Ultimato do Bacon

Conheça a HQ Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli

Em 27 de Jan de 2021 3 minutos de leitura

Criada em 1958, a série Um Rapaz no Faroeste é considerada como sendo uma espécie de sobrinho do famoso Tex Willer. Isso porque o seu criador é Sergio Bonelli (filho do criador de Tex, Gianluigi Bonelli) e seu personagem apresenta algumas semelhanças com o famoso ranger da editora.

Tim Carter, o protagonista da série Um Rapaz no Faroeste, não teve vida fácil no Brasil. As primeiras edições de sua série foram publicadas no Brasil pela editora Brasil-América entre 1980 e 1985 em uma HQ chamada “Estrela Vermelha”. O herói ainda figurou na série “Coleção Reis do Faroeste 2” da Ebal – suas histórias vinham nos números pares da coleção.

Infelizmente, essas HQ ‘s são praticamente inacessíveis para novos leitores. Mas em 2019 a editora Mythos nos deu um presente: o lançamento da edição “Tex Apresenta: Um Rapaz no Faroeste” de 2019. A edição traz histórias inéditas de Tim Carter e seu fiel companheiro beberrão Dusty Ryan. A publicação vem com um histórico sobre o personagem que, assim como Tex Willer, é fácil de ser compreendido por novos leitores.

Tim Carter, de camisa vermelha, sempre tem a companhia de seu amigo beberrão e trapalhão Dusty Ryan nas aventuras da HQ Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli

Tim Carter, de camisa vermelha, sempre tem a companhia de seu amigo beberrão e trapalhão Dusty Ryan nas aventuras da HQ Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli

 As tramas da HQ Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli

Tim Carter tem uma história de origem bem tradicional, que lembra muito o início de diversos personagens do Western – como Ken Parker. Após a morte de seu tio, seu único parente vivo, o jovem Tim Carter entra no exército para trabalhar como batedor e encontrar a oportunidade de vingar sua família. Essa história tradicional, cujo único elemento diferente é termos um jovem como protagonista (uma espécie de tendência na época), só ganha destaque real quando Dusty Ryan aparece na história. O personagem, que passa longe do politicamente correto, se torna o pard de Tim e seu jeito cômico aliado a seus defeitos (beberrão, meio covarde, sempre malvestido) criam uma dinâmica que é realmente divertida de ser vista.

Como falamos anteriormente, se você nunca leu nada da série Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli, não se preocupe! Pegue a HQ recém lançada pela Mythos (“Tex Apresenta: Um Rapaz no Faroeste”) e leia sem medo. Assim como as histórias de Jonah Hex, Tenente Blueberry e Deadwood Dick, as tramas não demandam nenhum conhecimento prévio. 

Um roubo a trem é um dos grandes mistérios da edição “Tex Apresenta: Um Rapaz no Faroeste” lançada pela Mythos

Na HQ Tex Apresenta: Um Rapaz no Faroeste da Mythos temos duas grandes tramas que se desenrolam nas quase 200 páginas da HQ. A primeira fala de um roubo feito em trem. O que causa estranheza é que os assaltantes levam apenas dois vagões de gado. Tim Carter e Dusty passavam pelo local e logo se envolvem com esse mistério. A trama é divertida e prende o leitor por traçar caminhos diferentes do que esperamos no começo da leitura. 

A segunda trama da HQ é mais tradicional, apesar de ter elementos “absurdos” que caberiam muito bem em uma história da série Mágico Vento. Na trama vemos uma cidade que vive sob a ameaça de um perigoso vilão chamado de “O Lobo”. O personagem, cuja identidade é um mistério, manipula seus capangas e até alguns índios para dar cabo de seus planos. O que torna o desenvolvimento memorável é o personagem Tulak, que tem a habilidade de controlar lobos – isso rende cenas, no mínimo, inusitadas!

Tim Carter estampa a capa de uma edição italiana da HQ Um Rapaz no Faroeste

Um Rapaz no Faroeste de Sergio Bonelli passa longe de ser o melhor Western da editora. O que torna ele realmente interessante são as tramas que possuem elementos menos tradicionais – sendo o beberrão Dusty Ryan o principal desses elementos. Tim Carter é quase que uma cópia do filho de Tex Willer ou uma versão mais jovem do personagem. Certinho, bom no gatilho, sempre do lado da justiça e etc. A leitura vale a pena para os fanáticos por faroeste que não perdem a oportunidade de conhecer um novo personagem!

Quer conhecer mais obras de Faroeste? Confira nossa sessão especial sobre o tema!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: João Pedro Maia

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade