Criada em 1958, a série Um Rapaz no Faroeste é considerada como sendo uma espécie de sobrinho do famoso Tex Willer. Isso porque o seu criador é Sergio Bonelli (filho do criador de Tex, Gianluigi Bonelli) e seu personagem apresenta algumas semelhanças com o famoso ranger da editora.

Tim Carter, o protagonista da série Um Rapaz no Faroeste, não teve vida fácil no Brasil. As primeiras edições de sua série foram publicadas no Brasil pela editora Brasil-América entre 1980 e 1985 em uma HQ chamada “Estrela Vermelha”. O herói ainda figurou na série “Coleção Reis do Faroeste 2” da Ebal – suas histórias vinham nos números pares da coleção.

Infelizmente, essas HQ ‘s são praticamente inacessíveis para novos leitores. Mas em 2019 a editora Mythos nos deu um presente: o lançamento da edição “Tex Apresenta: Um Rapaz no Faroeste” de 2019. A edição traz histórias inéditas de Tim Carter e seu fiel companheiro beberrão Dusty Ryan. A publicação vem com um histórico sobre o personagem que, assim como Tex Willer, é fácil de ser compreendido por novos leitores.

Tim Carter, de camisa vermelha, sempre tem a companhia de seu amigo beberrão e trapalhão Dusty Ryan nas aventuras da HQ Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli

Tim Carter, de camisa vermelha, sempre tem a companhia de seu amigo beberrão e trapalhão Dusty Ryan nas aventuras da HQ Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli

Conheça a HQ Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli 1

 As tramas da HQ Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli

Tim Carter tem uma história de origem bem tradicional, que lembra muito o início de diversos personagens do Western – como Ken Parker. Após a morte de seu tio, seu único parente vivo, o jovem Tim Carter entra no exército para trabalhar como batedor e encontrar a oportunidade de vingar sua família. Essa história tradicional, cujo único elemento diferente é termos um jovem como protagonista (uma espécie de tendência na época), só ganha destaque real quando Dusty Ryan aparece na história. O personagem, que passa longe do politicamente correto, se torna o pard de Tim e seu jeito cômico aliado a seus defeitos (beberrão, meio covarde, sempre malvestido) criam uma dinâmica que é realmente divertida de ser vista.

Como falamos anteriormente, se você nunca leu nada da série Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli, não se preocupe! Pegue a HQ recém lançada pela Mythos (“Tex Apresenta: Um Rapaz no Faroeste”) e leia sem medo. Assim como as histórias de Jonah Hex, Tenente Blueberry e Deadwood Dick, as tramas não demandam nenhum conhecimento prévio. 

Conheça a HQ Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli 2

Um roubo a trem é um dos grandes mistérios da edição “Tex Apresenta: Um Rapaz no Faroeste” lançada pela Mythos

Na HQ Tex Apresenta: Um Rapaz no Faroeste da Mythos temos duas grandes tramas que se desenrolam nas quase 200 páginas da HQ. A primeira fala de um roubo feito em trem. O que causa estranheza é que os assaltantes levam apenas dois vagões de gado. Tim Carter e Dusty passavam pelo local e logo se envolvem com esse mistério. A trama é divertida e prende o leitor por traçar caminhos diferentes do que esperamos no começo da leitura. 

A segunda trama da HQ é mais tradicional, apesar de ter elementos “absurdos” que caberiam muito bem em uma história da série Mágico Vento. Na trama vemos uma cidade que vive sob a ameaça de um perigoso vilão chamado de “O Lobo”. O personagem, cuja identidade é um mistério, manipula seus capangas e até alguns índios para dar cabo de seus planos. O que torna o desenvolvimento memorável é o personagem Tulak, que tem a habilidade de controlar lobos – isso rende cenas, no mínimo, inusitadas!

Conheça a HQ Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli 3

Tim Carter estampa a capa de uma edição italiana da HQ Um Rapaz no Faroeste

Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli passa longe de ser o melhor Western da editora. O que torna ele realmente interessante são as tramas que possuem elementos menos tradicionais – sendo o beberrão Dusty Ryan o principal desses elementos. Tim Carter é quase que uma cópia do filho de Tex Willer ou uma versão mais jovem do personagem. Certinho, bom no gatilho, sempre do lado da justiça e etc. A leitura vale a pena para os fanáticos por faroeste que não perdem a oportunidade de conhecer um novo personagem!

Quer conhecer mais obras de Faroeste? Confira nossa sessão especial sobre o tema!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: João Pedro Maia

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: