Quem é leitor de mangá já ouviu falar de Takehiko Inoue. Famoso por sua grande obra Vagabond (ainda em publicação) que conta a história, quase mítica, do maior samurai do Japão Miyamoto Musashi, Inoue conquistou o mundo dos mangás com seu traço extremamente detalhado – suas páginas são verdadeiras pinturas – e com sua construção profunda de personagens. Vagabond é um marco, mas é óbvio. Quem, dos leitores de mangás em geral, não leria um sobre Samurais? Espadas, honra, jornada.. Tudo meio batido.

Daí vem a genialidade de Slam Dunk. O mangá conta a história de Hanamichi Sakuragi, um delinquente juvenil que está no primeiro ano do ensino médio do colégio Shohoku. E ele começa a evoluir e crescer através do basquete. Inoue escolheu essa temática pouco convencional para um mangá por paixões pessoais, sendo ele mesmo um amante de basquete. Para se ter ideia do nível de importância da obra, ele recebeu em 2010 um prêmio da Associação Japonesa de Basquete por ajudar a popularizar o esporte no país.

 

 

Se a obra é sobre basquete, porque não-amantes do esporte devem ler o mangá? Nunca gostei do tema e me arrependo amargamente de não ter lido a obra antes! No caso de Slam Dunk, o preconceito com a premissa pode acabar nos afastando da publicação.

O mangá, apesar de ter nas arenas do basquete suas grande batalhas, é muito maior do que o esporte. A evolução de Sakuragi enquanto personagem e seu relacionamento com os companheiros de time é sensacional. O traço de Inoue é espetacular e trata os jogos sem exageros (típicos de mangá) e com um realismo de dar inveja. Os relacionamentos, extremamente humanos e evolutivos, fogem do básico e dos estereótipos que eventualmente encontramos em publicações do gênero. Nada de gritos com super enterradas e nomes de movimentos especiais apelativos (sim, foi uma alfinetada em Super Campeões).

Slam dunk na linguagem do basquete quer dizer enterrada. E o nome do mangá não poderia ser melhor. Hanamachi Sakuragi entra no esporte para conquistar uma garota (área na qual ele não costuma performar bem) e vê nas enterradas a principal arma para conquistar e aparecer para sua amada Haruko. O bacana é que durante todo o mangá Inoue aparece nos dando dicas do esporte e falando um pouco sobre sua história. A paixão do mangaká pelo esporte está em todos os detalhes. Repare como o uniforme vermelho do time do Sohoku remete diretamente ao uniforme mítico de Michael Jordan no Chicago Bulls (à época o melhor jogador de basquete – considerado por muitos o melhor até hoje).

 

 

Os jogos em Slam Dunk são verdadeiras batalhas. Saem as armaduras, espadas e cenários gigantescos e entram em cena os uniformes, bolas e a quadras. Mas a sensação é a mesma. Vibramos a cada cesta e defesa de forma surpreendente. A sensação de entrega e superação que vemos nos jogadores é absurda e – a todo momento – Inoue tenta ensinar a nós leitores (e a Sakuragi!) que performance no esporte está liga a muito treino e esforço. A empolgação do público que assiste as partidas também é muito bem retratada e faz uma boa diferença na moral dos personagens – assim como nos esportes tradicionais.

Nenhum grande mangá de batalha (sim, isso É um mangá de batalha) está completo sem uma rivalidade “amistosa”. E Slam dunk confirma a regra. A rivalidade entre Sakuragi e seu companheiro de time Rukawa é sensacional e ajuda demais o personagem a crescer e evoluir. A rivalidade dos dois também faz aflorar os principais momentos cômicos do mangá.

Com pitadas de humor, Slam dunk é um fenômeno pelo seu traço, história,desenvolvimento de personagens e identificação que gera nos leitores. Atualmente sendo republicado pela Panini (em 24 edições), Slam Dunk é uma obra indispensável para aqueles que gostam de grandes histórias.Se você não gosta de basquete, esqueça que o mangá é sobre esporte e pense que é sobre lutas com monstros gigantes ou samurais e dê uma chance a oma obra que atingiu a incrível marca de 120 milhões de cópias vendidas!

 

Clique na imagem abaixo e adquira Slam Dunk com desconto!

 

 

 

 

 

 

 

Para os itens acima, utilize o cupom PIPOCA15 e garanta 15% de desconto a mais

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon