Você provavelmente já ouviu o termo “clássico moderno”. E isso define perfeitamente esse gibi.

Eu poderia dizer que essa HQ é um compilado de 3 histórias independentes, mas com ligações tênues entre si, que têm como ponto em comum o lugar em que se passam: O Condado de Essex. Mas isso seria resumir de forma muito simplória uma obra que, de simples, não tem nada.

.

O Condado de Essex de Jeff Lemire

.

A editora Mino publicou o gibi aqui no Brasil em 2017. A obra possui capa cartão com orelhas, papel offset e pouco mais de 500 páginas. Um bitolão de respeito e com ótimo acabamento!

.

Conheça O Condado de Essex (2017) de Jeff Lemire 1

.

Na primeira das histórias, intitulada Contos da Fazenda, acompanharemos a vida de Lester, um menino criativo e fantasioso, fãzasso de super herois, que vive com seu tio, um homem sofrido e de feições duras, mas que não consegue esconder seu amor pelo menino. Um terceiro personagem surgirá para dar uma chacoalhada na vidinha de Lester.

Em Histórias de Fantasmas conheceremos a vida dos irmãos Lou e Vincent LaBeuf, ambos jogadores de Hoquei com o sonho de se tornarem famosos e ricos por meio do esporte. Nessa história a linha do tempo corre bastante até a velhice dos irmãos e, um deles, infelizmente precisa de cuidado especial de uma enfermeira, por conta do Alzheimer. Essa é a maior das 3 histórias e tem um quê de Dostoievski no desenrolar da trama…

.

O Condado de Essex de Jeff Lemire

.

E em Enfermeira do Interior, a terceira história, veremos justamente a vida dessa mulher que cuida de um dos irmãos LaBeuf, do conto anterior. Anne Queenville é o estereótipo perfeito de uma mulher do interior canadense: batalhadora, durona, viúva, mãe. Esse é o capítulo que une as pontas soltas.

Talvez esse seja um dos trabalhos mais importantes de Lemire. É quase uma biografia do local… é possível sentir exatamente o espírito daquela sociedade e como as coisas aconteciam nas diferentes timelines da trama. Ele sabe desenvolver a personalidade dos personagens de forma orgânica, sem forçar interações e ficar piegas. É tão natural quanto a realidade… e talvez essa seja a maior qualidade do autor. Os personagens têm sensibilidade e se conectam muito com o leitor.

Outra parada bem legal de acompanhar é o lance cultural. Se aqui no Brasil o futebol é o esporte que apaixona e move multidões, no Canadá é o Hóquei. É interessante ver como ele é importante na sociedade e a forma como ele influencia e move a vida das pessoas. Se você curte muito algum esporte, esse é um atrativo a mais para Condado de Essex.

.

O Condado de Essex de Jeff Lemire

.

Se esse gibi fosse um filme e estivesse concorrendo ao Oscar, é certeza que ele ganharia o prêmio de melhor roteiro. A estrutura é impecável, e o modo que as histórias se conectam é bom demais! A narrativa que Lemire nos apresenta, por meio dos olhos de cada personagem e não por um narrador onisciente, fazem a história ficar mais densa e humana, mostrando de fato como cada personagem reage aos acontecimentos.

A HQ ainda com conta com mais outras duas histórias bem curtinhas no final e alguns esboços e estudos do autor.

Condado de Essex é um quadrinho maduro, tocante e que dialoga com a solidão, a traição, o altruísmo, perdão e os sonhos. Um gibi que merece ser lido e relido. Jeff Lemire criou uma obra densa e poética, impactante o suficiente pra ter sido considerada essencial para a história da literatura canadense.

.
E você, já leu O Condado de Essex? Comente em nossas redes sociais e confira o canal de Kim Martins clicando aqui!
.
.
.
.
Compre O Condado de Essex clicando na capa abaixo!
.
O Condado de Essex de Jeff Lemire

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Kim Martins – @kim__martins 
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


O Condado de Essex O Condado de Essex O Condado de Essex O Condado de Essex O Condado de Essex O Condado de Essex O Condado de Essex O Condado de Essex O Condado de Essex 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: