Durante o surto de gripe espanhola no Brasil um menino precisa fazer uma longa jornada para dar um enterro digno para sua falecida mãe. Essa é a, aparentemente simples, premissa da HQ brasileira La Dansarina de Lillo Parra e Jefferson Costa.
A simplicidade dessa premissa esconde um mar de ideias incríveis que são colocadas no papel no decorrer da trama. Muitos elementos culturais do nosso país dão as caras e tornam a jornada de Petro, nosso protagonista, ainda mais única.
La Dansarina de Lillo Parra e Jefferson Costa foi originalmente publicada em 2015 e ganhou uma nova edição em 2022 pela editora Harper Collins. A obra possui pouco mais de 130 páginas coloridas.
Dica para o leitor: Quer conhecer mais obras nacionais incríveis? Confira nossa lista de Melhores HQs Brasileiras!
Petro sofre com a gripe espanhola na HQ La Dansarina de Lillo Parra e Jefferson Costa
A Trama da HQ La Dansarina de Lillo Parra e Jefferson Costa
O ano é 1918 e o menino Petro está sofrendo com a gripe espanhola. Tanto ele quanto sua mãe são assolados pela devastadora doença.
Com poucos remédios disponíveis, sua mãe faz uma escolha e acaba utilizando todos os recursos para salvar a vida do menino. O tratamento funciona mas infelizmente ela, sem remédios e recursos para se tratar, falece.
Ao se recuperar e descobrir que sua amada mãe morreu, Petro fica ao lado do corpo dela durante 3 dias.. Infelizmente os cemitérios estão superlotados e aparentemente ninguém virá recolher o corpo.
Cansado de ver o descaso com sua mãe, o menino decide partir em uma jornada para enterrá-la na capela São Miguel Arcanjo. A jornada é longa e muitos perigos, deste e do outro mundo, esperam por Petro.
Muitas pessoas dificultam a viagem de Petro na HQ La Dansarina de Lillo Parra e Jefferson Costa
Petro parte sozinho em sua jornada para a capela onde pretende enterrar sua mãe. O caminho do menino é repleto de perigos que podem vir na forma de ladrões, risco de linchamento e até estranhos encontros com o sobrenatural.
Ele conhece muitos personagens marcantes em sua viagem e vale destacar a Vovó Conga – uma gentil senhora que salva o pequeno Petro e o ajuda a concluir sua viagem de uma forma bem inesperada.
O título da HQ faz referência a representação da Morte que os autores adotam. Aqui a morte é uma bela mulher com trajes espanhóis que pode ser acolhedora ou terrível dependendo da vida que o recém falecido levou.
Ela se faz muito presente durante toda a jornada do jovem protagonista. Vale dizer que em paralelo a história principal temos uma trama que se passa em 2010 e apresenta um idoso chamado Pedro de 104 anos que está com a saúde debilitada e é acompanhado por seu neto. “La Dansarina” também se faz muito presente nessa trama que mostra o final da jornada do corajoso protagonista.
Petro faz um perigoso passeio de barco na HQ La Dansarina de Lillo Parra e Jefferson Costa
A HQ La Dansarina de Lillo Parra e Jefferson Costa é simplesmente perfeita. A obra tem um ritmo narrativo bem dosado que sabe mesclar bem os momentos de ação ou de intensidade com os momentos mais emocionantes ou assustadores.
A arte de Jefferson Costa está deslumbrante como sempre e suas representações da Morte e dos cenários devastados pela gripe espanhola são lindíssimos. O final é emocionante e consegue manter o nível da leitura. Vale muito a pena e na minha opinião é uma HQ que não tem contra indicação!
Quer conhecer outros grandes profissionais dos quadrinhos nacionais? Confira nossa lista de Quadrinistas Brasileiros que Você Precisa Conhecer!

Avaliação: Excelente!
Compre La Dansarina de Lillo Parra e Jefferson Costa clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!