Ultimato do Bacon

O Alpinista (2019) – O Ultimato

Em 23 de Set de 2021 4 minutos de leitura
O Alpinista 2019 – O Ultimato (1)

Crime, mistério e intriga política – ou alienígena – se dão em meio a diversos momentos de ação na HQ underground O Alpinista de Victor Bello

O Alpinista (2019) é um ótimo destaque entre as HQs undergrounds e politicamente incorretas lançadas recentemente no Brasil.

Em forma de novela gráfica, com humor ácido e escatológico, Victor Bello nos apresenta uma obra de investigação, ação e sci-fi de cinco capítulos. A publicação é da editora Escória Comix em 221 páginas preto e branco – obviamente, para maiores de 18 anos –.

Mesmo prezando pelo nonsense e por ideias das mais absurdas, o enredo da HQ é consideravelmente complexo e por vezes dá nó em nossos circuitos.

Qual a trama de O Alpinista

Podemos dizer que O Alpinista se trata da história de dois protagonistas que se encontram. O primeiro é o melhor alpinista do mundo, Landoni. A segunda é a agente Norma Leprexau – acompanhada do parceiro Charles Bauduco –, da Agência de Investigação Total Coruja Chinesa. Todos são originários da cidade Cordilheira de São Ermo.

O Alpinista 2019 – O Ultimato (1)

A Maior Montanha do Mundo é primordial na HQ, palco do primeiro e do último capítulo

De início, vemos Landoni escalando a Maior Montanha do Mundo para salvar o filho do prefeito Magdo – que sabe-se lá por que estaria no lugar –.

Após ser atacado por um canibal da Tribo Titus e empalá-lo – acredite se quiser –, eis que uma nevasca o derruba e ele só acorda 58 horas depois, em uma ambulância e sem uma das pernas.

É no veículo que Magdo explica que, devido ao acidente, contratou Pepeu Madovsky, segundo melhor alpinista do mundo. O profissional resgatou Landoni, o filho do prefeito e, por fim, foi morto por sete titus. Madovsky é nomeado, a partir de então, o melhor entre os alpinistas.

Assim começa a derrocada de Landoni. Três meses depois ele vira professor de escalada indoor e, em um acesso de loucura, mata pai e filho que elogiavam Madovsky, estampado em um outdoor. Na fuga, o infeliz é lançado contra a janela do Centro Comunitário de Cirurgia Plástica Dr. Camilo Beleza.

O cirurgião que dá nome ao local tinha acabado de trazer da Rússia um método “revolucionário” de plástica facial: o Stalinkinator 2001, que imprime em 3D qualquer rosto para implante.

A máquina escolhe aleatoriamente a face de Madovsky. Achando ser de um morto qualquer, Dr. Camilo a coloca em Landoni, que estava desfigurado após o acidente.

O Alpinista 2019 – O Ultimato (1)

Landoni e sua bela face de Pepeu Madovsky

Enquanto isso, a agente Norma investiga um corpo no necrotério da cidade que, descobre-se, é do prefeito Magdo. Pelos exames, o político tinha morrido em um acidente de avião há um ano e estava sem pés e mãos, para dificultar a identificação.

Alguns dias para trás, os agentes da Total Coruja Chinesa descobrem que o prefeito impostor extinguiu o corpo de bombeiros e os proibiu de atuarem em casos de incêndio na Cordilheira de São Ermo. Cinco caixas de gel para cabelo inflamável são encontradas na sala da administração pública.

Norma se debruça em duas teorias. Numa, o novo prefeito tinha vínculos ou era dono de uma grande rede de fabricantes de extintores e, criando focos de incêndio em toda a cidade, acentuados pelo gel inflamável, venderia seu produto e ganharia milhões. Outra ideia era a de que tudo fazia parte de uma invasão alienígena.

A história já começa a ficar truncada e cheia de detalhes, né? Tudo isso é parte do primeiro capítulo. E piora muito. O quadrinho segue com a investigação, momentos de combate, violência e humor do mais bizarro, além do encontro dos dois protagonistas.

Vale dizer, O Alpinista tem muitos outros personagens depravados carismáticos, como os Thundervan Ghost, Dr. Megadeth, Mestre To e Guguto Milk, um maluco que fez o implante de quatro seios que dão leite na clínica do Dr. Camilo.

Ah, e não dá para esquecer do Anger, uma espécie de Exterminador do Futuro que persegue os protagonistas a todo momento na HQ.

O Alpinista 2019 – O Ultimato (1)

Norma, Guguto e Bauduco

O último capítulo é apoteótico. Os melhores alpinistas do mundo, os agentes Norma e Bauduco, Mestre To, os Titus e outros aventureiros enfrentam os maiores desafios para chegar ao cume da Maior Montanha do Mundo. Tudo em nome de um bem comum – do qual não darei spoiler –.

Vale a pena ler?

Victor Bello conseguiu criar uma verdadeira e complexa novela gráfica underground. São tantas referências e tanta zoação que é difícil citar. Os nomes dos lugares são esdrúxulos, como o Supermercadex Pimpoleu e o Zobes Planet Games.

Os personagens e seus dramas também, vide o agente Bauduco, que não pode ficar em lugares quentes pois sai chorume de sua cueca – isso é explicado de forma bem mais detalhada no quadrinho –.

Tudo é desenhado de forma mal-feita bem característica. Apesar de Victor Bello criar traços difíceis de enquadrar em um estilo, a riqueza de detalhes é imensa e os personagens passam exatamente a emoção que precisam em cada quadro.

Para quem acompanha as produções independentes nacionais, vale destacar um easter egg divertidíssimo. Logo no primeiro capítulo, durante a fuga de Landoni, um ônibus cruza o caminho do protagonista e, na placa de destino: Jardim Smegma.

Bom, já adverti sobre algumas doideiras que aparecem em O Alpinista. Acredite, tudo o que você imaginou pode ser pior. Se estiver preparado, siga em frente!

Gostou do texto? Leia outras matérias do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

PODRÃO ANIQUILAÇÃO (2021) – O ULTIMATO

MJADRA (2020) – O ULTIMATO

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre O Alpinista clicando na capa abaixo! 

O Alpinista 2019 – O Ultimato (1)


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade