Existem cenas, histórias e quadros que marcam os quadrinhos – e eles podem ser reconhecidos por qualquer fã, mesmo que ele ainda não tenha lido a história. Essas cenas transcenderam suas edições originais e passaram a estar conectadas com a mitologia das HQ´s de maneira indissociável. Elencamos 12 cenas que você certamente já ouvir falar mesmo que não tenha lido a HQ. Vamos lá?

Quais são as 12 cenas icônicas dos quadrinhos

1- Magneto se ajoelha para Ciclope

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 1

Magneto, um dos maiores opositores dos X-Men, ajoelha para Ciclope

Essa é a cena mais recente da nossa lista e se passa em um momento no qual Ciclope era o líder máximo dos X-Men. Os mutantes estão habitando Utopia e o vilão Magneto se aproxima. Esperávamos mais um combate entre os heróis e seu opositor mas Magneto se ajoelha e diz que Scott Summers conseguiu unir a raça mutante de uma forma que nem ele ou Xavier fizeram. De arrepiar!

A cena apareceu originalmente em “Uncanny X-Men” #516 de 2009 e foi publicado no Brasil em “X-Men” #110 (2011) da 1º série da Panini Comics.

2- Superman morto nos braços de Lois Lane

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 2

“A Morte do Superman” foi impactante e trouxe muito sofrimento para Lois Lane

Uma cena que ninguém esperava ver. O mais poderoso heróis da DC Comics morto em combate após enfrentar o imparável Apocalypse. A história, uma das mais famosas das HQ´s, traz o icônico momento onde Lois chora por seu amado com a capa do personagem destruída servindo como bandeira ao fundo. Hoje sabemos que o personagem retornaria não muito tempo depois mas na época a HQ foi emocionante!

A cena foi publicada originalmente em “Superman” #75 e no Brasil é possível ver toda a história da morte e retorno do personagem nos encadernados capa dura da Panini “A Morte do Superman” #1 – #2

3- Gwen Stacy morre ao ser arremessada da ponte

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 3

Um dos momentos mais tristes do Homem-Aranha ocorre com a morte de sua namorada Gwen Stacy

A amada namorada do Homem-Aranha Gwen Stacy é uma das maiores tragédias da vida do herói. Após um confronto com o Duende Verde a personagem é jogada da ponte e quando o Aranha usa a teia para salvá-la, seu pescoço quebra em uma cena brutal. Muitos fãs do Teioso viram essa cena apenas nos filmes mas vale ressaltar que a história original é incrível. Um “must have” para os fãs do herói.

A cena da Morte de Gwen Stacy foi originalmente publicada em “The Amazing Spider-Man” #121 (1973). No Brasil é possível encontrar a história em diversas edições como: “Homem-Aranha: Grandes Desafios” #4 (2007), “Homem-Aranha: Antologia” (2017) e “Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha”  #3 (2004) – todos da Panini Comics.

4- Bane quebrando a coluna do Batman

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 4

Bane quebra a coluna do Batman durante a famosa saga “ A Queda do Morcego” da DC

Ver o Homem Morcego de Gotham ser derrotado é algo incomum, mas na década de 90 vimos uma derrota completa nas mãos do novo vilão Bane. O personagem arquiteta um plano para soltar os internos do Asilo Arkham e cansar o herói a exaustão para que então ele pudesse finalmente derrotá-lo. A icônica cena mostra o momento no qual o vilão parte a coluna do Batman, deixando-o inválido.

A cena foi originalmente publicada em “Batman” #497 (1993) e pode ser encontrada no encadernado “Batman: A Queda do Morcego” #1 de 2008 da Panini Comics (vale ressaltar que ele não teve continuação) e em “Batman” #1 (1995) da Editora Abril.

5- Capitão América grita “Avante Vingadores” após reunir nova formação da equipe na fase de Pérez e Busiek

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 5

Capitão América apresenta a nova formação dos Vingadores para o público na fase de Pérez e Busiek

“Avante, Vingadores” é uma das frases imortais das HQ´s. Na fase de Busiek e Pérez no título, eles deixam tudo ainda mais grandioso ao transformar a nova formação da equipe em um evento com a imprensa esperando para que o Capitão apresentasse a nova formação. Após subir ao palco com os heróis (e passar por um bem pensado processo de montagem do time) o Vingador solta o grito de guerra da equipe na frente de uma legião de repórteres e fãs! O desenho clássico de Pérez faz com que a cena fique ainda mais marcante.

A cena foi originalmente publicada em “The Avengers” #4 (1998) nos EUA e pode ser encontrada no Brasil em “Marvel 2000” #3 (2000) da Abril e “Marvel Edição Especial Limitada: Os Vingadores” #1 (2017) da Salvat.

6- Batman segura Robin morto em seus braços após espancamento do Coringa

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 6

O segundo Robin encontra seu fim nas mãos do Coringa em uma cena marcante do Homem-Morcego

Jason Todd passou longe de ser um Robin tão querido quanto Dick Grayson. O personagem era arrogante, cheio de si e com frequência desobedecia o seu mentor. Eis que ele encontra seu fim no ato mais cruel do Palhaço do Crime (até o momento): é espancado até a morte pelo vilão que usa um pé-de-cabra para quebrar o herói que ainda é vítima de uma explosão. Ver o Batman com seu protegido sem vida no colo é uma cena de emocionar qualquer fã.

A cena foi publicada originalmente em “Batman” #428 de 1988 e no Brasil chegou às bancas em diversas oportunidades sendo as mais recentes “Clássicos DC Comics: Batman – Morte em Família” (2019) da Panini e “DC Comics – Coleção de Graphic Novels” #11 (2016) da Eaglemoss.

7- Coringa aparece em traje de férias para atirar em Bárbara Gordon

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 7

Bárbara Gordon sofre nas mãos do Palhaço do Crime em uma das HQs mais icônicas de todos os tempos

Coringa tenta provar que um dia ruim é tudo que separa ele das outras pessoas. Alan Moore imagina uma história na qual o Palhaço do Crime aparece em trajes de férias para atirar em uma das principais heróinas de Gotham. A crueldade do palhaço e a forma “descompromissada” de fazer o mal são os itens mais marcantes da cena.

“Batman: The Killing Joke” foi publicado originalmente em 1988 e já ganhou diversas publicações no Brasil como em “Batman – A Piada Mortal” (1999) da Editora Abril e “Grandes Clássicos DC” #9 (2006) e “Batman : A Piada Mortal” (2016) da Panini

8- Capitão América é morto após a Guerra Civil

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 8

Após “Guerra Civil” o Capitão América cai morto vítima de um tiro na escadaria do capitólio

“Guerra Civil” é uma das sagas mais aclamadas da Marvel e traz um confronto entre Steve Rogers e Tony Stark por conta do Registro de Meta-Humanos. Após perder o embate, o Capitão deveria ser julgado no Capitólio americano, o que nunca acontece pois o herói é alvejado com um tiro na barriga e outro no joelho e encontra seu triste fim (nunca é o fim nas HQ’s mas…). A cena é impactante e ver seu ídolo morrer de forma tão “mundana” é algo que não sai da cabeça.

A cena foi originalmente publicada em “Captain America” #25 (2007) e no Brasil aparece em “Os Poderosos Vingadores” #48 (2008) e “Marvel Deluxe: Capitão América” #3 (2012) – ambos da Panini Comics e “A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel”  #51 (2014) da Salvat.

9- Elektra morre pelas mãos do Mercenário

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 9

Elektra morre pelas mãos do Mercenário na fase de Frank Miller do Demolidor

Elektra foi criada por Frank Miller e em pouco tempo já estava fazendo sucesso. A personagem, uma das grandes paixões do Demolidor, encontrou seu destino nas mãos do vilão Mercenário que a mata após uma luta empolgante. A tristeza que o Homem Sem Medo sente após a morte de sua amada deixam a cena ainda mais relevante e inesquecível.

A cena da morte de Elektra foi publicada pela primeira vez em “Daredevil” #181 (1982) nos EUA. No Brasil a história chegou em “Demolidor Por Frank Miller & Klaus Janson” #2 (2015) e “Os Maiores Clássicos do Demolidor” #3 (2004) da Panini Comics.

10- Batman soca Superman em Batman Cavaleiro das Trevas

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 10

Um Batman de armadura soca um Superman a serviço do governo na HQ de Frank Miller

“Batman: O Cavaleiro das Trevas” é uma das HQ’s mais faladas da história. Trazendo um velho Bruce Wayne que decide reviver seus dias como Batman, a narrativa traça uma linha cruel e visceral de um universo cada vez pior. O vigilante é colocado em rota de colisão com Superman – que deve fazer o personagem abandonar o vigilantismo. A luta ficou extremamente famosa e a cena acima ilustra um de seus momentos mais memoráveis

“Batman: The Dark Knight” #4 (1986) foi a história onde a cena foi publicada a primeira vez e os fãs brasileiros podem encontrar a cena em diversas HQ’s como “Batman – O Cavaleiro das Trevas – Edição Definitiva” (2015) da Panini Comics

11- Superman sobrevoa o Cristo Redentor 

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 11

Superman sobrevoa o Cristo Redentor em uma linda cena de Alex Ross

Ver o Superman tentar salvar o mundo de um inimigo tão real quanto a fome já é o plot de uma história memorável. A arte de Alex Ross torna tudo isso ainda mais bonito e a cena do personagem sobrevoando o Rio de Janeiro com alimentos é marcante e inesquecível. Infelizmente a empreitada do herói não termina bem mas o exemplo que ele fornece é tocante.

“Superman: Peace On Earth” foi publicado em 1999 e trouxe essa bela cena de Ross. No Brasil a cena pode ser encontrada em “Superman: Paz na Terra” de 1999 da editora Abril e “Os Maiores Super-Heróis do Mundo” de 2017 da Panini Comics

12- Superman segura o martelo do Thor e escudo do Capitão América

As 12 cenas icônicas da Marvel/DC 12

O Homem de Aço da DC segura o Martelo do Thor e o Escudo do Capitão América da Marvel

Ver os super-heróis de Marvel e DC interagirem é sempre bom. Porém a história de Busiek e Pérez leva os Crossovers para outro nível em uma história incrível que envolve os dois universos. Na última edição do encontro, Superman empunha o Martelo de Thor e o Escudo do Capitão para travar uma batalha com o grande vilão da HQ. Ver os mais clássicos símbolos da editora se unirem dessa forma (ainda mais com a arte de Pérez) é de fazer qualquer fã ficar de “queixo caído”

“LJA/Avengers” #4 (2003) é onde a cena do Superman com o Martelo e o Escudo da Marvel foi vista pela primeira vez. No Brasil a história foi publicada em formato minissérie (2004) e compilada em capa dura e capa cartão (2006).

Os quadrinhos possuem muitas cenas icônicas! Nossa lista separou as mais reconhecíveis e as que mais ficam no imaginário popular.

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais sobre HQ´s e não deixem de conferir nosso Baú de HQs!


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia
Texto publicado originalmente em 27 de fevereiro de 2020. Atualizado em 09 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!