Hoje, Jeff Lemire é um dos principais quadrinistas do mundo e ele já se destaca há alguns anos. Com um volume de trabalhos altíssimo, tendo obras já publicadas pelas principais editoras americanas, Lemire se destaca principalmente pelo seu trabalho autoral sensacional, além de já ter runs de destaque na indústria de super-heróis.

Nessa lista, dos muitos trabalhos que Lemire tem, escolhemos doze para o leitor conhecer e saber o porquê de o canadense já ter ganhado vários prêmios na carreira e ser atualmente um dos mais respeitados escritores no universo dos quadrinhos. Confira nossa lista com as Hqs Essenciais de Jeff Lemire!

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Sweet Tooth

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Publicada pela editora americana DC Comics através de sua linha editorial Vertigo, Sweet Tooth foi escrita e desenhada por Lemire, e conta a história de um mundo pós-apocalíptico, dez anos após um evento conhecido como “O Flagelo” devastar o Planeta Terra.

Após esse evento, todas as crianças nascidas são de uma nova espécie, híbrida entre humanos e animais, inclusive o protagonista da série, “Gus”, um menino com traços de cervo. Indicada ao Eisner de “Melhor Nova Série”, Sweet Tooth voltou aos holofotes recentemente quando teve anunciada uma série em live action pela Netflix, além de uma continuação, Sweet Tooth – The Return , que já está sendo publicada nos EUA. 

A série saiu aqui no Brasil pela editora Panini.

.

Homem Animal

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Lemire foi o responsável pelo retorno do Homem Animal a um título solo, na fase dos Novos 52, em grande parte, desenhadas por Steve Pugh. Na trama , vemos o Homem-Animal tentando lidar simultaneamente com a fama, devido à indicação de seu filme a uma importante cerimônia, e com o drama de ver sua família se dissolver após a morte de seu filho mais velho.

Além disso, Lemire ainda faz a filha do homem animal acabar se tornando o ser mais poderoso do Vermelho, o reino dos seres de carne, e ainda tem o crossover com o monstro do pântano e o Frankenstein nessa fase. Com um intenso drama familiar permeando a fase, Lemire não esqueceu alguns consagrados clichês do personagem, como a metalinguagem. Sem dúvida, uma das poucas boas surpresas dos Novos 52.

Aqui no Brasil, a editora Panini publicou a fase. Confira a lista com As Melhores HQ´s dos Novos 52!

.

Condado de Essex

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Condado de Essex é uma coleção de três histórias gráficas curtas situadas no Condado de Essex, Ontario. As três pequenas histórias que se completam, escritas e desenhadas por Lemire,  são “Contos da fazenda” (2008), “Histórias de Fantasma” (2008), e “A enfermeira do Interior” (2009). Para onde um garoto pode se voltar quando, de repente, todo o seu mundo desaparece?

O que poderia fazer com que dois irmãos de uma equipe imbatível de afastassem, transformando-os em um par de homens solitários e amargos? Como o trabalho de uma enfermeira de meia-idade revela as cicatrizes de toda uma comunidade? E será que existe algo que possa curar as feridas causadas por um século de perdas e arrependimentos?

Jeff Lemire faz uma obra impactante, que toca em temas como recordações, luto, familia e segredos, em um trabalho primoroso que aparece sempre no topo das listas de suas melhores hqs.

 A editora Mino publicou a obra aqui no Brasil.

.

O Ninguém

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

,

Lançada originalmente pelo selo Vertigo, da DC Comics, “O Ninguém” é uma releitura moderna do clássico livro O Homem Invisível, de H.G. Wells, e foi o trabalho que colocou Lemire nos holofotes da indústria. Na história, vemos a chegada de um estranho envolto em bandagens dos pés à cabeça na pequena cidade de Boca Larga.

Movida pela curiosidade, uma adolescente solitária chamada Vickie se aproxima do homem e tenta descobrir a verdade por trás do visual suspeito. Mas, quando acontece um crime, toda a cidadezinha se volta contra o estranho e passa a caçá-lo, ameaçando desmascarar um terrível segredo.

A editora Pipoca e Nanquim publicou “O ninguém” aqui no Brasil.

.

O soldador subaquático

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Também escrito e desenhado por Lemire, a obra conta história de Jack Joseph, um jovem soldador subaquático responsável pela manutenção de uma plataforma petrolífera no litoral da Nova Escócia, no Canadá, e que está à espera do nascimento de seu primeiro filho.

Ao ser chamado para realizar um serviço de alto risco nas profundezas do oceano, Jack Joseph vive uma experiência fantástica relacionada à morte de seu pai, também soldador submarino e que faleceu num acidente de trabalho. Elogiado pela crítica , a hq toca em memórias, tesouros da vida, além de relações familiares. Um trabalho sensível e tocante.

 A editora Mino publicou a obra aqui no Brasil.

.

Black Hammer

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Eleita a Melhor Série Original de 2017 no Eisner Awards, Black Hammer é escrita por Lemire, que conta com um time de artistas responsaveis pela arte (Dean Ormston, Dave Stewart e David Rúbin). Na hq, conhecemos os super-heróis Abraham Slam, Menina de Ouro, Barbalien, Coronel Weird, Walky e Madame Libélula. Após lutarem e vencerem um grande vilão, eles agora vivem em uma espécie de fazenda fora dos limites do tempo, sem ter como fugirem.

Obrigados a disfarçar seus poderes, sua natureza e suas origens aos olhos dos habitantes locais, eles personificam uma típica família disfuncional, tentando criar para si uma vida normal, mas ao mesmo tempo, procurando formas de escapar dessa prisão.

Além de fazer o que mais sabe que é o drama familiar, Lemire cria uma abordagem pra heróis totalmente fora do padrão. Na medida que as edições vão passando, a qualidade da obra só cresce, culminando em um final espetacular.

A editora Intrínseca lançou Black Hammer aqui no Brasil.

.

O Velho Logan

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Passada a Guerras Secretas (2015), Jeff Lemire assume o título com os desenhos do já presente Andrea Sorrentino (equipe criativa que iria se repetir mais pra frente) e faz o que pra muitos foi considerada uma das melhores revistas da Marvel sendo publicadas naquele período. Durante as primeiras edições, Lemire fica alternando a narrativa entre o presente do Universo Prime e o futuro apocalíptico do Velho Logan, inclusive colocando elementos da história original do Mark Millar que deu origem ao personagem.

Alguns elementos clássicos do personagem também são retomados como a busca de Logan por um lugar no mundo e a sua confusão psicológica entre homem e fera, mas Lemire também coloca muito dedo seu nesse trabalho, principalmente no drama deste Logan que sabe que sua família foi assassinada pela família Hulk, e que sua Terra foi destruída. Sem dúvidas, um dos melhores runs da Marvel na última década.

A editora Panini publicou essa fase aqui no Brasil

.

Bloodshot Renascido

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Um dos personagens mais conhecidos da Valiant Comics ganhou uma série escrita por Lemire. Bloodshot Renascido é um trabalho do escritor bem diferente do que estamos habituados. O bloodshot, por muitas vezes com histórias clichês e estereotipadas, tem aqui um quadrinho que Lemire tenta fazer um estudo da psicologia do personagem, aprofundando sua humanidade.

Na trama, o personagem vive num exílio autoimposto, tentando recomeçar sua vida com um cidadão comum. Porém, quando lembranças começa a atormentá-lo, além de  um surto de tiroteios causado por atiradores parecidos com ele, sua culpa o mandará em uma missão para impedir mais assassinos, mesmo que isso signifique mergulhar na violência que quase o destruiu.

A editora Jambô lançou Bloodshot Renascido aqui no Brasil

.

Gideon Falls

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Vencedora do Prêmio Eisner, Gideon Falls também é feita por Jeff Lemire, que se junta com dois nomes que já trabalharam com ele anteriormente: Andrea Sorrentino e Dave Stewart. A obra acompanha a vida de um jovem recluso que é obcecado por catar no lixo “artefatos” de uma conspiração que parece existir apenas na sua cabeça, e também apresenta a vida de um fracassado padre católico que chega numa pequena cidade cheia de segredos obscuros.

As histórias de ambos vão se entrelaçar em torno de uma misteriosa lenda, trazendo a morte e a loucura em seu rastro. Confira nossa matéria completa de Gideon Falls clicando aqui!

A editora Mino lançou a série aqui no Brasil.

.

Royal city

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Com roteiro e arte do próprio, Royal city é um dos maiores destaques do trabalho mais autoral de Lemire. Na trama,  Royal City é o nome da cidade que tem algo diferente pairando sobre ela.  Na cidade, mora a família Pike, dilacerada desde a misteriosa morte do caçula, Tommy, décadas antes. Desde então, os Pike são assombrados por esse fantasma, que aparece para cada familiar de uma forma, seja como o menininho ingênuo, o homem casto, o adolescente revoltado ou o beberrão inconsequente.

Quando o pai sofre um derrame, Patrick Pike, um escritor em crise, volta a contragosto para a cidade e para as lembranças das quais tanto quis fugir. Ele logo se vê mergulhado nos segredos e problemas da família, e seu encontro com Tommy pode ter consequências devastadoras. Sendo um de seus trabalhos mais pessoais, Royal City tem toques de mistério e fantasia mas não deixa de lado temas que Lemire sempre trata como solidão e família.

A editora Intrínseca lançou a obra aqui no Brasil .

.

Descender

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Jeff Lemire aqui, ao lado do premiado ilustrador Dustin Nguyen, faz uma verdadeira odisseia cósmica e uma guerra entre humanos e máquinas. A trama se passa em um universo onde robôs gigantes destruíram planetas e civilizações inteiras. Com isso, ao longo dos anos foram estabelecidas em toda a galáxia políticas de perseguição e extermínio das máquinas.

Em meio a essa caça implacável, conhecemos Tim-21, um jovem robô de aparência humana que pode conter em seu código vestígios dos assassinos do passado — o que faz dele o ser mais procurado do universo. Ao lado dos amigos Bandit e Perfurador, ele se aventura por planetas e galáxias, enfrentando inimagináveis perigos com um único objetivo: sobreviver.

A editora Intrínseca lançou a obra aqui no Brasil

.

Cavaleiro da lua

.

As Melhores HQs de Jeff Lemire

.

Com roteiros de Jeff Lemire e desenhos e arte-final de Greg Smallwood, Cavaleiro da Lua ganha uma fase insana. Na história, o leitor verá Marc ser levado ao limite. Desta vez, ele é assombrado por um inimigo bastante íntimo, sua mente, que o desafia a descobrir se toda a trajetória que teve como herói até aqui foi real. 

O problema é que, enquanto ele tenta desvendar sua real condição, um inimigo de grande poder ameaça se abater sobre o mundo, deixando-o numa situação bastante complicada. Lemire faz um trabalho com vários elementos da mitologia egípcia, além de uma trama misteriosa, em uma história que é uma verdadeira viagem na mente lunática desse personagem, que em breve ganhará série no Disney +.

A editora Panini lançou aqui no Brasil a partir do volume 4 dos encadernados do personagem.

Se você também curte Mangás, não deixe de conferir também nossas matérias As Melhores Obras de Osamu TezukaOs Melhores Mangás de Akira Toriyama e Os Melhores Mangás Shoujo

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: