Ultimato do Bacon

João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo – O Ultimato

Em 4 de Nov de 2022 3 minutos de leitura
João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo - O Ultimato (2)

Uma pequena cidade do interior é o cenário de uma história que vai colocar o leitor para pensar.. Um padre recém chegado precisa lidar com as beatas dolocal que não querem que ele se aproxime de um verdureiro cego porque, segundo elas, ele tem pacto com o diabo.. Será mesmo? João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo é uma HQ muito interessante que fala sobre inveja e convicção em um cenário que exala brasilidade.

João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo foi lançado pela editora Balão Editorial em 2022 e conta com 122 páginas coloridas! A arte de Marcel Bartholo, conhecido por obras como Noite na Taverna, Lama, Santo Sangue e Escafandro: A Vida Eterna, é simplesmente belíssima e está mais expressiva do que nunca.

O roteiro de Lillo Parra, autor de obras como Amantikir e La Dansarina, é simplesmente impecável e tem uma cadência impressionante que nos ajuda a mergulhar nessa complexa trama.

Dica para o leitor: Quer conhecer mais Quadrinhos Nacionais? Confira nossa lista de Melhores HQs Brasileiras

João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo - O Ultimato (3)

Um verdureiro é acusado de ter parte com o diabo na HQ João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo

A Trama da HQ João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo

Padre Carlos é um recém chegado em uma pequena cidade do interior. A história estabelece, logo de começo, que ele é “perseguido” por 4 beatas fervorosas que acompanham todos os seus passos e tecem comentários quando ele agrada ou desagrada.

Gertrude, dona de uma vendinha local, é abordada pelo Padre que logo pergunta de onde vem as belas verduras que ela vende. Ao falar do fornecedor, João Verdura, o horror toma conta das beatas que logo falam que ele tem parte com o diabo.

Sem se abalar com a opinião das “santas” fervorosas, Padre Carlos decide que quer comprar as verduras de João e faz questão de conhecê-lo. Podemos dizer que é aqui que o mistério da HQ começa de verdade.

João, que é cego, diz ao Padre que venderá suas verduras para ele em troca de uma boa conversa – que logo se torna uma confissão. Conforme o personagem fala sobre o seu passado, temos contato com uma história que mistura culpa, crenças desconexas e muito sofrimento.

João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo - O Ultimato (4)

Quatro beatas atormentam o Padre Carlos na HQ João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo

Quanto mais o Padre Carlos se aproxima de João mais as beatas atormentam sua vida – seja louvando o antigo padre ou gerando desinformação com falsos fatos (ou fatos sem contexto).

Aliás, o antigo padre – Alaor – tem papel fundamental na vida de João. As cenas mais impressionantes da HQ ocorrem justamente quando Bartholo mostra Alaor dialogando consigo mesmo no espelho – o domínio das expressões é simplesmente fantástico!

A história de João Verdura deixa muitos pontos que cabem à imaginação do leitor: seria um desses personagens que aparecem na obra o diabo? O tormento do personagem é de origem sobrenatural ou vem da culpa de alguma ação passada?

Esse é o tipo de HQ que dá margem para muitas leituras – todas muito válidas! Pessoalmente, achei a figura do Padre Carlos extremamente cativante: um religioso que sabe de seus defeitos e tenta, todos os dias segundo o próprio, errar menos e ajudar o próximo.

João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo - O Ultimato (1)

Padre Alaor é um dos personagens mais enigmáticos da HQ João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo

João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo é uma HQ especial que foge do lugar comum.

A história proposta por Parra é extremamente cativante e versa sobre crendice popular e sobre as mazelas graves e infortúnios que se abatem sobre nós e que tem o poder de moldar nosso futuro. Para mim, uma leitura divertida e muito especial!

Quer conhecer outros grandes autores nacionais? Confira nossa lista de Grandes Quadrinistas Brasileiros que Você precisa Conhecer!

Avaliação: Excelente!

Compre João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo clicando na capa abaixo! .

João Verdura e o Diabo de Lillo Parra e Marcel Bartholo Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade