Viagem no Tempo é uma temática que é mais do que comum aos fãs de HQs de longa data. Nada mais legal do que ver nossos personagens em locais e períodos diferentes, interagindo com personagens históricos ou com contrapartes mais jovens de seus amigos e/ou inimigos.

 

A lista do Ultimato do Bacon de hoje vai trazer 7 sagas de viagem no tempo que são desconhecidas ou imperdíveis para os fãs!

 

1 – Hulk: Futuro Imperfeito

Viagem no Tempo em 7 sagas DC e Marvel! 1

Maestro, o Hulk malvado do futuro, surge em Hulk: Futuro Imperfeito.

Peter David e George Pérez se uniram em 1992 para entregar uma das melhores histórias de viagem no tempo da Marvel Comics.

Hulk: Futuro Imperfeito (The Incredible Hulk: Future Imperfect, 1992) foi uma minissérie em 2 partes onde vimos o Gigante Esmeralda indo para um futuro distópico no qual o poderoso “Maestro” (uma versão futura do próprio Hulk) comanda a Terra com mãos de ferro!

No Brasil, a HQ foi publicada algumas vezes, sendo a última em 2014 em uma edição capa cartão pela Panini Comics. A primeira, no formato americano, saiu em minissérie em duas edições pela editora Abril em 1996, com o nome O Incrível Hulk: Futuro Imperfeito.

2 – Ponto de Ignição (Flashpoint)

Viagem no Tempo em 7 sagas DC e Marvel! 2

Ponto de Ignição de Geoff Johns e Andy Kubert muda tudo na DC ao fazer Barry Allen tentar salvar sua mãe.

Ponto de Ignição (Flashpoint, 2011) é uma das histórias recentes mais importantes da DC.

Na HQ de Johns e Kubert, lançada em 2011 nos EUA, vemos Barry Allen voltando no tempo para tentar salvar sua mãe do Flash Reverso.

Mas ao fazer isso o personagem cria um novo universo onde tudo mudou. Um dos personagens mais icônicos da saga é o Batman Thomas Wayne.

A guerra entre Diana e Arthur Curry e o sumiço do Superman são apenas algumas das consequências da “aventura” de Barry que é o pontapé inicial da fase conhecida como Os Novos 52.

Ponto de Ignição foi lançado no Brasil em formato minissérie – 5 edições como no original – pela Panini Comics em 2012 e em encadernado capa dura em 2018 em DC Comics – Coleção de Graphic Novels #60 da Eaglemoss.

3 – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Viagem no Tempo em 7 sagas DC e Marvel! 3
X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido é uma ótima história de John Byrne e Chris Claremont.

A década de 80 foram os anos dourados dos X-Men. John Byrne e Chris Claremont criaram muitas histórias marcantes e X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (lançado originalmente em “The Uncanny X-Men” #141- #143 em 1981) é uma delas.

Na HQ a jovem Kitty Pryde recebe a sua versão futura do ano de 2013 no corpo, enviada pelo líder dos mutantes Magneto, para impedir o assassinato do Senador Robert Kelly uma vez que o evento desencadeia a queda dos mutantes!

A icônica história já inspirou um filme da equipe e foi lançada inúmeras vezes no Brasil. A Panini lançou a história em capa dura em 2014 com o nome X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido e a editora Abril lançou a história pela primeira vez em 1986 em Superaventuras Marvel #45 – ainda em formatinho!

4 – Thor: Carniceiro dos Deuses

Viagem no Tempo em 7 sagas DC e Marvel! 4

Jason Aaron cria uma história memorável onde 3 Thors precisam se unir para enfrentar um inimigo sem precedentes.

A fase de Jason Aaron à frente do Thor começa de maneira perfeita com o arco Thor: Carniceiro dos Deuses (Thor: The God Butcher, 2012).

A história acompanha um Matador de Deuses que persegue o Poderoso Thor desde sua juventude até sua velhice. Para derrotar o perigoso e poderoso oponente serão necessárias três versões do Deus do Trovão.

A história de Aaron é incrível e mostra o personagem contra um vilão profundo e bem pensado!

Thor: Carniceiro dos Deuses e Thor: Bomba Divina são os encadernados em capa dura da Panini Comics que compilam a história originalmente lançada em Thor: God of Thunder (2012 – 2013) #1-#11.

5 – Armageddon 2001

Viagem no Tempo em 7 sagas DC e Marvel! 5

A DC Comics cria uma saga envolvente em Armageddon 2001 de 1991.

Com roteiro de Archie Goodwin e desenhos de Dan Jurgens, Armageddon 2001 da DC Comics traz uma saga que gira em torno de um mistério: quem é o poderoso Monarca que vai escravizar a Terra?

“Tempus”, na tradução da Abril, ou “Cavaleiro do Tempo”, como é conhecido agora na Panini, vem do futuro para explorar as origens do vilão que, segundo fontes, já foi um respeitado super-herói.

Para isso, o personagem – que enxerga o futuro de uma pessoa quando faz “contato” – começa a investigar todos os principais heróis do século XX… e é claro que Superman, Batman e outros grandes nomes do panteão da DC são alguns dos suspeitos…

Apesar do final não ser tão grandioso quanto sua concepção, as várias linhas do tempo exploradas por Tempus chegam a ser emocionantes (e algumas delas foram até mesmo reaproveitadas em alguns Elseworlds depois).

Imperdível!

Armageddon 2001 #1-#8 foi publicado pela editora Abril em 1993 e nunca foi republicada no Brasil.

6 – Peter Parker Especial (de Chip Zdarsky)

Viagem no Tempo em 7 sagas DC e Marvel! 6
Peter Parker encontra seu jovem “eu” em começo de carreira na fase de Chip Zdarsky de Peter Parker, The Spectacular Spider-Man.

Chip Zdarsky cria uma história emocionante na sua passagem pelo título Peter Parker, The Spectacular Spider-Man. Na saga vemos Peter Parker, sua “irmã” Teresa e J.J. Jameson viajando para passado para impedir uma tragédia que aniquilaria a Terra.

Ao voltar no tempo, Peter conhece o jovem Homem-Aranha e decide ajudar a mudar seu futuro (a cara de J.J. ao ver a idade do “rapaz” que ele persegue desde sempre é comovente).

O problema é que esse tipo de mudança nunca dá certo e a versão do presente acaba fazendo com que o futuro fique ainda pior com suas “ajudas”. Emoção e aventura dão o tom da saga que vai fazer qualquer aracno-fã se emocionar!

Lançada entre 2017 e 2018 em Peter Parker, The Spectacular Spider-Man #300-#310, a história chegou no Brasil dividida em 3 edições: O Espetacular Homem-Aranha (2016) #26 e Peter Parker Especial – Homem-Aranha #1 e #2 – todas lançadas em 2019.

7 – Reforço Dourado

Viagem no Tempo em 7 sagas DC e Marvel! 7

Superman vê seu planeta natal explodir na saga Reforço Dourado de Dan Jurgens

Na esteira dos eventos do Renascimento da DC Comics, Superman descobre que seu pai não morreu na explosão de Krypton.

Determinado a descobrir o que aconteceu, o Homem de Aço volta no tempo para dias anteriores a explosão do planeta e precisa da ajuda do Gladiador Dourado para não mudar drasticamente o seu passado.

A história é divertida, emocionante e leve e acaba apresentando mais uma situação de resolução impossível para o Superman!

Reforço Dourado foi publicado no Brasil em 2018 nas edições Action Comics #19 – #21 e originalmente nos EUA em Action Comics #993 – #998.

Viagem no tempo é um dos assuntos mais explorados nas HQs e selecionamos uma mescla de histórias clássicas e conhecidas com outras divertidas e não tão aclamadas para que mais leitores possam descobrir o prazer de ler uma boa história de viagem no tempo!

Curtiu nossa lista? Deixe seu comentário nas redes sociais!

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Matéria publicada originalmente em 25 de março de 2020. Atualizada em 08 de abril de 2020.

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais conteúdos sobre Quadrinhos, Livros, TV, Streaming, Cinema, Música e muito mais!