Ultimato do Bacon

As Melhores HQs do Batman

Em 17 de Mar de 2022 16 minutos de leitura
As Melhores Hqs do Batman Capa

Um dos personagens mais famosos, Batman está sempre presente aqui! A equipe do Ultimato do Bacon se reuniu e fez a lista com As Melhores HQs do Batman!

Confira e caso tenha sentido falta de alguma HQ, comente em nossas redes sociais! Não deixe de conferir também nossa matéria especial sobre O Batman No Cinema clicando aqui

Índice

As Melhores HQs do Batman

Batman Cavaleiro das Trevas de Frank Miller

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman -Cavaleiro das Trevas

Batman Cavaleiro das Trevas de Frank Miller é uma das Melhores HQs do Batman

Não teria como deixar esse clássico do Morcegão de fora da lista né? Essa HQ, que está também na nossa lista de Melhores HQs da DC Comics, é a revitalização do Batman pelo experiente Frank Miller! Com o título original The Dark Knight Returns (1986), a HQ é considerada por muitos a melhor história do Homem Morcego. 

Ela traz um Batman velho e cansado que resolve voltar à ativa após perceber que o crime continua crescendo. A trama, que possui um monte de cenas icônicas, ainda culmina no famoso confronto com o Homem de Aço. Uma história incrível que mostra todo o potencial de Miller e do Batman!

A obra chegou a ganhar duas continuações (saiba o que achamos de Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior) que não alcançaram o sucesso da HQ original.

O Cavaleiro das Trevas foi lançado inúmeras vezes no Brasil e você pode encontrá-la facilmente na publicação da Panini Comics – que ganhou uma 6ª edição em 2018 –  Batman – O Cavaleiro das Trevas – Edição Definitiva que chegou em capa dura e contendo a história completa!

O Cavaleiro das Trevas na opinião de João Pedro Maia

As Melhores Hqs do Batman -Cavaleiro das Trevas JP

Frank Miller foi um dos grandes nomes a frente do Homem Morcego e um dos motivos é The Dark Knight Returns (1986), conhecida aqui no Brasil como O Cavaleiro das Trevas, essa história é uma das melhores versões alternativas do Batman.

Um Batman velho e cansado percebe que o crime em Gotham está atingindo níveis altíssimos e decide então vestir o velho manto para inspirar o medo no coração dos criminosos. A HQ é repleta de cenas icônicas. A luta contra o Superman que é enviado pelo governo para parar os atos de vigilantismo do antigo amigo. Porém, uma das minhas favoritas é quando Bruce para tentar desbandar os mutantes decide enfrentar o líder da gangue num x1 enlameado.

O Cavaleiro das Trevas foi lançado inúmeras vezes no Brasil e você pode encontrá-la facilmente na publicação da Panini Comics – que ganhou uma 6ª edição em 2018 –  Batman – O Cavaleiro das Trevas – Edição Definitiva que chegou em capa dura e contendo a história completa (infelizmente com a inclusão da infame Cavaleiro das Trevas 2).

Compre O Cavaleiro das Trevas Clicando aqui!

Batman A Piada Mortal de Alan Moore e Brian Bolland

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Piada Mortal

Você não achou que a clássica Piada Mortal ia ficar de fora da nossa lista né?

Nenhuma lista de Melhores HQs do Batman está completa sem a clássica “Batman A Piada Mortal” de Alan Moore e Brian Bolland. Na história de 1988 vemos o Coringa tentar provar que todos podem ser como ele – bastando apenas um dia ruim. A trama traz tortura física e psicológica e tem um final arrepiante – que gera debates até hoje. Os desenhos de Brian Bolland só deixaram tudo ainda mais especial!

Considerada por muitos como a origem definitiva do vilão, a HQ foi adaptada também na animação homônima em 2016. 

Esse é o tipo de HQ que você sempre encontra nas livrarias e diversas editoras já publicaram a obra no Brasil: Panini, Abril e Eaglemoss.

Saiba tudo sobre Batman a Piada Mortal

Compre A Piada Mortal Clicando Aqui!

DPGC de Ed Brubaker e Greg Rucka

Por Lucas Souza

Os policiais de Gotham ganham os holofotes em uma série que mostra o dia a dia do Departamento de Polícia de Gotham

Essa é a melhor série do Batman onde o protagonista não é o Batman! Calma, a gente explica..Greg Rucka e Ed Brubaker mostram que só tem uma coisa pior que ser um cidadão comum em Gotham: ser um policial! A série, que tem um clima noir incrível, coloca a polícia da cidade em rota de colisão com grandes vilões do Morcego e, ao contrário do que pensamos, o Batman não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo!

A série contou com 40 números e também é conhecida como Gotham City Contra o Crime (primeiro título usado no Brasil) e dá protagonismo para Crispus Allen, Comissário Gordon, Renée Montoya, Maggie Sawyer e outros do DPGC!

Aqui no Brasil a série pode ser lida na íntegra e em capa dura na coleção lançada pela Panini Comics. Gotham D.P.G.C. teve 4 edições (2015 -2017) e reuniu os 40 números da série original Gotham Central de 2003.

Compre DPGC clicando aqui!

A Corte das Corujas de Scott Snyder e Greg Capullo

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Corte das Corujas

A história de estreia de Scott Snyder com o Homem-Morcego chega a lista de Melhores HQs do Batman

Scott Snyder escreveu um dos melhores arcos da fase conhecida como Novos 52. Nesta trama, o autor cria uma seita secreta que, por baixo dos panos, comanda Gotham City. É papel do Batman enfrentar a seita e dar uma nova vida a cidade que ele jurou defender.

A história coloca o Homem Morcego, que se enxerga como o grande protetor e conhecedor de Gotham, em rota de colisão com uma seita que faz ele rever todos os conceitos que têm sobre a história da cidade e até sobre a morte de seus pais..

A envolvente trama de The Court of Owls e Night of the Owls lançada originalmente em 2011, pode ser encontrada na íntegra nos encadernados da Panini Comics: “Batman – A Corte das Corujas” (2ª Edição) (2018) e “Batman – A Noite das Corujas” (2ª Edição) (2019).

Quer outra história “fora da casinha” de Scott Snyder com o Morcego? Confira nosso review sobre Batman O Último Cavaleiro da Terra

Compre Corte das Corujas clicando aqui!

Batman Criatura da Noite de Kurt Busiek e John Paul Leon

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Criatura da Noite

Kurt Busiek cria uma história magnética sobre o Batman do “mundo real”

Se você é fã do Superman, é provável que já tenha lido a HQ Identidade Secreta de Kurt Busiek, certo? Na trama acompanhamos um garoto chamado Clark Kent que descobre ter os mesmos poderes do Homem de Aço.. Em  “Batman Criatura da Noite” o autor Kurt Busiek se une a John Paul Leon para repetir a fórmula de sucesso com o Homem Morcego.

A trama mostra um garoto fã do Batman, o pequeno Bruce, que tem sua vida mudada pela mesma tragédia de seu “xará” das HQs. A pergunta aqui é: será que é tão fácil fazer justiça no mundo real quanto é nos quadrinhos? Será que é tão fácil ver o certo e o errado?

A HQ foi lançada no Brasil em em 2020 em um encadernado capa dura da Panini Comics que reúne a minissérie completa.

Saiba tudo sobre Batman Criatura da Noite aqui!

O Túmulo do Batman de Warren Ellis e Bryan Hitch

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Tumulo do Batman

Uma trama explosiva de Warren Ellis e Bryan Hitch espera o leitor nessa excelente HQ!

Se você gosta de histórias isoladas do Batman que levam o Homem-Morcego ao seu limite, a HQ “O Túmulo do Batman” de Warren Ellis e Bryan Hitch é uma ótima pedida. Sem contar que é uma daquelas histórias que não demanda praticamente nenhum conhecimento aprofundado sobre o personagem!

Na trama, lançada em 2020, vemos Batman tendo que lidar com crimes que parecem desconectados, mas que logo se mostram parte de um mesmo quebra-cabeças. Ao mesmo tempo que busca respostas, o personagem precisa encarar novas ameaças que parecem querer desmantelar toda a cidade de Gotham. 

Na luta contra essa ameaça, essa versão do Batman conta muitos apetrechos tecnológicos como carros, “naves” e até um sistema apelidado de “Batcão”. É um Homem-Morcego que lembra muito a versão dos jogos de vídeo game da série “Arkham”.

O personagem passa longe de ser o infalível e “preparado” herói que figura em muitas HQs da Editora das Lendas. Essa versão do herói apresenta cansaço, falha eventualmente e se sente frustrado e perdido em alguns momentos. Uma versão mais humanizada que torna a leitura ainda mais dinâmica!

Saiba tudo sobre O Túmulo do Batman aqui!

Batman Duelo de Dennis O’Neil e Jim Aparo

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Duelo

A aventura de Dennis O’Neil e Jim Aparo não poderia ficar de fora da lista de Melhores HQs do Batman!

Batman: Duelo (Batman: Duel) foi publicada originalmente em 1991 em Legends of the Dark Knight Annual #1. Criada por Dennis O’Neil e Jim Aparo, chegou ao Brasil em duas partes na antiga série Um Conto de Batman.

Na história, o Batman atravessa uma planície nevada com um fardo às costas. E, repentinamente, todo o tipo de coisa estranha passa a acontecer com o herói. Será um ataque psíquico? Ou algum fenômeno de deslocamento temporal?

Aliados e inusitados inimigos como dragões e cavaleiros surgem por todos os lados e nada é exatamente o que parece. O final da HQ, surpreendente na época, pode parecer batido hoje em dia. Mas pavimentou a estrada das histórias de super-heróis que conhecemos hoje.

Batman Cidade Castigada de Brian Azzarello e Eduardo Risso

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Cidade Castigada

Um clima noir e muito mistério são os elementos principais da ótima HQ da dupla Azzarello e Risso

A excelente dupla responsável pela série 100 Balas da Vertigo, cria uma história noir e urbana com o Homem Morcego! O herói nvestiga o assassinato de uma garota que é achada em um lixão. A identidade do assassino – e o passeio sombrio pela cidade – vão fazer o leitor ficar vidrado até a última página! Personagens como Crocodilo ganham uma roupagem muito interessante em Cidade Castigada.

A trama de Batman: Broken City, 2003 pode ser lida no encadernado da Panini Comics Batman – Cidade Castigada (2007) ou em Batman Noir: Eduardo Risso.

Cidade Castigada na opinião de Kim Martins

Uma garota assassinada, uma investigação e um detetive que não poupa esforços para conseguir respostas. Uma trama manjada né? Talvez… se não fosse pelas mãos de Brian Azzarello.

Tudo começa quando a irmã de Angel Lupo, um bandido que focou no ramo de desmanches de carros, é encontrada morta. Após investigar a cena e descobrir mordidas no corpo da garota, Batman resolve ir atrás de Wayllon Jones, o Killer Croc, que aqui nos é apresentado como um cafetão.

A trama desse gibi é totalmente investigativa e vai girar em torno disso até o final, resgatando o Morcegão ao papel de detetive mesmo. Ele está o tempo todo correndo atrás de respostas. Ao decorrer da história a investigação vai tomando vários rumos e linhas interpretativas, que levarão Bruce Wayne, com suas certeiras deduções e intuições, a desvendar o assassino.

Grande parte da história é narrada pelo próprio Batman, em recordatórios. E isso é uma das coisas mais legais dessa obra. O texto de Azzarello é sublime! Você vai perceber um Batman já cansado dessa vida, de saco cheio de ter que correr atrás dos bandidos. Nesse gibi o Batman está irônico e pouco misericordioso. Ele senta a porrada, sem dó.

As Melhores Hqs do Batman - Cidade Castigada

A origem do herói é explorada aqui também, com a clássica cena do assassinato do casal Wayne, e o colar de pérolas. No entanto, Azzarello parece mais preocupado em focar o homem, ao invés da lenda do Morcego. É muito notável a narrativa poética que ele dá, mas sem perder de foco as tradicionais reflexões de Bruce.

A arte do argentino Eduardo Risso é fenomenal. O trabalho de luz e sombra remetem demais aos tempos áureos de Frank Miller e, obviamente, Alberto Breccia… a maior inspiração.  As cenas de porrada são bem violentas e bem desenhadas, e dá pra sentir o peso das mãos do Morcego castigando os bandidos. Os painéis criados mostram sua genialidade saindo do tradicional quadro após quadro deixando a diagramação espetacular.

A edição ainda conta com as cores de Patrícia Mulvihill, e infelizmente esse edição está fora de catálogo. Lançada em 2007 pela Panini, em capa dura e 144 páginas. Vale lembrar que essa história também foi publicada no encadernado “Batman Noir”, toda em preto e branco (e que conta com outras 3 histórias).

Compre Cidade Castigada clicando aqui e Batman Noir clicando aqui!

A trilogia Gerações de John Byrne

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Gerações

A passagem do tempo e a relação de Batman e Superman ganham os holofotes nesse ótimo trabalho de John Byrne

Vamos sair do clima noir das histórias anteriores e vamos mergulhar nessa história de John Byrne que tem uma pegada mais voltada para a fantasia! A trilogia Gerações de John Byrne é uma verdadeira pérola do Universo DC. A história acompanha um universo onde Clark Kent e Bruce Wayne começaram suas atividades na década de 30 (quando foram criados).

Os personagens envelhecem e assistem seus descendentes tomarem conta do seu legado. A trilogia é cheia de passagens fantásticas e confrontos animados com os principais vilões da Editora das Lendas! Byrne consegue contar uma história com cara de Era de Prata e mostrar toda a força dos ícones que os heróis representam – tudo isso enquanto cria descendentes cheios de personalidade e carisma!

Saiba tudo sobre Gerações de John Byrne aqui!

Batman: O Longo Dia das Bruxas de Jeph Loeb e Tim Sale

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Longo dia DAs Bruxas

O Longo Dia das Bruxas é uma das histórias mais icônicas do Homem Morcego e não podia ficar de fora da lista de Melhores HQs do Batman!

Um novo vilão chamado Feriado está em Gotham City. O herói precisa descobrir a identidade desse novo malfeitor antes que sua lista de vítimas aumente. A história de Jeph Loeb e Tim Sale é um verdadeiro passeio por uma Gotham City assustadora que mostra, constantemente, o pior que cada um dos seus vilões tem para oferecer. Um dos mistérios mais envolventes do Batman, sem dúvida!

“Batman O Longo Dia das Bruxas”, que funciona como uma espécie de sequência para Batman Ano Um (também na nossa lista), foi originalmente publicado em 1996 nos EUA. Aqui no Brasil a HQ pode ser achada em vários formatos, inclusive na coleção Noir em preto e branco. Recomendamos a edição “Batman – O Longo Dia das Bruxas – Edição Definitiva” de 2015 para os que forem ler a obra de Jeph Loeb e Tim Sale pela primeira vez.

Compre O Longo Dia das Bruxas clicando aqui!

Batman e Robin de Grant Morrison

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Batman de Robin

Dick Grayson e Damian Wayne assumem o legado da Dupla Dinâmica na HQ de Grant Morrison

A fase de Grant Morrison à frente do Homem Morcego divide a opinião dos leitores por conta de seus caminhos narrativos. Por mais que isso aconteça, a realidade é que “Batman e Robin” é o que essa fase polêmica traz de melhor!

Damian, o filho perdido, e Dick Grayson dão vida a uma dupla dinâmica diferente, onde o Robin é o mais ranzinza do mundo e o batmóvel voa! Novos vilões, como Flamingo e Professor Porko dão as caras em histórias que são mais vibrantes e divertidas do que as sagas tradicionais do Homem-Morcego.

Apesar de todos os perigos e desafios, o grande foco é na relação do novo Robin com seu mentor e no legado do Batman!

Batman & Robin de Grant Morrison (2009 – 2011) teve 16 edições que podem ser encontradas nos encadernados capa dura da Panini: Batman & Robin – Edição Definitiva (2014).

Compre Batman e Robin Clicando aqui!

Batman: O Cavaleiro da Vingança de Brian Azzarello e Eduardo Risso

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Cavaleiro da Vingança

Brian Azzarello e Eduardo Risso aparecem de novo na nossa lista de Melhores HQs do Batman!

Azzarello e Risso se unem para contar a história do Batman Thomas Wayne. A HQ é um conto da saga Flashpoint (Ponto de Ignição no Brasil) e conta a história de um Batman mais violento que é criado no momento em que seu filho, Bruce Wayne, é morto em um assalto em um beco. A saga traz um Coringa ainda mais perverso e insano que de costume e muitas outras surpresas, agradando em cheio os fãs do Morcego!

Batman: O Cavaleiro da  Vingança (Batman: Knight of Vengeance) foi lançada originalmente em 2011 e chegou ao Brasil na HQ Ponto de Ignição Especial #3 (2012) da Panini Comics. 

Confira o vídeo do Sobrecapa sobre Cavaleiro da Vingança!

Asilo Arkham de Grant Morrison

Por Lucas Souza

As Melhores Hqs do Batman - Asilo Arkham

Asilo Arkham de Grant Morrison é uma das mais perturbadoras histórias do Batman

Prepare-se para adentrar os domínios da loucura. É assim que o Batman e nós leitores nos sentimos ao abrir a HQ de Grant Morrison. Asilo Arkham: Uma Casa Séria em um Sério Mundo (Arkham Asylum: A serious house on a serious Earth), ou simplesmente Asilo Arkham é uma HQ indispensável na nossa lista de melhores HQs do Batman.

Ela mostra o Homem Morcego sendo chantageado pelo Coringa – que fez os médicos do local de reféns – e tendo que entrar no Asilo mais assustador dos quadrinhos. O Arkham foi totalmente tomado pelos internos e só o Batman pode impedir um massacre. A história se destaca por não ser uma trama convencional e realmente brincar com a psique do Cavaleiro das Trevas e de seus principais vilões.

Originalmente publicada em 1989, a graphic novel pode ser encontrada na edição da Panini Comics de 2016: Batman – Asilo Arkham – Edição Definitiva (2ª Edição) ou no volume DC Comics – Coleção de Graphic Novels #34 da Eaglemoss.

Confira a análise completa da HQ Asilo Arkham no Sobrecapa

Compre Asilo Arkham clicando aqui

Batman Veneno de Dennis O’Neil

Por Yuri Mazzetti  

As Melhores Hqs do Batman - Batman Veneno 1

É algo claro em nossas mentes quando lemos a palavra veneno, entendemos sua periculosidade, o efeito destrutivo. Mas às vezes ele está escondido em algo que em teoria seja bom, feito para promover uma melhora muitas vezes física.

Batman: Veneno segue algo no sentido do ruim oculto em algo que se diz bom, atrelado com a obsessão por aprimorar a força do corpo. Tudo isso ocorre após o morcego falhar ao tentar salvar uma pessoa, por não ser forte suficiente para mover um objeto.

Esse encadernado relançado pela editora Panini faz parte de diversas minisséries batizadas no Brasil como Um Conto de Batman. Histórias essas focadas em temas contidos com começo e fim, assim sendo, uma maneira de ler sem muitas amarras cronológicas.

No conto alvo desse texto, o cavaleiro de Gotham sofre um revés durante o resgate de uma garota, presa em um túnel e com pedras obstruindo a sua passagem de fuga. Um cenário que mesmo um dos maiores detetives do mundo acaba falhando, por seus músculos não responderem como necessário.

Ao longo das páginas, o personagem símbolo das trevas treina seu corpo até chegar a limites extremos, causando lesões que o acompanharam durante sua luta contra o crime e o leva a uma derrota quase fatal. Então ele vai à busca de uma droga chamada veneno.

Divida em seis partes, essa é uma obra que possui um bom começo, acaba se estendendo demais entre a parte quatro e cinco, mas que diverte o leitor. Nela vemos um Batman focado em ser melhor sem medir as consequências, em lutar contra o vício criado nessas pílulas milagrosas.

Um detalhe que vai para os fãs da série do Homem Morcego de 1966, em uma passagem do quadrinho, temos uma luta feroz entre o Batman e um tubarão, será que o batrepelente irá salvar o herói?

Compre Batman Veneno clicando aqui!

Batman Planetary de Warren Ellis e John Cassaday

Por Yuri Mazzetti

As Melhores Hqs do Batman - Planetary 2

Um assassino está causando problemas em um lugar extremamente peculiar, o beco do crime, um local que só pode ser vigiado por um herói mascarado. Mas nessa realidade, o cavaleiro das trevas não existe! Cabe à organização Planetary resolver essa questão.

Essa é uma história onde temos um grande crossover de personagens, a união do trio Elijah Snow, Jakita Wagner e o Baterista com o, ou melhor, os cruzados encapuzados, afinal o vilão dessa história possui o poder de distorcer a realidade.

Divirta-se com as aparições de diversas personificações do Batman, que acima de tudo, busca justiça, mesmo que seja da forma mais atrapalhada possível.

As Melhores Hqs do Batman -Planetary 1

A história é curta, mais presta uma série de homenagens ao legado do morcego e suas mudanças ao longo de vários anos. Com certeza a trama ganha maior amplitude se o leitor possuir a bagagem de leituras anteriores, pois os personagens ali não são desenvolvidos.

Os pontos chaves são o roteiro bem amarrado e uma arte muito bem executada, que mesmo ao personificar versões do cruzado encapuzado já consagradas, mostra como é possível brincar com diferentes traços para uma mesma concepção.

Outro detalhe, a cada transformação, vemos as características mudando drasticamente, se adequando para o Batman em questão.

Compre Batman Planetary Clicando aqui!

Noite de Trevas – Uma História Real do Batman de Paul Dini e Eduardo Risso

Por André “Brasuka”

As Melhores Hqs do Batman - Noite de Trevas

Na verdade, esta é uma história real do roteirista Paul Dini (com uma pitada de fantasia)

“Então… Eu levei uma surra. Meu arco zigomático esquerdo foi estilhaçado, meu nariz quebrado. Múltiplos hematomas no meu rosto, tronco e coxa esquerda. O cirurgião levou várias horas para reconstruir os ossos em torno do meu olho, usando alguns pinos e uma pequena placa de metal.”

O que poderia ser um balão narrativo do Homem-Morcego narrando a última luta contra o Coringa é, na verdade, o relato real e contundente de Paul Dini, um dos roteiristas mais amados dos quadrinhos e mais celebrados da cultura pop.

Dini estava em franca ascensão no departamento de animações da Warner em meados da década de 1990, Tiny Toons era comemorado como uma poderosa releitura dos velhos tempos de Looney Tunes mas, principalmente, foi o responsável por um dos desenhos animados mais aclamados do mundo, Batman Animated Series.

De sua mente prodigiosa surge a bem-sucedida história Noite de Trevas: Uma História Real do Batman, um conto autobiográfico que pega um recorte da vida pessoal do roteirista que, durante um assalto, sofreu gravíssima violência que deixou seu rosto desfigurado, além de vários ossos do corpo quebrados.

Pode-se dizer que transformar um episódio de gravíssima violência pessoal e torná-la pública através de uma obra autobiográfica (ainda mais no formato em quadrinhos) é, no mínimo, corajoso. Afinal, Paul Dini expõe uma parcela contundente de sua vida pessoal, externando coisas que podem soar depreciativas a princípio – os quadros do roteirista “interagindo” com Batman, Coringa, Arlequina e Hera Venenosa, denotam uma mente psicologicamente abalada e que se refugia no imaginário universo do Homem-Morcego para se reerguer novamente.

Mas, à medida em que nos familiarizamos com a narrativa, somos capazes de nos identificar com as dores e dramas vividos pelo roteirista ao ponto de nos encantar (e sofrer) junto a Dini em sua jornada do herói.

Compre Noite de Trevas Clicando aqui!

Batman Ano Um de Frank Miller e David Mazzucchelli

Por João Pedro Maia

As Melhores Hqs do Batman - Ano Um

Enquanto Cavaleiro das Trevas mostrou o Morcego em seus anos mais maduros, Frank Miller também recebeu a missão de recontar a origem do Batman após a Crise nas Infinitas Terras. O autor renova o tom do Homem Morcego, afastando das tramas mais coloridas de antigamente e introduzindo o tom mais sombrio que se tornou uma das marcas registradas do personagem.

Lançada originalmente em 1987, a obra de Miller e do desenhista David Mazzucchelli já foi publicada muitas vezes no Brasil e adaptada para animação em 2011. Você encontra a HQ Batman Ano Um facilmente em DC Comics – A Lenda do Batman #16 (2019) da Eaglemoss e em Batman – Ano Um (3ª Edição) (2016) da Panini Comics.

Compre Batman Ano Um Clicando Aqui!

Liga da Justiça – Torre de Babel de Mark Waid Howard Porter e Steve Scott       

Por João Pedro Maia

As Melhores Hqs do Batman - Torre de Babel

Uma das histórias mais emblemáticas da Liga da Justiça dos anos 2000, Ra’s Al Ghul ataca a os heróis de uma maneira extremamente preparada que coloca os heróis em risco de morte como nunca antes. Os ataques extremamente coordenados e específicos eventualmente são revelados como tendo sido desenvolvidos pelo Batman.

A paranoia do Homem Morcego é um traço muito famoso do herói, mas a forma como ele desenvolveu planos para abater cada um de seus aliados na Liga foi um ponto de virada para os heróis.

A trama foi adaptada para a animação Liga da Justiça: A Legião do Mal com algumas alterações como a substituição de Al Ghul por Vandal Savage diversos outros vilões. A HQ pode ser encontrada na coleção de Graphic Novels da Eaglemoss.

Compre Torre de Babel Clicando aqui!

Batman Terra Um de Geoff Johns e Gary Frank

Por João Pedro Maia

As Melhores Hqs do Batman - Terra Um

Parte da iniciativa da DC em revitalizar seus personagens, Batman Terra Um foi o segundo título da linha a ser lançado em 2012, contando uma nova versão da origem do Homem Morcego. É aqui que vemos pela primeira vez a versão de Alfred com treinamento militar ao invés de um simples mordomo, sendo ele responsável por parte do treinamento de Bruce, versão essa que serviu de base para o personagem em obras como Gotham e Batman vs Superman.

Aqui também vemos como Bruce se aproxima de um Lucius Fox bem mais jovem, para se aproveitar de sua experiência para criar gadgets para sua luta contra o crime, além de se aliar ao ainda detetive Gordon e conhecer um ainda não ensandecido Harvey Dent, além de diversos outros personagens icônicos.

Aqui no Brasil, a Panini já lançou os 3 volumes publicados até agora. Confira nossa review completa desse material clicando aqui!

Compre Batman Terra Um Clicando Aqui!

O Messias de Jim Starlin e Bernie Wrightson

Por Kim Martins

As Melhores Hqs do Batman - O Messias

Se liga no plot dessa história: Um líder religioso carismático que comete atrocidades e tem o apoio de grande parte da população. Ainda bem que é só uma história em quadrinhos, não é mesmo?

Após um tipo de pesadelo ou alucinação Batman desperta acorrentado nos esgotos de Gotham City. A história já começa assim… com o morcegão sem capacidade de ação ou reação.

Ele está sob o domínio do diácono Joseph Blackfire, líder de uma seita que arregimenta mendigos e os menos favorecidos da escura Gotham para formar seu exército de fiéis. Um exército para dar cabo dos bandidos da cidade. Assassina-los sem piedade e limpar a criminalidade de Gotham (fato esse que agrada a muitos dos moradores, pois de fato a cidade fica mais segura). Mas o plano do diácono não é assim tão “altruísta”… Seu real objetivo é tomar a cidade para si.

Em agosto de 88 saiu o primeiro capítulo dessa história. Jim Starling (criador do hoje mais famoso do que nunca Thanos) nunca havia escrito o personagem e sua parceria com o desenhista Bernie Wrighston foi muito aguardada na época. Todavia, alguns anos antes havia sido publicada aquela que é considerada por muitos a melhor história do Batman: Cavaleiro das Trevas. E tentar escrever algo bom e relevante depois da obra prima que Frank Miller deixou era, sem dúvidas, um rabo de foguete enorme

E as comparações são quase impossíveis de não serem feitas. 

A começar dos quadros televisivos, que dão andamento a história e constroem o clima da narrativa, presente em ambos os quadrinhos. Só que enquanto Miller nos apresenta um Batman frio e calculista que é capaz de sentar a porrada no Superman, Starlin nos mostra que ele sofre com uma paulada bem dada, que sente fome e que é suscetível a drogas. Sem falar do final, onde o Batman fazendo uso de suas tecnologias para enfim dar cabo ao vilão. 

Se você se incomoda com o estilo de ilustração dos anos 80, provavelmente não vai curtir muito a arte de Wrighston. Os traços e colorização podem parecer meio datados, mas ainda assim, eu acho uma arte linda. As cores são muito bem aplicadas quando querem mostrar o Batman tendo as alucinações por conta das drogas.

Creio que o grande trunfo desta HQ foi tentar se afastar da essência daquilo que Miller havia produzido. Foi mostrar um Batman mentalmente quebrado, sem forças para reagir, surtado e covarde, que passou por uma lavagem cerebral e foi privado de usar sua principal arma: a inteligência.

Essa história é realmente boa! E com certeza inspirou o roteiro de Batman Dark Knight Returns. 

Compre Batman Messias clicando aqui!

E aí? Curtiu nossa lista? Comente em nossas redes sociais e fique ligado no Ultimato do Bacon! 


Créditos:
Texto: Equipe
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça o Asa Noturna de Tom Taylor 1

Conheça o Asa Noturna de Tom Taylor

1 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade