Ultimato do Bacon

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke

Em 23 de Mar de 2022 3 minutos de leitura
Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke (3)

Um bandido durão, impiedoso, inteligente, com um código de honra próprio e que habita em um mundo noir com tramas cheias de perigos e reviravoltas. Se essa breve descrição te agradou é porque o universo de Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke é para você. As adaptações para quadrinhos feitas por Cooke são incríveis e acertam em cheio os fãs do gênero!

O que muitos leitores não sabem é que Parker é um personagem antigo criado por Richard Stark (pseudônimo do autor Donald Westlake, falecido em 2008). O impiedoso fora da lei surgiu em 1962 no livro The Hunter e esteve em outros 24 livros do autor (sendo o último Dirty Money de 2008).

Se você nunca ouviu falar de Parker, certamente você já se deparou com algum filme que adapta sua história – podemos dizer que os mais famosos são “O Troco” (1999) que traz Mel Gibson no papel principal e adapta o livro de estréia do personagem e “Parker” (2013) que traz Jason Statham no papel principal e adapta o 19º livro do personagem (Flashfire). Parker também foi interpretado por outros grandes nomes do cinema como Robert Duvall e Lee Marvin.

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke (1)

As adaptações de Parker de Darwyn Cooke receberam a benção do criador Richard Stark antes do seu falecimento em 2008.

Antes de falecer, Richard Stark  vendia os direitos de adaptação de seus livros mas impedia que Hollywood usasse o nome “Parker” em seus filmes – a informação foi dada pelo próprio Darwin Cooke que disse ter ganho a benção do autor para que as adaptações em quadrinhos fossem realizadas.

Segundo o próprio Cooke, Hollywood não teve tanto sucesso nas adaptações porque tentou humanizar e criar uma jornada de redenção para Parker e, na verdade, o personagem é um bandido impiedoso (que tem seu código de conduta) que está em busca de ganhos e acaba confrontando bandidos piores que ele próprio.

Darwyn Cooke fez 4 HQ´s que adaptam livros de Parker de Richard Stark: “O Caçador”, “A Organização”, “O Golpe” e “Jogo Mortal”. As duas primeiras adaptações possuem uma relação de continuidade e o leitor se beneficia muito lendo-as na sequência.

As duas últimas são totalmente independentes e o leitor pode se aventurar sem grandes problemas. As 4 adaptações feitas por Cooke foram trazidas para o Brasil entre 2015 e 2019 pela editora Devir.

Se você curte HQ´s noir, não deixe de conhecer BlackSad de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke (5)

O personagem principal é movido pela vingança na primeira adaptação de Darwyn Cooke

As tramas de Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke

As quatro adaptações de Parker feitas por Darwyn Cooke são leituras simplesmente impressionantes! As HQs, bem diferentes uma das outras, mostram o personagem-título em situações das mais diversas: buscando vingança contra “amigos” que o traíram em um assalto, brincando de “gato e rato” com uma organização que quer tirá-lo de circulação, planejando um assalto grandioso e sendo caçado pela máfia. 

As características do frio e calculista personagem não mudam e o que vemos é um homem com um código de ética deturpado que está sempre determinado a ganhar e esmagar seus opositores.

Parker é o típico personagem durão que consegue reverter qualquer situação em que esteja metido. O grande trunfo da obra de Richard Stark são as situações que ele cria e as resoluções (normalmente cruéis e inusitadas) que são encontradas pelo protagonista.

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke (4)

“O Caçador” é a mais cativante HQ da série de adaptações de Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke

Por mais que todas as adaptações de Darwyn Cooke sejam ótimas, vale destacar que a primeira, “O Caçador”, parece estar um degrau acima das outras. A trama mostra Parker retornando para se vingar de colegas (e até de sua mulher!) que o traíram durante um assalto.

O interessante é que a obra não é linear e vamos acompanhando a vingança do personagem ao mesmo tempo que vamos descobrindo seus motivos. Isso dá um outro sabor a leitura que acaba ficando ainda mais envolta em mistérios.

A minha segunda adaptação favorita é “Jogo Mortal”. A 4ª adaptação de Cooke é a mais recheada de ação e mostra Parker se refugiando em um parque de diversão desativado após um assalto com uma fuga frustrada.

O parque de diversões logo se torna o cenário de confronto entre Parker e mafiosos locais que querem o espólio do assalto feito pelo bandido. Espere muita ação e soluções criativas envolvendo os brinquedos do parque!

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke (2)

Coadjuvantes cativantes também aparecem nas HQ`s Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke

Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke é uma leitura incrível que casa a belíssima arte de Cooke com as incríveis tramas criadas por Stark (Donald Westlake). As HQ´s apresentam histórias instigantes e divertidas com ritmo intenso que misturam soluções e situações criativas e inteligentes com ação desenfreada! Os leitores que gostam de se aventurar em HQ´s que retratam personagens durões e (praticamente) invencíveis vão amar essa obra que tem um clima noir irresistível!

Quer conhecer outra grande obra de Darwyn Cooke? Conheça a Nova Fronteira.

Uma ótima leitura!

Compre Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke clicando na capa abaixo! 

Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke Comprar Vol 1

Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke Comprar Vol 2

Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke Comprar Vol 3


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade