Ultimato do Bacon

O Inesquecível Herói do Faroeste Tenente Blueberry

Em 31 de Jul de 2020 4 minutos de leitura
Tenente Blueberry ultimato do Bacon

Os amantes de uma boa história de Faroeste não podem deixar de conhecer o fascinante Tenente Blueberry. O magnético personagem é uma criação de Jean “Mœbius” Giraud e Jean-Michel Charlier. O engraçado é que a trama de estreia do personagem, ideal para quem quer ver o poder dessa obra, não era para ser uma história sobre um personagem só. Chamada inicialmente de Fort Navajo, a ideia era que a trama apresentasse diversos personagens e fosse seguindo a história deles. A ideia foi rapidamente abandonada, logo após os dois primeiros álbuns, quando o magnético Blueberry roubou a cena.

O Tenente Blueberry é um meio termo entre Tex Willer e Jonah Hex.Ele é rápido no gatilho e honrado- como Tex – mas também é sujo, beberrão e perigoso – como Hex. Essas características pouco usuais – aliados aos excelentes personagens que figuram nas histórias – que fizeram de Blueberry um tremendo sucesso. Criado em 1963 na fantástica e longa trama do Forte Navajo, o personagem chegou ao Brasil pela primeira vez em uma história que se passa depois disso: O álbum “O Homem da Estrela de Prata” da Dargaud chegou às bancas em 1976 (originalmente publicado em 1969) trazendo uma aventura completa do personagem. A exceção da aventura de estréia, você pode pode pegar qualquer edição do personagem para se divertir sem qualquer problema.

 

Tenente Blueberry ultimato do Bacon

Uma das muitas e belas paisagens de Jean “Mœbius” Giraud nas HQ´s do Tenente Blueberry

 

Índice

Ordem de leitura da primeira aventura chamada de Ciclo Forte Navajo:

Blueberry Forte Navajo – Publicado no Brasil em 1980 na Seleção das Melhores História de Faroeste Já Publicadas #1 (Vecchi) e em Fort Navajo #1 (Vecchi) e em 1990 na Graphic Novel #21 (Abril)

Blueberry Tempestade no Oeste – Publicado no Brasil em Blueberry #1 de 1990 (abril) e em Fort Navajo #2 (Vecchi) em 1980

Blueberry A Águia Solitária – Publicado no Brasil em Blueberry #2 de 1990 (abril)

Blueberry Cavaleiro Perdido – Publicado no Brasil em Blueberry #3 de 1990 (abril)

Blueberry A Pista dos Navajos – Publicado no Brasil em Blueberry #4 de 1991 (abril)

 

Porque Tenente Blueberry de  Jean “Mœbius” Giraud e Jean-Michel Charlier é tão bom?

 

A primeira aventura do Tenente Blueberry, Forte Navajo, é uma das mais complexas e interessantes aventuras de faroeste que já li. Na trama acontece de tudo: confronto com índios, mexicanos, ex-combatentes sulistas.. e tudo em prol da paz! A história de Jean-Michel Charlier começa apresentando Blueberry de uma maneira bem singular: trapaceando em um jogo de poker que está acontecendo em um saloon. Graig, um outro oficial do exército, ajuda o trapaceiro quando ele está prestes a ter problema com os 3 jogadores que não ficaram felizes com a trapaça. Aqui, o autor já estabelece que Graig é o tradicional herói de faroeste enquanto Blueberry parece mais um fanfarrão que está no exército por acidente.

Enquanto cavalgam para o Forte, indo se apresentar para o serviço, os dois se deparam com um massacre em uma fazenda. Esse massacre é o fio condutor de toda a trama do Ciclo Navajo de Tenente Blueberry. Esse terrível massacre, aparentemente feito pelos Apaches, gera uma atitude cruel do exército dos “casacas azuis” (que é como os índios chamavam os soldados fardados dos EUA), o que faz com que a situação logo escalone para uma possível guerra.

 

Tenente Blueberry ultimato do Bacon

Blueberry faz Graig beber logo após a briga de saloon na HQ Forte Navajo de Jean “Mœbius” Giraud e Jean-Michel Charlier

 

Soldados cruéis, índios desonrados, ex-combatentes sulistas encrenqueiros, homens corruptos do governo mexicano.. a primeira trama do Tenente Blueberry tem de tudo. E aqui Charlier já estabelece o passado de Blueberry,apesar de desenvolvê-lo melhor em um série sobre a juventude do personagem – materia que nunca chegou ao Brasil.

Blueberry é retratado como um encrenqueiro que, mesmo vindo de uma família rica do sul, resolveu lutar pelos Ianques (norte) por não concordar com a escravidão. Essa atitude faz com que ele perca a herança e seja renegado pelos pais e antigos amigos. Esse fascinante passado, aliado aos indícios de sagacidade mostrados desde as primeiras páginas, faz com que ele rapidamente roube a cena.

Mas as história do Tenente Blueberry só funcionam bem porque temos um grande volume de coadjuvantes memoráveis. Graig, o oficial “certinho”, é o contraponto do personagem principal e a relação dos dois – que evolui para uma sólida amizade – é muito bem retratada. Crowe, o índio que serve ao exército, também é um personagem muito interessante e suas ações escondem objetivos bem mais nobres. Major Bascom é o personagem cruel que desencadeia toda a loucura que se segue pelas cinco Graphic Novels.

Jimmy McLure é o divertido e beberrão minerador que ajuda o herói em boa parte da trama.Águia solitária é o índio sedento pelo sangue dos homens-brancos. E ainda temos o lendário Cochise, o líder dos Apaches – que é retratado de maneira respeitosa e inteligente na obra. E isso é só para citar alguns dos fascinantes personagens que tornam a história memorável!

 

Tenente Blueberry ultimato do Bacon

Tenente Blueberry, ao lado de Jimmy McLure,  tenta negociar a paz com os índios no arco chamado de Forte Navajo

 

Apesar de possuir muitas histórias, o Tenente Blueberry não foi lá muito bem tratado no Brasil. Suas tramas simplesmente não foram publicadas por aqui – o material que foi é escasso e raro. Os que estiverem interessados em conhecerem esse excelente personagem de faroeste, devem procurar os álbuns lançados pela Panini no meio dos anos 2000 ou as edições antigas da Abril e da Vecchi. Mesmo que você não queira conhecer outras histórias do Tenente, vale conhecer o ciclo do Forte Navajo – que é uma das melhores HQ´s de faroeste já produzidas e que envelheceu bem demais – possui uma trama divertida e relevante até hoje!

Ação, aventura, personagens inesquecíveis e um faroeste menos “preto no branco” te esperam na HQ franco-belga  Tenente Blueberry de  Jean “Mœbius” Giraud e Jean-Michel Charlier!

Fã de Faroeste? Conheça outras HQ´s do gênero aqui!

 

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade