Os anos 90 foram a década de ouro para os crossovers das duas maiores editoras dos quadrinhos. E em 1995 tivemos um dos mais simples e mais divertidos encontros entre personagens Marvel e DC: Homem-Aranha e Batman de J.M. Dematteis.

A trama de uma edição lançada nos EUA em 1995 chegou ao Brasil em 1997 pelas mãos da editora Abril em formato americano. Vale salientar que a HQ ganhou ainda uma continuação que até é interessante mas não tem o brilho e a simplicidade desse primeiro encontro!

.

Homem-Aranha e Batman de J.M. DematteisHomem-Aranha enfrenta o Coringa na HQ de 1995 Homem-Aranha e Batman de J.M. Dematteis

.

A trama de Homem-Aranha e Batman de J.M. Dematteis

.

O encontro de dois dos maiores personagens da DC e da Marvel começa acertando ao trazer a arte de Mark Bagley – que encaixa perfeitamente na trama e tem aquele ar de HQ´s de super-heróis! A simplicidade é outro ponto forte que faz com que esse crossover seja especial. Esqueça bombas e dominação mundial, o confronto aqui é nas ruas de Gotham.

A trama começa nos apresentando a Drª Cassandra Briar e seu aparelho apoiado pelo governo. O tal aparelho é uma cura biotécnica para a insanidade que tem por objetivo reabilitar – ou colocar na “coleira” – mentes criminosas que são conhecidas por serem intratáveis. A Doutora começa aplicando a cura no Carnificina e com o sucesso aparente ela decide ir para Gotham para fazer o mesmo com o Coringa. Já viu onde isso vai parar né?

.

Homem-Aranha e Batman de J.M. DematteisHomem-Aranha anda no Batmóvel na HQ  Homem-Aranha e Batman de J.M. Dematteis

.

A trama simples, e óbvia, da HQ de J.M. Dematteis é um tremendo acerto porque dá para ele tempo para explorar o que é, de fato, o mais legal em um crossover: a interação entre os personagens de universos diferentes. Tendo estabelecido a ameaça, o autor foca em construir um relacionamento entre o Homem-Morcego e o Cabeça de Teia. As interações são divertidas e o modus operandi diferentes geram bons momentos.

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

.

Dematteis ainda é hábil na construção do relacionamento entre o Carnificina e o Coringa. Os dois insanos personagens não são tão parecidos quando achamos e essas diferenças geram bons (e insanos!) diálogos.Sem contar que ver o Batman enfrentando o Carnificina e o Aranha enfrentando o Coringa é legal para caramba!

.

Homem-Aranha e Batman de J.M. DematteisCoringa e Carnificina são as grandes ameaças da HQ Homem-Aranha e Batman de 1995

.

Homem-Aranha e Batman de J.M. Dematteis passa longe de ser uma HQ genial ou brilhante. O que ela faz é divertir o leitor que sempre sonhou em ver dois dos maiores ícones dos quadrinhos juntos! A trama simples, a mistura dos vilões e assertividade na hora de retratar a personalidade dos heróis são os grandes pontos fortes que fazem com que a história seja memorável para os fãs desses dois super-heróis. Vale muito a leitura!

.

Quer conhecer mais tramas incríveis da Marvel e da DC? Confira nossas matérias sobre as melhores HQ´s dos Vingadores, Os maiores vilões dos Vingadores, as melhores HQ´s da Liga da Justiça e os maiores vilões da Liga da Justiça!

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

 

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: