14 filmes e series sobre Viagem no Tempo é uma lista que vai sendo atualizada constantemente! Então, fique ligado sempre e, se tiver alguma dica pra ser incluída aqui, deixe nos comentários das redes sociais!

Com a chegada da última temporada da aguardada e elogiada série Dark (2017-2020) na Netflix, foi necessário atualizar nossa preciosa lista e incluir mais alguns projetos de audiovisual, animações, filmes e séries sobre viagem no tempo.

Linhas do tempo, voltas ao passado e rápidas visitas ao futuro não são um tema novo no cinema nem na TV. Por isso, separamos grandes produções – mesmo que sejam pequenas em orçamento – que tem essa temática e são imperdíveis!

Vamos lá?

.

14 filmes e series sobre Viagem no Tempo – FILMES

.

1 – Trilogia De Volta para o Futuro

Em 1985 foi iniciada a trilogia De Volta para o Futuro (Back to the Future). O filme já é um clássico associado imediatamente a viagem no tempo e é impossível falar do tema sem lembrar do icônico DeLorean de Marty McFly e Emmett Brown.

A trilogia, uma das mais bem planejadas e bem sucedidas da história, acompanha as aventuras de Doc Brown (Christopher Lloyd) – um cientista que inventa a máquina do tempo – e o garoto McFly (Michael J. Fox) – que o ajuda a sair de enrascadas no tempo.

O passado e o futuro nunca foram tão divertidos – e as consequências de cada mudança na linha do tempo são incríveis. Com músicas e performances memoráveis, o longa é obrigatório para amantes de cinema!

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 1

De Volta para o Futuro é o grande representante do tema viagem no tempo com seu icônico DeLorean.


2 – Efeito Borboleta

Efeito Borboleta (The Butterfly Effect) foi lançado em 2004 e rapidamente se tornou um filme extremamente falado e lembrado. Nele, acompanhamos Evan Treborn (Ashton Kutcher) que, após passar boa parte da infância com fortes dores de cabeça e desmaios, descobre que pode viajar no tempo.

Ele usa esse poder para tentar melhorar o futuro de seus amigos e família, mas descobre que as coisas podem ser mais difíceis do que parecem. Os efeitos em cadeia do filme e as mudanças provocadas por eles são o principal atrativo desse grande filme que ainda gerou (péssimas) continuações: Efeito Borboleta 2 (The Butterfly Effect 2, 2006)  e Efeito Borboleta 3: Revelações (The Butterfly Effect 3: Revelations, 2009).

Finja que só o primeiro existe e seja feliz!

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 2

Ashton Kutcher é Evan Treborn no aclamado Efeito Borboleta


3 – Looper

Looper: Assassinos do Futuro (Looper, 2012) conta a história de uma sociedade futurística de 2074. Nessa sociedade, os mafiosos eliminam alvos enviando-os ao passado onde matadores de aluguel, conhecidos como Loopers, aguardam para efetuar a execução. Joe é um bem sucedido matador que vê sua vida se complicar quando ele decide usar sua versão do passado para eliminá-lo.

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 3

Joseph Gordon‑Levitt, Bruce Willis e Emily Blunt estrelam Looper


4 – Os Doze Macacos

Os Doze Macacos (Twelve Monkeys, 1995) traz a história de um condenado de 2035 que volta no tempo para descobrir a causa do vírus que praticamente dizimou a raça humana. No ano de 2035 os poucos sobreviventes vivem em abrigos subterrâneos.

O filme, dirigido por Terry Gilliam e estrelado por Bruce Willis e Brad Pitt, envolve viagem no tempo de uma forma curiosa e foi inspirado pelo curta-metragem francês La Jetée (1962). Pitt ganhou o Globo de Ouro por sua performance como ator coadjuvante.

O título ganhou uma série em 2015 que, infelizmente, não chega a altura do longa.

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 4

Brad Pitt e Bruce Willis estrelam Os Doze Macacos de 1995


5 – Donnie Darko

Donnie Darko (2001) é um daqueles filmes que virou cult. Ele conta a história de Donnie (Jake Gyllenhall), um deslocado adolescente que se vê envolvido com sonhos e visões estranhas  acerca de, entre outras coisas, um coelho gigante e o fim do mundo (que segundo suas visões vai acabar em menos de um mês).

Eventos estranhos que envolvem toda a cidade, que tem Donnie em seu epicentro, levam o jovem a uma escolha que pode mudar a vida de todos. O filme tem atuações bem convincentes e o elenco com grandes nomes é apenas uma atração à parte, além de uma citação direta a De Volta Para o Futuro, a presença de Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981) e uma cena-homenagem a E.T.: O Extraterrestre (E.T. the Extra-terrestrial, 1982).

Sua forma de abordar a viagem no tempo é a mais pessimista e estranha de todos os filmes na lista.

Curiosidade: Jake e sua irmã, Maggie, interpretam irmãos no filme.

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 5

Donnie Darko conta com Jake Gyllenhaal, Drew Barrymore, Jena Malone, Maggie Gyllenhaal e Patrick Swayze no seu estrelado elenco.


6 – Déjà Vu

O filme de ação Déjà Vu (2006), conta com a direção de Tony Scott e com o protagonismo de Denzel Washington.

O longa acompanha o agente federal Doug Carlin (Washington) em uma investigação para descobrir as causas de uma explosão fatal em Nova Orleans. No meio dessa investigação, o agente descobre uma forma de viajar pelo tempo e tentar impedir o desastre.

O filme traz uma abordagem característica de filmes de ação para um assunto que não é tão comum em filmes desse gênero e por isso conquistou seu lugar na lista.

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 6

Denzel Washington é o Agente Doug Carlin em Déjà Vu


7 – A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo (The Time Machine, 2002), dirigido por Simon Wells e produzido por Arnold Leibovit, é uma adaptação do romance homônimo de H. G. Wells, de 1895 e pode ser considerado um remake do filme com o mesmo nome de 1960 que teve roteiro de David Duncan.

A história acompanha o cientista Alexander Hartdegen (Guy Pierce) que é obcecado pela possibilidade de viajar no tempo ao mesmo tempo que é completamente apaixonado por sua noiva Emma (Sienna Guillory).

Após a morte de Emma, ele decide viajar no tempo para impedir sua morte e mudar seu futuro. O filme tem desdobramentos incríveis e acaba surpreendendo pela criatividade e encadeamento dos eventos (mesmo que a atuação não seja das mais inspiradas).

Vale mencionar que, apesar de um pouco datado nos efeitos especiais, o original dirigido por George Pal e com Rod Taylor no papel do cientista (naquela versão chamado George), segue sendo muito superior a seu remake e, caso você tenha que escolher entre um ou outro, busque o passado!

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 7

A Máquina do Tempo de 2002 conta com Guy Pierce no papel do Doutor Dr. Alexander Hartdegen


8- Bill & Ted

Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica (Bill & Ted’s Excellent Adventure, 1989) e Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo (Bill & Ted’s Bogus Journey, 1991) são duas comédias muito bem escritas, com várias referências a clássicos do cinema – incluindo O Sétimo Selo (The Seventh Seal, 1957) de Ingmar Bergman –  e dois jovens fissurados em rock mas completamente tapados e aprontando “altas confusões” em diversos períodos do tempo.

Bill & Ted seguem a linha de “heróis” do final dos anos 80 e começo dos anos 90 – uma dupla alienada que lembra Beavis & Butthead ou Wayne & Garth (franquia Quanto Mais Idiota Melhor) – mas com um diferencial: uma cabine telefônica que permite a viagem no tempo.

As aventuras dos dois são totalmente excelentes, a ponto de realizarem um duelo com a Morte e terminarem com Ela tocando baixo em sua banda. A dupla ainda ganhou uma série animada chamada As Aventuras de Bill & Ted (Bill & Ted’s Excellent Adventures, 1990-1991), televisionada pela Rede Globo nos anos 90.

Exatos 30 anos depois da estreia do primeiro filme, os planos para Bill & Ted: Encare a Música (Bill & Ted: Face The Music), o terceiro longa da série, parecem que finalmente verão a luz do dia, com um pequeno teaser tendo sido lançado recentemente.

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 8

Bill & Ted comemoram o terceiro filme: excelente!


9- Durante a Tormenta

Em 2019, quando esta lista estreou originalmente, o espanhol Durante a Tormenta (Durante La Tormenta, 2018) havia acabado de ser lançado na Netflix. Você pode conferir nossa crítica aqui.

O longa acerta na temática de viagem no tempo e traça diversos paralelos com a trilogia de De Volta Para o Futuro, com pequenas menções, referências visuais e até mesmo estruturais. É um filme divertido e surpreendente, um pouco mais sério e pesado que o longa de Robert Zemeckis, mas que mantém aquela sensação genial de “o que seria diferente se mudássemos algo em nosso passado”. 

Tudo acontece na mesma rua, fechando bastante o raio de ação dos personagens e delimitando  a abrangência da tal tempestade do título, motivo pelo qual os personagens se movem no tempo. Com uma produção bem econômica, o filme é muito, muito maior do que esperamos, acertando em fazer bonito com pouco orçamento.

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 9

Personagens do longa espanhol Durante a Tormenta – um De Volta Para o Futuro mais sério.


 

10- A Ressaca

A série de filmes Hot Tube Time Machine, batizada no Brasil como A Ressaca fez com que a galera do The Hangover fosse criativa e batizasse o filme de Se Beber Não Case. Não confunda!

Um deles é sobre o cara que vai casar e faz uma despedida de solteiro. O outro, A Ressaca, é sobre o cara que perdeu a namorada e se reúne com os amigos para passar um feriado num resort de ski e, lá pelas tantas no hotel com esses amigos, entra em uma banheira de hidromassagem e acaba sendo transportado no tempo.

Com dois capítulos, um em 2010 e outro em 2014, o primeiro filme é melhor que o segundo, que acabou sendo só uma esteira do sucesso do primeiro, quase direto pra vídeo. Espere um filme de comédia adolescente misturado com viagem no tempo e não tem o que errar.

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 10

Não confunda! A Ressaca (Hot Tube Time Machine, 2010) não é Se Beber Não Case (The Hangover, 2009). Na dúvida, vá pelo título original e lembre-se da “Banheira Máquina do Tempo”.


.

14 filmes e series sobre Viagem no Tempo – SERIES

.

11- Contos do Loop

Contos do Loop (Tales from the Loop, 2020) é uma serie do Prime Video da Amazon – leia mais aqui – feita pra se parecer um pouco com Black Mirror dentro da natureza um tanto episódica da série e o envolvimento de ficção científica e episódios densos.

No entanto, um dos fortes temas da série é o transporte no tempo que não é explicado muito bem como ou por que – apenas que é “culpa do Loop”, digamos assim. Personagens são transportados ou ficam presos no tempo em diversos episódios, ou ainda, sentem ecos do tempo.

Não é aquele estilo tradicional de viagem em que se usa um aparato para viajar no tempo de maneira controlada, mas sim uma forma mais poética e metafórica de falar sobre escolhas, caminhos seguidos na vida e como ela passa num pequeno, curto e breve instante. Uma série lindíssima que merece atenção.

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 11

Contos do Loop foi inspirada na série de quadros do artista plástico sueco Simon Stålenhag.


 

12- Os Viajantes do Tempo

Essa série dos anos 80 teve apenas 20 episódios e era exibida no Brasil pelo SBT. Uma mistura de Doctor Who com outras produções da época, a série Os Viajantes do Tempo (Voyagers!, 1982-1983) tinha uma premissa divertida, leve e empolgante – para um garoto de 7 anos na época.

Phineas Bogg, membro da sociedade de viajantes do tempo conhecida como Voyagers, viaja pelo tempo com seu Omni, um aparelho que acusa se a linha do tempo está alterada; e seu Guia, um livro de história que registra o acontecimento correto.

Quando Bogg perde seu Guia e o jovem Jeffrey Jones acaba entrando no fluxo do tempo com ele, o garoto passa a ser o “guia vivo” de Bogg, indicando o que há de errado com determinada linha do tempo. Tá aí uma bela série que poderia sofrer um reboot fácil, fácil.

Detalhe, Bogg lembra muito um certo Gladiador Dourado em termos de personalidade…

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 12

Phineas Bogg segura seu Omni: vermelho significa que algo está errado na linha do tempo!


 

13- Doctor Who

A clássica série da BBC dispensa comentários! Você pode saber mais sobre ela aqui e sobre livros derivados e a animação também.

Iniciada em 1963, sofreu pausadas, teve um longa e especiais, voltou em definitivo em 2005 e até hoje segue no ar com a 13a encarnação do doutor, agora uma doutora, singrando o espaço-tempo em sua T.A.R.D.I.S. – uma máquina do tempo que é muito mais do que isso, mas que, por fora, aparenta ser apenas uma cabine telefônica policial inglesa.

Uma série que tem uma comédia quase pastelão em alguns momentos e momentos de gelar a alma dos espectadores em outro. Vale cada segundo para quem é fã do tema e não tem vergonha de voltar a ser criança… você é minha mamãe?

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 13

A doutora em sua 13a regeneração e seus companheiros em Doctor Who.


 

14- Dark

Fechando a lista, não podíamos deixar de falar de uma das melhores séries da história da televisão. Definitivamente, a melhor já feita para streaming.

Com uma narrativa fechada, a série alemã arrebatou os espectadores de 2017 até hoje. Seus criadores, mesmo com vultuosas propostas da Netflix por mais temporadas, seguiram fieis a sua visão criativa e negaram o pedido, mantendo a ideia original de três capítulos.

E eles funcionam muito bem. Perfeitamente. Do primeiro até o capítulo final é possível perceber cada detalhe plantado no início para que tenha uma repercussão posterior. Nada é por acaso. E sim, se você não entender muito da primeira vez, assista de novo.

Bônus para as menções e acenos para De Volta Para o Futuro e A Máquina do Tempo, que vão desde relacionamentos incestuosos ao período de tempo abordado e muito mais, num tom mais escuro e sombrio que seus antecessores.

Confira nosso Ultimato da primeira temporada aqui.

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 14

Poster de divulgação da segunda temporada de Dark, na Netflix.


Menção Honrosa – Rick and Morty

A série animada de Justin Roiland e Dan Harmon foi idealizada incialmente como uma paródia de De Volta Para o Futuro. Iria se chamar Doc and Marty – em menção direta a Doc Brown e Marty McFly – e focaria na relação nada saudável de um senhor de idade e um garoto da vizinhança.

Por sorte, os criadores voltaram um pouco atrás: fizeram do senhor de idade avô do garoto, trocaram os nomes e deixaram a relação… bem, nada saudável ainda.

A série é uma das melhores coisas já feitas, além de ser insana, desrespeitosa, visceral, mordaz, obscena, sem noção, vanguardista e tudo o que uma pessoa de bem deve evitar.

Você assiste? Gosta? Ah, tudo bem. É só um desenho. E desenhos são pra crianças, certo?

Leia mais sobre ela aqui.

 

14 Filmes e Series sobre Viagem no Tempo 15

“Ei Mooooor(arroto)ty! Acho que estamos no futuro.” Cena de Rick & Morty, um desenho animado “família”.


 

E essa foi nossa lista – atualizada!

Qual o seu filme ou série favorita sobre viagem no tempo?

Conte pra gente nos comentários!

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza e Alexandre Baptista

Sobrecapa Logo
Edição: Alexandre Baptista
Imagens: Reprodução
Matéria originalmente publicada em 27 de março de 2019. Atualizada em 01 de julho de 2020.

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais matérias, notícias e reviews sobre filmes.

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: