maiores vilões do homem aranha

Na minha humilde opinião (e dos editores), simplesmente o maior entre os maiores vilões do Homem Aranha.

Norman Osborn era um proeminente empresário, dono da megacorporação Oscorp, quando descobriu um soro que lhe daria superpoderes. Entretanto, esta mesma formula acabou deixando-o louco e o fez assumir a identidade de Duende Verde.

Durante os anos, o Duende Verde Norman Osborn esteve nos momentos mais marcantes da vida do Herói. Na morte de Gwen Stacy, ao final da Saga do Clone (dos anos 90), e até na fase chamada “Reinado Sombrio” em que ele comandou a HAMMER (ou MARTELO – em português), a empresa que substituiu a SHIELD após a invasão Skrull.

Houveram outros Duendes Verdes que serão tratados mais pra frente! Aguarde!

Kraven

maiores vilões do homem aranha

Sergei Kravinoff era membro de uma antiga família Czarista da Rússia. Se aproveitando de todo o dinheiro de sua família, Sergei se tornou um grande caçador. Depois de fazer todo tipo de presas no continente africano, resolveu caçar a sua presa mais difícil: O Homem-Aranha.

Surgido na 15ª edição da mensal do teioso, Kraven, o Caçador, sempre foi uma dor de cabeça para nosso herói. Sempre usando poções, armas, e até animais ferozes, para atacar o cabeça de teia, Kraven é o vilão por trás de um dos maiores clássicos do Aranha. A Última Caçada de Kraven, onde ele mostrou que, enfim, havia superado o herói. Após isso, cometeu suicídio.

Kraven continuou a dar dor de cabeça para o herói aracnídeo através de seus herdeiros, que iremos tratar aqui no futuro. Esses mesmos herdeiros, anos depois da última caçada, foram os responsáveis por trazer Kraven de volta a vida.

Escorpião

maiores vilões do homem aranha

JJ Jameson sempre quis acabar com a presença do Homem-Aranha. Em um dos seus planos mais inspirados (e loucos), ele financiou a transformação do investigador Mac Gargan, em um super ser com força, velocidade e resistência melhoradas. Além de um traje de escorpião, dotado de uma cauda com ferrão.

Mac Gargan enfrentou o Homem-Aranha diversas vezes e até mesmo, adotou a identidade de Venom (outro vilão que falaremos mais a frente), mas sempre retorna para o bom e velho traje verde do Escorpião.

Rei do Crime

Wilson Fisk é um dos maiores empresários e mafiosos de NY. Por isso, sempre foi uma pedra nos sapatos do Homem-Aranha. Grande (em todos os sentidos) lutador, muito se enganam os que acham que por ser gordo, ele não consegue se defender. Mesmo sendo um humano normal, sua força rivaliza com a do herói aracnídeo.

Durante sua fase à frente do Demolidor, Frank Miller reestruturou o personagem, fazendo dele, um vilão recorrente também nas histórias do demônio de HellsKitchen.

O Rei do Crime, que também dá dor de cabeça para o Justiceiro, atualmente é prefeito de NY e chefe da nova equipe de Thunderboltz.

Morbius

maiores vilões do homem aranha

Michael Morbius era um bioquímico ganhador do prêmio nobel, que sofria de uma rara doença sanguínea. Ao tentar uma terapia experimental envolvendo morcegos hematófagos em si mesmo, em vez de resolver seu problema, acabou desenvolvendo uma espécie de vampirismo.

Na verdade, seus poderes vão bem além disso. Morbius Voa, tem força e sentidos sobre-humanos, fator de cura e hipnotismo.

Como não é o tipo de vampiro sobrenatural, ele não tem as fraquezas dos mesmos, como agua benta, alho ou crucifixo.

Em um filme em desenvolvimento pela Sony, Morbius será interpretado pelo ator Jared Leto. O trailer já nos deu uma dica que o filme pode estar integrado ao MCU. Vamos ver!

Chacal

maiores vilões do homem aranha

Responsável por uma das sagas mais importantes na mitologia do Homem-Aranha, o Chacal é o alter ego do professor Miles Warren. Tendo sido estudante do (também vilão) Alto Evolucionário, Miles Warren era muito instável e acabou sendo expulso da base do vilão. Quando dava aula para Peter Parker, o vilão de apaixonou pela, então namorada de Peter Parker, Gwen Stacy. Com a morte de Gwen, o Vilão voltou sua atenção ao cabeça de Teia, inclusive sendo ele o responsável pela primeira aparição do justiceiro, que havia sido convencido pelo vilão que o herói mascarado era um criminoso.

O Chacal então conseguiu clonar o Homem-aranha e começar uma das maiores e mais controversas sagas da história do Aranha.

Miles deu outras dores de cabeça pro heróis aracnídeo, quando um dos seus próprios clones se tornou o vilão Carniça (que vamos falar no futuro).

Duende Macabro (Roderick Kingsley)

maiores vilões do homem aranha

Quando descobriu um arsenal secreto do Duende Verde Norman Osborn, o estilista Roderick Kingsley deu uma repaginada no visual e adotou o nome de Duende Macabro. Durante muitas edições, houve muita especulação pela identidade verdadeira do Duende Macabro e por anos Ned Leeds, um repórter do Clarim Diário, foi considerado o verdadeiro vilão.

Hoje em dia, Roderick Kingsley agencia um negócio de franquias de vilões, em troca de parte dos lucros, ele fornece roupas e acessórios para seus clientes se transformarem em vilões menores mortos ou aposentados.

Gata Negra

maiores vilões do homem aranha

Felícia Hardy era filha de um dos ladrões de joias mais famosos e procurados do mundo. Quando descobriu que seu pai não havia morrido, mas que estava cumprindo pena em uma prisão. Felícia resolveu seguir os passos do pai. Após anos de treinamentos físicos que lhe concederam força e agilidade e treinamentos em arrombamento, ela invadiu a prisão e tirou seu pai de lá.

De lá pra cá, acabou cruzando com o Homem-Aranha diversas vezes, criando com ele uma relação de parceria. Bem nos moldes Mulher-Gato/Batman. Chegaram até a engatar um namoro.

Em determinado momento, após ser enganada pelo Rei do Crime, Felícia ganha poderes de má sorte para quem ela toca ou convive com ela. Nesta fase, ela precisou se afastar do herói.

Besouro

Abner Jenkins era um brilhante mecânico que criou uma fantasia de Besouro e resolveu usar seu traje para cometer pequenos assaltos. Logo foi derrotado pelo Tocha Humana, de quem resolveu se vingar. Numa das vezes que enfrentou o Tocha, acabou trombando também com o cabeça de teia, de quem viria a ser vilão recorrente.

Após uma remodelagem no visual, graças ao concertador, o besouro tentou se reerguer como vilão, mas só conseguiu ser derrotado novamente.

Reuniu uma equipe de vilões, o Sindicato do Crime, mas foi como membro dos Thunderboltz (ex-Mestres do terror) que Abner encontrou seu caminho, agora como o herói “Mach-X”.

Halloween

.

maiores vilões do homem aranha

Originalmente, Jason Macendale era um dos rostos por trás do uniforme do Duende Macabro. Ex-fuzileiro naval, estudante do MIT e agente da CIA, Jason usava um uniforme verde com uma cabeça de abóbora flamenjante e se chamava de Halloween (ou Jack O’Lantern no original). Quando foi revelado que Ned Leeds era o Duende Macabro, Macendale usou assassinos de aluguel para matá-lo e roubar o manto de vilão para si. Entretanto, foi uma vilão bem mediano, perdendo todas as suas lutas contra o Homem-Aranha e até sendo derrotado por Harry Osborn que havia se tornado o Duende Verde.

Durante a saga inferno, ganhou super poderes, ao receber uma entidade demoníaca que no futuro viria a se separar de Jason e se transformar no Duende Demoníaco.

Esmaga Aranha (Spencer e Alistair Smythe)

maiores vilões do homem aranha

Em algumas de suas muitas tentativas de derrotar o Homem-Aranha, JJ Jameson financiou o Dr. Spencer Smythe na construção de robôs Esmaga Aranhas. Evidente que todas as investidas de Spencer foram fracassadas e pior. Descobriu que trabalhar com certos materiais, na construção dos robôs Esmaga Aranhas, lhe causara um câncer que só foi descoberto em fase terminal.

Após sua morte, seu filho, Alistair Smythe decidiu vingar a sua morte. Alistair foi muito mais longe que seu pai, se tornando ele mesmo um Esmaga Aranha Supremo.

Foi numa batalha contra Alistair Smythe que Marla Jameson, a esposa do (então prefeito de NY) JJ Jameson, morreu.

Duende Verde (Harry Osborn)

maiores vilões do homem aranha

A história de Harry, como Duende Verde, começa nos anos de omissão de seu pai, que moldaram uma personalidade frágil e dependente de aprovação. Quando Norman morreu, Harry acabou adotando a identidade do Duende Verde e deu MUITA dor de cabeça para seu melhor amigo, Peter Parker, o Homem-Aranha.

Harry oscilou durante anos, entre ser um bom amigo, ser um Duende Verde do Mal e até ser um parceiro no combate ao crime.

A Formula do Duende associada com a psique frágil de Harry Osborn, foi lhe deixando cada vez mais dependente e instável, até que ele entrou em colapso e “morrer”.

Após a reformulação do Homem-Aranha, em “Um novo dia”, descobrimos que Harry Osborn não morreu, mas sim que passou um período fora para se tratar do vício.

Lápide

maiores vilões do homem aranha

Quando jovem, Lennie Lincoln estudava no mesmo colégio que Joe Robertson, editor do Clarim Diário. Infelizmente, para Joe, ele acabou sendo testemunha de um assassinato cometido por Lincoln. Porém nunca o denunciou, com medo que Lincoln fizesse mal à sua família. Depois de ser preso e conseguir escapar, Lincoln estava conspirando contra outro vilão do Aranha, o Cabeça de Martelo, quando acidentalmente cai numa câmara com um coposto que o deixaria com uma pele altamente resistente, dura como o aço. Desde então Lincoln assumiu o nome Lápide e vêm dando dor de cabeça pro herói aracnídeo.

Seja como Gangster, seja como um grande lutador, a verdade é que Lápide sempre vai ser uma pedra nos sapatos do nosso cabeça de Teia Preferido.

Puma

maiores vilões do homem aranha

Thomas Fireheart foi o resultado de dez gerações de engenharia genética realizada pela tribo nativa americana Kisani. Com poderes de se transformar em um ser meio homem meio leão da montanha, Puma foi inicialmente contratado pelo Rosa para acabar com o Cabeça de Teia, porém os dois, por diversas vezes, acabaram se tornando aliados.

Vez ou outra, o Puma aparece como um coadjuvante em histórias onde a temática totêmica está em evidencia.

Como humano normal, Thomas Fireheart é CEO da Fireheart Enterprises, mas como Puma, ele é um meta-humano com poderes como Força, Velocidade, Resistencia Sobre humanas, Reflexos e sentidos aguçados, além de garras e presas.

Venom

maiores vilões do homem aranha

Durante as guerras secretas, o Homem-Aranha encontrou um uniforme preto que lhe aumentava ainda mais força, além de produzir sua própria teia. Após um tempo utilizando o uniforme, Peter entendeu que na verdade se tratava de uma simbionte alienígena e tratou de se livrar dele. O problema é que o Simbionte encontrou um outro hospedeiro, Eddie Brock – um jornalista que odiava o Homem-Aranha por expor uma farsa sua como repórter.

A união entre Brock e o Simbionte formaram Venom, um ser de pura vingança contra o Cabeça de Teia. Com poderes parecidos com o do Homem-Aranha, Venom era ainda maior e mais forte que o cabeça de Teia, além de uma espécie de fator de cura.

Com o tempo, Venom acabou se tornando mais um anti-herói, que um vilão e atualmente chegou a ser até convidado para trabalhar com os Vingadores.

Venom ganhou um filme em 2018, estrelado pelo astro Tom Hardy na pele de Eddie Brock.

Carnificina

maiores vilões do homem aranha

Durante a fuga de uma prisão, o Simbionte deixou na sela de Eddie Brock, um filhote. Esse filhote se uniu ao psicopata serial killer Cletus Kassady formando uma nova criatura conhecida como Carnificina.

Com basicamente os mesmos poderes do Venom e sem nenhum tipo de freio moral, o Carnificina se tornou um dos maiores pesadelos do Homem-Aranha.

O vilão ganhou muita notoriedade durante a saga Carnificina Total em que se une aos vilões Carniça, Duende Demoníaco, Shriek e Contraparte-Aranha para espalhar o Caos pela cidade NY.

O Vilão foi morto pelo Sentinela depois de fugir da prisão e enfrentar os Novos Vingadores, mas como ninguém fica morto nos quadrinhos, o vilão já está de volta e dando dor de cabeça para todo o universo Marvel.

Sendo o vilão principal de uma das mais recentes mega-sagas do Universo Marvel (Carnificina Absoluta), o Carnificina retornará como o Vilão do segundo Filme do Venom, sendo interpretado por Woody Harrelson.

Kaine

maiores vilões do homem aranha

Kaine surgiu logo no inicio da saga do Clone como uma figura sombria. Eliminando um a um todos aqueles que ameaçavam o cabeça de teia, chegando inclusive a matar o Dr. Octopus.

Mais pra frente, descobrimos a motivação e a identidade de Kaine. Trata-se do primeiro clone criado pelo Chacal, que infelizmente sofria de uma forma de degeneração celular que o deixou desfigurado. Sendo rejeitado por seu criador e impossibilitado de assumir uma vida civil como fez Ben Reilly, Kaine assumiu um papel de anti-herói que perdura até hoje. Curado da degeneração celular, ele assumiu a identidade de Aranha Escarlate e chegou a se unir à equipe dos Novos Guerreiros.

Morlum

maiores vilões do homem aranha

Morlun é membro de uma família de devoradores de Totens. Na terra 616, ele teve certo sucesso até cruzar o caminho de Ezequiel Sims, um homem com poderes de aranha que, após escapar de Morlun, dedica sua existência a proteger outros Totens-Aranhas, como Peter Parker e Cindy Moon (A Teia de Seda).

Após ser, repetidas vezes, derrotado pelo Homem-Aranha, Morlun chegou até mesmo a enfrentas a Pantera Negra Shuri, mas também foi derrotado pela heroína.

Após isso, junto com sua família, começou uma caçada à Totens aranhas pelo Multiverso. Culminando na saga Aranhaverso.

Bumerangue

maiores vilões do homem aranha

Frederick “Fred” Myers era um jovem australiano que veio para a américa e após anos de treino de basebol aperfeiçoou sua técnica de arremessos de uma forma tão perfeita que chamou a atenção de uma organização criminosa que o cooptou para utilizar um arsenal de bumerangues mortais do qual ele derivou seu novo codinome.

Após enfrentar vilões como o Hulk e o Punho de Ferro, o Bumerangue acabou virando um vilão recorrente do Homem-Aranha.

Em determinado momento, ele se uniu à vilões como o Besouro, Corisco, Homem-Hídrico e Rhino e juntos formaram o Sindicato sinistro.

Hoje em dia, ele é companheiro de quarto de Peter Parker e essa sua dinâmica com alter ego do cabeça de teia está rendendo boas histórias.

Corisco

maiores vilões do homem aranha

James Sanders era um químico que foi aliciado pelo Grão-Mestre para lutar por ele em uma competição, em troca de receber super-poderes. Com as informações recebidas pelo Grão-Mestre, Sanders criou uma fórmula que lhe concedeu super-velocidade e assumiu a identidade de Ciclone.

Posteriormente ele adotou o nome Corisco e se associou a outros vilões fundando o Sindicato do Crime.

Além do Homem-Aranha, corisco enfrentou o Quarteto Fantástico, Novos Guerreiros, Wolverine e o Capitão América.

Alguns anos depois, Corisco fez parte dos Thunderboltz, permanecendo na equipe até a Guerra Civil.

Rino

maiores vilões do homem aranha

Como um imigrante Russo, Aleksei Mikhailovich Sytsevich, começou sua carreira de crime cometendo pequenos roubos. Mas num projeto que visava um Super Soldado soviético, Aleksei teve seu corpo fundido a um traje feito de um tecido artificial parecido com a pele de rinoceronte.

Ao longo dos Anos, Rino sempre foi um adversário absolutamente forte que usava sua força exagerada e resistência super humana para tentar derrotar o cabeça de Teia.

Felizmente, sem sucesso.

Além do Homem-Aranha, Rino também já enfrentou heróis como o Hulk, Pantera Negra, Homem de Ferro, Mulher Hulk entre tantos outros.

Homem-Lobo

maiores vilões do homem aranha

O Astronauta John Jameson, filho do Editor Chefe do Clarim Diário, J.J. Jameson, já rondava as histórias do Homem-Aranha, muito antes de ser o Homem-Lobo. Sempre visto como “O Verdadeiro Herói Americano” pelo pai, que por outro lado, vivia atacando o herói aracnídeo, John Jameson, durante uma viagem à lua, retorna com uma estranha pedra que fica grudada em seu peito. Já na terra, durante a lua cheia, a pedra causa uma transformação de John Jameson em Homem-Lobo.

Em sua forma animalesca, John ganha super força, agilidade e durabilidade, além de garras, presas e um fator de cura.

Gostaram na nossa lista? Confiram também os Maiores Vilões do Quarteto Fantástico e os Maiores Vilões dos X-Men.
.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Daniel Miranda – @negrogeek
Imagens: Reprodução
Edição: João Pedro Maia

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha Maiores Vilões do Homem Aranha

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade