Ultimato do Bacon

As Melhores HQs de Frank Miller

Em 4 de Out de 2022 9 minutos de leitura
As Melhores HQs de Frank Miller (12)

O norte americano nascido em 1957 chamado Frank Miller é sem sombra de dúvidas um dos grandes nomes da indústria de histórias em quadrinhos! O autor revolucionou diversos personagens com suas histórias noir  e é impossível não lembrar de algumas de suas histórias icônicas no Batman e no Demolidor além de algumas de suas obras autorais. 

A lista de Melhores HQs de Frank Miller é baseada no gosto dos redatores da Ultimato do Bacon e caso sua obra favorita não esteja aqui, não se irrite! Conta pra gente nas redes sociais qual trabalho do autor faltou na sua opinião.

E fique tranquilo porque obras “questionáveis” como Holly Terror, Superman Ano Um e A Criança Dourada estão beeeem longe dessa nossa lista! =)

Vamos lá?

Índice

Melhores HQs de Frank Miller

Batman o Cavaleiro das Trevas (1986)

As Melhores HQs de Frank Miller (11)

O futuro do Batman imaginado por Miller é um clássico e não poderíamos abrir nossa lista de Melhores HQs de Frank Miller com outra HQ!

Em 1986 o quadrinista Frank Miller revolucionou a indústria dos quadrinhos ao apresentar um futuro distópico e sombrio que mostrava um Universo DC bem diferente daquele que os fãs conheciam.

A obra mostrava um Bruce Wayne velho e cansado que volta à ativa depois de muitos anos. Confrontos com os vilões clássicos de Gotham, o surgimento de um novo Robin e o confronto com o Homem de Aço – além da incrível ambientação e tom da HQ – são os destaques desse clássico dos quadrinhos.

Miller fez algumas continuações para a obra e tivemos o criticado “Cavaleiro das Trevas 2” e o interessante (mas que não chega aos pés do original) “Cavaleiro das Trevas 3”, além do péssimo “A Criança Dourada”. Se você quer ler uma obra realmente icônica do autor, fique com o original e seja feliz! =)

A HQ foi lançada no Brasil diversas vezes pelas editoras Abril e Panini. Você pode encontrá-la na excelente edição “Cavaleiro das Trevas I e II – Edição Definitiva” de 2020 da Panini Comics.

Compre O Cavaleiro das Trevas clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller Batman O Cavaleiro das Trevas

Demolidor (1979 – 1983)

As Melhores HQs de Frank Miller (3)

Frank Miller salvou o Demolidor e deu relevância para o personagem.

Quem era o Demolidor antes de Frank Miller? A pergunta é honesta e mostra a importância que o autor teve para o personagem. É praticamente impossível citar histórias incríveis que vieram antes da fase de Miller nos anos 80 e o tom mais sombrio e atormentado que ele deu ao personagem foi seguido por praticamente todos os autores que o sucederam – a exceção talvez seja o excelente e colorido run de Mark Waid.

Para de ter noção da importância de Miller, um dos runs mais recentes do herói – feito por Chip Zdarsky – revisita muitas das tramas propostas por Miller que, na nossa visão, é tão “pai” do herói quanto Stan Lee e Everett que o criaram em 1964.

A fase de Miller introduz sua eterna paixão Elektra, o coloca em rota de colisão direta com o Rei do Crime, apresenta histórias filosóficas que levam o herói ao limite e ainda usa Matt Murdock e sua profissão de formas muito interessantes e inteligentes! É, sem sombra de dúvidas, uma reformulação e uma nova direção.

Se você nunca leu essa fase, (e falaremos mais do Demolidor de Miller nessa lista!) vale garanti-la na íntegra na coleção em 3 edições da Panini Comics chamada “Demolidor Por Frank Miller & Klaus Janson” lançada entre 2014 e 2016.

Se estiver difícil de encontrá-la, uma outra opção é a coleção de 4 edições lançada entre 2003 e 2004  chamada “Maiores Clássicos do Demolidor” – ela não tem as primeiras histórias do herói desenhadas pelas mãos de Miller mas todas as tramas escritas por ele no seu run (e são elas as realmente relevantes e inovadoras) estão presentes nela.

Compre Demolidor por Frank Miller & Klaus Janson clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller Demolidor por Frank Miller e Klaus Janson

A Saga Completa de Martha Washington (1990 – 2007)

As Melhores HQs de Frank Miller (8)

Dave Gibbons se junta a Frank Miller para criar uma das obras mais interessantes do autor

Nossa lista de Melhores HQs de Frank Miller não ficaria completa sem a saga de Martha Washington. A protagonista é uma jovem negra que cresce em um futuro (1995, ano de nascimento da personagem, não é mais futuro para nós, mas tudo bem!) onde as coisas não evoluíram muito.

Ainda jovem, a personagem habita no Jardim, uma espécie de gueto de Chicago de onde os moradores de baixa renda não podem sair.

Conforme cresce, a personagem descobre que tem facilidade com computadores e – após uma sequência desafortunada de eventos – acaba se alistando na PAX – uma espécie de “exército americano que não se importa com o seu passado” que está travando uma guerra na Amazônia.

É importante salientar que Miller e Gibbons são extremamente hábeis em criar toda ambientação desse mundo – que é tão parte da história quanto Martha (que é constantemente “moída” pelas políticas e decisões questionáveis dos governantes).

O clima político e as tecnologias, além das decisões questionáveis que diversos personagens tomam na história, chamam a atenção e temos até uma nova Guerra Civil americana na HQ. Uma leitura complexa que mostra o melhor que Frank Miller pode entregar!

A Devir lançou em 2021 uma edição chamada que compila todas as tramas de Martha Washington:  “Liberdade: Um Sonho Americano”, “Martha Washington vai à Guerra” e “Martha Washington Perdida no Espaço”.

Confira nosso review de A Saga Completa de Martha Washington

Compre Martha Washington clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller A Saga Completa de Martha Washington

Ronin (1983 – 1984)

As Melhores HQs de Frank Miller (10)

Frank Miller cria uma história magnética que mistura tecnologia e cultura japonesa de forma incrível!

Ronin foi uma minissérie lançada pela DC Comics entre 1983 e 1984. A trama narra a história de um samurai  que reencarna em Nova York e precisa enfrentar seu nêmesis – o demônio Agat.

A cidade representada por Miller é bem diferente da que conhecemos e muitos perigos inesperados esperam o samurai em sua jornada – e podemos dizer que nem tudo é o que parece nessa bela HQ.

A obra, segundo o próprio Miller, sofre muita influência do sensacional mangá Lobo Solitário de Kazuo Koike e Goseki Kojima que começou a ser publicada em 1970. O autor chegou a fazer as capas das edições americanas da influente obra japonesa.

Se você quer ler a HQ, a edição lançada em 2016 pela Panini Comics (“Ronin: Edição Definitiva”) no Brasil compila a minissérie original na íntegra.

Compre Ronin clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller Ronin

A Queda de Murdock (1986)

As Melhores HQs de Frank Miller (6)

Miller retorna ao Demolidor para contar uma história de vingança relacionada ao Rei do Crime

Miller encerrou seu famoso run no Demolidor em 1983 e em 1986, já muito famoso após o lançamento de Cavaleiro das Trevas, ele retornou para uma história curta de 7 edições (ele saiu do título em “Daredevil” #191  e retornou para esse arco em “Daredevil (1964)” #227”).

A trama mostra o Rei do Crime finalmente descobrindo a identidade do Demolidor. Ao invés de simplesmente destruir o herói, Fisk se mostra como sendo um dos personagens mais perigosos da Casa das Ideias e decide arruinar completamente sua vida antes de matá-lo. Vemos o personagem – e seus amigos – passando por situações desesperadoras por conta das maquinações de Fisk.

Não foi nesse arco que Miller revolucionou o Demolidor, mas podemos dizer, sem medo de errar, que é nele que ele cria sua mais icônica história envolvendo o personagem. 

O arco de Miller foi publicado recentemente na íntegra pela Panini Comics na edição “Marvel Essenciais: Demolidor – A Queda de Murdock” de 2022.

Compre Queda de Murdock clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller A Queda de Murdock

As histórias do Universo de Sin City (1991 – 2000)

As Melhores HQs de Frank Miller (5)

O universo noir criado por Frank Miller não poderia ficar de fora da nossa lista de Melhores HQs de Frank Miller

Em 1991 Frank Miller criou um universo que emulava os antigos filmes policiais de forma perfeita e brutal. Nascia Sin City. A série se passa em uma cidade completamente contaminada pelo crime onde o nível de corrupção atinge todas as camadas da população.

As histórias desse universo variam de cenário e temática mas normalmente apresentam protagonistas fortes e obcecados que buscam seus objetivos acima de tudo. Normalmente as tramas possuem alguma pequena conexão e vemos personagens de uma narrativa acabarem tendo algum papel em outras edições.

Dentre as histórias criadas, se destacou para mim a chamada “Assassino Amarelo”. A trama mostra um policial prestes a se aposentar caçando o filho de um político que é um sádico serial Killer. Essa história está inclusive no ótimo filme (“Sin City” – 2005) que contou com nomes como Bruce Willis, Jessica Alba, Clive Owen e outros no elenco!

Se você nunca leu Sin City, recomendo as 7 edições lançadas pela Devir – seja a versão do começo dos anos 2000 (entre 2005 e 2006) ou a republicação em capa dura que se iniciou em 2022.

Compre Sin City clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller Sin City

Elektra Assassina (1986)

As Melhores HQs de Frank Miller (1)

Bill Sienkiewicz se une a Frank Miller para contar uma história que se passa no passado da personagem

Criada por Miller durante seu inesquecível run no Demolidor, Elektra é uma personagem que conquistou os leitores rapidamente com seu jeito e habilidades – tanto que a personagem sempre volta a vida do Demolidor (até hoje!). Nessa época ela estava morta e Miller se juntou a Bill Sienkiewicz para contar uma trama que mostra a personagem impedindo o Tentáculo de dominar os EUA.

Apesar de ter uma trama interessante, a grande diversão da HQ é conhecer mais a Elektra e seu passado. A obra tem um ritmo narrativo intenso e a arte de Sienkiewicz (vale conhecer a excelente adaptação de Moby Dick feita pelo autor!) a torna ainda mais marcante.

“Elektra Assassina” pode ser lida pelos leitores brasileiros na edição capa dura de 2016 lançada pela Panini Comics.

Compre Elektra Assassina clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller Elektra Assassina

Batman Ano Um (1987)

As Melhores HQs de Frank Miller (4)

Miller e David Mazzucchelli recontam o primeiro ano do Batman nessa excelente história de origem!

É verdade que o Demolidor foi o personagem mais afetado pela genialidade de Miller. Mas não dá para negar que o Cavaleiro das Trevas se beneficiou bastante do clima mais sério e noir e das histórias criadas pelo autor. “Batman Ano Um” reconta a história do Batman e mostra a jornada de Bruce Wayne e James Gordon em uma cidade corrupta que se recusa a mudar. 

A obra é cheia de momentos icônicos e a forma como Batman faz os criminosos o temerem é usada até hoje. O clima de detetive e o estilo sujo de Gotham também se sobressaem e chamam a atenção de forma muito positiva. A melhor origem do herói até hoje, sem sombra de dúvida.

A HQ foi exaustivamente publicada no Brasil e você pode encontrá-la em “A Lenda do Batman” #16 da Eaglemoss de 2019 e em “Batman Ano Um” de 2016 da Panini Comics.

Se você é fã do Homem Morcego, confira nossa lista de Melhores HQs do Batman!

Compre Batman Ano Um clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller Batman - Ano Um

Hard Boiled – À Queima-Roupa (1990)

As Melhores HQs de Frank Miller (9)

Frank Miller e Geof Darrow contam uma história veloz e incrível nesta ótima HQ!

Carl Seltz é um calmo e tranquilo investigador de seguros no ano de 2029. A história nos mostra que ele tem uma relação “estranha” (cabe ao leitor descobrir que relação é essa) com a Unidade Quatro (um avançado modelo de robô) e o cobrador louco chamado Nixon.

O ritmo dessa HQ é simplesmente insano e Miller não deixa o leitor descansar nenhum minuto.

Por mais que o roteiro seja muito interessante, é inegável que a arte é a grande estrela da edição. Cada painel criado por Miller merece ser admirado com calma e tranquilidade pelo leitor! Para quem gosta de ação e uma boa dose de tecnologia, essa HQ vai agradar em cheio!

A Devir lançou a obra em 2008 e você também pode encontrar a mesma em uma versão da Pandora Books de 2002 e da editora Altitude de 1999.

Compre Hard Boiled clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller HARD BOILED A QUEIMA ROUPA

Demolidor O Homem sem Medo (1993 – 1994)

As Melhores HQs de Frank Miller (7)

Miller reconta a origem do Demolidor nessa HQ que conta com a arte de John Romita Jr.

Para encerrar a nossa lista de Melhores HQs de Frank Miller, vamos falar mais uma vez de seu trabalho no Demolidor!

Essa minissérie lançada em 05 edições reconta a origem do Demolidor desde a sua infância. A obra mostra o relacionamento do herói com Elektra e Foggie, seu antagonismo com o Rei do Crime, seu treinamento com Stick e muito mais.

A história não é nada revolucionária se a compararmos com os outros trabalhos feitos com o Demolidor pelo autor, mas ela é uma espécie de “fechamento” para a incrível revolução que ele desencadeou nessas histórias prévias.

Na minha opinião é justo que ele reconte a origem do herói e a encaixe com tudo que construiu – e isso é feito de forma respeitosa e interessante. Uma boa narrativa para quem não conhece o herói ou é fã da fase de Miller à frente do personagem.

A HQ pode ser encontrada facilmente em “Heróis Mais Poderosos da Marvel” #29 de 2016 da editora Salvat e em “Marvel Essenciais: Demolidor – O Homem Sem Medo” de 2021.

Compre O Homem Sem Medo clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller Demolidor O Homem Sem Medo

Menção Honrosa: 300 de Esparta (1998)

As Melhores HQs de Frank Miller (2)

A história de Leônidas e dos 300 de Esparta merece ser mencionada na lista de Melhores HQs de Frank Miller.

Seremos honestos: não achamos a HQ de 300 muito boa. Apesar de divertir, ela fica muito aquém dos outros trabalhos citados na lista e pessoalmente acho o filme de 2006 com Gerard Butler no papel principal muito melhor do que a obra original. 

Apesar disso, é inegável que a obra é marcante para muitos leitores e que o filme a fez entrar de vez para o hall de obras inesquecíveis da cultura pop. Os desenhos de Miller e as cores de Lynn Varley são – na nossa opinião – o grande motivo para ler a obra. Cenas lindas e vibrantes saltam das páginas!

A Devir, que publicou a obra em 2006, fez uma republicação em 2022 e os leitores interessados não terão dificuldades em mergulhar nessa HQ.

Compre 300 de Esparta clicando na capa abaixo! 

As Melhores HQs de Frank Miller 300

Gostou da nossa lista de Melhores HQs de Frank Miller? Sentiu falta de alguma HQ? Conte para a gente nas redes sociais e lembre-se que a lista foi feita com base no gosto da equipe do Ultimato do Bacon =)


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry (1)

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry – O Ultimato

2 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade