Entre Facas e Segredos no Prime Video!

Knives Out, título original de Entre Facas e Segredos, 2019, é na minha opinião o melhor filme do ano passado. Sim, sim… eu sei e me lembro muito bem que 2019 teve grandes blockbusters como Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame), O Rei Leão (The Lion King), Toy Story 4 e o questionável Star Wars – Episódio IX: A Ascenção Skykalwer (Star Wars: Episode IX – The Rise of Skywalker).

Mas Entre Facas e Segredos é a prova máxima de que Rian Johnson deveria ter seguido na direção de Star Wars – ou pelo menos suas ideias expostas em Star Wars – Episódio VIII: Os Últimos Jedi (Star Wars: Episode VIII – The Last Jedi, 2017) deveriam ter sido mantidas e continuadas no péssimo encerrado da saga por J. J. Abrams.

Entre Facas e Segredos no Prime Video!

Adicionado à plataforma de streaming de Amazon – o Prime Video – recentemente, Entre Facas e Segredos já é o filme mais assistido do serviço. E não é para menos. Além da temática das histórias clássicas de detetives – o famoso whodunnit em inglês – que por si só já atrai muitos espectadores, o longa é uma aula de direção de atores e de cinema de maneira geral.

Entre Facas e Segredos – A história

“O assassino era o mordomo!”. Para aqueles não familiarizados como termo whodunnit, basta dizer que Entre Facas e Segredos é esse tipo de filme. A história começa com a morte do patriarca da família Thrombey, o famoso escritor de histórias de detetives, Harlan Thrombey.

Logo, um famoso detetive da região é misteriosamente contratado para investigar o suposto suicídio e, ao interrogar a família, vai desenrolando um fio mais longo do que gostariam de acreditar os envolvidos em sua trama.

Rian Johnson, que também escreveu o roteiro do filme, mostra não somente sua habilidade com o texto e a direção como uma profunda reverência pelo gênero – e mais especialmente, pela obra de Agatha Christie, maior nome desse nicho da literatura.

Johnson brinca com praticamente todos os clichês das histórias de detetive como quem tivesse vivido de fato a insólita narrativa de Entre Facas e Segredos. Coloca antecipações ou foreshadowings óbvios, para que qualquer um perceba, somente para aponta-los pouco tempo depois e subverter a sua presença mais pra frente no filme.

Entre Facas e Segredos – O elenco

A escolha do elenco é impecável e cada um dos interrogatórios é um desfile de talento em tela. E não, não estou exagerando. Depois de conferir a fantástica química em tela de Ana de Armas e o mestre Christopher Plummer, somos agraciados com um sarcasmo incrível de Daniel Craig, apoiado pela fanfarronice de Noah Segan e a estoicidade de LaKeith Stanfield.

O mesmo ocorre com os demais: Jamie Lee Curtis, Michael Shannon, Don Johnson, Toni Collette e até os mais novos, Katherine Langford e Jaeden Martell (de It: A Coisa e It – Capítulo 2); todos estão impecáveis e dando um show de cinismo, desfaçatez e dissimulação.

Mas um dos maiores destaques é para Chris Evans, o eterno Capitão América da galera, que aqui chuta os ares de bom moço às favas e é a ovelha negra da família Thrombey. Desbocado, rebelde e totalmente irreverente, é o mais afeito à pilheria e pouco preocupado com qualquer coisa que seja.

Entre Facas e Segredos e mais alguns detalhes

Espere ser engolido pelo filme para, lá pela primeira metade dele imaginar que sabe tudo o que vai acontecer… Rian Johnson deixa esse gostinho ao espectador, de propósito, somente para derrubá-lo da cadeira – “sim, você tinha razão… foi exatamente isso que aconteceu, mas…”

Pra completar, confira como a trilha sonora agrega valor de maneira impecável ao longa. Ao contrário de trilhas triviais ou genéricas – como temos aos montes por aí – ou trilhas que se impõem à plateia, tentando se sobressair às cenas, a composição de Nathan Johnson, bem como as músicas selecionadas funcionam como engrenagens, junto com as cenas, empurrando a força narrativa para frente.

Entre Facas e Segredos foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, além de diversos Globos de Ouro e existem rumores que garantem que uma sequência está em andamento.

Mesmo que você não concorde com a afirmação de que este é o melhor filme de 2019, com certeza vai reconhecer que sua história pelo menos injeta novidade e frescor em um gênero que, tendo sido extremamente popular no passado, é hoje um tanto óbvio e batido na maior parte das vezes – tudo o que Entre Facas e Segredos não é.

 

Entre Facas e Segredos está na Amazon Prime Video!

Entre Facas e Segredos no Prime Video

 

Trailer:

 


Créditos:
Texto e Edição: Alexandre Baptista
Entre Facas e Segredos (Prime Video) - Dicas de Streaming 1
Imagens: Reprodução

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!