O Homem Aranha é um dos maiores heróis da Marvel e em seus 60 anos de história, ele teve diversos momentos memoráveis. Acompanhem essa lista elaborada pelo nosso pessoal onde listamos as Melhores Histórias do Homem Aranha!

Quais são as Melhores Histórias do Homem Aranha

.

1 – Homem Aranha a Saga do Clone

As 15 Melhores Histórias do Homem Aranha 1Apesar de polêmica, a Saga do Clone foi impactante o bastante para garantir lugar entre as Melhores Histórias do Homem Aranha

Umas das principais e mais polêmicas histórias do universo Marvel. A base dessa saga se inicia na década de 70, quando o vilão Chacal cria um clone do próprio Homem-Aranha (Em Amazing Spider Man #149), deixando nele as memórias do original, o que também incluía algumas características do verdadeiro, como seu senso de responsabilidade. Isso faz o clone se sacrificar para salvar seu melhor amigo. 20 anos depois, a Marvel traz esse clone de volta, adotando o nome de Ben Reilly e inicialmente adotando o nome de Aranha Escarlate.

A saga que era apenas para acontecer em seis meses, dura três anos. Depois um período de aliança, Peter abandona o uniforme, dando a Ben essa responsabilidade, após os testes de DNA de Bem terem sidos manipulados, revelando que ele que é o Aranha original. A saga também introduziu diversos adversários criados a partir do DNA de Peter, sendo que o mais famoso foi o vilanesco Kaine.

Com briga nos bastidores, e um nó que pareceu que a Marvel não sabia como desatar, A saga do clone é amada por uns, e odiada por outros. Mas de uma coisa ninguém duvida, ela é uma das sagas mais lembradas de toda a história da editora.

Aqui no Brasil, A saga do Clone saiu na revista ‘Homem Aranha’#165 à #186 e ‘A teia do Aranha’# 89 à # 110, da Editora Abril. Existe também uma versão “resumida” baseada nos planos originais, lançada aqui em A Teia do Homem Aranha #4 (conheça aqui).

.

2 – Homem Aranha Azul de Jeph Loeb

Melhores HQs da MarvelLoeb relembra de maneira tocante a história de Peter e Gwen, marcando essa como uma das Melhores Histórias do Homem Aranha

Quase 30 anos após a morte de Gwen, Jeph Loeb decide recontar a história de amor entre ela e Peter, como parte de sua “trilogia” (hoje quadrilogia) das cores.  Como diz a sinopse da obra “Esta é uma história de amor sobre como eles se apaixonaram. Ou, na verdade, como eles quase não se apaixonaram”.  Destaque também para a arte esplendida de Tim Sale, que em vários momentos, presta homenagem à John Romita (desenhista clássico do Aranha).

Embora mude a ordem de alguns fatos, a série reconta os eventos da revista “The Amazing Spider Man”, com foco na relação entre o casal.  Sendo uma história emocionante e emblemática do cabeça de teia, que figura sempre entre as primeiras posições na lista de melhores do personagem, Homem Aranha Azul diz muito sobre a importância da mitologia e do universo do aranha, e prova que, mesmo morta, uma personagem pode viver para sempre.

Aqui no Brasil, a Panini lançou um encadernado que compila toda a série, além de estar incluído na coleção da Salvat.

.

3 – A Noite em que Gwen Stacy Morreu de Gerry Conway

Melhores HQs da MarvelLembrada até hoje, a morte de Gwen é com certeza uma das maiores e Melhores Histórias do Homem Aranha

Depois de surgir nas primeiras histórias do Aranha, Gwen se tornou durante muito tempo uma das principais personagens da vida de Peter. Na marcante edição #121, ela morre após um confronto do Aracnídeo com o Duende Verde.  Para a época, era impensável pensar que o herói não conseguiu salvar a namorada, o que faz dessa história um divisor de aguas para a indústria, fazendo com que vários pesquisadores americanos tratem ela como o marco do fim da era de prata e início da era de bronze.

A morte de Gwen até hoje tem repercussões na vida do Aranha. Além disso, é uma das cenas mais revisitada nos quadrinhos, sendo até adaptada para os filmes do teioso.  De tão importante, até hoje a verdadeira Gwen nunca foi ressuscitada (mas clonada em compensação, vish). Sem sombra de dúvidas, o roteiro corajoso de Gerry Conway, os desenhos de Gil Kane e a finalização de John Romita, fizeram a mais importante história do Homem Aranha de todos os tempos.

“A noite em que Gwen Stacy morreu” foi publicada diversas vezes aqui no Brasil. As mais recentes são na “Coleção oficial de Graphic Novels Marvel Clássicos” #19 da editora Salvat, na “Coleção Histórica Marvel Homem Aranha ” #1 da Editora Panini e na publicação “Homem Aranha- Antologia” também da Editora Panini.

.

4 – Homem Aranha Nunca Mais de Stan Lee

Melhores HQs da MarvelUma das Melhores Histórias do Homem Aranha, e uma das cenas mais icônicas da mitologia do teioso

Atormentado por inúmeros problemas pessoais, Peter toma a mais drástica decisão de sua vida: deixar de ser o Homem-Aranha de uma vez por todas! Com roteiro de Stan Lee e arte de John Romita, a história é a mais lembrada de Peter abandonando seu alter-ego, e foi usada claramente como referência em várias partes do roteiro do filme Homem Aranha 2. A cena do uniforme na lata de lixo é uma das mais marcantes da cronologia do teioso.

Com a saúde de Tia May ruim, além de notas baixas, o conflito interno de Peter, que já havia sido explorado também por Stan Lee em edições passadas, chega ao seu ápice. A história é sobre como Peter não conseguir conciliar sua vida pessoal com a do Aranha, o que faz com que um poderoso vilão, que se tornaria bem conhecido, aproveite esse momento.

“Homem Aranha Nunca mais” foi publicada diversas vezes aqui no Brasil. As mais recentes são na “Coleção oficial de Graphic Novels Marvel Clássicos”#6 da editora Salvat e na publicação “O Espetacular Homem Aranha Edição Definitiva” #3 da Editora Panini.

.

5 – O Menino que Colecionava Homem Aranha/ Leah

Melhores HQs da Marvel ComicsNem só de porradaria vivem as melhores histórias do Homem Aranha

O roteirista Roger Stern e o desenhista Ron Frenz fizeram, sem dúvidas, uma das histórias mais emocionantes de toda a Marvel. Na história, o Aranha visita um garoto que se diz seu maior fã, colecionando tudo que já saiu do Aranha na imprensa. Ao mesmo tempo, são mostrados trechos da reportagem sobre o garoto, que foi publicada no Clarim, dias antes dessa visita. O Aranha conta ao impressionado menino como adquiriu seus poderes, porque luta contra o crime e além disso, revela a ele seu maior segredo.

Com apenas 11 páginas, Roger Stern expõe de maneira clara toda a essência do personagem. Em uma trama que não tem um grande vilão da semana, Stern aos moldes de Will Eisner, entrega uma história simples, contida e belíssima.  Com um belo plot twist e uma arte fenomenal, o fim é de emocionar até os mais duros corações.  Um clássico do personagem para todo fã ler e reler várias vezes durante a vida.

“O Menino que colecionava Homem Aranha” foi publicada diversas vezes aqui no Brasil. A mais recente é na publicação “Homem Aranha- Antologia” da Editora Panini.

Da mesma forma, a história da pequena Leah presente em Friendly Neighborhood Spider-Man Annual #1 e aqui em Homem Aranha #79 da Panini não conta com nenhum grande vilão ou ameaça, mas é o bastante para emocionar com a humanidade do Aranha.

.

6 – Última Caçada de Kraven de J.M. De Matteis

Melhores HQs da MarvelA loucura de Kraven tornou este sombrio conto numa das melhores histórias do Homem Aranha

J.M. De Matteis e Mike Zeck fazem aqui um clássico que marcou gerações de leitores. Para muitos, a melhor história do Aranha, com roteiro e arte complexos e densos. Na história, a morte de Kraven, o Caçador, aproxima-se. E ele sabe disso.

Mas, para conseguir descansar em paz, ele precisa capturar sua principal presa e maior rival: o Homem-Aranha! Kraven dedica suas últimas forças para comprovar que é superior ao seu grande inimigo. Para tal, não basta apenas caçar o Aranha, Kraven terá de se tornar o Homem-Aranha e mostrar que é ainda melhor que Peter Parker.

Discutindo temas clássicos como a dualidade do herói mascarado, além da relação antagônica entre o Aranha e Kraven, a história é bem estruturada e tem uma arte fenomenal. Ela é dramática e densa no ponto certo, com pitadas filosóficas que dão um charme a mais, em uma HQ que, em todas as listas, está figurada entre os maiores clássicos de toda a história da Marvel.

“A última caçada de Kraven” foi publicada aqui no Brasil várias vezes.  As mais recentes são em encadernado pela Editora Panini e na “Coleção oficial de Graphic Novels Marvel ”#9 da editora Salvat.

.

7 – Se Este For meu Destino de Stan Lee e Steve Ditko

Melhores HQs da Marvel ComicsA cena dos escombros se tornou um marco da superação do herói, garantindo seu lugar entre as melhores histórias do Homem Aranha

A melhor história da dupla criativa que criou o Aranha, Stan Lee e Steve Ditko, não poderia faltar na lista. O arco “Se este for meu destino” vai de “Amazing Spider-Man #31 ao #33”. Uma HQ de super-herói beirando a perfeição, com uma organização que quer roubar um material para construir uma grande arma nuclear, além dos problemas pessoais de Peter na faculdade e com a saúde de Tia May. Além disso, temos as cinco páginas icônicas de Steve Dikto, onde é registrado um dos maiores exemplos de superação e força de vontade na história dos quadrinhos.

Ao deter os planos de Octavius, aqui se chamando de Planejador Mestre, Peter fica preso nos destroços da base do vilão que está sendo inundada, e ele também precisa chegar até a tia May como remédio para sua condição. O Aranha ergue toneladas de aço com sua determinação, em uma cena que entra para a história das mais incríveis de toda a Marvel. Essa cena inclusive foi adaptada para o cinema.

“Se esse for meu destino” foi publicado diversas vezes aqui no Brasil. A mais recente é na publicação “O Espetacular Homem Aranha Edição Definitiva” #2 da Editora Panini.

.

8 – A morte de Jean Dewolff de Peter David

Melhores HQs da Marvel ComicsA morte de uma aliada e amiga tão próxima levaram o Aranha ao limite! Certamente uma das melhores histórias do Homem Aranha

Peter David nos traz uma trama investigativa, nos moldes de uma série de TV policial. Um maníaco portando uma espingarda está gravando uma trilha de destruição pelas ruas de Nova York – e uma das amigas mais próximas do Homem-Aranha acabou de se tornar sua primeira vítima! A história é sobre o escalador de paredes tentando encontrar uma maneira de deter este louco.

O ritmo é excelente, porém, o aspecto mais positivo do roteiro é a justificativa e a moral do vilão principal, que até pode soar clichê, mas que faz total sentido, até se for levado em conta essa questão. Com boas discussões também sobre justiça, e uma comédia leve característica do gibi do personagem, a Morte de Jean DeWolff é uma das melhores histórias dos anos 80, período que, para o personagem, não foi tão bom quanto seus anteriores, mas que tem seus bons momentos, como essa história.

“A morte de Jean DeWolff” foi publicada diversas vezes aqui no Brasil, entre elas na “Coleção Definitiva Homem Aranha” #8 da Editora Salvat e como parte da Marvel Vintage da Panini em Homem Aranha a Saga do Devorador de Pecados.

.

9 – Homem Aranha: Aranhaverso de Dan Slott

As 15 Melhores Histórias do Homem Aranha 2Peter Parker lidera versões alternativas na luta contra os herdeiros nessa que é uma das melhores histórias do Homem Aranha

O maior acerto de Dan Slott durante seu run do teioso. Aproveitando conceitos criados por J Michael Straczynski e expandindo-os, Slott cria uma mega saga reunindo aranhas de todas as dimensões para enfrentar Morlun e sua sinistra família de herdeiros.

A guerra dimensional entre os totens aranhas e os herdeiros se deslocam por diversas terras paralelas e somos apresentados a uma gama de heróis aranhas inéditos desde os mais criativos, como o Aranha Punk, aos mais bizarros, como o Porco Aranha, além de trazer de volta diversos aranhas já conhecidos do público como o Aranha Noir.

Aqui a saga já foi encadernada pela Panini nos encadernados Preludio para o Aranhaverso e Aranhaverso.

As 15 Melhores Histórias do Homem Aranha 3

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

.

10 – Homens Aranha de Brian Michael Bendis

Melhores HQs da Marvel ComicsO encontro entre gerações é com certeza uma das melhores histórias do Homem Aranha, seja de qualquer versão do herói

Homens Aranha de Bendis é uma verdadeira carta de amor ao legado do Cabeça de Teia. A história se passa em uma época na qual Miles Morales ainda habitava o Universo Ultimate da Marvel e nunca havia conhecido ou conversado com Peter Parker. Eis que uma trama envolvendo o vilão Mystério faz com o que Peter Parker do Universo 616 se veja preso no universo Ultimate.

O vilão é secundário e o que domina a HQ é a emoção do reencontro – vale relembrar que Peter Parker está morto nessa realidade e que Miles Morales assume o manto. Além de toda a relação professor/aluno dos dois, ainda temos momentos memoráveis com Tia May e outros personagens – uma HQ extremamente bem construída que foca nas relações o Amigão da Vizinhança constrói e na falta que ele faz. Se parecer que um cisco caiu no seu olho, fique tranquilo! Você não é o único.

Quer saber mais dessa HQ que está na nossa lista de Melhores HQ´s do Homem-Aranha? Confira nosso review completo aqui!

.

11 – Homem Aranha Superior Nação Duende de Dan Slott

As 15 Melhores Histórias do Homem Aranha 4A “superioridade” de Otto é questionada em combate com o Duende Verde, numa das melhores histórias do Homem Aranha Superior

Dizer que a fase do Homem Aranha Superior foi polemica é pouco, mas temos que dar o braço a torcer sobre algumas coisas. Durante toda a fase, Slott mostrou uma evolução de Otto Octavius enquanto ele era influenciado pela personalidade de Peter Parker, sendo levado cada vez mais a abraçar um lado mais heroico.

Tudo isso culmina num confronto entre o autointitulado Aranha Superior e o Duende Verde. Otto apesar de se considerar o maior herói acaba sendo sumariamente derrotado pelo vilão.

A conclusão do arco de Octavius e o retorno de Peter Parker tornam esse arco o ponto alto de toda a fase do Homem Aranha Superior. A história foi encadernada pela Panini em Superior Homem Aranha Nação Duende.

.

12 – Homem Aranha História de Vida de Chip Zdarsky

Homem-Aranha Historia de Vida CenaA chance de acompanhada as décadas de vida de Peter Parker é uma das melhores histórias do Homem Aranha

Super-heróis não envelhecem, pelo menos não na mesma velocidade que a vida real. Mas como seria se um herói como o Aranha envelhecesse no ritmo “correto” desde que foi criado nos anos 60? Essa é a proposta de História de Vida de Chip Zdarsky que mostra cada uma das décadas de vida do herói conforme ele envelhece.

Conforme os anos passam, Zdarsky vai construindo um universo muito diferente daquele que estamos acostumados, costurando alguns pontos muito importantes da mitologia do teioso como a saga do clone e o surgimento de Morlun. Infelizmente, numa minissérie, alguns outros pontos importantes ficam de fora, porém, o saldo da história é muito positivo.

Infelizmente, o encadernado lançado pela Panini encontra-se esgotado.

.

13 – Peter Parker, O Espetacular Homem Aranha de Chip Zdarsky

As 15 Melhores Histórias do Homem Aranha 5Teresa Parker e Johnny Storm foram presenças constante dessa que é uma das melhores histórias do Homem Aranha

Zdarsky não escreveu só histórias fora da cronologia. Seu título Espetacular Homem Aranha não apenas faz parte do universo principal como também introduziu grandes mudanças no universo do herói.

Além das diversas aventuras vividas por Peter Parker, com diversas histórias não apenas empolgantes, mas também com profundas ramificações. Zdarsky foi responsável não apenas por trazer de volta a personagem Teresa Parker, como também sedimentou a personagem com o a irmã perdida do herói. Além disso, ele foi responsável por uma edição tocante que construiu pontes nunca antes vistas na relação entre o Aranha e J Jonah Jameson.

Aqui no Brasil as histórias foram publicadas nas edições Espetacular Homem Aranha #23-16, Peter Parker Especial: Homem Aranha #1 e #2 e Homem Aranha Aranhagedom #1-3.

.

14 – Homem Aranha Amigão da Vizinhança de Tom Taylor

As 15 Melhores Histórias do Homem Aranha 6Tom Taylor foca bastante no lado humano de Peter, nessa que é uma das melhores histórias do Homem Aranha

Vira e mexe o nosso Cabeça de Teia se vê envolvido em series que tem uma pegada mais cômica e leve – o que é ótimo! É o caso da excelente “Homem Aranha Amigão da Vizinhança” de Tom Taylor. A HQ busca situações mais “pé no chão” que mostram como o Cabeça de Teia afeta (positivamente) a vida da comunidade ao seu redor.  A grande sacada é que Taylor consegue inserir situações extremamente emotivas no meio de tudo isso e prepare-se para sentir um “nó na garganta” com tramas secundárias envolvendo a Tia May – é muito bom ver a personagem no centro da vida do nosso herói (e de uma forma completamente diferente). HQ obrigatória para os fãs do personagem!

A série “Friendly Neighborhood Spider-Man (2019)” teve 14 edições que foram lançadas no Brasil pela Panini Comics em dois encadernados: “Homem-Aranha: O Amigão da Vizinhança” #1 e #2, ambos de 2020.

.

15 – Heróis Não Choram

As 15 Melhores Histórias do Homem Aranha 7Uma história simples e poderosa, com lugar especial entre as melhores histórias do Homem Aranha

Publicada em Peter Parker: Spider-Man (1999) n° 35, escrita por Paul Jenkins e desenhos de Mark Buckingham, trouxe uma história cujo personagem principal é Lafronce, um jovem negro de periferia, que vem de uma família problemática. Sempre que está com problemas, Lafronce imagina o Homem-Aranha aparecendo para conversar com ele, como uma espécie de amigo imaginário. Em sua dura realidade, Lafronce encontra no Homem-Aranha um refúgio.
No fim desta que é uma das mais comoventes histórias do cabeça de teia, o Homem-Aranha revela sua identidade para Lafronce, e o que vemos, é um homem negro. 

Aqui no Brasil, essa tocante história está presente em Homem Aranha #12 da primeira versão da Panini.

.

Essa foi a nossa lista com as Melhores Histórias do Homem Aranha, sentiu falta de alguma? Lembrando que algumas dessas estão presentes também na nossa lista com as 60 Melhores Histórias da Marvel Comics!

 


Créditos:
Texto: João Maia, Lucas Souza, Breno Raphael, Daniel Miranda (@negrogeek)
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: