A HQ Contos do Multiverso das Trevas 1 da DC Comics é um verdadeiro parque de diversões para os fãs de universos paralelos. É como voltar ao passado e reler as HQs do Elseworld da editora (chamada no Brasil de Túnel do Tempo). A diferença? Aqui estamos no Multiverso das Trevas e sabemos que as coisas não vão terminar bem….

A edição brasileira da Panini Comics reúne 5 edições americanas que mostram pontos chave do Universo DC que acabaram seguindo por caminhos diferentes. As histórias são assinadas por nomes como Scott Snyder, James Tynion IV, Tim Seeley e outros.

A edição nacional, chamada Contos do Multiverso das Trevas 1, reune as HQ´s americanas: “Tales From the Dark Multiverse: Batman Knightfall”, “Tales From the Dark Multiverse: Death of Superman”, “Tales From the Dark Multiverse: Blackest Night”, “Tales From the Dark Multiverse: Infinite Crisis” e “Tales From the Dark Multiverse: The Judas Contract”.

A brincadeira proposta por esses Elseworlds do Multiverso das Trevas é simples: elas pegam momentos marcantes e icônicos do Universo DC e mostram que eles podem ser muito piores do que são.. Vamos falar de cada uma das edições mas vale salientar que elas tem uma boa entrega com histórias fechadas e modificações que realmente convencem – a que fica devendo um pouco nesse sentido é a trata da história “Contrato de Judas”, mas ainda sim é uma boa trama. 

.

Contos do Multiverso das Trevas 1“E se Bruce Wayne nunca se recuperasse o manto do Batman?” é um dos questionamentos levantados na HQ Contos do Multiverso das Trevas

.

.

Antes de falarmos de cada uma das tramas, é importante salientar que a história nos apresenta os eventos do Multiverso das Trevas sob a ótica de um novo personagem: Tempus Fuginauta. O personagem é descrito, por ele mesmo, como sendo uma espécie de guardião entre o Multiverso tradicional e o Multiverso das Trevas (não está fazendo lá um bom trabalho, né? Basta vermos os eventos de Noite de Trevas Metal). 

Tempus Fuginauta diz, em suas introduções, que uma das maiores crises do Universo DC está chegando e que ele está olhando o Multiverso das Trevas em busca de guerreiros que possam ajudar na vindoura batalha. Posso te dizer que apesar dessa introdução (que dura 3 ou 4 páginas) a HQ não é só para quem está acompanhando o que tem acontecido na Editora das Lendas e está se preparando para o evento Death Metal. A HQ pode (e deve!) ser lida por aqueles que estão completamente alheios aos rumos atuais da editora e querem apenas uma diversão descompromissada em histórias onde absolutamente tudo dá errado. Vamos lá?

.

1- Tales From the Dark Multiverse: Batman Knightfall

.

Contos do Multiverso das Trevas 1Bruce Wayne nunca retorna para reassumir o manto em uma história sombria!

.

Bruce Wayne é derrotado por Bane e Jean Paul Valley assume o manto do Homem-Morcego por um curto período de tempo – essa é uma forma muito simplificada de olhar para a aclamada saga A Queda do Morcego. Na história original as loucuras do novo Batman – que estava descontrolado – chegam ao fim pelas mãos de Bruce Wayne, que tem seu triunfal retorno. Na HQ de Contos do Multiverso das Trevas, o velho Batman é derrotado e obrigado a assistir o reinado de Jean Paul durante 30 anos em condições extremamente cruéis.. O desenrolar dessa história traz surpresa atrás de surpresa!

.

2- Tales From the Dark Multiverse: Death of Superman

.

Contos do Multiverso das Trevas 1Lois Lane culpa o mundo pela perda de seu amado nessa versão distorcida do clássico A Morte do Superman

.

A morte do Superman é uma história clássica que dispensa apresentações – a HQ figura inclusive na nossa lista de melhores histórias do azulão. Nesse universo sombrio, Lois Lane fica amarga e culpa os heróis pela morte de seu amado. A personagem se une ao Erradicador e promove uma verdadeira revolução na Terra. Obviamente os atos colocam a “heroína” em rota de colisão com os antigos companheiros de seu marido. O resultado? Uma versão mais louca e sangrenta de Injustice com direito a um tremendo plot twist no final!

.

3- Tales From the Dark Multiverse: Blackest Night

.

Contos do Multiverso das Trevas 1Os zumbis dominam esse universo sombrio na HQ que reinterpreta a história de “A Noite Mais Densa”

.

O clássico de Geoff Johns à frente dos Lanternas Verdes também não ficou de fora da HQ Contos do Multiverso das Trevas. Nessa história vemos um Sinestro que falhou em dividir a luz branca e acabou ocasionando a vitória de Nekron. A história acompanha Lobo, Columba e o próprio Sinestro em um último esforço para salvar o universo. Prepare-se para ver Novos Deuses Zumbis (sim, é divertido pra caramba!!).

.

4- Tales From the Dark Multiverse: Infinite Crisis

.

Contos do Multiverso das Trevas 1Besouro Azul sobrevive e muda completamente o desenrolar da Crise Infinita

.

A morte do Besouro Azul nas mãos de Maxwell Lord é, facilmente, um dos momentos mais tristes da HQ Crise Infinita de Geoff Johns. O personagem, que pensa haver descoberto uma conspiração, é ignorado por seus colegas e acaba morto por Lord após recusar se juntar ao personagem. Nessa versão, o Besouro Azul sobrevive e decide que ele mesmo irá impedir os principais eventos que levam a crise: Guerra Rann Thanagar, Ascensão do Irmão Olho, criação da Sociedade dos Vilões.. Ted Kord desvenda todos os perigos mas isso pode não ser necessariamente bom… Um dos contos mais divertidos dessa primeira coletânea.

.

5- Tales From the Dark Multiverse: The Judas Contract

.

Contos do Multiverso das Trevas 1Poderia Terra se tornar uma personagem ainda mais desleal? Descubra nessa releitura do clássico “Um Contrato de Judas”

.

O clássico de Wolfman e Pérez é, indiscutivelmente, uma das melhores histórias dos Novos Titãs. Na história descobrimos que a heroína Terra era na verdade uma espiã de Slade. A trama se desenrola e, no fim, os Titãs vencem e Terra acaba perdendo a vida.Nessa reinterpretação que vem direto do Multiverso Sombrio, vemos Terra criar uma empatia com Robin (que planejava mudar sua identidade super heróica) e – acredite! – isso piora muito as coisas.

.

Contos do Multiverso das Trevas 1 - O Ultimato 1

.

Essa edição é a única que eu senti que se beneficiaria demais de páginas adicionais. A ideia é boa mas o pouco espaço para o desenvolvimento e aprofundamento acabam fazendo com que ela fique meio rasa em comparação com as outras. Não é ruim, mas tinha potencial para ser mais!

.

Vale a pena ler a HQ Contos do Multiverso das Trevas 1 da DC Comics?

.

Muitos leitores brasileiros começaram a se perguntar se a coletânea Contos do Multiverso das Trevas 1 vale a pena por conta do preço. A Panini Comics reuniu 5 edições americanas em uma publicação que ficou com mais de 250 páginas e – por isso – ficou com um preço de capa elevado (R$60,00). As histórias passam longe de serem geniais mas confesso que me diverti demais ao ver eventos icônicos da DC Comics se tornando ainda mais trágicos. As tramas vão provocar nos leitores mais antigos uma tremenda nostalgia por conta do formato que lembra os Elseworlds da DC Comics e os What If da Marvel Comics.

.

Dito isso, digo que não, não vale a pena por esse preço de capa – teria sido mais interessante reunir menos edições em mais encadernados que tornassem a publicação mais acessível. Mas se você é fã da DC e de histórias de Multiverso, te digo que essa HQ vai te divertir muito. Aguarde uma promoção e adquira a sua – garanto que a viagem vai te surpreender!

.

Quer conhecer outras grandes obras da DC? Confira nossa lista de melhores HQ´s da Liga da Justiça!

.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Contos do Multiverso das Trevas 1 Contos do Multiverso das Trevas 1 Contos do Multiverso das Trevas 1 Contos do Multiverso das Trevas 1 Contos do Multiverso das Trevas 1 Contos do Multiverso das Trevas 1 Contos do Multiverso das Trevas 1 Contos do Multiverso das Trevas 1 Contos do Multiverso das Trevas 1 Contos do Multiverso das Trevas 1

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: