A série de HQ´s mensais chamada Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem é a resposta para uma pergunta que assola os que nunca leram Tex: Por onde posso começar a conhecer o cowboy da Bonelli? A série é mais uma que chegou às bancas nacionais e que vai agradar em cheio os fãs do personagem. Vale lembrar que temos também uma belíssima coleção da Salvat para os leitores que querem aventuras em cores e com uma bela lombada.

As HQs mensais Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem foram lançadas pela Bonelli na itália em 2018 e desde janeiro de 2019 já são lançadas no Brasil – no mesmo formato mensal. As tramas são escritas por Mauro Boselli e são publicadas em preto e branco em um formato pouco maior do que o tradicional formatinho.

.

Tex Willer

capa de uma das edições da série Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem escrita por Mauro Boselli

.

O que Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem traz de novo?

.

Criado em 1948 pelo italiano Gian Luigi Bonelli, o personagem Tex é o modelo de grande cowboy americano: justo, honesto, sempre disposto a ajudar (amigos ou estranhos), durão e sem nenhum tipo de preconceito de raça ou credos. O problema do modelo cowboy perfeito é que ele, eventualmente, pode enjoar. Não me entenda mal, mas Tex vive histórias razoavelmente similares desde a sua criação. Sim, ele já foi um fora-da-lei honrado por um período mas a maior parte de suas histórias são contadas quando ele já é um Ranger estabelecido e um líder indígena conhecido como Águia da Noite. A série Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem nos dá a oportunidade de ver um Tex diferente!

Segundo palavras do próprio Mauro Boselli, a HQ tem o intuito de trazer as histórias da tumultuada juventude de Tex que só ouvimos, eventualmente quando “em volta da fogueira de um acampamento, (Tex) pesca histórias para contar aos seus companheiros Kit Carson, Jack Tigre e seu filho Kit”. A ideia da série é ótima e nos dá a oportunidade de vermos o herói em uma situação pouco comum (foragido), o que faz com que ele seja visto com desconfiança ao invés do habitual alívio que as pessoas sentem quando ele chega.

 

Tex Willer

Jovem Tex se envolve com personagens que virariam grandes vilões ou amigos no seu futuro 

.

A série Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem é também um tremendo ponto de partida para os que nunca tiveram a oportunidade de ler nada do corajoso cowboy criado por  Gian Luigi Bonelli. Não é que a série comece “do começo” da vida do jovem mas ela vai mostrando aventuras e encontros que são importantes para o “velho Tex”. Temos a aparição do famoso vilão Mefisto e de sua irmã Lily, da índia Tesah, do índio Cochise e de tantos outros personagens famosos do universo do personagem.

 Os leitores novos podem ficar tranquilos: se as HQ´s mais tradicionais de Tex já não nos pedem nenhum conhecimento prévio, aqui tudo é explicado e exposto nos mínimos de detalhes de forma que ninguém fica perdido. Vale ressaltar porém que as histórias da HQ mensal vão se conectando, então a experiência vai se tornando mais “complexa” conforme os números avançam – mas novamente, fique tranquilo.

Nada te impede de começar a colecionar quando um arco totalmente novo começar – é o que acontece no número 10 da série, por exemplo, quando começa o arco “A Dama de Pinkerton” (que conta inclusive com a participação de Mefisto!). As HQ´s Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem são bem mais permissivos que os comics de super-heróis americanos nesse sentido…

 

Tex Willer

A índia Tesah acompanha Tex nos primeiros arcos da HQ Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem

.

Não vou dizer que não senti falta dos elementos clássicos de Tex, como seu companheiro pessimista Kit Carson mas vale lembrar que as outras séries de Tex continuam sendo publicadas normalmente. O propósito da HQ de Mauro Boselli é justamente trazer elementos novos para que tenhamos histórias diferentes e com um ar de “frescor”. O objetivo foi alcançado e – graças ao grande conhecimento de Boselli – sem alterar em nada a personalidade do herói.

Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem é uma série que eu recomendo para todos que gostem de boas histórias de faroeste – sejam já conhecedores de Tex ou não. É sempre muito bom vermos o gênero, que já foi um dos mais amados do mundo nos cinemas, tão vivo nas HQ´s e se reinventando! Se você der uma chance para a série de Mauro Boselli, vai se apaixonar pelo universo de Tex.

Quer conhecer outras excelentes HQ´s de faroeste? Confira nossas matérias sobre os primórdios de Jonah Hex e sobre o pistoleiro Deadwood Dick e não deixe de conferir também as HQ´s brasileiras The Few And The Cursed e a trilogia Gatilho.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!