Ultimato do Bacon

Black Hammer de Jeff Lemire – O Ultimato

Em 14 de Nov de 2022 4 minutos de leitura
Black Hammer de Jeff Lemire - O Ultimato (3)

Imagine que todos os conceitos dos principais super-heróis da Marvel e da DC Comics se alinharam de forma perfeita gerando um novo e complexo universo. Essa talvez seja a melhor forma de um novo leitor ter uma noção do que é a obra Black Hammer de Jeff Lemire.

O autor pega diversas ideias conhecidas como Os Novos Deuses, Thor, Shazam, Caçador de Marte, Monstro do Pântano, Adam Strange e muito mais e mistura com uma tonelada de referências e homenagens (que vão desde nomes de autores escondidos na obra até designs de roupas e locais) para nos entrega uma das maiores odes de amor aos super-heróis que já tive o prazer de ler!

Black Hammer de Jeff Lemire consegue fazer algo que parece simples mas não é – os leitores que duvidam, podem pegar o antigo crossover Amálgama da Marvel/DC para entender a genialidade da execução de Lemire (que traz para o jogo ainda referências de fora do universo dos super-heróis, como as HQs de Terror da EC Comics).

A série de Lemire começou a ser lançada em 2016 e teve sua apoteótica conclusão em 2018. A série completa saiu em 4 volumes da editora Intrínseca que foram lançados entre 2018 e 2020.

Dica para o leitor:  Em um posfácio da 1ª edição, Jeff Lemire disse que criou a série quando imaginou que nunca escreveria “histórias de super-heróis de verdade” – o que acabou acontecendo em ótimas séries como sua fase no Cavaleiro da Lua e no Arqueiro Verde! Fato é que por conta desse pensamento, o autor recheou (mesmo!) sua narrativa de referências.

Fique atento a nomes de personagens, origens de poderes que possuem elementos muito familiares e até ao design das cidades e das roupas! Essa é uma diversão adicional na leitura para os fãs de super-heróis!

Quer conhecer mais obras do autor? Confira nossa lista de Melhores HQs de Jeff Lemire!

Black Hammer de Jeff Lemire - O Ultimato (5)

Seis super-heróis vivem isolados em uma fazenda na HQ Black Hammer de Jeff Lemire

A trama da HQ Black Hammer de Jeff Lemire

É difícil falar da obra de Lemire sem entregar nenhum spoiler porque essa história é – acima de tudo – uma grande trama de mistério e sacrifício. A HQ nos apresenta seis super-heróis com características muito familiares: Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Talky Walky, Madame Libélula e Barbalien.

Cada um desses heróis lutou na batalha final contra o Antideus. Essa batalha, que definiu o destino do Universo, aconteceu na cidade de Spiral City, o lar da maioria desses heróis.

Essa bela história de vitória dos mocinhos tem uma reviravolta: após o fim do combate os heróis acordam em uma fazendo que parece ficar no interior. Eles logo descobrem que a fazenda e a cidade onde ela fica são uma espécie de “prisão” de onde eles não podem sair.. Frustrados, eles praticamente desistem de buscar sua liberdade e assim passam-se 10 anos.

Black Hammer de Jeff Lemire - O Ultimato (4)

Libélula é uma misteriosa e fascinante personagem da HQ Black Hammer de Jeff Lemire

O tempo de “prisão” dos heróis é um verdadeiro martírio para a maioria deles. A exceção talvez seja Abraham Slam – que acaba encontrando o amor no relacionamento com a ex-esposa do xerife da cidade (o que gera situações tensas no decorrer da história).

Vivendo escondidos, os heróis acabam tendo que se colocar em situações pouco confortáveis – ainda mais os mais “diferentes” deles. Tudo para manter a aparente normalidade. As piores situações são as do robô Talky Walky (que não pode ser visto por ninguém) e da jovem Menina de Ouro (que aparenta ser uma criança mas já possui mais de 50 anos).

A Menina de Ouro é, na minha opinião, a personagem mais divertida da HQ. O contraste entre seu visual de uma garotinha de 8-10 anos com a bebedeira e os palavrões que ela solta constantemente é simplesmente hilário!

A situação dela é também uma das mais complexas porque sua aparente juventude faz com que ela tenha obrigações, como frequentar a escola por exemplo. Outros personagens, como Barbalien, se adaptam melhor no quesito físico (ele é um metamorfo inclusive) e suas mazelas acabam vindo da sensação de não pertencimento.

Black Hammer de Jeff Lemire - O Ultimato (2)

A chance de escapar surge após o aparecimento de uma nova heroína na HQ Black Hammer de Jeff Lemire

Quando chegaram a tal fazenda, os heróis na verdade eram sete! Estava com eles o poderoso Black Hammer (um herói que é uma mistura do Thor com os Novos Deuses). Foi por conta do personagem que eles perceberam que o lugar era uma prisão.

O herói simplesmente foi “virado do avesso” ao tentar atravessar a barreira do final da cidade. Podemos dizer que esse evento – junto com a passagem do tempo – foi o que fez com que os protagonistas abandonassem as esperanças de fuga. A chegada de Lucy, a filha de Black Hammer, é o que reacende a vontade de escapar da maioria deles.

Lucy é uma repórter investigativa e logo começa a perceber que a cidade não parece muito normal. Os livros de história do local estão em branco e os moradores parecem extremamente mecanizados, como se não fossem pessoas reais. A investigação de Lucy é que coloca a história de fuga dos heróis em movimento e transforma a passividade diante da situação.

Todos os heróis da história de Lemire tem seu momento de brilhar. Flashbacks  ficam responsáveis por contar suas origens e situações passadas relevantes e os belos diálogos do autor nos ajudam a entender mais sobre os anseios e desejos que eles possuem.

É impressionante como a escrita do autor consegue fazer com que nós nos apeguemos a heróis que acabamos de conhecer (a similaridade deles com outros supers famosos também ajuda na minha opinião, mas isso não tira nem um pouco o mérito de Lemire!). Vale dizer ainda que a bela arte de Dean Ormston também contribui muito para a leitura e ajuda a dar a sensação de nostalgia que a obra tem.

Black Hammer de Jeff Lemire - O Ultimato (1)

O Antideus foi a última ameaça enfrentada pelos heróis na HQ Black Hammer de Jeff Lemire

Demorei a ler a HQ  Black Hammer de Jeff Lemire porque estava temeroso dela ser apenas mais um apanhado de homenagens feitas por “personagens cópia” pouco carismáticos – como acontece com frequência por aí.

Ainda bem que isso passa muito longe de ser o que o autor entrega nesta magnífica obra que consegue prender o leitor com um mistério interessante que possui um desfecho à altura! Os diálogos de Lemire estão afiados como sempre e são eles os responsáveis por fazer com que a narrativa saia do lugar comum para se tornar uma grande leitura!

Se você é fã de super-heróis a obra vai te divertir e se você for engajado existe uma diversão adicional:, cada ilustração, capa e nome pode te revelar uma homenagem oculta e não necessariamente óbvia – uma “espécie de onde está Wally” de referências!

Uma excelente leitura!

Quer conhecer outros trabalhos autorais de Jeff Lemire? Confira nossos review sobre O Ninguém e Gideon Falls!

Avaliação: Excelente!

Compre Black Hammer de Jeff Lemire clicando na capa abaixo! .

Black Hammer de Jeff Lemire Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry (1)

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry – O Ultimato

2 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade