Ultimato do Bacon

Coney Island de Gianfranco Manfredi – O Ultimato

Em 16 de Jun de 2023 3 minutos de leitura

Uma história noir para deixar qualquer fã do gênero feliz: suspense, mistério, ação.. Coney Island de Gianfranco Manfredi traz tudo isso e muito mais em 290 páginas de uma história que prende o leitor do começo ao fim. A arte de Giuseppe Barbati e Bruno Ramella é um show à parte e só torna a leitura ainda mais prazerosa e magnética.

Lançada originalmente em 2015, a obra italiana da editora Bonelli chegou ao Brasil em 2022 pelo selo Lorobuono Fumetti da Editora 85. A edição, em capa cartão e formato italiano, traz a trama criada por Gianfranco Manfredi na íntegra. Vale lembrar  que Coney Island foi originalmente publicado em formato minissérie em 3 edições na Itália.

Dica para o leitor: Quer conhecer mais sobre o famoso autor italiano responsável por Coney Island? Confira nossas matérias O Faroeste Sobrenatural de Mágico Vento, O Procurador de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro – O Ultimato e Mugiko de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro – O Ultimato

E não deixe de assistir nossa entrevista exclusiva com o autor em Conversa com Gianfranco Manfredi e suas obras Costelinha 070

Muito mistério e cenas impactantes esperam o leitor na HQ Coney Island de Gianfranco Manfredi

A trama da HQ Coney Island de Gianfranco Manfredi

Gianfranco Manfredi cria uma obra noir potente em mais uma ótima HQ da Bonelli! A trama acompanha um mistério envolvendo um ataque e um assassinato que é explorado por diversos pontos de vistas diferentes. A partir da resolução desse acontecimento inicial a narrativa se desenvolve e fica cada vez mais frenética até o seu excelente final.

Tudo começa com o bruto e fechado detetive Sloane. O solitário personagem sempre faz suas refeições em um restaurante/bar que fica embaixo de seu apartamento. É nesse local que ele conhece a linda Brenda, uma garçonete que trabalha alil.

Convidado pela jovem, ele vai ao parque em Coney Island. A visita parece transcorrer bem, mas alguns detalhes começam a parecer estranhos na cabeça do detetive. A jovem alega que nunca havia ido ao parque mas um mágico e o jovem que faz “malabarismo” com a moto parecem conhecê-la muito bem.

O clima do passeio azeda e as coisas se complicam de vez quando o Detetive Sloane começa a achar que foi levado ao passeio para ficar longe de uma investigação que estava ocorrendo. Ao se dirigir a casa da jovem para confrontá-la ele encontra a mesma muito machucada e quase é morto por um mafioso, sendo salvo no último momento por uma enigmática e mascarada figura

Coney Island de Gianfranco Manfredi (3)

O detetive Sloane e Brenda assistem um espetáculo na HQ Coney Island de Gianfranco Manfredi

O mistério proposto por Manfredi é muito interessante, mas a forma como ele desenvolve a história torna tudo ainda melhor. Ao invés de retratar uma linear investigação, vemos essa parte inicial da narrativa sendo contada por seus principais participantes: o detetive, Brenda, o perigoso mascarado e dois dos integrantes do parque. Esse assassinato misterioso é só o ponto de partida da história que envolve mafiosos famosos e um submundo muito perigoso.

Todos os personagens apresentados por Manfredi são muito bem construídos e todos possuem sua cota de erros e acertos. O autor consegue equilibrar bem o tempo de cada um nos holofotes e o ritmo é perfeito. A história não “deixa a peteca cair” em nenhum momento e em pouco tempo nos vemos apegados aos personagens principais e temendo por suas vidas.

Se o roteiro de Manfredi é impecável, o que dizer da arte? Giuseppe Barbati e Bruno Ramella entregam um trabalho belíssimo que parece ter movimento e vida própria. As cenas de ação (em especial as que possuem veículos e motos) deixam o leitor “babando”.

Coney Island de Gianfranco Manfredi (1)

As cenas de ação de Coney Island ficam lindas na arte de Giuseppe Barbati e Bruno Ramella

É difícil falar sobre a trama de Coney Island de Gianfranco Manfredi depois desse mistério inicial sem dar spoilers. O que podemos dizer é que ela apresenta muitas reviravoltas e que o leitor tem que ter muito cuidado e atenção antes de julgar os personagens e suas atitudes – nem tudo é o que parece. 

Coney Island de Gianfranco Manfredi é uma HQ noir simplesmente perfeita. A ambientação, a construção de personagens, os mistérios, as cenas de ação.. tudo funciona muito bem! Confesso que após as primeiras páginas fiquei temeroso de toda a narrativa ficar presa ao mistério inicial mas é interessante como ele serve como catalisador e motor para tudo que vem depois!

Se você é fã de uma boa história de mistério, Coney Island de Gianfranco Manfredi é para você!

Quer conhecer grandes HQs noir? Confira nossas matérias:

Conheça a HQ BlackSad: Obra Completou 20 Anos

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke

Conheça Nick Raider de Claudio Nizzi

The Spirit de Darwyn Cooke – O Ultimato

Conheça a HQ Dead Letters de Christopher Sebela (2017)

Avaliação: Excelente!

Compre Coney Island de Gianfranco Manfredi clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Sex Education (2ª Temporada) – O Ultimato

19 de Jan de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade