John Byrne é, sem sombra de dúvida, um dos autores mais bem sucedidos do mundo dos quadrinhos. Seus trabalhos lendários incluem a reformulação pós-Crise do Superman, uma aclamada fase do Hulk e uma histórica passagem pelos X-Men. É natural que com esse currículo ele tivesse seus trabalhos sempre envoltos em bastante expectativa. E o que ele entrega em Superman e Batman – Gerações (Superman & Batman: Generations) é simplesmente incrível.

Conheça mais sobre Superman e Batman – Gerações

A trilogia “Superman & Batman: Generations” começou a ser publicada nos EUA em 1999 em 4 edições e logo ganhou duas continuações em “Superman & Batman: Generations II” de 2001 (também em 4 edições) e “Superman & Batman: Generations III” de 2003 (em 12 edições). Aqui no Brasil “Superman & Batman – Gerações” foi publicado em formato minissérie, em 4 edições, pela Editora Opera Graphica em 2001 e republicado pela Eaglemoss em “DC Comics – Coleção de Graphic Novels” n° 81 (2018). A continuação chegou ao Brasil em 2002 também pela Opera Graphica com o nome “Superman & Batman – Gerações 2” em formato minissérie como o Original. A última parte da trilogia chegou em em duas edições pela Mythos em 2004 com o nome “Superman & Batman – Gerações 3” compilando todas as 12 edições originais.

Superman e Batman: Gerações - Uma Saga Imaginária (1999) - Baú de HQs 1

“Superman & Batman – Gerações” passeia por todo o Universo DC

A história de Superman & Batman – Gerações: Uma Saga Imaginária

A ideia de Bryne em “Superman & Batman – Gerações” é ousada mas simples ao mesmo tempo: recontar a história da relação dos maiores heróis da DC, Superman e Batman, respeitando as datas cronológicas desde a criação dos mesmos em 1939. A minissérie original vai contando histórias com saltos cronológicos de uma década entre cada conto.Saímos de 1939 e finalizamos em 1999 (com algumas ótimas surpresas). Os personagens envelhecem e somos apresentados a filhos, netos e descendentes dos heróis. É extremamente divertido ver o manto trocando de mãos enquanto entendemos o peso de se assumir o legado dos maiores da DC. Vale destacar o carisma da filha do Superman, Kara, e de Bruce – filho do Batman.

A história tem um ar de era de prata e é recheada de “absurdos” como aliens, armadilhas mortais e espalhafatosas de um certo palhaço e robôs gigantes. Apesar de algumas tragédias que ocorrem no meio do caminho, o traço de Byrne faz com que “Superman & Batman – Gerações” seja uma obra brilhante que mostra o lado mais otimista da Editora das Lendas.

Superman e Batman: Gerações - Uma Saga Imaginária (1999) - Baú de HQs 2

Superman e Batman reunidos com alguns descendentes nas páginas de “Superman & Batman – Gerações”

As continuações de Superman & Batman – Gerações: Uma Saga Imaginária

“Superman e Batman – Gerações 2” e “Superman e Batman – Gerações 3” são igualmente divertidos pois expandem a história original e preenchem lacunas enquanto trazem novos personagens para novas tramas. Ver o 4º Mundo de Kirby envolvido na evolução do legado dos heróis é extremamente divertido!  Sabe aqueles casos em que as continuações mancham a obra original e não acrescentam em nada? Aqui elas somam sim e tornam a trama original ainda mais completa.

Conflitos de gerações, mortes trágicas, momentos emocionantes, viagens no tempo, retornos inesperados e grandes vilões são ingredientes que você encontra facilmente nas páginas da obra de John Byrne que é completamente livre das amarras cronológicas e por isso brinca com maestria com presente, passado e futuro do Universo DC!

Superman e Batman: Gerações - Uma Saga Imaginária (1999) - Baú de HQs 3

“Superman & Batman – Gerações” foca na relação entre os dois heróis em uma linha cronológica que começa em 1939

“Superman & Batman – Gerações” é uma verdadeira carta de amor de John Byrne ao Universo DC. Ele mostra o quanto conhece da editora e brinca livremente com o legado de seus dois maiores heróis. O interessante é que Byrne faz isso com respeito e reconhecendo o quanto esses ícones são importantes e mostrando o quão difícil é viver à altura da lenda! Uma história indispensável para os amantes da Era de Prata e da DC Comics. Uma dica para aproveitar ainda mais a HQ? Evite Spoilers e deixe Byrne te surpreender!

Quer conhecer mais histórias de John Byrne? Confira nossa matéria sobre o Quarteto Fantástico do autor!

Compre a HQ com desconto clicando na capa abaixo 😉

Superman e Batman: Gerações - Uma Saga Imaginária (1999) - Baú de HQs 4

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 07 de janeiro de 2020. Atualizado em 10 de abril de 2020.


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: