A cultura milenar dos Samurais é extremamente explorada em filmes, livros e obviamente… Mangás! Nossa lista de Melhores Mangás de Samurai visa trazer aos leitores obras diferentes que tratam sobre a temática de uma maneira inesquecível – seja pelo seu estilo, pelo seu “realismo” ou pelo ambiente criado pelos mangakás.

Vale lembrar que a lista de Melhores Mangás de Samurai é feita com base no gosto da equipe do Ultimato do Bacon – e se seu mangá favorito não está aqui, não se irrite! Aproveite a oportunidade para conhecer obras novas e aproveite para conferir nossa lista de melhores mangás já publicados no Brasil. Vamos lá?

.

Conheça os Melhores Mangás de Samurai

.

Lobo Solitário de Kazuo Koike e Goseki Kojima

.

Os Melhores Mangás de SamuraiA história de Itto Ogami e seu filho Daigoro é considerada por muitos o melhor mangá de todos os tempos

.
Lobo Solitário foi originalmente lançado em 1970 no Japão e é um mangá que conta com uma verdadeira legião de fãs! A história acompanha o samurai  Itto Ogami e seu filho Daigoro que estão em busca de vingança. Itto era o carrasco do Shogun que usa uma espada de batalha dōtanuki. A vida de Itto e sua família era boa e ele gozava de grande prestígio.

Desonrado por falsas acusações do clã Yagyū, ele é forçado a tomar o caminho do assassino junto com seu filho de três anos de idade, Daigorō. A série mostra o samurai vivendo como um mercenário que busca vingança contra o clã Yagyū. É uma série primorosa que tem – sem sombra de dúvida – os momentos mais emocionantes e marcantes que um mangá de samurai pode ter.

O mangá “Lobo Solitário”, que conta com 28 volumes, foi lançado na íntegra no Brasil -2 vezes – pela Panini Comics (uma começando em 2004 e outra em 2016). 

.

O Livro do Vento de Jiro Taniguchi e Kan Furuyama

.

Os Melhores Mangás de SamuraiUm roubo aos manuscritos secretos da Família Yagyu é o tema da obra que chega a nossa lista de Melhores Mangás de Samurai

.
Estamos no Japão em 1649 e os manuscritos da poderosa Família Yagyu são roubados. O crime é grave e a divulgação desses documentos podem colocar o Japão em mais uma Guerra Civil. Cabe a Jubei Yagyu (um dos mais famosos samurais do Japão Feudal) se envolver em uma densa trama para recuperar os manuscritos. A história possui muitas reviravoltas e tramas políticas, mas não deixa de lado os combates e a ação!

“O Livro do Vento” foi originalmente lançado em 1992 e chegou ao Brasil em 2006 em uma bela edição da Panini Comics que reúne todos os capítulos originais.

.

Blade, A Lâmina do Imortal de Hiroaki Samura

.

Os Melhores Mangás de SamuraiUma jornada que conta a história de um samurai imortal: Blade não podia ficar de fora da nossa lista de melhores mangás de Samurai!

.

Esqueça o realismo e mergulhe em um universo onde pessoas podem se tornar imortais e caminhar entre nós! A obra de Hiroaki Samura nos apresenta o samurai Manji, um homem que é procurado por matar 100 pessoas. Esse samurai tem em seu corpo um verme que o deixa imortal.

O que ele mais busca? Morrer em paz, e para isso terá que matar 100 bandidos para pagar seus pecados e ganhar o direito ao descanso eterno. A obra coloca a jovem Rin, que teve seus pais assassinados por um dojo rival, no caminho de Manji e é assim que a jornada começa.

A obra é recheada de reviravoltas e sequências de arrepiar (como Manji preso o na calabouço de um castelo e tendo sua imortalidade testada) e prende o leitor. A série começou a ser publicada em 1993 e totalizou 30 edições. No Brasil “Blade, A Lâmina do Imortal” foi publicado pela JBC em uma versão BIG (reunindo 2 edições originais) completa em 15 volumes.

.

Samurai Champloo de Manglobe e Masaru Gotsubo

.

Os Melhores Mangás de SamuraiSamurai Champloo traz a mistura de elementos reais com elementos modernos como o Hip Hop!

.

Samurai Champloo conta a história da jovem Fuu, que deseja encontrar o “samurai com cheiro de girassol” do outro lado do Japão. A jovem é acompanhada por Mugen e Jin devido a uma aposta perdida pelos dois – que fazem parte da última geração de samurais do país.

A jornada do trio pela era passada do Japão acaba sendo uma aventura carismática e ininterrupta, com muitas missões únicas, mudando de tom de tenso para cômico para dramático com um simples toque.

.

Banner Suenero UB

.

“Samurai Champloo” nasceu como um anime e foi exibido originalmente entre 2004 e 2005 – com 26 episódios. Ainda em 2004 ganhou sua adaptação para mangá que contém 2 volumes. Esse mangá chegou ao Brasil em 2006 na íntegra em 2 volumes pela Panini Comics.

.

Satsuma Gishiden de Hiroshi Hirata

.

Os Melhores Mangás de SamuraiUma obra ágil e com arte incrível que retrata a decadência dos samurais

.

A obra de Hiroshi Hirata não poderia ficar de fora da nossa lista de Melhores Mangás de Samurai. Satsuma Gishiden é uma obra que retrata a história dos bushis (guerreiros) de Satsuma: Samurais que tinham a fama mas que não possuíam dinheiro e por isso acabavam tendo que trabalhar em outras funções (como carpinteiro, lavrador e etc). Sakon Chiba é o nosso protagonista mas a história é recheada de personagens emblemáticos e marcantes!

A obra foi originalmente produzida entre 1978 e 1982. A editora Pipoca e Nanquim trouxe a obra para o Brasil na íntegra em 3 volumes lançados em 2020.

.

Shiguri de Takayuki Yamaguchi

.

Os Melhores Mangás de SamuraiViolência, nudez e erotismo são levados ao extremo no mangá de Takayuki Yamaguchi

.

A história começa em 1629 em meio a um torneio organizado por Tokugawa Tadanaga. Nesse torneio os espadachins não usariam suas espadas de madeira (Bokken) mas sim espadas tradicionais. A trama começa com a luta entre Fujiki Gennosuke, que não possui um braço, e Irako Seigen que é cego.

O que parece para muitos uma luta bizarra, na verdade carrega uma história de rivalidade e um passado sombrio que vai sendo explorado de maneira brilhante pelo mangaka Takayuki Yamaguchi

“Shiguri” foi baseado no primeiro capítulo do anime baseado no primeiro capítulo de Suruga-jo Gozen Jiai por Norio Nanjō. A história foi lançada no Japão entre 2003 e 2010 e possui 15 volumes. Infelizmente, ainda é inédito no Brasil.

.

House of Five Leaves de Natsume Ono

.

Os Melhores Mangás de SamuraiHouse of Five Leaves é mais um mangá inédito no Brasil que chega na nossa lista de Melhores Mangás de Samurai

.

Masanosuke Akitsu é o protagonista do mangá “House of Five Leaves”. O Ronin é extremamente habilidoso, mas suas personalidade normalmente faz com que seus empregadores não aguentem mantê-lo perto durante muito tempo.

Um dia Masanosuke encontra o líder do bando Five Leaves, Yaichi, que o convida para ser seu guarda-costas. Mesmo desconfiado, o Ronin aceita o trabalho e é aqui que a trama realmente começa.. 

“House of Five Leaves” foi publicado no Japão entre 2005 e 2010 e possui 8 volumes. Infelizmente, é mais uma obra inédita no Brasil.

.

Vagabond de Takehiko Inoue

.

Os Melhores Mangás de SamuraiO clássico mangá de Takehiko Inoue não poderia ficar de fora da nossa lista de Melhores Mangás de Samurai.

.

“Vagabond” é, seguramente, um dos mais famosos mangás de samurai do mundo! A epopéia de Takehiko Inoue narra a jornada do maior samurai do Japão: Miyamoto Musashi. Vemos o personagem desde o momento no qual ele deixa a vila Miyamoto para lutar na Batalha de Sekigahara.

A história narra como o jovem Takezo, nome de batismo de Musashi, se torna um temido e imparável samurai. A trama é recheada de batalhas épicas  e trata de temas como honra, filosofia e destino. Uma obra imperdível!

“Vagabond” começou a ser publicado em 1993 e possui 37 volumes. Oficialmente o mangá está em hiato mas o próprio Inoue já deixou claro que não sabe mais para onde deve ir com a obra. Independente disso, os volumes lançados contam uma excelente história, independente da continuidade. O mangá foi lançado na íntegra no Brasil pela Panini Comics entre 2016-2019.

.

Rurouni Kenshin (Samurai X) de Nobuhiro Watsuki

.

Os Melhores Mangás de SamuraiA história de Kenshin Himura encantou uma geração de brasileiros por conta do anime!

.

Escrito e desenhado por Nobuhiro Watsuki, Rurouni Kenshin (ou Samurai X) conta a história de Kenshin Himura, um samurai que após lutar ao lado da restauração Meiji durante o Bakumatsu como retalhador, faz uma promessa de nunca mais matar e vive como um andarilho.

Armado com uma Sakabatou, uma espada com lâmina invertida, Himura se vê envolvido em diversos problemas ao ajudar Kaoru Kamiya a recuperar a reputação de seu Dojo.

O mangá tem suas raízes em diversos fatos históricos e recheado de excelentes combates e muitos dilemas morais, mesmo mantendo uma dose de humor característico dos mangás.

.

Os Melhores Mangás de Samurai 1

.

A jornada de Kenshin Himura é narrada de forma impecável por Nobuhiro Watsuki, que explora muito bem a história do Japão como pano de fundo para o desenvolvimento da história. O mangá conta com diversos personagens incríveis e interessantes, sempre explorados com profundidade pelo autor. De fato uma obra prima dos mangás mais populares!

“Rurouni Kenshin” foi originalmente lançado no Japão entre 1994 e 1999. A obra foi publicada na íntegra no Brasil duas vezes pela editora JBC. A primeira em 56 volumes em um formato próximo ao meio tanko (um pouco menor) no período de maio de 2001 à novembro de 2003.

A segunda vez foi publicado em 28 volumes no formato tanko no período de novembro de 2012 à março de 2015 e com o nome correto (“Rurouni Kenshin” e não “samurai x”).

Foram publicados também o especial A Sakabatou de Yahiko, Kenshin Kaden, que é uma espécie de enciclopédia da saga com uma história curta extra, e uma minissérie em dois volumes chamada Rurouni Kenshin: Versão do Autor, uma versão para o início da saga original com alterações feitas pelo autor para a adaptação de cinema.

Samurai Executor de Kazuo Koike e Goseki Kojima

.

Os Melhores Mangás de SamuraiOs criadores de “Lobo Solitário” aparecem mais uma vez na lista de Melhores Mangás de Samurai

.

“Samurai Executor” é um mangá criado pela lendária dupla responsável por “Lobo Solitário” (o 1º da nossa lista). A trama acompanha Yoshitsugu, um jovem incumbido de ser o terceiro Yamada Asaemon, o testador de espadas do Xogunato Tokugawa. O jovem Yoshitsugu precisa enfrentar diversos desafios para ganhar a posição de Yamada Asaemon e para mantê-la.

“Samurai Executor” possui 8 volumes originalmente lançados no Japão entre 1972 e 1976. O material foi publicado na íntegra no Brasil pela Panini Comics em 2007.

.

Ronin de Frank Miller (bônus)

.

Os Melhores Mangás de SamuraiO jovem aprendiz se torna um ronin: promessa de vingança e redenção pela falha em combate.

 .

Ronin de Frank Miller talvez não devesse estar nesta lista. Primeiramente por ser uma HQ americana e não um verdadeiro mangá japonês. No entanto, foi anunciado na época – e segue sendo até hoje – como “o primeiro mangá americano”. Fica a questão que não estamos tentando responder, apenas lembrar: o que define um mangá? Sua origem, seu estilo ou um conjunto de fatores? Quais seriam eles?

De toda forma, Ronin foi lançada originalmente nos EUA entre 1983 e 1984 em 6 edições.

Em sua trama, acompanhamos duas narrativas: uma contada no que parece ser o Japão feudal em que um jovem aprendiz se torna um ronin para vingar a morte de Lorde Osaki pelo demônio Agat; a outra se passa em Nova York, num futuro talvez não muito distante, em que acompanhamos Billy Challas, um funcionário da Aquarius que começa a ter sonhos visionários com um certo ronin.

A interessante narrativa, para os tempos atuais, parece um tanto óbvia – uma vingança entre um demônio e um ronin que atravessa um milênio para se concretizar. Mas demonstra, especialmente quando lida com seu contexto histórico em mente, a força do ainda novato Frank Miller: Ronin é sua primeira HQ autoral.

Comparada por alguns como uma mistura entre Lobo Solitário e 2001: Uma Odisseia no Espaço, os pontos altos da HQ são justamente a premissa e o clima “samurai high-tech” que foi amplamente usado como referência posteriormente como Eu, Wolverine e a animação Samurai Jack entre outros em menor escala.

.

Gostou da nossa lista de Melhores Mangás de Samurai? Sentiu falta de alguma obra? Comente nas nossas redes sociais!

E se você quer conhecer mais mangás imperdíveis, não deixe de conferir nossas listas com As Melhores Obras de Junji Ito, os melhores mangás de Akira Toriyama, os melhores mangás de Osamu Tezukamelhores mangás shoujo e melhores mangás já publicados no Brasil, além de outras matérias e guias de HQs! 

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!! 


Créditos:
Texto: Lucas Souza, Diego Brisse e Alexandre Baptista
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: