Ultimato do Bacon

Basquetito All-Stars de Victor Bello – O Ultimato

Em 9 de Mai de 2023 3 minutos de leitura
Basquetito All-Stars de Victor Bello – O Ultimato

Conheça a história de superação e resiliência de Andy, um rapaz de 1,45m que sonha em jogar basquete na NBA em: Basquetito All-Stars de Victor Bello

Em fevereiro de 2023, tivemos a publicação da Mau Gosto Comics #3, revistinha editada pelo insólito Pablo Carranza, desta vez trazendo a história de Andy em Basquetito All-Stars. O criador do personagem e convidado da edição é o famigerado Victor Bello, autor de Sinuca Paranoide: As Tacadas do Bambino (2020) e O Alpinista (2019).

O formato do gibi é o “gibi” (13,5 x 19 cm), igual aos volumes anteriores, com 48 páginas em P&B. A lombada é grampeada ao estilo “canoinha” e os primeiros compradores tiveram acesso a um card exclusivo do Andy. Alerta: a HQ tem cenas fortes, emocionantes e para maiores de 18 anos.

Qual a trama de Basquetito All-Stars de Victor Bello

Andy é o profissional responsável por cuidar do bagaceiro bagageiro de um ônibus de viagem da Cometa. Há 27 anos ele tentava entrar na NBA, mas o fato de ser brasileiro e ter 1 metro 45 centímetros de altura dificultavam muito.

Eis que, um dia, Shakili Oniu – que não fosse o cabelo comprido lembraria mais o Kareem Abdul-Jabbar – pega o busão de Andy durante as férias no Brasil. O baixinho é tão insano em seu sonho que, em uma parada, com a mente nas quadras, acaba roubando a bola do astro e fazendo uma enterrada na cabeça do motorista – acredite! –, que aparentemente morre. 

Basquetito All-Stars de Victor Bello – O Ultimato

O nível das disputas é alto em Basquetito All-Stars. Ou baixo, se depender de Andy

Oniu, vendo o potencial de Andy, o convida para a NBA. No caso, a Nazaré Basketball Association, criada por um missionário cristão argentino chamado Alemão Argentino. Lá, todos os jogadores que foram expulsos de suas ligas originais por algum delito têm uma segunda chance.

Andy entra como armador para o Rede Vida, único dos oito times que nunca foi para o mata-mata nos 10 anos da NBA. Ao seu lado, no quinteto titular, estavam Shak, Siranovič, Argentino Nanú e Maeda Xan Gonzáles.

Confiante, o novato não se acanha e toma conta da equipe, com apoio do coach Karlo “Meninão”. Entretanto, as estatísticas e as críticas mostravam que ele não jogava para o grupo, era mau marcador e errava os arremessos.

O diminuto jogador de São Gabrieto Pai (PR), Terra do Xixi, onde Andy nasceu, terá que reavaliar seu jogo para conseguir a classificação inédita do Rede Vida. Mas o enredo não está apenas nas quadras. O protagonista descobre, nos bastidores, estranhos encontros do Alemão Argentino com engravatados suspeitos, e o quadrinho esportivo ganha tons de suspense. Como Andy encarará tudo isso?

Nos bastidores da NBA, Andy descobre acordos escusos que podem ser mais graves do que imaginamos

Vale a pena ler?

Se você conhece os trabalhos de Victor Bello, já sabe o que esperar. Humor ácido, escatologia, nonsense, pornochanchada e referências da vida real levadas ao esdrúxulo. Ele é, ainda, especialista em reviravoltas e surpresas desconcertantes no roteiro.

Em Basquetito All-Stars Bello está inspirado. Além das loucuras que vemos desenhadas de forma habilidosamente tosca, percebemos inteligentíssimas homenagens a NBA americana e seus astros em suas singularidades. São os craques que vieram do Leste Europeu referenciados no Siranovič, a lenda Manu Ginóbili em Argentino Nanú, a capa com Andy mimetizando o “sshhhh” de jogadores como o saudoso Kobe Bryant (1978-2020) na final das Olimpíadas de 2008…

Digo mais. Ver os dribles de Andy e sua inspiradora e egoísta evolução me fizeram lembrar de todas as vezes que o genial Russell Westbrook forçou o chute com um companheiro livre ao lado, errando. Mas o mais tocante é ver a diferença que o acolhimento a alguém, antes marginalizado por seus grandes sonhos e pequena altura, pode fazer em sua vida.

Reflitamos, se o basquetito era tema de mangá – Slam Dunk (1990-1996), Kuroko no Basket (2011-2014)… –, jornalismo em quadrinhos – Oscar (2022), Barkley, o sem noção (2016)… – e fantasia – Barkley vs. Godzilla (1993), BrooklyKnight (2012)… –, agora também tem uma podreira nacional das boas. Ótima opção de leitura para quem tem tempo a perder…

Gostou do texto? Leia outras matérias do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

JAIMINHO DE VOLTA A TANGAMANDÁPIO (2022) – O ULTIMATO

O ALPINISTA (2019) – O ULTIMATO

CONHEÇA O COMBO COCÔMIX DE PABLO CARRANZA

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Basquetito All-Stars de Victor Bello clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade