A HQ Castanha do Pará de Gidalti Jr. é uma daquelas obras muito especiais. A trama retrata a vida de um garoto que é forçado a viver nas ruas e é visto de uma forma diferente por aqueles que estão ao seu redor. A profundidade da trama é um dos grandes atrativos da leitura.

Castanha do Pará de Gidalti Jr. é uma HQ com 76 páginas em cores que conta uma história completa. A obra foi lançada pela editora Sesi-SP em capa cartão. Vale ressaltar que ela foi ganhadora do Jabuti em 2017.

.

Castanha do Pará de Gidalti Jr Castanha é um menino torcedor do Remo que tem uma vida difícil na obra de Gidalti Jr.

.

A trama da HQ brasileira Castanha do Pará de Gidalti Jr.

.

A realidade difícil de um menino com o apelido Castanha é o grande motor da premiada obra de Gidalti Jr. O jovem torcedor do Remo enfrenta de tudo: abusos de um padrasto violento e alcoólatra, a dura realidade de quem mora nas ruas, o preconceito e crueldade das pessoas e até dos amigos.

A história começa com uma vizinha que chama a polícia após o desaparecimento do garoto e os relatos que ela fornece da vida dele vão contrastando com as cenas reais, mostrando que a visão dela pode não refletir 100% a realidade. O comportamento dos policiais também diz muito sobre como a sociedade enxerga Castanha.

Além da trama bem pensada e da narrativa diferente, que conta com a visão da tal vizinha preocupada, Castanha do Pará de Gidalti Jr. ganha o leitor ao não querer “santificar” Castanha. O garoto é retratado como um menino normal, que erra e acerta e tem suas virtudes, defeitos e sonhos.

Essa visão crua é um verdadeiro “soco no estômago” e digo que foi justamente essa visão que me fez ficar vidrado na HQ – para mim esse é o grande acerto do autor.

.

Castanha do Pará de Gidalti Jr Castanha é retratado com uma cabeça de Urubu na HQ de Gidalti Jr

.

Outro ponto interessante, que torna a leitura ainda mais única, é a representação com cabeças de animais que o autor dá para Castanha e outras crianças. O que pode parecer sem propósito no começo se revela como sendo um tremendo aditivo para a história e serve tanto para diferenciar Castanha quanto para aproximá-lo das outras crianças. Será que o menino é realmente tão diferente dos outros?

.

Castanha do Pará de Gidalti Jr. (2018) - O Ultimato 1

.

Tudo isso somado à incrível representação dos sonhos e anseios do jovem Castanha transformam a HQ em uma obra de grande impacto – e digo para os leitores mais sensíveis: ver os desejos desse menino se contrastando com a dura realidade que lhe é imposta pode ser de partir o coração. Me parece impossível ler essa HQ brasileira e não ficar pensativo com o duro e cruel cotidiano que atinge muitas crianças em nosso país. 

Arte impecável, roteiro de uma sensibilidade fora do normal e uma trama que retrata a realidade nua e crua do nosso país. Esses três fatores transformam a HQ Castanha do Pará de Gidalti Jr. em uma obra ímpar que vai atingir o leitor em cheio. Merece ser lida e relida muitas vezes.

.

Quer conhecer outras grandes HQ´s nacionais? Confira nossa matéria sobre grandes quadrinistas brasileiros!
.
Não deixe de conferir também nossas matérias com os Maiores Vilões do Quarteto Fantástico, os Maiores Vilões dos X-Men e os Maiores Vilões do Homem Aranha e nossa lista com As Melhores Hqs da Marvel Comics!
.

.

Castanha do Pará de Gidalti Jr. (2018) - O Ultimato 2

Avaliação: Excelente!

.

Compre Castanha do Pará de Gidalti Jr clicando na capa abaixo! 

.

Castanha do Pará de Gidalti Jr

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Castanha do Pará de Gidalti Jr Castanha do Pará de Gidalti Jr Castanha do Pará de Gidalti Jr Castanha do Pará de Gidalti Jr Castanha do Pará de Gidalti Jr Castanha do Pará de Gidalti Jr Castanha do Pará de Gidalti Jr 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: