Ultimato do Bacon

Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire – O Ultimato

Em 4 de Out de 2021 3 minutos de leitura
Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire - O Ultimato

Quem é Marc Spector? Será que ele é mesmo um super-herói? Ou é apenas um lunático (sacou a referência né? rs) homicida? Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire faz a gente questionar tudo que sabe sobre o personagem e até a sua própria natureza em uma história que mistura dramas psicológicos com ação e sobrenatural.

Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire começou a ser publicado nos EUA em 2016 e contou com 14 edições. Greg Smallwood e Francesco Francavilla foram os principais responsáveis pela arte (que encaixa muito bem com a temática). No Brasil a fase saiu completa em “Cavaleiro da Lua” #4 – #6 de 2017 da Panini Comics.

Dica para o leitor: Apesar de fazer muitas referências ao passado, a fase de Jeff Lemire pode ser lida por novos leitores que não conhecem tão bem o Cavaleiro da Lua. Isso porque o autor explica as principais passagens da vida do “herói”. Por outro lado, é bacana salientar que quem conhecer o personagem vai pegar referências ocultas e participações especiais que não possuem tanto destaque.

Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire - O Ultimato

Fantasia, realidade e o sobrenatural se misturam na HQ Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire

Fã do autor? Confira nossa lista de Melhores HQ´s de Jeff Lemire!

A trama da HQ Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire

Jeff Lemire explora de maneira incrível a pergunta que nem o Cavaleiro da Lua sabe responder: Quem ele é? Partindo dessa premissa vemos Marc Spector preso entre duas realidades, uma na qual ele é o vigilante Cavaleiro da Lua e a outra onde ele é apenas um interno em um manicômio. Spector, e nós leitores, não fazemos nenhuma ideia do que é real e fica claro que o personagem está devaneando de alguma forma.

O autor faz questão de nos deixar constantemente em dúvida do que está acontecendo. Vemos Marc Spector dialogando com Khonshu e quando parece que sabemos para onde a história está indo, Lemire nos entrega alguma reviravolta que nos faz voltar à estaca zero.

A representação do manicômio, dos enfermeiros e médicos é simplesmente incrível e confesso que queria que ele tivesse explorado mais esse ambiente que aparece bastante na história e força o personagem a tomar atitudes drásticas.

Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire - O Ultimato

Um futuro apocalíptico com um herói espacial aparecem na trama de Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire

A trama, que já é complexa, avança e começa a ganhar contornos ainda mais surreais quando Lemire começa a explorar a múltipla personalidade de Spector. Começamos a ver diversos Cavaleiros da Lua diferentes que possuem histórias distintas e não tem consciência de suas outras versões (e nem de quem é o verdadeiro Cavaleiro da Lua). Temos a versão espacial, a versão ator de cinema e a versão atormentada que tenta fugir do manicômio. 

O “passeio” pela mente do herói começa a ganhar contornos mais dramáticos conforme a história vai deixando claro que estamos presenciando mais do que um surto do personagem: existe uma ameaça à própria realidade e o herói precisa descobrir o que está acontecendo para poder impedi-la e salvar o mundo.

A realidade, a loucura de Spector e o sobrenatural trazido pelos deuses egípcios se misturam de forma que é impossível saber o que está acontecendo antes do fim da série. Isso deixa o leitor vidrado nas páginas e confesso que me peguei algumas vezes, durante a leitura, tentando adivinhar para onde Lemire estava indo com a trama. 

Vale deixar claro que isso não quer dizer que só é possível curtir a história depois de concluir a leitura. O brilhante na escrita de Lemire é que cada passagem tem uma construção muito bem feita e intensa.

Com isso, acaba sendo normal que o leitor curta tanto uma determinada versão do herói ou subtrama que ele perca noção da “trama maior”. Isso aconteceu comigo quando vi a versão ator do Cavaleiro da Lua. A trama se desenvolve de forma tão interessante que ela, sozinha, já justificaria a leitura do run de Lemire.

Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire - O Ultimato

Marc Spector usa lençóis do manicômio para sua fantasia na HQ Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire

Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire é uma HQ que vai agradar em cheio os fãs de leituras complexas que surpreendem e desnorteiam o leitor. O que é realidade? O que é delírio? O que é o sobrenatural? Quem é o vilão? Todas essas perguntas vão sendo plantadas de maneira muito inteligente ao longo de 14 edições e são todas brilhantemente respondidas pelo autor que consegue dar espaço para diversas personalidades diferentes do herói (confesso que fiquei apegado a versão espacial!) de forma que nos envolvemos em muitas dessas histórias que não necessariamente são reais dentro da trama.

Uma tremenda saga que mostra o potencial do universo do Cavaleiro da Lua e de Jeff Lemire! 

Quer conhecer outras grandes histórias da Casa das Ideias? Confira nossa lista de Melhores HQs da Marvel, Melhores HQ´s dos Vingadores e Melhores HQ´s do Homem-Aranha.

Avaliação: Excelente!.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade