Batman O Cavaleiro das Trevas III é mais um capítulo na saga do morcego pelas mãos de Frank Miller. Batman O Cavaleiro das Trevas lançado em 1986 é, até os dias de hoje, uma das HQ`s mais aclamadas de todos os tempos. A história original acompanha um velho Bruce Wayne que decide voltar a ativa após ver Gotham piorar cada vez. Esse promissor universo tinha tudo para render excelente histórias, certo? Miller decidiu prosseguir sua aclamada obra em 2002 com “Batman o Cavaleiro das Trevas 2”.

A trama do Cavaleiro das Trevas 2 acompanha o Homem Morcego querendo derrubar o regime fascista do presidente dos EUA Rickard (secretamente controlado por Luthor). A obra não agradou e é considerada por muitos um erro de Miller. A partir do fracasso da continuação, muitos fãs começaram a defender a ideia de que a obra não deveria ser tocada.

Conheça a trama de Cavaleiro das Trevas III

Batman - O Cavaleiro das Trevas III: vale a pena? 1

Carrie Kelley, a Robin, e Batman em “Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior”

Em 2016 a DC resolveu mexer novamente no “vespeiro” que se tornou “Batman, Cavaleiro das Trevas” e lançou “Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior” (“Dark Knight III: The Master Race” no original). A HQ acompanha Batman precisando enfrentar uma invasão kryptoniana após os habitantes de Kandor voltarem ao tamanho normal. 

Tudo se torna ainda mais complexo quando descobrimos que a filha do Superman e da Mulher-Maravilha, Lara, está apoiando os habitantes de Kandor que estão sendo guiados por um fanático religioso. A trama de “Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior” não é exatamente original e os fãs do Homem de Aço já viram algo parecido no arco Novo Krypton em 2009 (saiba mais clicando aqui). Isso não quer dizer que a trama é necessariamente igual mas as similaridades são fortes e o que torna ela diferente mesmo é o enfoque no Batman e a idade e personalidade dos heróis envolvidos.

Batman - O Cavaleiro das Trevas III: vale a pena? 2

Superman mostra todo seu poder em “Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior”

Apesar das similaridades, é interessante ver Miller resgatando o Superman desse universo – tão desrespeitado pelo autor em “Cavaleiro das Trevas 2” – ao mesmo tempo em que o reaproxima do Homem Morcego e dá destaque para Carrie e Lara. A sensação é que Miller está passando o manto dos heróis para as jovens heroínas que terão de ficar responsáveis pelo Universo DC criado pelo autor.

A cena do Homem Morcego vendo o Superman atuando “de verdade” é uma prova de que o caminho para o herói foi reconstruído nesse universo e ele, finalmente, deixou de ser só o “saco de pancadas” do Homem-Morcego. A Mulher-Maravilha também ganha muito destaque e seu lado Amazona é cada vez mais predominante. Sábia e forte, a personagem tenta a todo momento guiar sua filha Lara e mostrar que força bruta não é tudo.

Batman - O Cavaleiro das Trevas III: vale a pena? 3

Mulher-Maravilha é brutal e violenta em “Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior”

A terceira parte de “Batman: O Cavaleiro das Trevas” é uma continuação digna porque não tenta revisitar grandes passagens da obra original para reproduzi-las. A história avança justamente porque sabe manter o Batman no foco mas dando espaço para os outros heróis e para as excelentes Carrie Kelley e Lara.

Não se engane: o Batman continua “o fodão” mas agora ele entende o papel dos outros heróis e sabe reconhecer o que eles podem agregar. Miller ainda acerta nas personalidades, tornando-as bem diferentes do universo regular da DC – mesmo que ainda muito reconhecíveis. “Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior” não é inovador como a obra original mas é uma excelente história em um universo que, agora sim, parece que vai mostrar todo seu potencial. 

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais Sobre as HQ´s da DC Comics!


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia
Texto publicado originalmente em 17 de fevereiro de 2020. Atualizado em 22 de maio de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!