Poucos grupos são tão amados (e tão confusos!) nos quadrinhos quanto os mutantes da Marvel Comics. Os personagens, criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, fazem parte da cultura pop e já tiveram filmes e desenhos animados animados que marcaram gerações. O grupo possui uma das histórias mais complexas das HQ´s com viagens no tempo constantes, universos paralelos com versões malignas, mortes e voltas incontáveis e personagens mudando de lado o tempo todo. Fazer uma lista de Melhores HQs dos X-men não é uma tarefa fácil…

Nossa lista foca, independente do tempo, nas histórias que mais agradam os editores do Ultimato do Bacon! Temos histórias clássicas, histórias da espalhafatosa década de 90, histórias solo do Wolverine e muitos. Aperte seu cinto e descubra conosco se você já leu todas as Melhores HQs dos X-Men!

.

Lista de Melhores HQs dos X-Men

.

1- X-Men: Deus Ama o Homem Mata de Chris Claremont

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 1Claremont criou uma das histórias mais icônicas dos X-Men e ela não podia ficar de fora da nossa lista

.

Começar uma lista de Melhores HQ´s dos X-Men sem “Deus Ama o Homem Mata” de Chris Claremont é impossível. O autor, que vai aparecer mais vezes na nossa lista, cria uma história que representa perfeitamente a luta dos mutantes contra o preconceito. Esqueça os aliens e as viagens no tempo. A simplicidade é o grande ponto dessa HQ que também está na nossa lista de Melhores HQ´s da Marvel Comics.

Inicialmente lançada como uma história independente na série Marvel Graphic Novels #5 em 1982, essa edição mostrou a primeira aparição de uma das principais dores de cabeça dos vindouros anos dos X-Men: o reverendo William Stryker e seus purificadores. Stryker eventualmente se tornou até mesmo vilão de X-Men 2.

A história é baseada pesadamente na intolerância, com Stryker, um reverendo, realizando cultos onde incita o ódio contra os X-Men, que em seu ver são demônios. Há uma clássica cena onde o reverendo apoia seu ódio principalmente na aparência demoníaca de Noturno.

Claremont escreveu diversos arcos dos mutantes, mas com certeza esse foi um dos que melhor captaram a noção de como os X-Men representam minorias perseguidas, e de como o pensamento de massa acaba afetando aqueles mais indefesos, exemplificado pela abertura da saga onde duas crianças são brutalmente assassinadas apenas por serem mutantes.

Aqui no Brasil, a edição tem sido esporadicamente relançada em encadernado pela Panini. Confira aqui nossa review completa!

.

2 – A Saga da Fênix Negra de Chris Claremont e John Byrne

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 2A Jean Grey dominada pela fênix é uma das imagens mais emblemáticas dos X-Men

.

Nas mãos de Byrne e Claremont, os poderes de Jean Grey atingiram níveis inimagináveis quando ela se tornou a Fênix. Conversas de bastidores contam que os poderes crescentes dela se tornaram um problema e ela precisava “sumir”.

A Saga da Fênix negra (Uncanny X-Men 129-138) lida justamente com a queda da heroína. Sob a influência de Jason Wyngarde, o Mestre Mental que buscava um lugar no círculo interno do Clube do Inferno, Jean se torna cada vez mais distante da realidade e dos X-Men, até que acaba abandonando de vez a equipe em favor do Clube do Inferno.

Durante uma batalha com seus amigos, Jean acaba rompendo as últimas barreiras contra a Fênix, se tornando a Fênix Negra, liberando um poder imensurável. Ao fugir para o espaço, ela acaba destruindo um planeta, atraindo a atenção dos Shi’ar, Kree e Skrull.

Com a ajuda de Xavier, Jean tem sua mente restaurada, mas ao ser confrontada com os crimes da Fênix Negra e com a perspectiva de que seus amigos X-Men estão prontos para morrer para salva-la, Jean opta por se sacrificar, encerrando este capítulo da história da Fênix. Eventualmente, diversos pontos sofreram retcons, mas por um tempo, este foi o fim da heroína/vilã.

A história foi republicada aqui pela Panini e pela Salvat.

.

3 – Novos X-Men de Grant Morrison

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 3Grant Morrison cria uma fase controversa e divertida no seu run e não poderia ficar de fora da lista de Melhores HQ´s dos X-Men

.

Quando Grant Morrison assumiu o título dos X-Men em 2001, ele renomeou o título para Novos X-Men, porém a numeração continuou do volume antigo, começando na edição #114.

Grant Morrison começou seu run chutando a porta, optando por realizar o maior massacre da história mutante ao destruir a nação mutante de Genosha. A responsável por este ato horrendo foi a vilã Cassandra Nova (veja nossa lista de vilões dos X-Men). Muito mais do que uma simples vilã, Nova foi revelada como sendo a irmã gêmea de ninguém menos que Xavier.

Nova acabou sendo uma das principais ameaças enfrentadas pelos X-Men de Morrison, porém não foi o principal legado do run de Morrison. Para muitos, um dos legados desse run é o infame caso psíquico entre Scott Summers e Emma Frost.

É também neste run que o Projeto Arma X é revelado como sendo “projeto 10”, datando da época da Segunda Guerra, sendo que o Projeto Renascimento responsável pela criação do Capitão América é revelado como o Projeto Arma I.

Aqui no Brasil o arco “E de Extinção” com o surgimento de Cassandra Nova foi encadernado pela Salvat em sua coleção de Graphic Novels. A Panini Comics republicou toda a fase em encadernados capa cartão com o nome “Novos X-Men”.

.

4 – X-Men: A Segunda Gênese de Len Wein e Chris Claremont

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 4Um novo time de X-Men surge e muda a dinâmica dos mutantes para sempre! 

.

Era chegada a hora de modificar o mundo dos X-Men de maneira completa e permanente. E é exatamente isso que acontece na história HQ “Giant-Size X-Men (1975)” #1. A trama criada por  Len Wein e Chris Claremont faz com que os X-Men originais desapareçam em uma missão na misteriosa ilha de Krakoa. O professor Xavier precisa de um novo time para impedir que seu sonho morra com seus alunos originais. 

Uma história bem pensada e bem executada que mostra o começo de um time que é, para muitos, o mais icônico dos X-Men. É o alistamento de nomes como Wolverine, Tempestade, Noturno, Colossus e outros! Uma história que permanece boa até hoje e que é extremamente importante para os rumos que os times mutantes tomaram.

A icônica história foi publicada diversas vezes no Brasil e você consegue encontrar facilmente a HQ em “X-Men: A Segunda Gênese” (2019) da Panini Comics.

.

5 – Wolverine Origens de Paul Jenkins e Andy Kubert

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 5Uma das mais famosas interpretações da origem de Logan não podia ficar de fora da lista de Melhores HQ´s dos X-Men

.

Qual a verdadeira origem de Logan? Como foi sua infância? Como ele descobriu os poderes? A HQ de 2001 responde a todas essas perguntas de forma incrível e com uma maestria ímpar! As relações pessoais, a construção da personalidade.. está tudo aqui! Uma bela história que fica ainda mais emocionante nos traços de Andy Kubert. Descubra como o mutante favorito da Marvel cresceu e se tornou a máquina de matar que os fãs aprenderam a amar!

“Wolverine Origin” pode ser facilmente encontrado no Brasil na HQ capa cartão ou capa dura “Origem” (2003 – Panini) e em “Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel” #26 (2015 – salvat).

.

6- Nação X de Matt Fraction, Mike Carey e Outros

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 6Os X-men se tornam uma “nação ilha” e alcançam a tão sonhada independência dos humanos!

.

Essa é uma das minhas fases favoritas das revistas mutantes! A saga “Nação X” se espalhou por todas as HQ´s dos mutantes e mostrava um mundo novo. Na trama, que se passa após o confronto com os Vingadores Sombrios de Norman Osborn, vemos Ciclope liderar o time para viver em uma recém caído asteróide na baía de São Francisco. 

O desafio dessa fase? Ser deixado em paz pelos humanos.. como sempre! A fase começa em 2009 na HQ “X-Men: Legacy Annual (2009)” #1 e vai até a saga “Vingadores vs X-Men” de 2012. “Nação X” traz uma das cenas mais icônicas das HQ´s: Magneto se ajoelhando perante o líder Ciclope.

No Brasil o começo da fase pode ser encontra em “X-Men” (1ª série) #107 – #117 e “X-Men Extra” (1ª série)  #111 – #113.

.

7 – Os Surpreendentes X-Men de Joss Whedon

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 7O incrível trabalho de Joss Whedon na série de 2004 não poderia ficar de fora da lista de Melhores HQ´s dos X-Men

.

Se você me perguntasse qual a melhor série para dar para um novo leitor conhecer os X-Men, eu certamente diria que é “Astonishing X-Men” de Joss Whedon. A série tem um clima aventuresco que mistura tudo que uma aventura da equipe precisa: viagem no espaço, uma ameaça icônica e um time de peso! Guerras interplanetárias, ataques a Mansão X, retorno de antigos personagens e muito mais acontece nessa saga que ainda traz uma dinâmica de equipe sensacional!

Toda a fase de Whedon nos X-Men pode ser encontrada nos 3 primeiros números dos encadernados da Panini Comics chamados “Surpreendentes X-Men”.

.

8- Wolverine Arma X de Barry Windsor-Smith

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 8Mais uma HQ sobre a origem de Wolverine chega a lista de Melhores HQ´s dos X-Men

.

O passado de Wolverine sempre foi um mistério desde o surgimento do personagem, e diversas histórias foram lançadas para preencher essas lacunas. Dentre elas, em Marvel Comics Presents de 1991, coube a Barry Windsor-Smith contar sobre o sinistro programa que conferiu a Logan suas garras de adamantium.

Com sua arte e narrativa remanescentes de um filme de terror, Barry mostra como a maquiavélica equipe do Projeto Arma X desumaniza Logan para reduzi-lo apenas a um experimento de laboratório para cumprir sua agenda maligna.

Encadernada pela Salvat, essa edição é importantíssima para a mitologia do carcaju mais amado da Marvel Comics.

.

9 – Dias de um Futuro Esquecido de Chris Claremont e John Byrne

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 9Um futuro distópico onde a raça mutante foi aniquilada é o tema da HQ de Claremont e Byrne

.

Criada por Claremont e John Byrne e Terry Austin, Dias de Um Futuro Esquecido foi lançado em Uncanny X-Men #141-142 de 1981, mostrando um futuro sombrio em que os Sentinelas ultrapassaram sua programação, aprisionando os mutantes e eliminando até mesmo outros super-humanos.

A história serviu de base para o filme de mesmo nome, entretanto, é Kitty quem é enviada ao passado para impedir que a morte do senador Kelly desse início ao plano de extermínio dos mutantes.

A história é constantemente republicada aqui pela Panini, principalmente pela associação ao filme, mas com certeza vale a leitura (porque é melhor que o filme principalmente).

.

10 – De Volta ao Lar de Chris Claremont e John Byrne

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 10Um dia de descanso dos X-Men se torna uma luta pela liberdade de Wolverine quando o Guardião surge!

.

Essa história de Byrne e Claremont é incrível por dois motivos: mostrar um dia de descanso cotidiano da equipe (após uma missão pesada) e apresentar uma trama complexa que apresenta um personagem que se tornaria muito popular. 

Na história vemos um momento de relaxamento dos X-Men se tornar um verdadeiro inferno quando o Guardião – ou arma Alfa – aparece para levar o Wolverine de volta ao Canadá. O confronto é impressionante e fica claro que o Guardião retornaria para novos confrontos. A fama foi tanta que o grupo do personagem, a Tropa Alfa, ganhou uma revista escrita pelo próprio Byrne! 

O primeiro confronto do Guardião com os X-Men foi publicado no Brasil diversas vezes e pode ser encontrado em “Os Maiores Clássicos da Tropa Alfa” #1 (2007).

. 

As 26 melhores HQs dos X-Men 11

.

11 – Massacre de Mutantes de Chris Claremont e Outros

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 12Diversos personagens da Marvel são arrastados para o dramático evento “Massacre de Mutantes”

.

Massacre de Mutantes é uma das sagas mais dramáticas dos X-Men. A história gira em torno do confronto do grupo de mutantes chamado Carrascos, então comandado pelo Sr. Sinistro, e os Morlocks. Na HQ, os Carrascos precisam cumprir a ordem do Sr. Sinistro e exterminar os Morlocks, que moravam no esgoto e eram vistos pelo mesmo como aberrações genéticas que manchavam a superioridade dos mutantes.

A trama envolve outros personagens do Universo Marvel e seu grande chamariz é a execução que possui confrontos dramáticos, mortes, reviravoltas e deixa um rastro de feridos que é gigantesco. Uma luta contra o tempo para salvar os Morlocks.

A saga, originalmente lançada em 1986, pode ser conferida na íntegra no Brasil no encadernado “ Os Maiores Clássicos dos X-Men” #3 (2005) da Panini Comics.

.

12 – X-Men: A Era do Apocalipse de Scott Lobdell, Terry Kavanagh, Howard Mackie e Outros

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 13Uma das sagas mais faladas dos mutantes não podia ficar de fora da nossa lista de Melhores HQs dos X-Men

.

O que aconteceria se o professor Xavier não estivesse lá para guiar a raça mutante? O que aconteceria se o poderoso mutante Apocalipse dominasse o mundo e impusesse as suas leis? A Era do Apocalipse é a HQ que responde a essa e outras perguntas. A trama fluída e intensa apresenta diversos novos personagens e modifica de forma profunda o destino dos principais X-Men. Uma saga obrigatória para os fãs da equipe!

A gigantesca saga que começou a ser publicada originalmente nos EUA em 1996 pode ser encontrada no Brasil facilmente nas edições de 2012 “X-Men: A Era do Apocalipse” #1 – #6 da Panini Comics.

.

13 – O Velho Logan de Mark Millar

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 14Um futuro distópico onde os heróis perderam é o lar de um Logan bem diferente do que estamos acostumados.

.

Mais uma HQ solo do Wolverine chega na nossa lista! A trama de Mark Millar é extremamente bem pensada e bem construída e deixa os leitores de boca aberta com a concepção e a execução das ideias. É realmente uma HQ intocável!

Na trama vemos um Logan bem diferente do assassino que estamos acostumados. Aqui, o personagem é um velho que vive em uma fazenda com sua família em um mundo dominado por vilões. O maior problema de Logan nesse contexto é pagar o aluguel que é devido a uma “gangue de Hulks”. Só nesta introdução já temos um volume grande de elementos que despertam curiosidade e a coisa só fica ainda maior quando Logan precisa se juntar ao velho Gavião Arqueiro para ganhar um dinheiro e garantir o pagamento do aluguel….

Originalmente lançada em 2008, a obra ganhou um encadernado capa dura pela Panini Comics em 2020. O encadernado possui a trama na íntegra!

Confira aqui nosso review completo da obra!

.

14 – A Batalha do Átomo de Brian Michael Bendis

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 15Bendis entrega um roteiro intrigante no arco que é, infelizmente, o único marcante de sua fase nos mutantes.

.

A passagem de Bendis nos X-Men foi, no mínimo, apagada. O autor não conseguiu desenvolver bem as ideias que propôs, mas antes da decepção tivemos um arco que arrepia os fãs mais antigos do X-Men. Após a morte de Xavier, os X-Men se dividiram em 2: o tradicional colégio, agora comandado por Wolverine (!?), e um grupo mais radical e cansado da tirania mutante comandado por Ciclope.

Vendo os acontecimentos, o Fera decide ir ao passado e trazer os cinco X-Men originais para o presente para que eles pudessem falar com suas contrapartes futuras e – quem sabe – mudar seu próprio destino. A HQ possui confrontos interessantes e momentos marcantes (a conversa dos dois ciclopes, Jean descobrindo que estava morta…) que ficam na mente dos leitores. Infelizmente após a saga, os “x-menzinhos” demoram muito a retornar ao passado e o efeito marcante de termos versões passadas no furto acaba se perdendo. De qualquer forma isso não tira o brilho da saga “Batalha do Átomo”.

Originalmente lançada em 2013, “X-Men: Batalha do Átomo” pode ser encontrada no encadernado de 2016 da Panini Comics. Confira também o nosso guia da fase do autor a frente dos X-Títulos.

.

15 – Operação Tolerância Zero de Scott Lobdell

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 16Bastion usa uma nova geração de Sentinelas para tentar exterminar os mutantes de uma vez por todas!

.

A ameaça dos Sentinelas não poderia ficar de fora da nossa lista de Melhores HQ´s dos X-Men. “Operação Tolerância Zero” foi uma saga lançada em 1997 que abalou as estruturas dos mutantes da Marvel. Na saga vemos, mais uma vez, os humanos tomando ações covardes por conta de medo e receio dos mutantes. O inimigo é Bastion, um enigmático e cruel agente do governo que se aproveita do medo dos humanos para conseguir aprovação do governo para seu programa de tolerância zero com os mutantes. Uma história com cara de década de 90 que nos deixa vidrados do começo ao fim!

Para ler a saga completa no Brasil você vai precisar comprar: “Especial do Mês” #1 (Editora Abril – 1999), “Wolverine” #86 – #88 (Abril – 1999) e “ X-Men” #127 – #129 (Abril – 1999).

.

16 – X-Men Primeira Classe de Jeff Parker

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 17A história dos 5 X-Men originais é recontada nesta divertida série de Jeff Parker

.

Jeff Parker tem a missão de recontar os primeiros anos dos X-Men em uma série sensacional! O clima leve e divertido – fora estarmos falando dos primeiros anos – torna a HQ uma boa porta de entrada e vermos a dinâmica da 1ª equipe sendo atualizada para os tempos modernos também é muito interessante.

Os mais de 20 números da série colocam Ciclope, Jean Grey, Fera, Anjo e o Homem de Gelo em rota de colisão com diversos inimigos e personagens da Casa das Ideias: Hulk, Magneto, Thor, Quarteto Fantástico e muitos outros.

A série pode ser encontrada na íntegra nas publicações “X-Men Anual” #2 – #6 da Panini Comics.

.

17 –  X-Men Inferno de Chris Claremont, Louise Jones Simonson e outros

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 18Uma das sagas mais loucas dos Mutantes ganha espaço na lista das Melhores HQs dos X-Men!

.

Os fãs dos X-Men sabem que as histórias da equipe podem ser no mínimo… confusas! X-Men Inferno é a prova de que essa confusão não é necessariamente ruim. Na saga de 1989 vemos a equipe X-Factor, formada pelos X-Men originais, tendo que lidar com a suposta morte dos X-Men, a verdadeira natureza da mulher de Ciclope “Madelyne Pryor” e seu envolvimento com Senhor Sinistro e o que parece ser o surgimento do próprio limbo na Terra! Uma saga que mostra perfeitamente a versatilidade dos Mutantes da Casa das Ideias.

A “rocambolesca” saga dos mutantes da Marvel pode ser facilmente encontrada nas edições capa cartão de 2018/2019  “X-Men: Inferno” #1 – #6 da Panini Comics.

.

18 –  X-Men Destino Manifesto de Ed Brubaker e Matt Fraction

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 19Ed Brubaker e Matt Fraction criam uma fase incrível onde os X-Men mudam seu QG para São Francisco

.

Ed Brubaker e Matt Fraction comandam a fase dos X-Men onde os mutantes mudam pela primeira vez, desde a década de 80 (em uma curta mudança para Austrália), o QG para uma outra cidade: São Francisco. A fase mostra uma espécie de novo começo com Ciclope e os X-Men tentando ficar mais próximos da população ao mesmo tempo que se adaptam a uma cidade completamente diferente de Westchester. Apesar de mais “aberta” ao diferente, a cidade reserva alguns perigos e o preconceito não deixa de existir…

Apesar de termos a relação dos mutantes com a cidade como sendo o principal chamariz da saga, é importante dizer que diversos vilões voltam a ameaçar a paz dos X-Men como Magneto, os Sentinelas, o Clube do Inferno e outros. Apesar de tudo isso, é uma fase mais leve que não podia ficar de fora da nossa lista!

A fase X-Men Destino Manifesto, originalmente de 2008, pode ser lida no Brasil nas HQ´s da Panini Comics: “X-Men” (1ª Série) #91 – #103, “X-Men Extra” (1ª Série) #100 – #101 e “Wolverine” (1ª série) #62 – #65.

.

19 – Equipe Vermelha de Tom Taylor

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 20Jean Grey retorna dos mortos e tenta aproximar humanos e mutantes na série de Tom Taylor

.

Equipe Vermelha é mais um tremendo trabalho do roteirista Tom Taylor e merece lugar na nossa lista de Melhores HQ´s dos X-Men. A trama se passa após o retorno de Jean Grey e traz a personagem tentando realizar o sonho de paz de Charles Xavier. A trama acaba indo por um caminho mais político (o que é ótimo!) e mostra, inclusive, a personagem discursando na ONU. Apesar dos esforços da personagem, e de sua equipe, uma misteriosa (e conhecida) vilã pretende impedir que a paz reine entre as duas raças.

A HQ de Taylor é excelente e possui um ritmo intenso! Saiba tudo no nosso review completo.

.

20 – Complexo de Messias

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 21A guerra pela primeira mutante surgida após a dizimação envolve todos os mutantes.

.

Depois da Dinastia M, a situação mutante chegou a mais crítica de todas, com 198 mutantes sobrando. Quando a primeira mutante depois de desativação do gene X pela Feiticeira Escarlate nasce, uma verdadeira guerra é desencadeada para possuir aquela que é considerada a messias mutante.

A disputa atrai para o campo de batalha os X-Men, os Acólitos, os Purificadores entre outros. É aqui que vemos a destruição da Mansão Xavier “definitiva” que leva a fase dos X-Men em São Francisco. Ed Brubaker estabelece aqui as bases para o Ciclope mais “duro” em suas decisões, disposto a tudo para preservação da espécie mutante.

O crossover se desenrolou por diversos títulos mutantes como Novos X-Men e Fabulosos X-Men, além de desencadear uma nova formação da X-Force e uma nova revista do Cable.

Aqui no Brasil, o crossover saiu em X-Men primeira série da Panini #85-87 de 2009.

.

21 – Cable de Duane Swierczynski

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 22Cable pode estar acostumado com os perigos do futuro, mas agora ele carrega um bem muito mais precioso: a messias mutante.

.

Para evitar que a messias mutante caia em mãos erradas, Scott confia em seu filho Nathan, o mutante viajante do tempo Cable, para criar a menina batizada de Hope no futuro distante.

Além dos problemas que ocorrem normalmente em viagens do tempo, considerando que os futuros da Marvel não costumam ser praias ensolaradas, Cable ainda precisa proteger a criança especialmente de seu antigo aliado Lucas Bishop que culpa a mutante pelo futuro sombrio de onde ele veio originalmente.

Aqui no Brasil, as edições de Cable foram publicadas em X-Men Extra #88-114.

.

22 – X-Force de Craig Kyle e Chris Yost

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 23Ciclope ordena a Wolverine que monte uma equipe que não apenas reaja as ameaças, mas que as eliminem o quanto antes.

.

Depois da batalha sangrenta pela posse da bebê mutante considerada a messias, Ciclope decide que passou da hora de apenas reagir as ameaças e recria a X-Force em sua versão mais violenta para que eles possam combater de maneira proativa os inimigos da raça mutante.

Entre os adversários da equipe, eles precisam lidar com os Purificadores e um renascido Bastion que estão dispostos a tudo para erradicar a raça mutante.

Para combater essas ameaças, Ciclope coloca Wolverine, X-23, Apache e um anjo novamente em sua forma de Arcanjo entre outros nesta equipe sanguinária.

Aqui no Brasil, a revista foi publicada em X-Men Extra #88-116

.

23 – Guerra Messiânica (vários autores)

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 24Bishop faz uma perigosa aliança com Conflito para eliminar Cable e a bebê, e a X-Force acaba intervindo.

.

A segunda parte da “trilogia da Messias Mutante”. Com Cable no futuro encontrando resistência por parte de Bishop e eventualmente acaba caindo em uma linha do tempo dominada por seu clone Conflito.

Para lidar com os perigos do futuro, a X-Force é transportada para o futuro, com um cronometro correndo contra eles tanto para resgatar Cable e a pequena Hope quanto para retornar para seu próprio tempo e conseguir resgatar seus amigos.

Aqui no Brasil, o crossover aconteceu entre as edições de X-Men Extra #99-104.

.

24 – Segundo Advento (vários autores)

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 25Bastion evolui ainda mais para tentar mais uma vez exterminar a raça mutante.

.

A etapa final. A situação mutante continua se deteriorando quando Cable e a agora jovem adolescente Hope voltam ao presente, deflagrando uma nova guerra entre mutantes e humanos.

Ciclope designa equipes para lidar com cada uma das ameaças que eles têm enfrentado nessa fase, como o Conselho Humano, os Purificadores, a Liga Sapiens e principalmente a nova forma de Bastion.

Aqui no Brasil, o crossover ocorreu entre as edições de X-Men #114-116 e X-Men Extra #114-115.

.

25 – Magneto Testamento

.

As 26 melhores HQs dos X-Men 26Magneto não é estranho ao ódio, conhecendo em primeira mão seus efeitos na Alemanha nazista.

.

Muito antes de precisar lidar com o ódio dos humanos pelos mutantes, antes mesmo de se descobrir um mutante aliás, Max Eisenhardt conheceu o ódio do que era diferente por ser um judeu na Alemanha nazista.

Atenção, essa é uma HQ que pode ser considerada pesada, pois mostra sem grandes pudores como era a vida dos judeus da Alemanha em franca ascensão do nazismo. Apesar de contar a origem do mestre do magnetismo, pouco vemos de seus poderes, com exceção do clássico momento em que eles o salvam do pelotão de execução que ceifa as vidas de sua família.

Temos a oportunidade de acompanhar a vida de Max tanto nas ruas tomadas pelo ódio quanto nos campos de concentração onde ele é colocado para trabalhar, testemunhando os horrores que são perpetrados naqueles lugares. Vemos aos poucos a vida que moldou o jovem naquele que se tornaria o flagelo dos humanos, lutando pelos direitos dos mutantes

Magneto Testamento foi publicado aqui pela Panini em encadernado único em 2010.

.

26 – Dinastia M de Brian Michael Bendis

.

dinastia m é uma das mais iconicas e melhores hqs dos x-menBendis cria uma história icônica que reverberou durante muito tempo no Universo dos Mutantes

.

Para fechar com “chave de ouro” a nossa lista de Melhores HQ´s dos X-Men, trouxemos o clássico moderno escrito por Bendis que não é uma história só dos X-men. Na trama, a Feiticeira Escarlate “surta” e cria uma nova realidade onde seu pai, Magneto, é o regente e os humanos não mais perseguem os mutantes. A saga possui um mundo de ramificações e cada herói da editora tem sua vida modificada pelos atos de Wanda. Apenas Wolverine se lembra do mundo real e cabe a ele colocar um fim no reinado de Magneto. Premissa e execução impecável!

A saga de 2005 pode ser adquirida no Brasil no Encadernado “Marvel Deluxe: Dinastia M” da Panini Comics. 

Gostou da nossa lista? Sentiu falta de alguma grande história dos mutantes? Conta para a gente nas redes sociais!

E não deixe de conferir a nossa lista sobre as Melhores HQ´s do Homem-Aranha!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza e João Maia
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: