Ultimato do Bacon

Graphic MSP: Louco Fuga (2015) – O Ultimato

Em 18 de Fev de 2021 3 minutos de leitura
Graphic MSP Louco Fuga 4

Louco Fuga, é a décima graphic novel do Selo Graphic MSP. Com arte e roteiro do brilhante Rogério Coelho (@rogerio_coelho_illustration) a HQ foi lançada em Novembro de 2015.

E o que podemos dizer sobre Louco Fuga? Bom… Não há lógica aqui! Não há nem mesmo uma narrativa muito linear! Mas tem uma arte surrealista e uma história encantadora, que vai fazer você se (re)apaixonar por esse personagem tão Louco!

Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, vulgo Louco, foi o primeiro personagem do Maurício de Sousa que não nasceu nas tirinhas de jornal. Tendo sua estreia no ano de 1973, na primeira edição da revista do Cebolinha, pela editora abril, na verdade, o louco é uma criação do Marcio Araujo, irmão do Mauricio de Sousa, que na época era roteirista do estúdio.

Graphic MSP: Louco Fuga – o Ultimato

O Louco sempre teve uma marca registrada. A completa ausência de lógica! A surrealidade e as histórias nonseses são tão importantes para as histórias do Louco quanto o L no lugar do R para o cebolinha, ou o cheirinho desagradável do Cascão.

E neste contexto, Rogério Coelho  iniciou seu projeto de contar sua visão do Louco. Vale ressaltar que a história não aconteceu logo de cara, chegando o primeiro esboço nas mãos do Maurício em 2013, porém só ganhando os papeis mesmo só dois anos depois.

Graphic MSP Louco Fuga 4

Do esboço inicial, pouco se aproveitou, mas a ideia dos pássaros, das gaiolas e do Louco criança já estavam ali! A busca pelo tom, levou eles ao mote que seria “Fuga”.

Rogério Coelho é um autor e ilustrador que tem aquele lúdico nos traços típico de livros infanto-juvenis que você gosta de folhear mesmo depois de adulto. E isso é essencial à essa que é uma das MSP mais bonitas que eu já vi.

Em Fuga, Rogério Coelho narra a história do Louco, de suas incursões de onde ele vem e pra onde ele vai entre uma aparição ou outra para a turma. E a sua busca pela eterna liberdade, simbolizada aqui por um pássaro.

De cara, a história mostra o Louco fugindo de robôs que querem prendê-lo. São os Guardiões do Silêncio. “Os Guardiões do Silencio servem para prender, não para pensar”. Basicamente, ele passa a história toda lutando por sua liberdade. E tentando libertar o pássaro aprisionado pelos guardiões. Para isso, o louco usa seus vastos (e incompreendidos poderes).

Num determinado momento da História, temos um vislumbre de todo o multiverso das MSPs. Uma verdadeira arte digna de se emoldurar e pendurar na parede. Aliás, a HQ toda é digna de molduras. Não a toa, em 2015, ano de lançamento de Fuga, o Rogério ganhou o Troféu HQ Mix de melhor desenhista nacional.

Graphic MSP Louco Fuga 4

Você vai precisar ler Fuga umas duas ou três vezes. Por que a história é linda, complexa e a arte, uma das coisas mais lindas e apaixonantes que eu já vi.

Rogério Coelho já havia mostrado seu talento com personagens da Turma da Monica antes, no MSP – Novos 50 (numa linda e curta história do Dinossauro Horácio) e no Monica(s), mas é aqui, em Louco: Fuga, que Rogério nos entrega sua obra prima. Um quadrinho para se guardar na memória e se revisitar uma pá de vezes, e a cada nova leitura, perceber como é louco o mundo do Louco.

A MSP do Louco foge a várias regras, justamente por não ser uma HQ que se prende às estruturas tradicionais de uma história em quadrinho e mesmo das MSPs. Além de fugir da diagramação tradicional, a arte da capa compõe um quadro entre capa e quarta capa. Uma estrutura que não é replicada em nenhuma outra MSP. Uma grande história contada quadro a quadro de uma forma absolutamente original e deliciosa de ler!

.
Não deixe de conferir nossas matérias com os Maiores Vilões do Quarteto Fantástico, os Maiores Vilões dos X-Men e os Maiores Vilões do Homem Aranha e nossa lista com As Melhores Hqs da Marvel Comics!

 

Avaliação: Excelente!

Compre Louco Fuga clicando na capa abaixo! 

Graphic MSP Louco Fuga 4

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Daniel Miranda – @negrogeek
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Louco Fuga Louco Fuga Louco Fuga Louco Fuga Louco Fuga Louco Fuga Louco Fuga Louco Fuga

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade