Se você é fã daqueles encontros entre grupos de super-heróis onde temos ameaças gigantescas e muita ação, o Baú de HQ´s de hoje é para você porque o encontro dos Titãs com a Legião dos Super-Heróis em Universo Incandescente é exatamente isso!

Conheça mais sobre Universo Incandescente

“Titãs & Legião dos Super-Heróis – Universo Incandescente” (Titans/Legion of Super-Heroes: Universe Ablaze) é uma minissérie em quatro partes escrita e desenhada por Dan Jurgens com a arte final de Phil Jimenez. Em terras brazucas a HQ chegou pela Mythos em 2004, no mesmo formato minissérie, e nunca foi republicada – talvez por ser uma HQ sem nenhuma consequência cronológica (apesar de extremamente divertida).

Titãs e Legião dos Super-Heróis - Universo Incandescente - Baú de HQs 1

Dan Jurgens cria uma trama envolvente em “Titãs & Legião dos Super-Heróis – Universo Incandescente”

A trama de Jurgens começa com alguns legionários impedindo o roubo que ia ocorrer em uma pirâmide antiga ao mesmo tempo em que vemos Satúrnia ter pesadelos. Logo os heróis da Legião descobrem unidades criogênicas dentro dessa tumba e dentro das unidades temos Estelar, Donna Troy, Flash (Wally West), Tempest, Sina, Argenta e Arsenal. 

Os Titãs não fazem a menor ideia de como foram parar ali ou onde estão Asa Noturna, Cyborgue e os outros integrantes da equipe. Rapidamente descobrimos que o Irmão Sangue – vilão de longa data da equipe – também está no século 30 e agora é aliado de um novo e poderoso personagem.

Titãs e Legião dos Super-Heróis - Universo Incandescente - Baú de HQs 2

Estrela Negra, a irmã de Estelar, também participa de “Titãs & Legião dos Super-Heróis – Universo Incandescente” da DC Comics

A história de Dan Jurgens é razoavelmente previsível, apesar de conseguir inserir diversos personagens e vilões dos Titãs e da Legião dos Super-Heróis. O que Jurgens faz bem é mostrar a similaridade entre as duas equipes e a interação entre elas. As personalidades são respeitadas e muito bem definidas. O “garanhão” Arsenal, por exemplo, está constantemente fazendo piadas e tentando conquistar uma legionária enquanto Brainiac 5 está sempre carrancudo, arrogante e pensativo.

Obviamente a história iria apresentar um confronto entre as equipes em algum momento – e esse é sempre o receio de quem gosta das duas equipes: ver uma se sobressair em detrimento da outra (afinal, ninguém gosta de ver seu personagem favorito levar uma surra não é mesmo?). “Titãs & Legião dos Super-Heróis – Universo Incandescente” soube justificar muito bem esse confronto e deixá-lo equilibrado. Ver os personagens “saindo no braço” (e se unindo de novo obviamente) é bem divertido!

Titãs e Legião dos Super-Heróis - Universo Incandescente - Baú de HQs 3

Arsenal em um dos seus momentos “Don Juan” em “Titãs & Legião dos Super-Heróis – Universo Incandescente” da DC Comics

Dan Jurgens cria uma história simples, divertida e linear em “Titãs & Legião dos Super-Heróis – Universo Incandescente” da DC Comics. Mesmo mantendo a história simples o autor consegue equilibrar os milhares de personagens que aparecem na história de forma que cada um tenha o seu momento de brilhar – e o final da história é muito bem pensado! Os fãs de HQ´s de Super-Heróis que só querem ver um bom “quebra-pau” sem muito raciocínio ou grandes plots vão se divertir demais com essa história que tem cara de década de 90 mesmo tendo sido lançada nos anos 2000. Uma boa pedida para matar a saudade de tempos mais simples!

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais “Baú de HQ´s”!

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia
Texto publicado originalmente em 18 de fevereiro de 2020. Atualizado em 22 de maio de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!