Por Lucas Souza

 

A fase do aclamado roteirista Tom King tem sido alvo de muitas críticas até agora. O autor promoveu mudanças significativas, como o relacionamento com a Mulher-Gato entre outras, que não necessariamente agradaram a maioria. Segundo ele, tudo é parte de um grande arco que só se fechará na centésima edição. Gostando ou não do trabalho dele à frente do Morcego, é inegável a qualidade e potencial de seus roteiros – vide Sr. Milagre, Visão, Sherife da Babilônia entre outros.

A edição “Batman” #24 da Panini dá uma ideia de como Tom King sabe trabalhar histórias curtas e bem montadas. A HQ da panini reuniu as originais americanas “Batman” #45 – 47 publicadas em 2016 nos EUA. As histórias trazem o arco completo “O Presente”.

 

Batman & Gladiador Dourado de Tom King 1


Gladiador Dourado enlouquece no arco “O Presente” de Tom King na revista Batman

 

A história de Tom King traz um Gladiador Dourado preocupado com o que dar de presente de casamento ao Homem Morcego. Inspirado por uma história que ele ouviu (onde um certo homem de aço ganha uma flor assassina de Mongul… Não pegou a referência? “Para o Homem que tem tudo” de Alan Moore) ele decide dar ao Batman um gostinho de como seria a vida dele caso os Wayne não tivessem sido mortos. Olha, que [email protected]##a de presente é esse???!!

Segundo o Gladiador Dourado, a ideia era o Batman ver seus pais uma última vez e perceber que tudo precisaria acontecer do jeito que foi para que ele fosse verdadeiramente feliz. Obviamente, as coisas acontecem de uma forma muito diferente e o que temos nas três edições que compõem o arco é uma loucura temporal completa em Gotham City. A “não morte” dos Wayne muda absolutamente tudo e o destino da Terra foi diferente por conta disso.

 

Batman & Gladiador Dourado de Tom King 2
Um Batman militarizado é uma das consequências do presente do Gladiador Dourado na HQ de Tom King

 

Tom King tem dois grandes méritos nessa HQ: ele soube usar de forma perfeita o ritmo da história (que não é lento nem rápido demais) e soube brincar com o conceito de “efeito borboleta”. Um assassinato muda a vida de todos os envolvidos – ex-robins, vilões, parceiros e até da Liga da Justiça. O Universo DC sofre modificações profundas. A história é um novo lembrete do quanto Bruce Wayne sente falta dos seus pais e do que ele estaria disposto a abrir mão para estar com eles. O curto arco de Tom King merece ser lido pelos fãs do Morcego que apreciam uma boa viagem no tempo – mesmo que não tenham gostado da fase de Tom King como um todo (sem falar que é sempre bom matar as saudades do Gladiador Dourado).

 

Batman & Gladiador Dourado de Tom King 3
Gladiador Dourado enfrenta um Batman bem diferente em “O Presente” de Tom King

 

Não sabemos ainda a construção que a fase de Tom King terá ao seu término – e nem se seu grande arco de 100 edições será relevante. Mas sabemos que o autor é mestre quando se dedica a pequenos arcos.

A criatividade e maestria mostradas em “O Presente” são só mais uma prova do que o autor pode entregar.

 

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais notícias e reviews sobre HQ´s!

 

 

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon