Armageddon 2001 foi uma saga extremamente interessante e descompromissada que mais lembra um episódio de Túnel do Tempo (as coletâneas de histórias alternativas de personagens da editora, chamadas nos EUA de Elseworlds) do que uma saga com grandes consequências – apesar de ela ser a “semente” da famosa Zero Hora (Zero Hour, 1994).

Em 1991 a DC Comics começou a lançar Armageddon 2001 que envolvia viagens no tempo e todos os principais grupos e heróis da Editora das Lendas. A saga chegou ao Brasil pela editora Abril em 1993 em formato minissérie em 08 edições (além de um capítulo importante em Super-Homem #110 – também da Abril) e um especial publicado em Super Powers #31 intitulado Armageddon Inferno . O especial não é parte da história principal e apresenta uma saga diferente que pode ser lida de maneira independente.

 

Armageddon 2001 - Baú de HQs 1

O Monarca é o grande vilão de Armageddon 2001 de Archie Goodwin e Dan Jurgens.

 

A história de Armageddon 2001 é a típica trama de viagem do tempo que tem como objetivo consertar alguma injustiça do passado. Archie Goodwin começa a trama nos apresentando um mundo no ano de 2030, onde todos os heróis desapareceram e o Monarca reina absoluto. Matthew Ryder é um cientista que não concorda com a tirania imposta e que consome regularmente disquetes (sim, disquetes!) ilegais sobre os tempos heróicos pré-Monarca. Matthew não se sente conectado a sua família que, de uma maneira geral, abraça a ditadura imposta – como a maior parte das pessoas.

Em uma reviravolta de eventos, Matthew Ryder é enviado pelo próprio Monarca em uma máquina do tempo para o período anterior ao seu surgimento -onde heróis como Superman, Batman e outros estavam vivos e atuantes. O personagem é afetado pelas “energias cronais” durante a viagem e se torna Tempus – um ser poderoso que consegue ver o futuro de cada uma das pessoas que toca. Tempus decide acreditar em um boato de sua era que diz que um dos grandes heróis do passado traiu seus companheiros para se tornar o Monarca e comandar tudo com mão de ferro, assumindo então a missão de descobrir quem é o traidor.

 

Armageddon 2001 - Baú de HQs 2

Um dos possíveis futuros de Armageddon 2001 mostra o Superman enfrentando a Liga da Justiça.

 

Tempus começa sua busca pelo herói que se tornará o Monarca pelo Superman e logo segue para personagens como Batman, Rapina & Columba, L.E.G.I.Ã.O. e até a Liga da Justiça. Ao tocar os heróis, o personagem consegue ver o futuro mais provável naquele momento e com isso vislumbrar se o herói será o traidor.

Os principais culpados do Armageddon 2001

No começo dissemos que a saga se assemelha a várias histórias da saudosa Túnel do Tempo justamente porque cada interação de Tempus com os heróis gera uma história do futuro daquele herói. As histórias são bem pensadas, divertidas e quase sempre trágicas. Lois Lane morrendo por conta de chutes do filho do Superman ainda no útero, Batman sentenciado a morte enquanto o Coringa é aclamado pela mídia, a Liga da Justiça Europa perdida no tempo… e outras!

Conforme a história se desenvolve, descobrimos que Matthew Ryder, agora Tempus, é obcecado em descobrir qual foi o herói que o salvou de uns escombros quando ele era ainda garoto – a revelação é muito bacana – e a busca pelo traidor que se tornará o Monarca segue.

Ainda que o enredo não seja inovador, a forma como Archie Goodwin dá espaço para o desenvolvimento das histórias do futuro – e a justificativa final para a criação do Monarca – é bem pensada e merece destaque. Apesar da temática mais “sombria”, a história é divertida, leve e tem sempre um ritmo alucinante, de forma que é muito fácil ler a saga toda de uma vez só!

Armageddon 2001 - Baú de HQs 3

Lobo e a L.E.G.I.Ã.O. de Vril Dox também dão as caras em Armageddon 2001 da DC Comics.

No fim das contas, Armageddon 2001 é uma história divertida que tem todas as características da década de 90. A trama divertida e envolvente criada por Goodwin e desenhada por Dan Jurgens merece ser lida por trazer possíveis futuros interessantes  para os heróis da DC, além de criar um vilão, o Monarca, com forte motivação ao mesmo tempo que dá espaço para que Tempus e sua busca sejam os grandes protagonistas!

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais sobre HQs!

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

 

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: