Quem são Rapina e Columba?

Essa é uma das primeiras e importantes perguntas feitas por fãs de filmes e séries que não estão tão acostumados a acompanhar os quadrinhos da DC Comics enquanto assistiam a série Titãs.

Os desconhecidos personagens da Editora das Lendas apresentam um importante papel na série e as informações sobre eles podem ser no mínimo confusas ao se pesquisar por aí.

É importante estabelecermos que existem duas versões dos personagens. Por isso a pergunta “Quem são Rapina e Columba?” pode ser respondida de diversas formas diferentes.

Iremos nos focar nas versões pré-crise e pós-crise dos personagens. A segunda versão, criada após a famosa Crise nas Infinitas Terras, é a versão que serve de base para a série dos Titãs e é a mais conhecida.

Vamos lá?

Quem são Rapina e Columba

A versão mais conhecida de Rapina e Columba aparece pela primeira vez em 1988.

 

Quem são Rapina e Columba? A primeira versão

Os personagens Rapina e Columba foram criados em 1968 por Steve Ditko, Steve Skeates, Dick Giordano e Carmine Infantino. O estrelado time de criadores e desenhistas imaginou uma dupla que tivesse poderes sobrenaturais vindos dos Lordes da Ordem e do Caos – sendo Rapina o campeão do Caos e Columba o da Ordem. A ideia era que os dois oferecessem um equilíbrio mútuo. O violento e destemperado Rapina é Hank Hall e o pacifista Columba é seu irmão Don.

Os irmãos Hank e Don são a dupla original e consegue seus poderes após uma voz do além oferecer uma solução para que ambos pudessem salvar seu pai – que estava no hospital após ser vítima de uma emboscada feita por uma gangue que queria o Juiz Hall morto.

A dupla fica com o manto de Rapina e Columba até o final da Crise nas Infinitas Terras, onde Don, o Columba, morre em um desabamento de um edifício para salvar duas crianças. Após a nova dupla ser apresentada, descobrimos que os Lordes da Ordem e do Caos retiraram o poder de Don antes da sua morte, o que quer dizer que eles não consideravam mais o jovem adequado para o papel de Columba. Ele estava se tornando cada vez mais agressivo devido a influência do irmão Hank e isso desequilibrava a relação da dupla.

Quando questionamos quem são Rapina e Columba essa é uma das respostas possíveis.

A versão original! Mas normalmente é da versão pós-Crise que as pessoas mais perguntam já que é ela que ficou “famosa” nas HQs e na TV.

Quem são Rapina e Columba? - Baú de HQs 1

Hank e Don foram a versão original de Rapina e Columba e ficaram com o “manto” até a Crise nas Infinitas Terras

 

 

Quem são Rapina e Columba? A versão mais famosa da dupla

 

Hank Hall e Dawn Granger são a dupla mais conhecida de Rapina e Columba. Após a morte de Don, Dawn Granger recebe os poderes de Columba de uma voz misteriosa no momento em que ela precisava salvar a mãe de terroristas – ela era parte de um corpo diplomático e foi sequestrada em Londres. Após salvar a mãe, Dawn descobre que o antigo Columba havia falecido e decide retornar aos EUA para conhecer o Rapina – entendendo que os dois deveriam permanecer juntos.

A primeira vez que Rapina e a nova Columba se encontram termina em uma briga entre os dois, já que Hank entende que só seu falecido irmão Don teria direito a identidade de Columba. Porém, ao enfrentar o vilão Kestrel (um agente do Caos) a dupla acaba se unindo e permanecendo junta.

A primeira aventura de Hank Hall e Dawn Granger foi publicada no Brasil em 1991 em DC Especial #3 da editora Abril que compilava Hawk & Dove (1988) #1 – #5 e Secret Origins (1986) #43 – sem dúvida a melhor HQ para os fãs poderem conhecer mais sobre a dupla e aproveitarem as excelentes histórias dessa que foi a melhor fase de Rapina e Columba.

Quem são Rapina e Columba? - Baú de HQs 2

Kestrel enfrenta Columba na primeira aparição da dupla em DC Especial #3

O período mostrou ainda os heróis ao lado dos Titãs e tentando descobrir mais sobre os Lordes da Ordem e do Caos e é a melhor representação dos heróis que contou com Barbara e Karl Kesel além de Rob Liefield e outros mestres.

A série que se seguiu à apresentação dos personagens (em DC Especial #3 da editora Abri) se chamava  Hawk & Dove (1989) e contou com 28 números que podem ser achados (quaaase na íntegra) no Brasil em DC 2000 #16 – #19, #20, #23, #24, Os Novos Titãs #70, #71, #77, #78, #79, #84 e em Super-Homem (1ª Série) #109-#111 – todas da editora Abril.

Essas duas séries são a melhor resposta para a pergunta “quem são Rapina e Columba” e são – disparado – a grande representação do espírito dos heróis e do relacionamento de Hank e Dawn – que sempre foram colegas e não namorados como na série de TV.

Então veio Armageddon 2001 e tudo mudou…

 

Quem são Rapina e Columba? Armageddon 2011, a Transformação da Dupla, a nova Rapina e os Novos 52

 

Quem são Rapina e Columba? - Baú de HQs 3

Rapina (Hank Hall) enfrenta o Monarca em Armageddon 2001 da DC Comics

Tudo parecia estar se encaminhando para um desfecho maravilhoso para Rapina e Columba e é aí que tudo muda.

Armageddon 2001 foi uma série onde um déspota viaja no tempo para confrontar os heróis e impedir que os mesmos – derrotados por ele no futuro – fizessem algo para impedir seu reinado.

Monarca, o vilão do futuro, era ninguém menos que Hank Hall – o herói mata sua versão futurista e assume seu lugar entendendo que ele tem o bom senso para melhorar o mundo – tudo isso após o vilão aparentemente matar Columba.

O antigo Rapina ainda tenta matar os heróis com uma bomba mas é impedido pelo Capitão Átomo e ambos ficam perdidos no tempo… O herói, agora transformado em vilão, retorna na saga Zero Hora como Extemporâneo e é morto por Hal Jordan…

Hank Hall permanece morto até a famosa saga de Geoff Johns chamada A Noite Mais Densa quando ele retorna e conhece a nova dupla Rapina e Columba formada por Dawn e sua irmã Holly Granger – que assume o lugar de Hall como Rapina. No final da saga de Johns, Holly é morta e Hank retorna ao mundo dos vivos tendo algum destaque na saga seguinte chamada O Dia Mais Claro.

 

Quem são Rapina e Columba? - Baú de HQs 4

Columba enfrenta o Zumbi Hank Hall após sua irmã ser morta pelo antigo herói em A Noite mais Densa da DC Comics

Hank Hall retorna para refazer sua dupla com Dawn e chega o período conhecido como Novos 52. O reboot, ocasionado pela HQ Ponto de Ignição (Flashpoint),  dá a dupla um novo começo que é muito similar ao visto em DC Especial #3 – conta com arte de Rob Liefeld e tudo!

Todos os elementos clássicos estão lá: Hank conhecendo Dawn após a morte de seu irmão e a dificuldade da dupla em se manter unida no começo. A história saiu no Brasil no encadernado Rapina e Columba de 2013 da Panini Comics e reuniu todos os oito números da série Hawk & Dove (2011).

Por mais que a série de 2011 seja interessante, ainda é seguro dizer que a fase pós-Crise nas Infinitas Terras é a melhor e mais interessante fase dos personagens que nunca chegaram a ter muito destaque na história da DC.

Quem são Rapina e Columba? - Baú de HQs 5

Rapina e Columba aparecem na série de 2011 dos Novos 52 que conta com desenhos de Rob Liefeld

Quem são Rapina e Columba?

Nenhum período responde melhor a essa pergunta do que os eventos que acontecem entre o pós-Crise e Armageddon 2001 – ali vemos a parceria dos opostos Hank e Dawn e descobrimos como os heróis podem – e devem – se equilibrar.

Se você é fã, ou quer mergulhar no universo de Rapina e Columba, busque essa fase e curta o melhor dos desconhecidos heróis!

Quer saber mais sobre HQs antigas?

Confira nossa coluna Baú de HQs!


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!