Ultimato do Bacon

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke

Em 23 de Mar de 2022 3 minutos de leitura
Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke (3)

Um bandido durão, impiedoso, inteligente, com um código de honra próprio e que habita em um mundo noir com tramas cheias de perigos e reviravoltas. Se essa breve descrição te agradou é porque o universo de Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke é para você. As adaptações para quadrinhos feitas por Cooke são incríveis e acertam em cheio os fãs do gênero!

O que muitos leitores não sabem é que Parker é um personagem antigo criado por Richard Stark (pseudônimo do autor Donald Westlake, falecido em 2008). O impiedoso fora da lei surgiu em 1962 no livro The Hunter e esteve em outros 24 livros do autor (sendo o último Dirty Money de 2008).

Se você nunca ouviu falar de Parker, certamente você já se deparou com algum filme que adapta sua história – podemos dizer que os mais famosos são “O Troco” (1999) que traz Mel Gibson no papel principal e adapta o livro de estréia do personagem e “Parker” (2013) que traz Jason Statham no papel principal e adapta o 19º livro do personagem (Flashfire). Parker também foi interpretado por outros grandes nomes do cinema como Robert Duvall e Lee Marvin.

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke (1)

As adaptações de Parker de Darwyn Cooke receberam a benção do criador Richard Stark antes do seu falecimento em 2008.

Antes de falecer, Richard Stark  vendia os direitos de adaptação de seus livros mas impedia que Hollywood usasse o nome “Parker” em seus filmes – a informação foi dada pelo próprio Darwin Cooke que disse ter ganho a benção do autor para que as adaptações em quadrinhos fossem realizadas.

Segundo o próprio Cooke, Hollywood não teve tanto sucesso nas adaptações porque tentou humanizar e criar uma jornada de redenção para Parker e, na verdade, o personagem é um bandido impiedoso (que tem seu código de conduta) que está em busca de ganhos e acaba confrontando bandidos piores que ele próprio.

Darwyn Cooke fez 4 HQ´s que adaptam livros de Parker de Richard Stark: “O Caçador”, “A Organização”, “O Golpe” e “Jogo Mortal”. As duas primeiras adaptações possuem uma relação de continuidade e o leitor se beneficia muito lendo-as na sequência.

As duas últimas são totalmente independentes e o leitor pode se aventurar sem grandes problemas. As 4 adaptações feitas por Cooke foram trazidas para o Brasil entre 2015 e 2019 pela editora Devir.

Se você curte HQ´s noir, não deixe de conhecer BlackSad de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke (5)

O personagem principal é movido pela vingança na primeira adaptação de Darwyn Cooke

As tramas de Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke

As quatro adaptações de Parker feitas por Darwyn Cooke são leituras simplesmente impressionantes! As HQs, bem diferentes uma das outras, mostram o personagem-título em situações das mais diversas: buscando vingança contra “amigos” que o traíram em um assalto, brincando de “gato e rato” com uma organização que quer tirá-lo de circulação, planejando um assalto grandioso e sendo caçado pela máfia. 

As características do frio e calculista personagem não mudam e o que vemos é um homem com um código de ética deturpado que está sempre determinado a ganhar e esmagar seus opositores.

Parker é o típico personagem durão que consegue reverter qualquer situação em que esteja metido. O grande trunfo da obra de Richard Stark são as situações que ele cria e as resoluções (normalmente cruéis e inusitadas) que são encontradas pelo protagonista.

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke (4)

“O Caçador” é a mais cativante HQ da série de adaptações de Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke

Por mais que todas as adaptações de Darwyn Cooke sejam ótimas, vale destacar que a primeira, “O Caçador”, parece estar um degrau acima das outras. A trama mostra Parker retornando para se vingar de colegas (e até de sua mulher!) que o traíram durante um assalto.

O interessante é que a obra não é linear e vamos acompanhando a vingança do personagem ao mesmo tempo que vamos descobrindo seus motivos. Isso dá um outro sabor a leitura que acaba ficando ainda mais envolta em mistérios.

A minha segunda adaptação favorita é “Jogo Mortal”. A 4ª adaptação de Cooke é a mais recheada de ação e mostra Parker se refugiando em um parque de diversão desativado após um assalto com uma fuga frustrada.

O parque de diversões logo se torna o cenário de confronto entre Parker e mafiosos locais que querem o espólio do assalto feito pelo bandido. Espere muita ação e soluções criativas envolvendo os brinquedos do parque!

Conheça as HQs Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke (2)

Coadjuvantes cativantes também aparecem nas HQ`s Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke

Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke é uma leitura incrível que casa a belíssima arte de Cooke com as incríveis tramas criadas por Stark (Donald Westlake). As HQ´s apresentam histórias instigantes e divertidas com ritmo intenso que misturam soluções e situações criativas e inteligentes com ação desenfreada! Os leitores que gostam de se aventurar em HQ´s que retratam personagens durões e (praticamente) invencíveis vão amar essa obra que tem um clima noir irresistível!

Quer conhecer outra grande obra de Darwyn Cooke? Conheça a Nova Fronteira.

Uma ótima leitura!

Compre Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke clicando na capa abaixo! 

Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke Comprar Vol 1

Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke Comprar Vol 2

Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke Comprar Vol 3


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade