O universo de Amálgama veio à vida em 1996, quando a Marvel Comics e a DC Comics se uniram para criar algo novo em conjunto.

A ideia era misturar os mais famosos e populares personagens das editoras para criar histórias únicas que tivessem características dos dois universos. Artistas como José Garcia-Lopéz, Dave Gibbons, Ron Marz, Mark Waid e muitos outros estavam envolvidos na iniciativa – que foi publicada no Brasil em 1997 pela editora Abril em formatinho na minissérie Amálgama #1 – 4.

Separamos na nossa lista abaixo as criações e misturas mais chamativas que poderiam ter tido um bom desenvolvimento ou que simplesmente chamam a atenção pela criatividade (e bizarrice!) da equipe envolvida.

Vamos lá?

 

Amálgama

 

1 – Spider-Boy

Spider-Boy mistura o Homem-Aranha com o Superboy em Amálgama

Misture o Homem-Aranha e o Superboy e você terá o Spiderboy

 

Na época do lançamento de Amálgama o Superboy era bastante popular e seu espírito juvenil lembrava muito o jovem Homem-Aranha – mesmo que a noção de responsabilidade parecesse um pouco perdida.

Tendo isso em vista, Karl Kesel criou Pete Ross, o fotógrafo do Clarim Diário que é especialista em tirar fotos do herói Spider-Boy.

O personagem é um clone de Peter Parker – sim, a saga do clone também era querida na época e o disfarce do Spider-Boy usa cabelos loiros como Ben Reilly – que foi criado pelo General Ross.

Ross é assassinado em um beco escuro onde o herói finalmente aprende que “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. Os poderes do Spider-Boy derivam de um projeto do governo que visava recriar o Super Soldado e, após a morte de Peter durante o experimento, Ross decide criar o clone do rapaz.

Apesar da história “rocambolesca” (década de 90 na veia!), o personagem é carismático e o visual é, no mínimo, interessante!

 

2 – Feramut

Feramut une Mutano ao Fera em Amálgama

A mistura de Fera dos X-Men com Mutano dos Titãs resulta em um personagem poderoso e debochado

 

O personagem aparece na história X-Patrulha de Barbara e Karl Kesel e possui aquele velho e irritante humor do Mutano.

Hank Logan nasceu com uma doença misteriosa e fatal. Essa enfermidade fazia com que o personagem tivesse pesadelos – isso até seus pais o injetarem um soro experimental que o torna um transmorfo que pode virar as criaturas que via em seus próprios pesadelos.

Apesar de irritante, o personagem é bem poderoso e vê-lo ser mais desenvolvido – como acontece com o Mutano e com o próprio Fera – seria interessante!

 

3 – SuperSoldado

Amálgama Marvel e DC: 7 dos personagens mais diferentes e interessantes 1

A fusão entre Capitão América e Superman é uma das mais óbvias mas mistura muito bem os elementos dos personagens

 

Em 1938 cientistas acham um foguete caído nos EUA. O foguete não possuía sobreviventes, mas o governo coletou amostra das células do alien morto que estava nele.

Esse material genético coletado foi injetado em um voluntário junto com o soro do SuperSoldado e ele desenvolveu habilidades humanas impensáveis. O personagem, que desapareceu durante a 2ª Guerra, retorna nos tempos modernos e assume a identidade secreta do jornalista Kent.

O personagem mistura elementos da história do Superman com o Capitão América e por ter criadores incríveis (Mark Waid e Dave Gibbons) é a melhor história do crossover Amálgama.

Ainda reúne todas as características de uma história da era de prata!

 

4 – Jason Todd

Amálgama Marvel e DC: 7 dos personagens mais diferentes e interessantes 2

Jason Todd retorna como vilão em Amálgama muitos anos antes de retornar como Capuz Vermelho na DC Comics

 

Na história de Bruce Wayne: Agente da S.H.I.E.L.D. somos apresentados a um universo onde o personagem praticamente comprou a agência de espionagem e vive obcecado pela sua vingança contra o Lorde Caveira Verde.

A história, que é bem mais ou menos, seguiria sem grandes notas senão fosse por um personagem que aparece querendo matar o ajudante de Wayne – o Asa da Lua (Dick Grayson). O vilão, chamado de Deathlok, é o próprio Jason Todd que, após ser dado como morto, é recuperado pela Hidra e se volta para o caminho do mal, misturando elementos da história de Jason Todd e Deathlok (o Pistoleiro da DC), Deathlock e Meia Noite (da Marvel).

A história do personagem pode parecer boba para os leitores mais novos mas lembrem-se que isso aconteceu em 1996 e Jason Todd só retornou como Capuz Vermelho na DC Comics em 2005.

Curioso não?

 

5 – Garra das Trevas

Amálgama Marvel e DC: 7 dos personagens mais diferentes e interessantes 3

Wolverine e Batman se unem para dar vida ao mais icônico personagem de Amálgama: Garra das Trevas (Dark Claw)

 

Larry Hama traz o argumento da história que apresenta o mais icônico personagem de Amálgama. A história nos apresenta Logan que, após ver seus pais serem assassinados quando tinha apenas 5 anos, se muda para o Canadá para viver com seu tio que era um Guarda Florestal.

Após seu tio ser também assassinado – só que por mercadores de peles – Logan vive em um orfanato até se alistar na Força Aérea Canadense onde participa de um projeto secreto que visava criar a arma perfeita. Logan é considerado um fracasso por possuir consciência e volta para sua cidade natal para combater o crime como Garra das Trevas.

A história é, tranquilamente, uma das piores de Amálgama mas apresentou um personagem de visual marcante que ficou na cabeça dos leitores.

 

6 – Enigma Fisk

Amálgama Marvel e DC: 7 dos personagens mais diferentes e interessantes 4

A inusitada mistura de Fisk com o vilão Charada gera um ameaçador e vilanesco prefeito em Amálgama

 

O personagem aparece em Política Suicida, uma história de Amálgama que conta com os argumentos de D.G. Chichester e traz o vilão como grande antagonista das heroínas Demônio e Ninja Felina.

O vilão também é conhecido como o Grande Questão e é também o prefeito de Nova York. O personagem é derrotado na HQ, mas seu estilo explosivo e exótico marcam o leitor e dão a entender que poderíamos estar diante de um grande vilão.

Acho que Amálgama realmente previa o futuro. Fisk vira prefeito de Nova York nas HQs do demolidor em 2017.

Vale lembrar que a história de Enigma Fisk é de 1996.

 

7 – Trevor Castle

Amálgama Marvel e DC: 7 dos personagens mais diferentes e interessantes 5

Trevor Castle é a mistura do apaixonado Steve Trevor com o sanguinário Frank Castle em Amálgama

 

John Ostrander e Gary Frank entregam um dos melhor enredos na história que originalmente saiu na HQ Bullets and Bracelets do selo Amálgama.

A história acompanha Trevor Castle e Diana Prince. O ex-combatente do Vietnã se torna um caçador solitário após sua família ser morta em um piquenique no parque. Tudo muda quando ele conhece a ex-princesa amazona Diana – que o encontra ferido e o salva da morte.

Os dois casam e têm um filho – que é sequestrado ainda bebê. A trama acompanha os dois tentando resgatar o filho perdido que foi levado por ninguém menos que Thanoseid – sim, exatamente o que você está pensando – que pretende recuperar os Elos Infinitos.

A história é cheia de reviravoltas e possui um enredo beeeeem interessante – apesar de Diana e Castle não serem tão diferentes de suas partes originais – que tem seu momento mais legal quando Trevor Castle usa o capacete de Órion!

 

Amálgama trouxe muitos personagens diferentes e boas misturas de conceitos da Marvel e DC.

Separamos os mais diferentes, inusitados ou os que possuíam as melhores histórias.

Se você é fã da Marvel e DC e um curioso por natureza, pode valer a pena conhecer o universo que é oriundo da fusão das duas editoras!

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais conteúdos sobre Quadrinhos, Livros, TV, Streaming, Cinema, Música e muito mais!

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: