A HQ X-Men Deus Ama o Homem Mata de Chris Claremont e Eric Anderson é, sem sombra de dúvidas, a trama que captura melhor a essência dos mutantes da Marvel Comics. A história é envolvente e realmente nos deixa vidrados em cada página. 

Quando lemos uma HQ como essa e vemos as outras inúmeras fases dos X-Men fica nítida a principal desvantagem dos quadrinhos de super-heróis americanos: os runs eternos acabam colocando em risco o próprio DNA do personagem (ou do grupo nesse caso) e é possível que ele se perca. Quem acha que os X-Men do Hickman são a melhor coisa feita com os mutantes, precisa ler X-Men Deus Ama o Homem Mata para ontem!

X-Men Deus Ama o Homem Mata de Chris Claremont e Eric Anderson (“X-Men God loves, Man Kills” no original) foi lançada nos EUA em 1982 em “Marvel Graphic Novel” #5. No Brasil a HQ foi publicada diversas vezes: “Graphic Novel”  #1 (1988 – editora Abril), “Os Heróis Mais Poderosos da Marvel” #15 (2015 – Salvat), “X-Men: Deus Ama, O Homem Mata” (2003 e 2014 – Panini Comics).

.

X-Men Deus Ama o Homem Mata

Magneto se depara com o preconceito mais uma vez na HQ X-Men Deus Ama o Homem Mata de Chris Claremont e Eric Anderson

.

A trama da HQ X-Men Deus Ama o Homem Mata de Chris Claremont e Eric Anderson

.
O principal vilão dos X-Men sempre foi o preconceito. Na HQ  X-Men Deus Ama o Homem Mata de Chris Claremont e Eric Anderson, esse vilão volta com força total e vemos uma brilhante sequência de abertura na qual o preconceito racial contra os negros e o preconceito contra os mutantes são colocados lado a lado. A sequência, que termina com Magneto vendo duas crianças mortas, é de arrepiar. A história já valeria só por essa abertura mas Claremont tinha muito mais para entregar…

A história prossegue e nos apresenta ao seu vilão: o reverendo William Stryker. O reverendo é líder de uma seita que tem no fim dos mutantes seu principal objetivo. A ideia, que parece pouco original, ganha méritos pela construção de Stryker que tem traumas passados que o tornam ainda mais impiedoso e seu lado calculista faz dele uma ameaça real para os X-Men.

.

X-Men Deus Ama o Homem Mata

Kitty Pride sofre preconceito por seus dons mutantes na HQ X-Men Deus Ama o Homem Mata de Chris Claremont e Eric Anderson

.
A HQ de Chris Claremont e Eric Anderson é cheia de reviravoltas e envolve diversos personagens. Mesmo assim, a trama é linear e não se torna cansativa ou repetitiva em nenhum momento. Cada página e sequência parecem muito bem pensadas para nos fazer refletir.

Três momentos da HQ  X-Men Deus Ama o Homem Mata são marcantes e merecem ser lidos e absorvidos pelo leitor: Magneto encontrando duas crianças mutantes mortas, Kitty Pride sendo discriminada por um colega na aula de dança e Ciclope relembrando Charles que o fim é tão importante quanto os meios. Destaquei apenas três passagens mas a HQ possui muitas outras sequência memoráveis (a tortura de Charles, o passado do Reverento Stryker…)

Cada uma dessas passagens da HQ nos relembra como Magneto e Xavier encaram a luta pela igualdade de forma diferente. Por mais que a visão de Magneto seja tentadora e pareça gerar resultado mais rápido, principalmente quando a equipe se depara com o mais cruel do ser humano, é a visão de Xavier que tem o poder de realmente unir todos os povos. Os X-Men são sobre isso e histórias com essa temática são absolutamente relevantes em 2020 – uma pena que o caminho dos mutantes tenha se afastado tanto de HQ´s primorosas como essa.

.

X-Men Deus Ama o Homem Mata

Ciclope  lidera seus colegas contra o  Reverendo Stryker em X-Men Deus Ama o Homem Mata de Chris Claremont e Eric Anderson

.
A HQ X-Men Deus Ama o Homem Mata de Chris Claremont e Eric Anderson é a melhor história dos X-Men e é, facilmente, a história que representa melhor a luta do grupo contra o preconceito. Nada de impérios alienígenas, ressurreições, clones e afins. Apenas o grupo contra o que a humanidade tem de pior – e é aqui, para mim, que os X-Men brilham de verdade. Uma HQ icônica e imperdível para os fãs dos Mutantes e da Marvel Comics!

Confira também nossa lista de Maiores Vilões dos X-Men e nosso Guia de Leitura dos X-Men de Bendis!

 

Compre X-Men Deus Ama o Homem Mata clicando na capa abaixo!

.

X-Men Deus Ama o Homem Mata

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: