Ultimato do Bacon

Sinuca Paranoide: As Tacadas do Bambino (2020) – O Ultimato

Em 8 de Dez de 2021 3 minutos de leitura
UB Sinuca Paranoide 1 PRINCIPAL

Conheça a intrigante aventura de um astuto sinuqueiro que foi sequestrado para roubar R$ 100 mil em: Sinuca Paranoide: As Tacadas do Bambino

Logo que pensamos em quadrinhos trash nacionais, alguns autores vêm à cabeça. Victor Bello, sem dúvida, é um deles. Após o sucesso dos mal desenhados Úlcera Vórtex (2017) e O Alpinista (2019) pela editora Escória Comix, Bello faz sua estreia solo na Pé de Cabra com Sinuca Paranoide: As Tacadas do Bambino (2020).

O quadrinho, de 100 páginas PB, traz a história do sinuqueiro Danete Ho, com as já tradicionais – para quem conhece outras obras do autor – tramas complexas, escatologia, violência, depravação e bizarrice. Tudo com humor de gosto duvidoso e referências a filmes dos anos 1980. Para maiores de 18 anos, a HQ conta com personagens marcantes e carismáticos como Pedra, que é uma pedra.

Qual a trama de Sinuca Paranoide: As Tacadas do Bambino

Danete Ho é neto de uma heroína da Guerra do Vietnã, Babinha Ho, mais conhecida como Toupeira Vietnamita. O apelido veio da época em que se destacou como a melhor escavadora de túneis e esconderijos do exército vietcongue.

UB Sinuca Paranoide 2

O Quiosque Umbigo do Galego, onde tudo começa

Papá Mastrotchelli, chefe mafioso, ordena o assassinato de Babinha Ho após descobrir um golpe durante uma partida de sinuca. Danete, o responsável, ficaria vivo como castigo. Sozinho, após sofrer um acidente buscando se vingar de Mastrotchelli com uma bomba, o sinuqueiro acaba sendo adotado por Mamá Luga, que o protege junto de seu filho, o pequeno Lugo.

É Mamá Luga que ensina os verdadeiros segredos do bilhar para Danete. Lugo, mais velho, se alista no exército e vence a Guerra da Ovelhinha, período em que a mãe morre de lepra. Descobre-se, depois, que o responsável pela infecção era Mastrotchelli.

Danete, àquela altura, após oito anos com Mamá, queria viver honestamente da sinuca, relegando as ideias de vingança e violência ao passado. Lugo, porém, entendendo que o irmão adotivo estava em dívida com a família, decreta: “mata Papá Mastrotchelli ou te matarei.”

O protagonista some e, após seis anos em uma espécie de animação suspensa, acaba conhecendo Galego, dono do Quiosque Umbigo do Galego, e Malinho, um cliente das antigas. Ambos estranham a alta quantidade de caldo de cana que Danete estava ingerindo.

Mais adiante, Galego reencontra Danete e explica que Malinho está lhe chantageando com uma foto imprópria e pedindo R$ 100 mil. Ao descobrir em um cartaz que o sinuqueiro era procurado por Luga, Galego o chantageia a entrar em um campeonato de sinuca que daria o mesmo valor como prêmio.

UB Sinuca Paranoide 3

Danete, Galego e Malinho, precisam encarar diversos desafios no campeonato de sinuca

É quando a aventura começa. Os três, Galego, Malinho e Danete – sequestrado – viajam pelo país para disputar as etapas da competição e conseguir o dinheiro, mas não sem passar por diversas idas e vindas, aprendizados, descobertas, reviravoltas, aventuras, amores, etc…

Vale a pena ler?

Os anos 1980 e 1990 contaram com filmes de diversos tipos de competições, como Falcão: O Campeão dos Campeões (1987), O Gênio do Vídeo Game (1989), Karatê Kid (1984) e Desafio Mortal (1996), com Jean-Cloude Van Damme no papel principal.

Se você gosta desse tipo de produção, é um bom começo para curtir Sinuca Paranoide: As Tacadas do Bambino. Principalmente no caso deste último, com uma pegada de lutas clandestinas com algumas semelhanças às disputas de bilhar no quadrinho.

O longa-metragem sul-coreano Old Boy (2003) também parece ter influenciado o autor. Além da derrocada do personagem e a posterior busca por vingança, existe uma semelhança considerável entre a estética de Oh Dae-su e Danete Ho, os protagonistas.

UB Sinuca Paranoide 4

Danete Ho e Oh Dae-su: influência ou coincidência?

Vale acrescentar que essas possíveis influências se misturam com o estilo de humor ácido cada vez mais presente no underground brasileiro. Nenhuma preocupação com o traçado – embora no caso de Bello, com quadros sempre muito detalhados –, cenas pesadas e completamente nonsense, viradas ótimas e estapafúrdias estão presentes a todo momento.

Não dá para terminar esse texto sem citar dois easter eggs divertidíssimos: uma breve participação de Wilson Lanchão (personagem do Lobo Ramirez) e do pianista de jazz Thelonious Monk. Este, ao menos a mim, pareceu tocar no Bilhar’s Palace Side Pocket.

Minha conclusão: vale a pena ler!

Gostou do texto? Leia outras matérias do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

PODRÃO ANIQUILAÇÃO (2021) – O ULTIMATO

O ALPINISTA (2019) – O ULTIMATO

CONHEÇA SMEGMA DE PABLO CARRANZA

Avaliação: Bom!.

Compre Sinuca Paranoide: As Tacadas do Bambino clicando na capa abaixo! .

UB Sinuca Paranoide 5 CAPA


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça a Academia dos Jovens Titãs de Tim Sheridan (2)

Conheça a Academia dos Jovens Titãs de Tim Sheridan

25 de Nov de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade