Os X-Men de Brian Michael Bendis merecem um guia de leitura já faz um certo tempo…

Brian Michael Bendis passou anos à frente de diversas equipes da Marvel (veja aqui nosso guia dos Vingadores), e hoje nós vamos falar sobre os X-Men de Brian Michael Bendis.

 

Vingadores Vs. X-Men
Vingadores Vs. X-Men

Vingadores vs X-Men

Os X-Men tiveram um longo run nas mãos de diversos autores e não é o foco aqui estabelecer toda a situação dos mutantes (que não era boa em grande parte graças ao próprio Bendis em Dinastia M).

Bendis não escreveu o arco Vingadores vs X-Men inteiro, rotacionando com outros autores que eram responsáveis pelos títulos mutantes, mas ficou responsável por dois títulos da linha mutante após a guerra. Entre as revistas sob seu comando, Bendis foi responsável pela polemica decisão de trazer os X-Men do passado para o Universo Marvel atual.

Além dos dois títulos dos X-Men, Bendis também escreveu Guardiões da Galáxia, rendendo dois crossovers, dos quais falaremos mais abaixo.

Conheça os X-Men de Brian Michael Bendis

Ciclope depois de seu papel de “vilão” em Vingadores vs X-Men se tornou o rosto da revolução mutante, se estabelecendo junto com Magia, Emma Frost e Magneto na nova Escola Xavier para Mutantes. A saga dessa equipe de X-Men se passa em Uncanny X-Men vol 3 #1-35 e a edição comemorativa #600 (contando a numeração do vol. 1).

Aqui no Brasil, as edições saíram no relançamento da revista dos X-Men da Nova Marvel, do #1 ao #34 e foram encadernados nas edições listadas abaixo.

Fabulosos X-men Revoluca o
Fabulosos X-Men Destrocados
X-Men A Batalha do Átomo
Fabulosos X-Men O Bom, O Mau e O Inumano
Fabulosos X-Men Vs Shield
Fabulosos X-Men. O Mutante Ômega
Fabulosos X-men Storyville
Fabulosos X-men Revoluca o Fabulosos X-Men Destrocados X-Men A Batalha do Átomo Fabulosos X-Men O Bom, O Mau e O Inumano Fabulosos X-Men Vs Shield Fabulosos X-Men. O Mutante Ômega Fabulosos X-men Storyville

 

Fabulosos X-Men: Revolução

Sinopse: Heróis revolucionários ou perigosos terroristas? Com a mais recente vinda da Fênix à Terra, tudo mudou para os Fabulosos X-Men. O professor Xavier está morto, Ciclope e sua equipe foram declarados fora da lei, e começaram a surgir vários novos mutantes por todo o planeta. Mas essa nova etapa na vida dos Homo superior traz à tona um velho pesadelo: robôs Sentinelas saem à caça dos Filhos do Átomo e tudo que eles protegem.

E, enquanto Ciclope e Emma Frost tentam reaprender a usar suas habilidades descontroladas pela Força Fênix, Magia descobre que está forte como nunca e Magneto se empenha para provar que, mesmo enfraquecido, ainda é o Mestre do Magnetismo!

Contém as edições Uncanny X-Men #1-5

 

Fabulosos X-Men: Destroçados

Sinopse: Os totalmente novos e revolucionários X-Men mal tiveram tempo de se estabelecer como equipe e logo precisam enfrentar Dormammu! Serão os poderes de Magia capazes de se equiparar à feitiçaria do demônio? Illyana ainda está do lado dos Filhos do Átomo? De volta às aulas, os Fabulosos X-Men, que já sentiram na pele o que acontece quando seus poderes estão fora de controle, decidem que isso não pode se repetir.

Um deles aprende que, após deixar a equipe, o mundo “lá fora” pode ser um lugar cruel; outro, por sua vez, aprende o que significa ser um X-Man de verdade. Mas para que eles estão sendo treinados?

E mais: Ciclope e Magneto finalmente acertam suas contas! E um antigo membro da equipe se junta à SHIELD para vigiar os X-Men!

Contém as edições Uncanny X-Men #6-11

 

X-Men: A Batalha do Átomo

Esse foi um crossover entre os títulos mutantes, não apenas dos títulos sob a batuta de Bendis, mas foi lançado aqui pela Panini como um único encadernado.

Charles Xavier está morto. Ciclope e Wolverine lideram cada qual sua equipe. A raça mutante está dividida como nunca. Numa jogada desesperada para salvar o sonho de Xavier, o Fera trouxe os X-Men originais até o presente. Agora, com o fluxo temporal — e toda a existência — ameaçado por sua presença, eles precisam ir embora.

Mas após encarar os horrores que o destino lhes reserva, os jovens Jean Grey e Scott Summers pretendem ficar e forjar seus próprios destinos. Enquanto a discussão esquenta e os ânimos se acirram, os X-Men do futuro chegam com um terrível alerta, procurando evitar o maior erro da história!

Contém as edições X-Men: Batalha do Átomo #1-2; All-New X-men #16-17; X-Men #5-6; Uncanny X-Men #12-13; Wolverine And The X-Men #36-37

 

Fabulosos X-Men: O Bom, O Mau e O Inumano

Sinopse: Após a Batalha do Átomo, tudo muda na nova Escola Xavier, e Kitty Pryde e os Novíssimos X-Men se juntam ao esquadrão de renegados de Ciclope! Enquanto isso, Magneto embarca em uma missão pessoal que o deixa em uma situação delicada com alguns dos X-Men, e com boa parte do Universo Marvel.

Num momento decisivo, o Mestre do Magnetismo se vê questionando tudo aquilo que defendeu durante toda a sua vida, e é forçado a tomar uma decisão que vai mudá-lo para sempre! Enquanto isso, as mulheres da equipe dão de cara com a inumanidade, e Ciclope começa um treinamento um tanto inusitado com sua nova equipe.

Contém as edições Uncanny X-Men #14-18

 

Fabulosos X-Men: Vs SHIELD

Sinopse: Ciclope e seus Fabulosos X-Men estão fartos de serem caçados. Após outro ataque quase fatal de um Sentinela, eles levam a luta até a SHIELD. A diretora da organização, Maria Hill, afirma que não sabe quem está construindo os Sentinelas. Mas também não fez nada para detê-los! Ela confia no elo da mutante Cristal com a SHIELD para ajudar a neutralizar a situação.

Mas Cristal está incapacitada e sob os domínios de Mística – que executa uma imitação bem convincente da mutante! E onde está Magneto, o ex-líder do movimento mutante?

O testamento de Charles Xavier vem à tona e a última vontade do mentor dos Filhos do Átomo é descoberta, mas o que está escrito em suas páginas pode se tornar o ato derradeiro dos X-Men! Poderia uma força até então desconhecida ser a maior ameaça de todas? Como os Fabulosos X-Men vão lidar com as sombras do passado de Xavier?

Contém as edições Uncanny X-Men #19-25

 

Fabulosos X-Men: O Mutante Ômega

Sinopse: Os X-Men se reúnem para o testamento e último desejo de seu amado líder, Charles Xavier. O que eles descobrirão alterará todo o legado de Xavier. E, enquanto eles caçam um mutante todo-poderoso que Charles manteve em segredo, Scott Summers encara seu próprio passado.

Quando estava possuído pela Fênix e assassinou o Professor X, Ciclope arruinou sua antiga vida e rapidamente se tornou um dos homens mais procurados do mundo. Mas a maior ameaça à sua segurança pode estar à espreita nos recônditos sombrios de sua própria mente.

E Magneto retorna aos X-Men, que não ficam nada felizes em vê-lo. Após os acontecimentos durante o evento conhecido como Eixo, a equipe está de volta à escola para lamber suas feridas e buscar uma identidade. Serão eles terroristas, revolucionários, professores ou algo completamente diferente? Para alguns, o Eixo pode ter deixado feridas mais profundas do que se pode imaginar.

Contém as edições Uncanny X-Men #26-31

 

Fabulosos X-Men: Storyville

Sinopse: Ciclope chegou ao limite! Recentes eventos levaram esse já tempestuoso mutante à beira do desastre. Será que Scott Summers conseguirá se salvar da ruína completa? Enquanto isso, Kitty Pryde e Illyana Rasputin encaram um desafio que nunca acharam ter que encarar.

Contém as edições Uncanny X-Men #32-35 e #600

.

Os Novíssimos X-Men de Brian Michael Bendis

O outro título dos X-Men de Brian Michael Bendis lidava com os jovens X-Men do passado, os cinco originais – Ciclope, Fera, Jean Grey, Anjo e Homem de Gelo – trazidos ao presente pelo Fera adulto para tentar forçar um pouco de razão no Ciclope adulto e parar sua revolução mutante.

Foi com essa equipe que aconteceram os crossovers com os Guardiões da Galáxia de Bendis, nos arcos “O Julgamento de Jean Grey” e “O Vórtice Negro”. O Vórtice Negro envolveu diversos outros títulos e personagens.

 

Novíssimos X-Men X-Men de Ontem
Novíssimos X-men Criando Raízes
Novissimos X-men Deslocad os
X-Men A Batalha do Átomo
Novíssimos X-Men Novos Rumos
Guardiões da Galáxia & Novíssimos X-Men O Julgamento deJean Grey
novissimos x-men um a men os
Novíssimos X-Men A Aventura Suprema
Novíssimos X-Men Os Utopianos
Guardiões da Galáxia e X-Men. O Vórtice Negro
Novíssimos X-Men X-Men de Ontem Novíssimos X-men Criando Raízes Novissimos X-men Deslocad os X-Men A Batalha do Átomo Novíssimos X-Men Novos Rumos Guardiões da Galáxia & Novíssimos X-Men O Julgamento deJean Grey novissimos x-men um a men os Novíssimos X-Men A Aventura Suprema Novíssimos X-Men Os Utopianos Guardiões da Galáxia e X-Men. O Vórtice Negro

 

Novíssimos X-Men: X-Men de Ontem

De volta para o futuro! Os cinco alunos originais do Professor X – Ciclope, Garota Marvel, Homem de Gelo, Anjo e Fera – são arrancados do passado e trazidos para o presente. Mas o que eles encontram – a situação atual de seus futuros e do sonho de Xavier – está longe de ser o futuro com que eles sonhavam.

Como esses jovens heróis idealistas vão reagir quando se depararem com o conhecimento opressivo do que o futuro lhes reserva? Quando os amargurados X-Men do presente encaram suas contrapartes do passado, não é um encontro pacífico – e um dos Filhos do Átomo será transformado para sempre.

Contém All New X-Men #1-5

 

Novíssimos X-Men: Criando Raízes

Os X-Men originais vieram do passado para unir suas versões mais velhas no presente, mas o futuro que eles encontram pode dividir a equipe para sempre! O futuro dos mutantes parece incerto. Após sua espécie chegar à beira da extinção, finalmente novos Homo superior começam a surgir, mas, com Charles Xavier morto e seus discípulos divididos em duas facções inimigas, as coisas não vão bem para os X-Men.

E, desde a inusitada chegada da equipe original — que o Fera trouxe do passado para tentar botar um fim no impasse atual —, a tensão entre a Escola Jean Grey para Estudos Avançados e a nova equipe liderada por Ciclope está cada vez maior.

A relação entre os cinco integrantes originais também sofre o impacto das mudanças quando a equipe decide, numa votação, permanecer no futuro. Como os jovens mutantes vão encarar um futuro completamente diferente daquele que esperavam para sua equipe? Quem liderará os mutantes para um novo amanhecer: Wolverine ou Ciclope?

Contém All New X-Men #6-10

 

Novíssimos X-Men: Deslocados

A equipe original dos X-Men permanece num futuro que é ao mesmo tempo mais inspirador e perturbador do que qualquer um dos jovens heróis poderia imaginar. Jean Grey testa os limites de seus poderes, abalando a si mesma e ao resto dos X-Men, o que leva um dos membros da equipe à deserção — e a se unir às fileiras revolucionárias do Ciclope adulto!

E quando a Lady Mental ataca a jovem Jean… será que a história vai se repetir? E ainda: os garotos encaram os Fabulosos Vingadores e o jovem Ciclope se depara com a versão adulta de seu irmão Alex, que ele considerava há muito perdido! Ninguém falou nada sobre isso nas aulas de viagem no tempo!

Contém All New X-Men #11-15

 

X-Men: A Batalha do Átomo

Comentado acima.

 

Novíssimos X-Men: Novos Rumos

Os X-Men sentem as consequências da Batalha do Átomo! A fé de Kitty Pryde na Escola Jean Grey de Wolverine está comprometida. Sem estudantes, o que será dela? Enquanto isso, X-23 está de volta, se junta aos Novíssimos X-Men e… beija o Ciclope? O que será que a Jean acha disso?

A tensão aumenta e os ânimos se acirram quando as duas são forçadas a se unir para enfrentar uma misteriosa força… E ainda: comemore o aniversário de 50 anos da equipe com alguns dos melhores artistas que já passaram pela série!

Contém All New X-Men #18-21 e o especial X-Men Gold #1

 

Guardiões da Galáxia & Novíssimos X-Men: O Julgamento de Jean Grey

Colisão entre espaço e tempo! A chegada dos X-Men originais ao presente repercute em todo o Universo Marvel, mas só tínhamos visto os efeitos na terra – até agora!

Quando os Shi’ar descobrem que Jean Grey, hospedeira da força fênix, está viva e de volta ao planeta, eles resolvem julgá-la pelos atos genocidas da Fênix Negra, sem se importarem com o fato de que esta Jean ainda não entrou em contato com a destrutiva entidade cósmica. Caberá aos Guardiões da Galáxia auxiliarem os X-Men no resgate de Jean, bem como um inesperado aliado, vindo diretamente do passado – ou seria o futuro – de um dos personagens.

Contém All New X-Men #22-24; Guardians of the Galaxy #11-13

 

Novíssimos X-Men: Um A Menos

Passados infinitos, futuros infinitos, perdas infinitas. O Fera é torturado por sua decisão de trazer os X-Men originais ao presente, mas conseguirá ele reparar os danos que causou enquanto a futura Irmandade dos Mutantes persegue os jovens arrancados do próprio tempo?

Os jovens X-Men precisarão se unir novamente para se salvar, mas Jean Grey está diferente. O julgamento Shi’ar a mudou. O que isso significa para seu futuro, para o passado da mulher que ela deveria se tornar e para o resto dos X-Men? Linhas do tempo colidem quando a futura Irmandade realiza seu julgamento final dos Novíssimos X-Men.

Contém All New X-Men #25-30

 

Novíssimos X-Men: A Aventura Suprema

Uma tradição dos x-Men — com uma virada! Saltos dimensionais são uma espécie de rito de passagem dos X-Men, e chegou a hora dos novíssimos X-Men mergulharem de cabeça nessa aventura suprema! Os jovens mutantes viajantes temporais se veem em palpos de aranha quando a emaranhada teia do destino os leva a um universo estranho, porém familiar.

Os novíssimos X-Men encontram Miles Morales, o Homem-Aranha Ultimate! E mais: o Homem de Gelo ataca com tudo quando o jovem Bobby Drake assume a ofensiva! E X-23 pode estar abandonando seus dias de solidão para cair nos braços de um anjo!

Contém All New X-Men #31-36

 

Novíssimos X-Men: Os Utopianos

Com alguns integrantes capturados pelo maligno Senhor Faca, a equipe precisa decifrar os segredos do Vórtex Negro. Rápido! E ainda: o relacionamento de Peter e Kitty sofre uma alteração bastante negativa.

Contém All-New X-Men #37-41

 

Guardiões da Galáxia & X-Men: O Vórtice Negro

É isso que os Guardiões da Galáxia e os X-Men estão prestes a descobrir! Os membros apaixonados das duas equipes, Senhor das Estrelas e Kitty Pryde, roubaram o artefato antigo para mantê-lo longe das mãos do pai de Peter Quill, o imperador deposto de Spartax que agora atende pelo nome de Senhor Faca. Mas o Vórtice concede um vislumbre de poder cósmico a quem olhar para dentro dele. Não faltam pretendentes para um item com tal poder.

O Senhor Faca o quer de volta, e ao seu lado ele tem os Senhores da Matança e o filho de Thanos. Pode esse sombrio espelho entregar a Thane todo o legado do Titã Louco? Então, jamais longe dos conflitos interestelares, há os krees e seu general, Ronan, o Acusador.

Para manter seu prêmio longe das ameaças que se acumulam, Peter e Kitty precisarão da ajuda de todos os seus aliados – incluindo Tempestade, Fera, Capitã Marvel, Nova e os X-Men originais deslocados no tempo, que podem acabar se reunindo com o jovem Ciclope, que havia se aventurado pelo espaço. Mas com o destino do Universo em jogo, será que um ou mais dos heróis reunidos cairá em tentação e abraçará as dádivas oferecidas pelo Vórtice Negro? O poder absoluto corromperá os Guardiões e os X-Men?

Contém Guardians of the Galaxy & X-Men: The Black Vortex Alpha #1, Guardians of the Galaxy #24-25, Legendary Star-Lord #9-11, All-New X-Men #38-39, Guardians Team-Up #3, Nova #28, Cyclops #12, Captain Marvel #14 e Guardians of the Galaxy & X-Men: The Black Vortex Omega #1.

*As edições do crossover estão duplicadas em Utopianos e Vórtice Negro, então em teoria não seria necessário comprar o crossover para completar a coleção.

 

E este foi o guia de hoje! Comente o que achou nas redes sociais e fique ligado no UB para mais guias, toda semana.

 


Créditos:

Texto: João Maia

Edição: Alexandre Baptista

Imagens: Reprodução 

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!